Ideia para um Evento de RPG

Ando a acompanhar a GenCon através de blogues e podcasts e também a reflectir sobre a última RPGCon no Brasil e, depois de ler sobre o sucesso do GameDay em Coimbra, tive uma ideia.

Pouca gente que tenha um grupo de jogo bem estabelecido aqui em Portugal sente uma grande necessidade de levar a sua campanha para um Evento de RPG mas por outro lado a população de jogadores é tão pequena que para os jogos que não sejam do agrado de todo grupo dificilmente existirão muitas oportunidades para estes serem jogados.

Acho que um encontro ou uma mini-convenção que tivesse esse foco tipo “show & play” era uma ideia interessante. Além disso podia-se incentivar o playtest de jogos desenvolvidos pelos designers wannabe aqui da nossa praça.

Parece que vai haver uma LisboaCon em Novembro. Será que vai haver um cantinho e interessados para tal mini-evento?

Pois... eu também olho para o GenCon e afins e *suspiro*...

Cá em Lisboa nem lojas com espaço para jogar há... :(

Explica lá o que é essa LisboaCon em Novembro. E sim, eu estaria interessado. :)

---------------------------------------------------------

"D&D" https://jrc589.googlepages.com/

A LisboaCon (nome que eu lhe arranjei mas ainda não sequer oficial), vai ser o encontro nacional de jogos de tabuleiro na senda da LeiriaCon, TrincaCon, CaragoCon ou RiaCon.

A ideia é juntar entusiastas de jogos, principalmente de tabuleiro, e jogar muito em dois dias com mini-eventos associados. Apesar de não se ter encontrado o local do evento a data já está marcada e podes ver mais info, aqui: https://www.abreojogo.com/node/6204

Na última LeiriaCon levei uns quantos jogos de RPG e jogamos um pouco. Haviam muitos curiosos mas poucos se juntavam ou queriam saber mais. De qualquer modo pessoal completamente novato jogou RPG graças ao Ricardo Madeira, eh eh! :slight_smile:

Gostava de aproveitar a oportunidade da LisboaCon para lá organizar o mini-evento de que falei aqui. Não sou muito bom na parte da organização mas conheço gente em LX que deve alinhar e muita gente que anda desejosa de ter uma oportunidade para jogar RPGs novos (ou pouco comuns) numa ocasião diferente.

Como gostavas de participar? Sei que és grande fã de D&D. Queres apresentá-lo num one-shot? Experimentá-lo noutro setting a que não estejas habituado? Ou fazer um pequeno workshop de como correr aventuras feitas ou dar uma palestra sobre “D&D 3.5 vs 4.0” ou “Pathfinder vs D&D 4.0”?

Aceitam-se sugestões! :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

É sim senhor. Já agora mariano, queria perguntar-te se tens hipotese de vir a Coimbra dia 22, para jogarmos Mouse Guard? Quanto ao evento em Lisboa em Novembro, o Staff do Tá Quinas está disponivel para contribuir, seja com pequenos workshops, seja para mestrar.

É claro que vamos também com o intuito de conhecer mais gente, experimentar jogos novos, e fazer novos contactos para futuras iniciativas e eventos.

Qunado tiveres mais informações avisa. Nós vamos disponibilizar mais informações acerca do D&D day de 19/09 no Tá Quinas.

Ainda não te respondi ao mail mas posso responder aqui.

Infelizmente este próximo fim-de-semana não posso porque já combinei experimentar o novo RPG de Warhammer 40.000, o Rogue Trader.
Além do mais não consegui ler o livro todo em PDF durante as minhas férias no estrangeiro tal como pensava. Mandei vir uma cópia física mas deve demorar um pouco. Acho que vais mesmo de ter de o ler e trocar impressões comigo, consigas ou não jogar com o teu grupo. Talvez o joguemos em Setembro ou Novembro num dos eventos?

É essa a ideia, conto com o Taquinas para dinamizar a coisa, especialmente se for com um workshop de D&D 4ª. Espero que tenham oportunidade de experimentar coisas novas, dentro ou fora do que costumam jogar. :slight_smile:

P.S.: Ainda vou responder ao mail… com um anexo. :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Bom, se o pessoal da organização estiver de acordo que se organize este evento, então podes contar comigo para ajudar no que conseguir. Terei todo o gosto. Não tenho grande experiência nestas coisas, pois nunca participei em nenhum encontro de RPG, nem de boardgames, dos quais conheço muito poucos - essencialmente Descobridores de Catan e Munchkin (conta como BG?).

Organizei vários torneios de Legend of the Five Rings (CCG), mas era algo completamente diferente. Era direccionado especificamente para uma comunidade mais ou menos coesa, e com o apoio de lojas especializadas (Devir e Runadrake).

