Isto vem de uma outra discussão, no sítio errado; vou tentar transpô-la para aqui.
[quote=Rui]Segundo o core do DM (não sei o nome) de 3.x, pode-se jogar D&D de 3 maneiras: kick in the door, deep immersion, e um misto dos 2. Acontece que, também no mesmo livro, as regras dizem que só se ganha XP por matar monstros (ou ultrapassar desafios, não me lembro bem - matar um monstro é ultrapassar um desafio, mas convencer o mayor também pode ser), o que significa que uma party que só faça deep immersion nunca vai subir de nível.[/quote]
[quote=Nazgul]Em que páginas é que isso está escrito?
Ou estás a dizer que no DM Guide se referem a alguns estilos de jogo que podem ser aplicados ao jogar D&D 3.x?
Depende é claro do que está a ser considerado como um desafio...
E porque é que tudo o que se faça em D&D tenha que "render xp" ou significar "subir de nivel" ?[/quote]
[quote=Rui]Logo no inicio, se não me engano. Não estou a referir-me a nada que não esteja lá escrito.
Pois que não sei, limito-me a falar sobre o que vem no livro.
Mas sendo necessário ganhar XP para subir de nível para "ficar mais forte" e sendo isso o núcleo central de tudo o que é D&D 3.x, eu diria que é impossível não se falar sobre isso. [/quote]
[quote=]Eu sei o que lá está escrito, estava era a questionar a maneira como foi exposta a situação por ti.
Provavelmente até há mais maneiras de jogar sem ser "kick the door", "deep imersion" ou "um misto dos dois"...
Não necessariamente...um desafio pode ser "contabilizado" de um modo "hadoc" onde as personagens "crescem" conforme as necessidades da história ou mesmo uma aventura/campanha pode ser estruturada em objectivos (incluindo obejctivos pessoais das personagens) e cada objectivo alcançado tem um determinado valor em "xp" independentemente de ser "matarem todos os monstros" ou nenhum.
Pois aqui é que as nossas experiências em D&D, aparentemenete , divergem abismalmente...
Ter mais xp não significa ficar "mais forte", e deve haver muita boa gente por ai que te pode confirmar isso...
O maior poder que alguma "criatura" pode ter pode ter em D&D não passa por ter mais xp, hp's, poderes ou objectos mágicos, pois por mais "forte" que sejas vai haver sempre alguém mais "forte" que tu...
Dizer que o núcleo central de D&D 3.x é subir de nivel...enfim...no comments...[/quote]
[quote=Rick Danger]Pode ser discutível, mas não vale a pena rotular alguma coisa que não os próprios jogos em si. Caso contrário, qualquer um diria que usou qualquer jogo para jogar qualquer coisa e todos os RPGs serviriam para tudo. Neste caso, não poderiamos generalizar nada sobre D&D, porque de certeza que alguém, algures já jogou de outra maneira.
Por outro lado, se partirmos daquilo que está escrito e falarmos dos jogos em si, podemos discutir como determinados RPGs são acerca disto ou daquilo e que servem muito bem para jogar desta ou daquela maneira.
De acordo com a leitura que o Rui faz de D&D - com a qual eu concordo - este é um RPG fixe para matar monstros e subir de nível :) Aquela coisa toda do vencer desafios cada vez mais difíceis funciona bem em D&D. [/quote]
[quote=Nazgul]
Sim , é fixe para matar monstros e subir de nivel, mas daí assumir que não é mais do que isso ou que toda a gente o joga assim vai uma grande distância.
:)[/quote]
Tenho algumas questões, mas vou tentar esclarecer algumas coisas:
As regras de D&D dizem claramente: há 3 tipos possíveis de campanhas, kick in the door, deep immersion, um misto dos dois (imagino que esta última abarque muita coisa...); as regras dizem mais: só se ganha XP por ultrapassar desafios; as regras continuam: ganhando XP, sobe-se de nível, e subindo de nível ganham-se poderes. Eu não estou a inventar isto nem a ler mal nada, é o que está lá escrito, aqui exposto resumidamente.
-Nazgul, tu questionas a maneira como eu exponho as coisas, mas aquilo que exponho é o que está no livro, sem tirar nem por. Aponto-te para os tipos de campanhas que, segundo o livro, se podem jogar, e mais digo que o "misto dos dois" pode abarcar carradas de coisas; que outro tipo de campanha conheces?
-Não contabilizando os desafios tal e qual como vem no livro, com as tabelas para construção de Challenge Rating apropriadas ao nível e constituição da party, como sabes se o desafio é adequado ao nivel dos personagens? Imagino que, quando dizes "por muito forte que sejas, há sempre alguém mais forte que tu", que os desafios que lanças aos personagens sejam desequilibrados/desajustados?
-Se ter mais XP não significa ficar mais forte, apesar de ser apenas esta a maneira que tens de subir de nível e ganhar poderes, o que é que significa ter mais XP?
-Se o núcleo central de D&D não é ganhar XP para ficar mais forte, sendo que as regras só apontam para isso, então qual é?
A minha análise ao que tu mostras aqui, é que tu na realidade não jogas D&D; gostaria no entanto de ler as tuas respostas às minhas perguntas.
Mudando um pouco o assunto, mas continuando na mesma linha de pensamento.
Tenho falado ultimamente com um rapaz que joga no mesmo grupo que eu, e o seu rpg de eleição é o Vampire: The Masquerade; eu tenho alguns preconceitos pessoais contra o Vampire (it sucks), que vou tentar não interfiram na minha análise.
Diz-me este amigo que Vampire é um "jogo adulto", pelos temas com que normalmente lida, a Humanidade vs a Besta, as politicas dos clãs, etc.
Eu digo que ele está errado, e aponto porquê: o único que vi até hoje ser qualificado "para crianças" foi o Fairy's Tale, que tem escrito, em várias páginas "for kids"; todos os outros não trazem qualificação alguma (isto está aberto à discussão, claro, e espero que me provem que estou errado).
Mais aponto o erro do seu julgamento, quando falo sobre XP (um ponto fulcral em qualquer jogo: o XP são a recompensa aos jogadores pelas acções que tomam em jogo, e isto influencia a maneira como jogam): o Vampire recompensa os seus jogadores por "bom roleplay", mas esse XP só pode ser usado, unica e exclusivamente, a comprar atributos, pericias, disciplinas, e humanidade (talvez me falte um item ou dois), o que me parece errado: se eu jogo tanto para a politica, porque raios é que só posso subir a minha Celerity?
Como em todos os meus posts, este também está aberto à discussão.