Antes do mais definir certos pontos sobre o que vou escrever de seguida:
- Apenas conheço Vampire 3ª edição, mais especificamente o sistema da Camarilla, o dos Anarcas e Inconnu +/- (mt mais menos) e Sabbat nicles, por isso irei apenas falar sobre Camarilla;
- Não vos vou maçar com a minha maneira de jogar ou de fazer GM, isso não é relevante para a discussão, apenas com a intrepertação que fiquei das regras depois de ler o Corebook do jogo, os suplementos de auxílio ao GM e o guia da Camarilla. Que pode estar totalmente errada, ai agradecia que me esclarecessem;
- Vou-me referir aos termos do JNS da maneira como percebi a sua enunciação neste portal;
- Aceito que considerem o jogo incoerente segundo a vossa definição, mas a verdade é que eu sempre me diverti com ele;
- Não estou a defender o meu "joguinho precioso", apenas é o jogo que conheço melhor, dentro das coisas que vocês falam, e assim aproveito para dar a minha achega ao assunto hehe.
Do que já li nunca fiquei com a ideia do jogo ser supostamente Nar, sempre me pareceu mais Sim e/ou Gam que outra coisa e passo a explicar pq.
O horror de vampire nc me atingiu como sendo um duelo dramático entre ter sede de sangue e ter que a satisfazer no pescoço da/o minha/meu amada/o, pode ser algo interessante de explorar no início do jogo mas depois acho que fica um bocado lame. O horror pareceu-me desenvolver-se mais em torno da própria condição física/psicológica do vampiro e da sociedade em que ele se move. É fixe intrepertar alguém que não consegue gerar grandes emoções físicas, p além da dor, da mesma maneira que os humanos normais, que não se consegue relacionar com eles sem, a longo prazo pelo menos, os começar a considerar possíveis peões nos seus esquemas ou franquezas na sua "armadura social", isso para mim é mais horroso que o primeiro ponto do sede/pessoas importantes.
A sociedade vampirica, tal como apresentada no jogo, é um desfiladeiro sem fundo de decadência e ganância, onde basicamente td gira em torno de "quem tem mais status que eu?" e "como é posso passar a ter mais que ele?", é uma sociedade onde não podes em qualquer momento revelar os teus verdadeiros sentimentos ou intenções, sob a pena de alguém os usar contra ti, é uma sociedade onde, como um tubarão, não podes parar de te mover e planear conspirações e manipulações, porque se o fizeres irás cair nas de outro vampiro qualquer, é uma sociedade onde não podes confiar em ninguém, onde traições são o pão nosso de cada dia e a paranóia é a tua única salvação, é uma sociedade da qual não te podes separar pq é o único elo que tens com o mundo, apesar de tudo o reconhecimento de outros vampiros é o que é mais todos querem e precisam, se lhes virares as costas não tens mais nada nem ninguém que te proteja ou acolha, e para o teres tens que lutar muito para ganhar a sua confiança e contra aqueles que n aceitam deserções. Isto sim parece-me ser o horror tal como enunciado nos livros.
Porque é que isto acontece: Regras da masquerade não permitem que vampiros matem vampiros, por isso acção directa física contra um adversário com a intenção de o eliminar é expressamente proibida, a não ser que ele seja Anarca/Sabbat ou alvo duma Blood Hunt, os 2 primeiros pq simplesmente não pertecem à Camarilla e por isso não estão protegidos pelas suas regras e no último pela própria definição de Blood Hunt, que até vem no livro a dizer que é a única oportunidade de um vampiro verdadeiramente dar largas ao seu instinto caçador e por isso é que se fazem todos a elas. Também é considerada, pelo sistema de status, uma "infantilidade" ou uma simples inépcia do vampiro em causa de se comportar civilizadamente, por isso qualquer um, que não tenha obviamente postos marciais na Camarilla, que resolva os seus problemas à pancada vai logo para o fim da sociedade.
Regras da masquerade não permitem que a verdadeira existência dos vampiros seja revelada a humanos, por isso qualquer uso espampanante de disciplinas em público é proíbido, qualquer tipo de relação vampiro/humano é proibída, sendo proíbida qualquer um que a quebre é sujeito a castigo, sendo muitas vezes humilhado ou simplesmente morto.
O status é tudo, quem tem mais status tem posições hierárquicas mais priveligiadas, estas por sua vez dão ao vampiro mais àrea de influência e poder sobre o mundo que o rodeia, assim mais protecção tens daqueles que te querem arruinar. Por outro lado quanto mais status tens mais pessoas tens atrás de ti, querendo-te derrubar para ocuparem o teu lugar. Por outro lado quanto menos status tiveres mais desprotegido estás, vampiros são status são percepcionados como incompetentes, burros e fracos, como tal são as pessoas ideias para usar nos planos manipuladores dos outros, atormentando-os com a possibilidade de se tornarem mais respeitados ou são os mais facilmente manipulados para serem sujeitos à escratura do sistema de Prestação, ou seja, ficarem a dever favores a alguém e se não os cumprirem nc mais obteram status decentes e ng lhe liga nenhuma.
Portanto de certa medida quanto mais status tens mais seguro e inseguro estás, mas de certeza q quanto menos status tiveres mais apetecível és para os outros, porque tens menos defesas.
Resultados disto: A maneira "correcta", segundo sistema de status, de resolver as coisas não é à porrada mas sim pela manipulação e planeamento (Joguismo), sendo o exemplo clássico: podes ter um super pc com Potence e Celerity a 5, mas se o teu adversário tiver os seus dedos metidos em alguma empresa de construção, simplesmente pode fazer com que eles derrubem as paredes do teu haven em pleno dia e tu morres por exposição ao sol. Para seres um verdadeir manipuladore tens que saber até ondes estás disposto a ir, estás preparado a que os teus planos causem a morte de 2 pessoas? e 3? e 4? tás disposto a fazer verdadeiros pactos com o diabo para te livrares dos teus adversários? o que estás disposto a fazer quando percebes a verdadeira e horrenda natureza do teu inimigo, quando descobres por exemplo que a sua fonte de rendimento e status é o facto de providenciar pequenas crianças drogadas para outros vampiros consumirem, acabas com negócio dele? decides antes roubá-lo? decides criar um igual mas que um passo mais além na sua preversidade e que roube os clientes dele? até onde estás disposto a ir para seres mais importante que outro? isto para mim é o verdadeiro horror que eles tentam transmitir no jogo.
Moves-te na sociedade que mais apregoa à decadência e corrupção que qq outra até agora, não te consegues envolver com "pessoas normais", pois sabes que mais tarde ou mais cedo elas serão usadas contra ti, não te podes envolver com outros vampiros porque sabes que mais tarde ou mais cedo eles vão trair-te, não podes desleixar-te porque senão és apanhado, vives sozinho e sabes que todos os poucos momentos de felicidade que conseguires gerar poderam ser a tua perdição e provavelmente TU PRÒPRIO é que tens que acabar com eles (Simulacionismo).
A única possibilidade de Nar que eu vejo que possa aparecer neste jogo é na seguinte situação: estás mesmo disposto a deixar td para trás ou n? talvez tb possa surgir no caso do: até onde estás disposto a ir para seres mais importante que o outro? mas isso já depende de cada um acho eu.
Edição: Não sei se isto ficou mt bem estruturado, foi escrito na minha hora de almoço e tou cheio de fome hehe.