Jogos de Essen 2013

Ontem experimentei finalmente este jogo. Confesso que apesar de algumas críticas que vinha ouvindo sobre este jogo tinha algumas expectativas sobre o mesmo. Infelizmente, apesar de achar que o jogo não é mau, também não me entusiasmou muito. Gostei muito da mecânica de obtenção de materiais (à la Egizia) mas tudo o resto não me fascinou. A escolha das conquistas não é má, mas para mim achei demasiado linear e um pouco aborrecida (apesar de haver sempre aquela tensão de tentar perceber o que os outros terão escolhido). E depois a parte de manutenção… começar tudo novamente não é para mim algo muito apelativo.

Resumindo, não é daqueles jogos que faça questão de o voltar a jogar, mas também o jogaria novamente sem grandes problemas.

É um jogo leve e simpático e … de maiorias ou não fosse um Kramer. Joga-se entre 45 e 60 minutos e não tem downtime quase nenhum.

Combina o worker placement com maiorias e as mecânicas são muito simples, mas também muito boas.

Comprei e vou ficar com ele na colecção  ;-)

Este jogo tem uma produção muito acima da média e ainda bem, pois essa deveria ser a bitola das produtoras.

Em relação às mecânicas (worker placement e acções escondidas / bluff), gostei bastante mas há que considerar que o jogo não é nenhum brain burner e que deve ser avaliado como um jogo médio/leve.

Concordo também que a parte administrativa é muito chata, mas se todos ajudarem não custa muito.

Para mim, o maior problema do jogo é … o preço !!! medo, medo, medo …

Fica na colecção e fica muito bem :wink:

Este é um dos que quero muito muito muito… ainda não joguei, mas o que já vi parece-me excelente

Este já tenho mas ainda não joguei

Este era um dos jogos que queria comprar, mas já o joguei e apesar de ter gostado e achar que é um bom jogo e que em termos de produção é simplesmente fabuloso, penso que o preço é elevado para o que tiro dele…

É bom mas penso que não para 60€ ou mais

Mais um que me desperta muito interesse

Já tão 3 n alista:

Nations

Glass Road 

Lewis & Clark

Este parece-me interessante mas ainda tenho que ver um gameplay disto

Mais um para a a lista:

Nations

Rokoko

Glass Road

Lewis & Clark

Joguei 3x: um solo, um a 2p e um a 5p. Gostei muito do jogo tal como do Agricola.

Não sinto falta das cartas pois são compensados pelos muitos edifícios (e ainda só joguei com metade!).

A produção do jogo é excelente e destaca-se do Agricola pelo tema mais bem humorado, por abrir ainda mais o leque de hipóteses (mais animais, mais coisas para desenvolver no nosso tabuleiro) e os nossos familiares poderem evoluir enquanto guerreiros!

A repetir diversas vezes!

Estou interessado neste e hoje já devem sair os videos do Rahdo para ver o gameplay

Mais um para a a lista:

Nations

Rokoko

Glass Road

Lewis & Clark

Madeira

Este já há muito que me parece interessante e já tinha saido antes de Essen, mas muito pouca informação sobre ele… a ver se agora vai aparecer mais

Estou à espera que este chegue da campanha do Kickstarter

Tenho que ver um gameplay deste… mas desperta o interesse

Estou à espera deste do KS também

Joguei 1x, achei algumas ações como sendo obrigatórias como primeiras escolhas em cada ronda e isso torna algo prevísivel essa parte do jogo.

Acabamos o jogo e ficam 70% de coisas ainda por fazer, nunca tinha sentido tal coisa noutro jogo. Mesmo especializando é difícil ir até ao fim.

A diferença de pontos entre os jogadores no final é grande e leva-me a pensar que o jogo não estará muito equilibrado.

A escolher ações é capaz de haver 1 que dá 20-25 pontos e as outras não acrescentam quase nada ao nosso jogo (ao contrário de outros jogos onde quase tudo é bom e queremos tudo - aqui houve vezes em que não queria nada!)

É bom jogo mas nada novo nem de perder a cabeça. Repetirei com gosto quando se proporcionar.

Tb me parece interessante… gosto da polémica :stuck_out_tongue:

Outro que quero ver um gameplay