Ahey, :)
[quote=Nietzsche]De acordo com o GNS todos os três géneros, simulationist, gamist e narrativist, têm os seus pontos positivos e, em teoria, nenhum deles é superior aos outros, tudo depende do que os jogadores desejam e se se divertem a fazê-lo.[/quote]
Isto é o que está 100% certo.
[quote=Nietzsche]Mas isto é em teoria, porque quando se analisam à luz do modelo GNS jogos em particular, (pelo menos no que tenho lido até hoje) nenhum deles é bom, excepto os jogos independentes, sobretudo os narrativistas... E D&D... Pelo menos é a ideia com que fico. Só gostava de saber se isto é uma opinião tua (perfeitamente respeitável, se for esse o caso) ou se faz parte da "doutrina" forgista?[/quote]
Nem uma coisa nem outra. Isto é apenas preconceito que sai da cabeça das pessoas, tal como coelhos de cartolas. Eu pensei que já tinha disto isto recentemente, mas não me importo nada de repetir.
Quando um gajo diz que um jogo é bom, mas depois de analisado, se verifica que uma em cada três sessões são uma granda seca, e momentos de diversão genuína e pura acontecem apenas uma em cada quatro sessões, então o jogo não é bom, por muito que o gajo diga que sim.
(Abro excepção para quem está a aprender o jogo.)
[quote=Nietzsche]os problemas que a teorização do RPG pretende combater foram agravados precisamente pelo aparecimento e expansão das mesmas teorias. Se de repente no seio de cada grupo há um jogador que não pára de dizer, "vocês não se divertem porque...", acho que a certa altura é que ninguém se diverte mesmo[/quote]
A não ser que o pessoal de facto não se esteja a divertir antes disto, não achas? :)
[quote=Rui]Poderá também ser apontado que, quando começas a fazer alterações a um jogo, ou seja, house rules vs out-of-the-box, é porque não te divertes com o jogo tal como ele está, e por isso ele está broken ou apresenta inconsistências. Certo?[/quote]
É mais ou menos isso, mas está um bocado esticado. Há house rules e house rules. Se eu, em D&D, disser, vou mudar a maneira como a iniciativa funciona, isso pode ser apenas experimentalismo ou uma questão de estética. Mas se eu disser, vou mudar a maneira como XPs funcionam (introduzindo Keys, por exemplo), então sim, é um granda drift. Se mais eu dissesse, só passei a gostar de D&D desde que introduzimos as Keys, então sim, o jogo teria estado broken para mim antes disso.
[quote=Demonknight]Boas man, agradeço um comentário acerca de onde se encaixa o D&D no meio disto tudo já que todas estas teorias e definições me passam tão ao lado que.... e já agora ainda espero o tal comentário ao facto de dar xp por roleplay estar nas core rules de D&D.[/quote]
OOOPS! My bad! Esqueci-me completamente disto! Ya, vou preparar qualquer coisa e postar.
[quote=Demonknight]Já agora um RPG por ter uma grande base de jogadores é mau? Ou sendo comercial implica que não é bom?[/quote]
O facto de ser comercial e de ter uma base de seguidores é completamente não indicativo de qualidade. Sim, Britney Spears é mau, mas convém não esquecer que Beatles é bom! (Ou para dar um exemplo mais moderno, Robbie Williams é bastante razoável.)