IBGM-Lisboa

A junta de Freguesia de Santa Isabel vai organizar um encontro internacional de jogos de tabuleiro, de forma a oferecer aos habitantes da freguesia (e a todos os outros) uma forma diferente de passar umas horas no fim de semana.

Juntando diferentes gerações em torno de uma mesa com vários jogos, procuramos entreter e proporcionar algum tempo de qualidade a todos e entre todos. Os avôs podem jogar sueca ou dominó ao mesmo nível que os mais novos jogam computador ou magic - mas só com jogos de tabuleiro poderemos encontrar um ponto de equilíbrio. Jovens de escola a jogarem contra jovens de centro de dia, com todos os outros pelo meio. Num ambiente de competição saudável.

Ao proporcionar o encontro entre gerações a Junta de Freguesia procura que as relações entre os vários habitantes de Santa Isabel fiquem mais fortes e sólidas, que se conheçam e se reconheçam, criando aproximação e o espírito de inter-ajuda. Queremos aproximar avôs e netos, colegas de trabalho, amigos de curta e longa data, queremos aproximar todos. Como ignorar nos dias seguintes o pirata que nos roubou o ultimo tesouro? Ou o robot que ganhou a corrida?

Estamos certos que com este International Boardgame Meeting muitas famílias encontrarão no mínimo um jogo de tabuleiro que todos tenham gostado e que lhes permitirá, em casa, estarem juntos à mesa a jogar. Estamos certos, também, que se criarão entre estranhos alianças e amizades aparentemente improváveis que poderão perdurar por muitos anos.

É com este espírito de união e de partilha que temos o prazer de lhe trazer o International Boardgame Meeting de Lisboa. Junte uma equipa ou venha sozinho, mas não deixe de vir.

Nunca sabe o que poderá encontrar. Saiba mais em www.ibgm-lisboa.com

Uau! Donde é que veio esta excelente iniciativa que tão perto de se realizar é um completa novidade aqui no Abre o Jogo? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Como se costuma dizer, quem és tu, de onde vens, o que é que percebes de jogos de tabuleiro?

Pela apresentação alguém olhou e viu uma oportunidade de fazer dinheiro!!

Também a apresentação tem umas vezes as datas de Maio, outras vezes as de Junho....parece barro atirado à parede. E um evento de jogos de tabuleiro só com conferencias??? UAUUU Muita interessante.... haaa não espera como side event pode-se jogar alguns jogos, quais? quem leva? e como jogo de tabuleiro considera-se o que? RPG's? Wargames? Eurogames? Ameritrash? Cardgames? CCGs? LCGs? Jogos de miniaturas?

O evento é em 28/29 de Maio. Teremos conferências e jogos disponiveis.

Os jogos serão levados por um elemento da organização, claro que quem quiser trazer os seus será bem vindo.

Assim sendo, teremos disponiveis vários Euros, Ameritrash e Cardgames. No entanto se quiser levar jogos que entrem em outras das categorias nimguem o vai impedir - só encorajar!

Quem é a "dona" do evento é a Junta de Freguesia de Santa Isabel, a NOZ-Consultoria (como empresa de marketing ligada à Junta) está a ajudar com a promoção e "design" do evento.

Cumps

Bruno Monteiro

O principal interesse da Junta de Freguesia de Santa Isabel (JFSI) é o de promover os jogos de tabuleiro entre os habitantes na freguesia, de forma a criar laços entre todos. A prioridade da NOZ Consultoria (empresa de marketing que dá apoio às iniciativas da JFSI) é o de primeiro comunicar com o alvo definido pelo cliente, e depois alargar a comunicação.

Verdade que já alguem ligado ao evento devia ter falado com o ABREOJOGO, mas primeiro quisemos assegurar media partners de forma a comunicar com o público não-jogador. Depois dessa fase concluida. Eis-nos aqui a informar a coomunidade jogadora!

A JFSI espera contar convosco!

Cumps

Bruno Monteiro

NOZ-Consutoria

Gostava muito de obter mais informação sobre o evento, mas sou alérgico a flash, existe alguma informação em formato web-friendly?

Cumprimentos.

Ok. Agora o mistério está mais esclarecido.

De qualquer modo realço só que ao focarem-se mais nos parceiros “mediáticos” não estão a conseguir reforçar o envolvimento da comunidade de jogadores que já presentemente organiza voluntariamente convenções que chegam aos números de participantes pretendidos por esta iniciativa e poderiam beneficiar da experiência entretanto adquirida. Iniciativas com vários meses de preparação e divulgação prévias e que inclusive já tiveram destaque em canais de televisão, artigos de jornal e da internet.

Espero que corra tudo pelo melhor e que o IBGM seja um sucesso!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Pode fazer download da apresentação em Pdf.

Cumps,

Bruno Monteiro

NOZ-Consultoria

Desejo a melhor sorte a esta iniciativa.

Contudo, há dois aspectos da mesma que me parecem demasiados auspiciosos: a fasquia de 1.000 participantes/dia e o termo "international boardgame meeting".

Como estou a verificar por aqui, uma iniciativa que apanhou de surpresa a comunidade gamer, não me parece que reuna condições para "cilindrar" as demais convenções que por aqui se fazem: sera esta a Essen portuguesa, assim, nascida já adulta?

