Eu sabia que me ia meter em problemas por referir os jogos. ;)
Quando digo que o CoC pode ser "broken", é à luz do GNS, não pelo sistema apelar ao combate, por ser realista ou por poder fazer personagens larger-than-life que levam tudo à frente. Essa não é a definição face ao GNS, que foi o que referi logo no inicio do post.
Quando digo que é broken é porque a sua premissa me parecer SIM (mais uma vez, explorar todo o conceito do Mythos), e o jogo por vezes ser jogado como GAM (derrotar os GOO).
É uma afirmação muito menos virada para a maneira como o jogo foi feito, e muito mais virada para a maneira como o jogo é jogado.
Não sou de maneira nenhuma um expert em GNS, mas se tu me disseres que em nenhum dos teus jogos nenhum dos teus jogadores foi a correr comprar dinamite ou melhores armas, então o CoC, da maneira como o jogas, não está broken. Mas!, e é um grande mas, eu sei de muito mais do que apenas uma história de CoC onde isso não aconteceu - os jogadores, assim que se depararam com uma figura do Grande Cthulhu, foram a correr comprar Tommys, dinamite, etc etc etc. Até há uma piada algo velhota de um jogador em Portugal que queria andar de armadura medieval... ;)
Percebes agora quando digo que CoC pode ser broken?
Já agora, sobre os jogos que apontas:
Feng Shui parecer-me ser SIM, e enquanto for jogado como SIM, não é broken.
Puppetland não conheço.
D&D é GAM, e são as mesmas razões do FS.
AD&D era broken - um jogo GAM que pretendia ser SIM, ou ao contrário; alguém que me corrija,por favor?
Cyberpunk 2020 era broken, se bem me lembro: um jogo SIM jogado como GAM.
CF é broken; o jogo é suposto ser SIM, mas há quem pretenda jogá-lo como NAR.
Legacy não conheço, não posso falar.