Joga-se muito mal rpg

Não sou actualmente jogador de RPGs... mas no entanto jogo muita coisa em que (naturalmente) acontecem discussões de regras (leia-se wargames com miniaturas).

E sei que há uma grande probablidade de haver discussões por interpretações diferentes de uma regra, que muitas vezes acontecem por situações menos normais num jogo.

Daí para evitar que essas discussões se prolonguem, para não estragar o jogo, existe essa golden rule! em que a regra é interpretada na altura segundo uma das opiniões e até os animos acalmarem é usada dessa forma... num RPG isso é facilmente aplicavel pois há tb aquela regra do GM/Árbitro tem sempre razão (embora possa não ter) .... isto tudo para reduzir ao minimo a preocupação com as regras e aumentar o que interessa: o jogo em si!

acho que é um mal que vem por bem!

Nota que estás aqui a falar em algo bastante diferente. No caso dos wargames, essa regra é para desempatar algo… na situação X, em que o manual parece contradizer-se, os jogadores devem optar pela opção mais realista/fixe/whatever.

Num RPG típico, não precisas de desempatar nada. Já lá está o desempatador/interpretador supremo, que é o GM. O que a Golden Rule diz é que podes ignorar todas as regras que quiseres, quando quiseres, se o fizeres para tornar aquele pedaço de jogo mais fixe.

Outra particularidade da Golden Rule nos RPGs é que, por alguma razão, nunca ninguém deixa um jogador usá-la… só o GM! Acho mal, tá lá é para toda a gente!!!

[quote=ricmadeira]Outra particularidade da Golden Rule nos RPGs é que, por alguma razão, nunca ninguém deixa um jogador usá-la... só o GM! Acho mal, tá lá é para toda a gente!!![/quote]

Isso é mais um erro dos grupos do que da regra propriamente dita. A regra dirige-se a todos. Claro que num grupo de 6, se 1 quiser mudar, e 5 disserem que não, vence a democracia e ao jogador só resta ir procurar outro grupo ou continuar a jogar. Se o GM for bom, pergunta antes de alterar a regra. Se o GM quiser alterar mas os jogadores não, então é porque os jogadores estão contentes e há que perceber porque é que o GM não o está. Mas isto é como eu tudo nos roleplays: comunicação.

[quote=ricmadeira]
Outra particularidade da Golden Rule nos RPGs é que, por alguma razão, nunca ninguém deixa um jogador usá-la… só o GM! Acho mal, tá lá é para toda a gente!!![/quote]

Uma vez fui Keeper de Cthulhu e um jogador achou as regras de usar pistolas em duas mãos muito restritivas, e eliminámo-las os dois, tornando-as mais do agrado do grupo todo - que, pelo menos, não se importou.

"Killing with the tip lacks artistry. It must be done with the edge."
- Gurney Halleck in Dune, Frank Herbert

Ricardo:

vais-me dizer que nunca presenciaste a discussões de regras, mesmo em RPGs?

Smile

é claro que os RPGs são um abiente muito diferente dos wargames...

Não, e como sabes perfeitamente não pretendi; fiz o 101 para mim, não para o comercializar, porque achei que aquilo que o Feng Shui pretendia fazer, era mal feito; logo, em vez de alterar radicalmente o Feng Shui, fiz o meu jogo. Toda a gente sabe isso, e vir chamar agora isso a lume parece-me uma tentativa baixa de ofender.

Porque não falas de hábitos de jogo e da maneira como se insultam os outros só porque jogam de maneiras diferentes?

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Aceito que tenhas conhecimento, mas não ponho as mãos no fogo sobre se é conhecimento experimental ou não; levanto aqui o exemplo da party do Pedro onde jogaram Warhammer, e de como eu seria de certeza acusado de ser “mau jogador”, porque vocês têm uma experiência diferente da minha: eu não faço tanto play-acting como vocês gostam de fazer.

Quem vos ensinou a jogar? Vocês jogaram sempre da mesma maneira, aprenderam isso onde? Porque é que pensam que a vossa maneira é a única maneira?

Nota que não estou a tentar ofender; estou, isso sim, a tentar puxar a discussão além do simples “house rule” como esta parece querer ir.

