iPad e os Jogos de Tabuleiro

A Editora Days of Wonder lançou uma versão para dois jogadores do jogo Small World de Philippe Keyaerts para o iPad, disponível desde 3 Abril.

Com a aplicação Small World, os jogadores movem as suas forças apenas com um toque no ecrã e o programa automaticamente aplica as regras de movimentação, ataque e defesa, assim como outros detalhes.

Como Presidente da Days of Wonder, Eric Hautemont disse no Comunicado de Imprensa que fez o anúnico do lançamento, “O Mundo dos jogos de Tabuleiro e dos jogos electrónicos nunca mais vai ser o mesmo.” O comunicado de imprensa também realça que foram vendidas em todo o mundo 57,000 cópias do Small World, juntamente com 32,000 cópias das várias expansões, em menos de um ano.

Podemos ver mais imagens da aplicação no site da Days of Wonder. A aplicação custa $5 e está disponível através da App Store on iTunes.

Outro jogo a marcar presença nesta novidade do Mundo Digital, é Money, um jogo de Reiner Knizia.

Money já se encontrava disponível como aplicação para o iPhone. Adaptado agora ao iPad, aproveita as qualidades gráficas e maior àrea de visualização para apresentar gráficos com mais resolução e a introdução de um 5º jogador.

Outros jogos irão seguir o mesmo caminho, e neste momento já se encontram em desenvolvimento dois jogos do autor Reiner Knizia, High Society e Kingdoms.

Ainda sem data prevista de lançamento em Portugal, o iPad revela-se como o novo gadjet da moda e anuncia-se uma nova revolução na forma como interagimos com o mundo virtual.

Algumas empresas portuguesas já se encontram a desenvolver aplicações para iPad, que vão desde jogos a ferramentas, como é explicado neste artigo Apps portuguesas à procura de espaço no iPad.

Também estou de olho nisto para as sessões de RPG. Gostava que servisse como dice-roller, mantivesse folhas de personagem, mostrasse mapas e facilmente visualizasse documentos ou imagens em geral. Infelizmente, a falta de multitasking ou de uma simples ligação USB estragam um bocado as coisas, pelo que espero que apareçam alternativas válidas por parte da Asus ou da HP. A feature fundamental aqui é a qualidade do touchscreen que acaba por permtir que o aparelho seja pousado na mesa e usado por várias pessoas ao mesmo tempo.

Espero que estas "revoluções" não afectem a forma como se olham para os jogos de tabuleiro. Se forem vistas como complemento, óptimo, mas nunca como substitutos.

De qualquer forma, é bonito de ver que mesmo os gadjets mais recentes apostam na introdução de jogos de tabuleiro no seu leque de opções de jogos.

Mas que não é a mesma coisa, não. Dar uma "sapatada" num token duma civilização adversária aquando da conquista tem um gostinho especial... Evilgrin

Até mesmo o lançar de dados num Stone Age, o acto de levantar o copo, e a surpresa da tripla de 1s... So Blue

[quote=Dugy]Mas que não é a mesma coisa, não. Dar uma "sapatada" num token duma civilização adversária aquando da conquista tem um gostinho especial... Até mesmo o lançar de dados num Stone Age, o acto de levantar o copo, e a surpresa da tripla de 1s...[/quote]Andar carregado com uma meia dúzia de de jogos quando dezenas deles podem caber num destes aparelhos... Wink Até mesmo o som das árvores a tombar para fazer mais cartão para os nossos jogos quando eles podem existir em versão digital...

Mesmo com uma Microsoft Surface, concordo que não é a mesma coisa, mas é o futuro de todos os jogos daqui a umas décadas.

[quote=Rick Danger]

mas é o futuro de todos os jogos daqui a umas décadas.

[/quote]

Mas eu não quero!

Quero jogos de tabuleiro em tabuleiro. Chama-me velho. Yell

Os PCs já tentam proclamar uma morte anunciada aos jogos de tabuleiro há decadas. Conseguiram? Não!

E as box farts? O que é que se equipara a isso?

Contra os canhões, marchar, marchar!