Creio que conseguimos alguma divulgação do evento de RPG. Ontem lembrei-me, por exemplo, de pedir a algumas editoras que têm colecções de livros de fantasia para colocarem um pequeno anúncio nos seus sites . A "Saída de Emergência", a "Presença" e a "Europa-América", todas elas têm alguma tradição de publicação de títulos que ligam directamente com muitos dos temas abordados em RPG. Mesmo alguns jornais (até os pequeninos, de circulação gratuita) podem aceder a falar um pouco sobre a iniciativa.

De resto, eu voluntario-me no que puder ajudar. Vou numa de - como diz o Tularis mais abaixo - conhecer malta nova e passar um bom bocado. Não sou, no entanto, muito experiente no que respeita a RPG. Tal como referiste, sou entusiasta de D&D, e mesmo assim estou longe de ser um "entendido na matéria". Terei todo o gosto em ser DM para jogadores novos, até mesmo em termos de idade, pois sempre tive muita paciência para ensinar jogos a malta nova. Nos tempos de L5R iam-me sempre buscar para ensinar os miúdos a aprender o jogo.

Sobre as tuas sugestões, tal como referido, não sou ninguém para me pronunciar sobre 3.5 vs 4.0 vs PFRG (Pathfinder). Conheço e jogo em 3.5, conheço muito mal 4.0, e estou prestes a entrar com o meu grupo em PRPG. Mas deixo como sugestão que se chegue a consenso sobre o "modelo a apresentar". D&D já é suficentemente confuso para apresentar a malta nova, e se começamos com um "olá, vamos jogar D&D... errrr, já agora, temos três sistemas diferentes à escolha..." somos capazes de criar um bicho de sete cabeças.

Eu também gostava de em Setembro ir ao D&D Day do pessoal de Coimbra, mas lá está... tanto eu como o meu grupo não entrámos no barco 4.0, e portanto cheira-me que a ir lá, vou fazer figura de urso, ou então fico sentadinho a um canto como "o tal gajo de 3.5". So Blue

Agora, em termos de sugestões... era bom termos uma ideia de quem iria a este evento, e à procura do quê. Seria interessante ter pelo menos um ou dois titulos diferentes para apresentar, e saber para onde encaminhar os novatos, e para onde encaminhar os "experts". Convém não inundar o campo com muita coisa, para não correr o risco de "espantar os pardais". O ideal talvez fosse ter um núcleo de D&D 4.0 para novos interessados, e ter um outro jogo de RPG, com outro sistema, para servir de exemplo - talvez L5R sistema D10, ou algo que não fosse muito complexo em termos de história (por exemplo, Vampire é um role muito interessante, mas só o tempo que levaria a explicar o ambiente daquilo, passava-se o fim-de-semana...). E depois, eventualmente ter um outro núcleo para os "já conhecedores da matéria" se conhecerem um bocadinho e trocarem experiências. Eu teria todo o gosto em mestrar uma mesa para o pessoal do Tá Quinas, e brindá-los com um TPK à boa maneira 3.5... EvilgrinEvilgrinEvilgrin

Tou a brincar, Tularis... tou a brincar!

---------------------------------------------------------

"D&D" https://jrc589.googlepages.com/

[quote=jrmariano]na senda da LeiriaCon, TrincaCon, CaragoCon ou RiaCon.[/quote]

InvictaCon, carago! Fighting

[quote=Asur][quote=jrmariano]na senda da LeiriaCon, TrincaCon, CaragoCon ou RiaCon.[/quote]InvictaCon, carago! Fighting[/quote]Carago não, carago Laughing mas o jrmariano está a falar de eventos de anos passados, por isso está correcto.

Também era gajo para organizar qualquer coisa neste Invicta Con... mas também queria jogar BGs... e tenho também os meus protótipos Tongue out ainda bem que esta Con pode durar dois dias.

Desculpa lá jrmariano, morcão.

Carago mas a nossa con já foi mesmo chamada de carago? Carago!

(acho mto bem que a vossa malta meta as perninhas nas cons)

Ainda não a realizaram e já querem reescrever a história só porque provavelmente vai ser a melhor con do Porto de sempre!!! Shame on you! :stuck_out_tongue:

Fui à do ano passado no Porto e este ano não devo poder ir. Eu também espero que apareça gente.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

A ver se consegues jogar RPG mas esses protótipos precisam de ser testados. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

O meu foco do evento não era propriamente só divulgar o RPG a quem nunca jogou mas também juntar pessoal que normalmente não joga uns com os outros ou que tem dificuldade em arranjar gente interessada em jogar aquele jogo espectacular que o seu grupo não mostra em interesse em experimentar.