Estou muito céptico, mas espero que seja um sucesso.


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Não queremos com a iniciativa cilindrar nimguem, nem nenhuma convenção.

Queremos multiplicar e nunca dividir!

Ao termos apoio de um canal de televisão (que fará directos do local ) e de Imprensa Generalista e rádios, não achamos assim tão auspicioso a fasquia dos 1000 visitantes por dia.

Não é objectivo da JFSI ser sequer comparada a Essen, mas ter um evento com alguma envergadura mediática que junte pessoas em torno dos jogos de tabuleiro. O objectivo da JFSI é que o 1º evento seja um sucesso e que haja matéria critica a vários niveis para se tornar num evento anual, e ai sim - crescendo de ano para ano.

Cumps

Bruno Monteiro

NOZ-Consultoria

Quando mencionei "cilindrar", apontava para os objectivos propostos por esta iniciativa face aos actuais objectivos das comuns convenções que têm ocorrido no nosso país.

As convenções nacionais têm tido, no seu pico de presenças, um máximo de 200 pessoas em média vá. A mais "internacional" delas (a LeiriaCon) contou com duas dezenas de participantes de outros países.

Pelo que pude constatar no programa desta iniciativa, as metas a alcançar são bem mais altas.

A minha surpresa é verificar que a organização de um evento desta envergadura não tenha partido da comunidade gamer, nem que se tenha servido dela para propagandear a iniciativa. Não quero com isto dizer que deveria ser assim. Só fiquei surpreendido, mais nada.

Que tudo corra pelo melhor e que seja um sucesso, é tudo o que desejo.

Cumprimentos lúdicos.


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

O nosso parceiro dentro da comunidade gamer é a JOGO NA MESA.

Por termos metas altas no número de participantes é que começámos a comunicação pelas pessoas não ligadas ao hobbie.

Gostavamos de convidar os diferentes grupos de jogadores organizados para recolherem informações sobre os jogadores de forma a, depois do evento, os poderem "direccionar" para o grupo organizado mais perto.

Teremos todo o gosto, em também, vos fornecer espaço para terem "a vossa banca" de forma a recolherem a informação.

Peço apenas que, no caso de desejarem ter o "vosso" espaço enquanto grupo organizado, entrem em contacto comigo para poder ver as mesas/bancas disponiveis. Já agora, e visto que temos muito espaço, se tiverem material promocional dos proximos eventos também teremos todo o gosto em afixa-lo.

cumps

Bruno Monteiro

NOZ - Consultoria

Já agora, seria possivel saber quais as conferências que existirão e quais os oradores?

-----

o HAL 9000!

Ou será o JCM 7000 ?

Claro que ficam ainda questões a indagar, como seja por exemplo, o objectivo da recolha dos patrocinios, pelo que está indicado será distribuido a 10% por instituições a indicar pela Junta de Freguesia, e os restantes 90%? Pelos vistos não estamos perante as motivações que fazem a comunidade criar eventos de um modo altruista sem pretender que os mesmo se tornem numa fonte de lucro.

O evento ao que parece pretende ser um simples media relationship que só agora vem indagar junto da comunidade se esta está disposta a participar, parecendo que não existiu nada anterior feito pela mesma. Começa com o pé esquerdo. Como já aqui foi dito quem são os oradores das 8 conferências (uau, mesmo coisa boa num encontro de jogos)?

Ao menos uma coisa boa é que não existe referência a terem o espaço transformado na feira da ladra dos jogos de tabuleiro, com tasquinhas de empresas de jogos por todo o lado!!!

Também estou curioso quanto aos oradores, especialmente relativo aos tópicos de 28 de Maio. :)

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

BTW: esta foi a resposta que dei ao contacto por e-mail que tive de ontem para hoje com o Bruno Monteiro da Noz:

Bruno, a Noz para mim não é nada, é uma empresa, uma coisa impessoal que não me aquece nem me arrefece, falo com pessoas, não com entidades. Daí querer saber o que é que te faz aparecer assim aos trambolhões tipo de para-quedas, a criar um evento completamente outside da comunidade e a pouco mais de quinze dias do evento, vens pedir ao pessoal que apoie o mesmo. Ao menos gostaria de te conhecer cara a cara, para saber com quem estou a falar. Aparece numa quarta-feira no encontro semanal de Lisboa, para que todos te conheçamos e deixemos de olhar para um logotipo arco-iris.

Respondendo às suas questões:

1 - os restantes 90% são usados para promoção, infra-estruturas, segurança, alimentação, contactos com jornalistas, etc. - em resumo: o dinheiro é investido no proprio evento (menos os 10% que irão para ajudar a acção social da JFSI).

2 - As conferências não têm presença obrigatória, se não as achar interessantes não é obrigado a ouvir - pode continuar a jogar no pavilhão. Mas parece-nos interessante ter um lado mais profissional (assim como certamente o será para os media)

3 - Logo que a Noz foi consultada para ajudar no evento entrámos em contacto com o ABRE O JOGO que remeteu o contacto para a JOGO NA MESA, nossos parceiros no projecto.

Estarei sempre disponivel para responder à suas questões,

cumps

Bruno Monteiro

NOZ

Olha, não sabia que tinhamos um responsável pela comunicação no AbreOJogo!