Laughing

[quote=Dugy]E as box farts? O que é que se equipara a isso?[/quote]Tens razão. Podiam até incluir um ficheiro audio com o barulho da box fart? Poder podiam, mas não era a mesma coisa Cool

Não precisas de Multitasking ou ligação USB, basta teres capacidade suficiente para integrar fichas de personagem, dice roll, avatares e criação de personagem num só programa... depois noutro crias geração de tiles e mapas, adicionas tokens de personagens e monstros... e voilá tens um Dungeon Generator! O multitasking não é essencial... se lhe souberes dar a volta! Mais vale uma aplicação a correr do que 4 ou 5 e aquilo sempre a crashar!

Quanto aos jogos de tabuleiro, venham lá versões do Powergrid para o iPhone que já tem adepto :P O melhor seria mesmo o Brett criar uma plataforma para o iPod/iPhone/iPad.. isso era Ouro sobre azul, ou neste caso, sobre um touchscreen!

[quote=Dugy]

Os PCs já tentam proclamar uma morte anunciada aos jogos de tabuleiro há decadas. Conseguiram? Não!

[/quote]

Aham... Não sei não. Tongue out

(Concordo, não tenho qualquer interesse em jogar versões digitais de jogos se tiver oportunidade de jogar as físicas de cartão e madeira)

[quote=Crashburner]Não precisas de Multitasking ou ligação USB, basta teres capacidade suficiente para integrar fichas de personagem, dice roll, avatares e criação de personagem num só programa...[/quote]Sim, mas eu ainda não paguei para ser um Developer Money mouth por isso terei de esperar que alguém faça um programa especificamente para isso e, o que acontece nesses casos, é que a aplicação normalmente é desenhada para um RPG em particular e eu queria algo que simplesmente lançasse qualquer número de dados de qualquer tipo, me permitisse mexer numa folha de cálculo que servisse como qualquer folha de personagem de qualquer jogo e me abrisse qualquer .pdf ou .jpg sem ser preciso dar muitas voltas para os passar para o aparelho. Não é pedir demais.

[quote=Crashburner]

Quanto aos jogos de tabuleiro, venham lá versões do Powergrid para o iPhone que já tem adepto :P O melhor seria mesmo o Brett criar uma plataforma para o iPod/iPhone/iPad.. isso era Ouro sobre azul, ou neste caso, sobre um touchscreen![/quote]

Herege!

Humm... Já percebi.

Inventaste uma nova forma de choradinho. Assim podes perder e chorar sem ninguém te ver Tongue out.

[quote=Dugy][quote=Crashburner]

Quanto aos jogos de tabuleiro, venham lá versões do Powergrid para o iPhone que já tem adepto :P O melhor seria mesmo o Brett criar uma plataforma para o iPod/iPhone/iPad.. isso era Ouro sobre azul, ou neste caso, sobre um touchscreen![/quote]Herege![/quote]Já agora, Dugy, quantos jogos de Power Grid tens registados no Brett? :P

E qual é a piada de fazer choradinho se não houver ninguém para nos ouvir?

Se achas que há muita gente a pedir isso, aplicas-te um bocado... crias uma aplicação e não precisas de trabalhar o resto da vida! Viva a iTunes Store!

Uma dezena. Ao vivo, quase 20.

Inigualável o momento de "queimar" os recursos ao vivo. E de "queimar" os outros no mercado e no mapa, também.

É como digo: como complemento ainda aceito, mas nunca como substituição.

Venha daí esse choradinho num tabuleiro perto de mim Cry .

Irá existir sempre mercado e consumidores para ambos e para as consolas e para os IPads, e...

Agora que os números de adeptos das diferentes plataformas são tremendamente díspares é um facto.

Não importa que os boardgamers sejam uma minoria na actualidade. O que importa é que nunca definhem. E para isso estamos cá nós Laughing.

Thumbs Up

Não sei é como os Eurogamers vão sobreviver com a crescente implementação de medidas ambientalistas :P

E a ti, Ameritrasher de um figo, quero ver como vais ficar quando te tirarem o plástico... Tongue out

uiii isso não é para mim... o Lobby do plástico aguenta muito mais tempo que o do papel! :P

..a possibilidade de isto ser usado como um tabuleiro de jogo é a única coisa que pode salvar esta novidade, já que, de resto, é igual ao iPod Touch.

Para ler comics na cama/sofá deve ser excelente. Lê cbr's e tudo.