Já o aqui apontei várias vezes, o meu post não é sobre house rules!

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Concordo, a pobre da Golden Rule não tem a culpa de nem todos serem adeptos de um sistema democrático.

Vê se me contactas! → [email protected]

–~~–

…e aqui saio da discussão, uma vez que nunca entrei a nível pessoal com ninguém e já entraram comigo duas vezes, e se tentasse responder à letra era banido outra vez. Assim, vou continuar a seguir esta conversa com muito interesse mas não vou participar mais.

“Killing with the tip lacks artistry. It must be done with the edge.”

• Gurney Halleck in Dune, Frank Herbert

Curioso que por acaso todos os grupos que vi até agora, era unica e exclusivamente o GM que fazia uso dela. :wink:

–~~–

Embora prefira que te mantenhas por cá e que partilhes a tua opinião.

Gostava realmente de saber, sem segundas intenções como refiro acima, quem vos ensinou a jogar, se acham que a vossa maneira é melhor, pior, igual ou diferente da de outros jogadores que tenham encontrado.

–~~–

Isso é porque CoC não é sobre gun-totting maniacs. Custou-me, mas percebi isso.

–~~–

Naturalmente só posso responder por mim e a resposta não abona muito a meu favor: aprendi sozinho, com outras pessoas que nunca tinham jogado antes, com a célebre caixinha vermelha de D&D. Portanto, aprendi apenas com a experiência e (apesar disso) acho que não foi má professora.

Definitivamente não! Independentemente do facto de hoje ser melhor ou pior jogador, melhor ou pior mestre de jogo do que antes (sobre isso não me cabe a mim opinar), notei certamente uma evolução. Nos tempos de iniciado creio que era um joguista, mas afinal era a isso que se prestava o velho D&D. No entanto, em grande parte graças a um ex-jogador/ mestre de jogo que descobriu os RPGs na mesma altura que eu, rapidamente evoluímos da fase reunir personagens na taverna/ ir ao dungeon/ matar criaturas/ recolher moedas de ouro, para uma campanha política de intrigas e temas épicos. E a partir daí as mudanças surgiram naturalmente, também associadas ao tipo de RPG que se jogava em cada época.

[quote=Rui]
Porque é que pensam que a vossa maneira é a única maneira?[/quote]

Não sei se esta pergunta era dirigida a alguém em particular ou a toda a gente, mas… Não penso isso. Como todas as pessoas, se faço algo de determinada forma é porque acho que, para mim, é a melhor forma de o fazer.

Claro que sim; e acabam conforme o método determinado sem margem para dúvidas no RPG típico: “o GM decide, está decidido”. O jogador pode não ficar convencido, mas ali, na hora, tem de aceitar o ruling.

Ora isso não tem nada a ver com a Golden Rule dos RPGs, e era isso que estava a dizer. Por exemplo, a Golden Rule é uma regra que tem o poder de invalidar a regra do “GM decide, está decido”, LOL.

Acho muito bem, é não deixar esses malandros dos GMs abusarem!!! Por norma o mestre de jogo está em minoria, portanto tem é que ser humilde e dar o braço a torcer quando os jogadores estão contra uma decisão. Golden rule rules!

PJ: não sei é se percebi onde querias chegar quando me fizeste a pergunta sobre se já assisti a discussões. Se por acaso atirei ao lado, está à vontade para clarificar! :slight_smile:

Eheh! Laughing

eu só chamei isto à atenção pois é bom o GM e os jogadores terem um "suporte legal" para discussões mais complicadas... pq há jogadores que só se entendem com o que lêm nas regras, e à maneira deles! Laughing

[quote=Rui]Em conclusão: andamos a jogar mal rpg. Alterar regras não é bom, não comunicar sobre isso é pior ainda.[/quote]

Concordo. Se chegaste à conclusão que andas a jogar mal e como disse, e muito bem, o Ricardo que a comunicação é essencial. Tens é que falar com o teu grupo e chegarem a um consenso como começar a jogar bem. Foi isso que eu, e sem dúvida, muitos outros fizeram durante a sua "carreira" como jogadores/GMs. Laughing