De certo modo serviria para reforçar a base de jogadores e fãs. Porquê pensar só nas pessoas que podem nem estar interessadas em jogar quando podemos jogar com pessoal afim de se divertir a jogar RPG? Eu sei que parece um pouco extremista mas não é a minha intenção. Precisa-se de “conquistar” primeiro os mais interessados e não o contrário senão a pirâmide fica invertida e cai sem apoio estrutural.

É preciso que hajam aficionados do mini-evento que garantam futuros acontecimentos parecidos para que se organize outro tipo de iniciativas.

É verdade que o RPG é uma experiência difícil de definir através da leitura da sua descrição num livro e só jogando é que em última análise se sabe se se gosta realmente. Mas com tanta informação espalhada por aí existe realmente alguém que apareça no contexto do mini-evento sem já ter ouvido algures acerca de RPGs?

Portanto seja qualquer jogo que se queira levar desde que haja algum esforço prévio em publicitar a jogatana para angariar interessados tudo é legítimo de se levar para jogar, acho.

Aliás não duvido que haja gente interessada em D&D 3.5 ou curiosa em jogar, especialmente se experimentaram apenas o 4. Não te recusavas a experimentar o 4.0 pois não? :slight_smile:

E claro que estávamos só a falar de one-shots. É possível fazer uma pequena sessão de Vampire ou de qualquer jogo para o experimentar. Bem, a minha última demo de 15m durou 1 hora mas sim é possível fazer algo conciso e focado.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=Psygnnosed]

Convém não inundar o campo com muita coisa, para não correr o risco de "espantar os pardais". O ideal talvez fosse ter um núcleo de D&D 4.0 para novos interessados, e ter um outro jogo de RPG, com outro sistema, para servir de exemplo - talvez L5R sistema D10, (...)

[/quote]

Falaram em L5R? Cool

Se alguem estiver interessado num GM de L5R RPG na área de Lisboa eu não me importava de experimentar calçar essa bota.

À algum tempo comecei a trabalhar numa "demo" de L5R RPG, que seria para 5 jogadores. Estes poderiam escolher um personagem já feito, com background, stats e "twists" incorporado, por isso não se perderia tempo a fazer personagens, seria apenas sentar e jogar. Infelizmente não consegui arranjar jogadores suficientes para experimentar, por isso a demo ficou apenas meio feita. No entanto, caso surja interesse não me importo de meter mãos á obra e novo.

Nota:

Psy... podem-se passar anos, mas não te livras de mim tão facilmente Evilgrin

MUAHAHAHHAHA (ou qualquer outra gargalhada maquiavélica de sua preferência)

E já há data/local para este evento? Tenho uma biblioteca pública perto de casa com um pavilhão que costuma albergar concertos e reuniões; tenho certeza que poderá albergar uma convenção. Se se conseguir provar junto das Juntas de Freguesia que é uma coisa cultural que poderá agradar aos jovens, de certeza que esta (de qualquer área, imagino) disponibilizará o espaço gratuitamente.

Se calhar numa das minhas folgas (ou se não calhar e eu conseguir trocar), tenho certeza que poderia ir demonstrar um dos meus jogos (o 101, o In Extremis e o BBZ são excelentes para isto, por exemplo), ou fazer uma demo de Trail of Cthulhu/Gumshoe, que neste momento é o jogo que conheço melhor.

Posso também fazer cartazes e trípticos, e estes posso pô-los lá na Bulhosa e dá-los aos clientes, isto independentemente das minhas folgas.

De qualquer maneira, é preciso é que alguém pegue na bandeira e se mexa. Como diz o ditado, de boas intenções e tal bla bla bla… :slight_smile:

Edit: Como me pude esquecer! Ofereço-me também para demos de Exalted (o melhor jogo de fantasia épica de sempre) e de Mutants and Masterminds (o melhor jogo de supers de sempre).

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

Ainda não há data/local definido de momento apesar de eu estar a considerar a LisboaCon para o fazer. Como as coisas ainda estão em evolução quanto a esse ponto é bom saber que podem sempre haver alternativas. Novembro parece-me um bom mês, como antecipação do Natal.

Todas essas sugestões de jogos parecem-me bem, especialmente os jogos a precisarem de playtest. :slight_smile:

A parte dos cartazes e trípticos era um espectáculo para criar um identidade palpável para a coisa.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Apesar de ter corrido nunca joguei Exalted! :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Prometo desde já um HeroQuest, ou melhor, uma variante minha do HeroQuest no mundo do Fernão Mendes Pinto... Em português, quer o universo, quer o sistema.

Sérgio Mascarenhas

Essa é a ideia. :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Ó Mariano, esclarece lá isto: «Parece que vai haver uma LisboaCon em Novembro». O que é que sabes sobre o assunto? Quem está a organizar? Vai ter lugar ou não? Abre-te ao povo, dá mais dados.

Sérgio Mascarenhas

Não sei mais do que está aqui: https://www.abreojogo.com/node/6204

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br