Jogos de Essen 2013

Subscrevo!

Como não joguei o jogo não o posso avaliar. Mas tudo o que escreves, com coragem, louve-se, a partir de "Pese embora" tem a minha concordância. Sobretudo o inenarrável esforço de colagem do tema…

Desejo sucesso e longa vida ao jogo.

Para mim fica na mesma prateleira do Oddville, por exemplo. Uma jogaleira que gostaria de ver mais preenchida. Porque em muita ocasião só tenho uma horita para jogar, porque nem sempre me apetece feijoada, porque se há coisa que aprecio num jogo é a sua honestidade para comigo. Falo de expetativas, de preços, de qualidade dos componentes e de uma ou outra brisa de ar fresco que acho obrigatório um jogo novo oferecer…

[quote=tmgd]Ainda só joguei este jogo 1 vez, mas claramente é um daqueles jogos que quero repetir.

Regras relativamente simples, duração de jogo reduzida (30m) e muitas escolhas. A possibilidade de fazer combos não é claramente a minha especialidade mas isso não faz com que eu goste mais ou menos de um jogo. O mecanismo de obtenção de recursos é muito interessante e a quantidade diferente de edificios parece-me fazer com que a rejogabilidade seja elevada.

Este é daqueles que estou na dúvida se vem ou não na minha próxima encomenda! indecision[/quote]

Joguei este jogo novamente, desta vez a 4 jogadores. Continuo a gostar do jogo mas fiquei na dúvida na "leitura" que é necessário fazer dos jogos adversários para tentar descobrir que cartas irão jogar.

O elevado preço que o jogo tem ajudou-me na decisão de não ser, pelo menos para já, parte a minha coleção.

Este é mais um daqueles jogos que não se encaixam na categoria de fillers nem de heavy games. O próprio tempo de jogo, cerca de 70m, também assim o indica. É um jogo interessante e como o Pedro escreveu: competente. Há um ano atrás provávelmente iria parar à minha coleção mas, com o passar do tempo, sinto que estou cada vez mais exigente. Gostei do jogo mas para mim é mesmo só isso, isto é, apenas mais um. Recomendo-o e jogarei novamente se surgir a oportunidade.

Já quase me esquecia de dar a minha opinião sobre este jogo (achava que já o tinha feito).

Jogo de maiorias com regras simples mas que no final é quase um quebra-cabeças!

Resumindo:

• gostei do jogo
  • gostei da companhia
  • não senti que a manutenção fosse um problema que afectasse o jogo (fomos partilhando a mesma)
  • uma arte crua
  • qualidade de componentes de acordo com o necessário
  • não o penso comprar (só se encontrar uma boa promoção)
  • posso, sem problemas, jogar novamente.

Não gosto (regra geral) de jogos de corridas.

Gosto do Snow Tails original.

Este é uma versão mais simples, um filler de 30m, não acrescenta a quem já tem o snow tails, bom para quem gosta do género.

Tem porriolas e árvores.

E joga a OITO !

Conjunto de mecânicas bem interessante.

Aliás, conjunto de quase todas as mecânicas bem interessantes.

Apesar da existência de multiplos caminhos, parece-me que só um chega a algum lado, os outros são distracções para o olho. 

Teria sido excelente se os caminhos seguissem paralelos e convergissem para a vitória.

Assim, e sem tema, parece "apenas" um sólido médio euro-game.

Já por várias vezes ouvi o comentário de que 15€ é muito caro para este jogo. Não penso o mesmo. Há jogos que mais caros e com mais componentes não oferecem a experiência que este jogo ofoerece. Um jogo genial para 30 minutos.

[quote=Dugy]E não vais jogar nada nos entretantos, se não quiseres fazê-lo de todo, podes "desistir" da joga. Só tu é que ficas a perder. ;)[/quote]

Ok. Estava a brincar com isso dos intervalos. Temos jogo marcado… Já há muito que andava a falar numa revisita ao jogo, por isso fica já arrumado.

Concordo com o Dugy no que diz sobre o jogo. Não usaria, para já, a palavra soberbo porque há um aspecto que me preocupa em relação a este título.

É algo mais ou menos comum entre os jogos de evolução e potencial conflito com vários jogadores. Aconteceu no Clash of Cultures, por exemplo, e o Romolo o Remo fez-me lembrar muito o Clash of Cultures. Falo da possibilidade de se tornarem jogos propensos ao "turtling", ou seja, a uma situação em que os vários jogadores investem no poderio militar mas em que acabam por não dar o passo final pois isso poderá ser desastroso. Muitas vezes é uma questão de A ataca B e C lixa aquele dos dois que ficar mais fraco e acaba por ser o mais beneficiado de um conflito em que não esteve envolvido. Outras vezes são variantes deste cenário mas que, em todos os casos, acaba por conduzir a uma situação de "guerra fria" que tendencialmente degenera num período de espera pelo final do jogo para avaliar quem acabou por conseguir mais um ou outro ponto para ganhar. Algo anti-climático…

Não estou certo que seja o caso com Romolo o Remo. Apenas uma partida não é o suficiente para este tipo de diagnóstico mas que tenho essa suspeita, tenho. Veremos…

De resto, soube-me a um Clash of Cultures mais requintado e elegante. Elimina a algo confusa árvore de tecnologias, elimina os objectivos de curto prazo e, muito mais importante, elimina os dados do combate. A questão do final do jogo está muito interessante, assim como a do mercado e os vários aspectos que o Dugy destaca.

É bom. É bom de certeza… Soberbo? Talvez… as próximas partidas o dirão.

Só agora vi a entrevista…  Nossa senhora… Vamos ter um prémio nobel com certeza. xD não será o de matematica visto que não foram feitos calculos xD

Mesmo assim… só posso dizer que é bonito pois nunca joguei.

Ganhar o Nobel da Matemática? não te preocupes que esse não existe wink

CIA

Só queria fazer uma piada ;( e tu destruiste o meu momento xD

… após um jogo a 3 jogadores.

Compreendo o que o Tiago acima referiu, pois se tudo leva a crer que estamos mais do mesmo, não é bem assim.

A abordagem histórica e didáctica do Mac Gerdts mantém-se, aconselho inclusive a leitura do anexo histórico que vem com o jogo, como aliás é seu apanágio.

Digo-vos que a primeira partida foi tão disputada que ficamos separados todos por um ponto, num final dramático!

Quanto ao jogo, não há rondel! existem contudo cartas e é essa gestão de cartas que faz o jogo, pois no final as mesmas vão ser os multiplicadores do que fizeste entretanto. Confesso que sofri de algum AP em determinados momentos pois, como vais adquirindo mais cartas (de preferência, aliás obrigatoriamente!) a mão vai crescendo e descresce quando vais jogando as cartas até que uma delas te devolve as outras de volta.

Bem sem me alongar, sem dúvida que gostei, está bem feito, é elegante e muito fácil de explicar com regras espartanas (praticamente), em que praticamente só temos que explicar uma vez o que as cartas fazem, mas poderá ser mais demorado nas primeiras ocasiões.

Um Feld com tema!!..

Deve ser de fujir, o homem nao sabe fazer disso.

Xiu, sabes lá do que falas.

Tu, meu menino, que aprecias os títulos de um tal Sr. Eklund que rega abundantemente os ditos com tema e esquece-se da parte do jogo em si… :wink:

Não é de fugir, é divertido para um Feld, mas não tem muito sumo. Joga-se. Já com outros "títulos", aprecia-se a experiência… :stuck_out_tongue:

Joguei ontem à noite e gostei, a prova disso é que hoje já dei por mim a pensar em outras estratégias e formas diferentes de abordar o jogo.

É um gamers game que só de ouvir as regras assusta, mas jogar o jogo é giro à brava, especialmente a parte em que estive sempre a encher de piratas fighting.

Vale muito pelas excelentes mecânicas que tem e pela sua jogabilidade, julgo que escala bem a 2, 3 ou 4 jogadores e que com a experiencia o tempo de jogo diminui para perto de 2 horas.

Na minha opinião, o único ponto menos positivo é a falta de ligação entre o tema e as mecânicas, mas isso para mim é tinto pois o Feld apresenta jogos com muito menos tema e eu também gosto.

Parabéns aos autores, pois foi uma excelente estreia e em resultado disso este irá parar à minha colecção.

Ao lado está o Pedro a falar do Tigris. cheeky