Jogos de Essen 2013

Joguei 2x: uma a 2p e outro a 3p. O jogo parece que acaba demasiado rápido! Até um Ticket to Ride leva mais tempo que isto! O que pode não ser mau pois o jogo tem "sumo" e bastante em que pensar.

Gostei muito das rodas de produção de vidro e barro, geniais mesmo!

Tem muita rejogabilidade pois ainda não vi nem metade dos edificios e várias estratégias ainda por explorar.

Recomendo dado o tempo que dura e o sumo que tem. Irei continuar a procurar jogá-lo.

Era o jogo que tinha maior expectativa, o design gráfico está optimo e os autores são conhecidos por fazerem várias versões de 18xx. Acabei por jogar dois jogos de seguida, e se no primeiro fiquei convencido que a estratégia de industria era demasiado forte, com o vencedor a amealhar 350-375 pontos e um avanço significativo sobre os restantes, o segundo jogo veio contrariar-me com o vencedor a investir na linha transiberiana para 399 pontos finais. Aparentemente as estratégias não são tão desiquilibradas quanto isso.

Agora, concordo que o jogo está mais scripted que um blockbuster.… As escolhas iniciais são invariavelmente as mesmas - Engenheiro, 2 Rublos e 2 trabalhadores temporários, e uma vez escolhida a estratégia principal - Industria e uma das linhas menores, ou a linha transiberiana - existem claramente opções certas e todas as outras que pouco acrescentam. Ou seja, é um work placement sólido mas de duração limitada, suspeito que em meia duzia de jogos fica completamente explorado e sem nada para oferecer de novo.

Se o outro era o agricola 2 este é o Through the Ages 2. Acho q este tem 2 grandes vantagens em relação ao seu precessor. Primeiro demora menos tempo e segundo é muito mais fácil entrar num jogo como o Nations devido a simplicidade das regras. Isto tudo mantendo a dificuldade do jogo. Achei interessante podermos jogar o jogo em diferentes níveis dando handicap a alguns jogadores se for necessário.

Este jogo ficou conhecido em Essen como o jogo a levar para jogar com a mulher :stuck_out_tongue:

É um jogo mt simples de maiorias. Joga-se rápido com algumas decisões sobre equilibrio entre maiorias que nos dão mais pontos ou maiorias que nos dão mais vantagem in-game.

Um worker placement várias mecânicas conhecidas que ao longo de 3 seasons vamos tentado ganhar o favor do rei especializando-nos na guerra, arte ou ciência. Para isso temos de recolher recursos, construir edificios e especialmente melhorar o nosso deck de ações.

Um jogo mm só pa diversão de destruir um cidade. Se bem que é preciso algum cuidado para não deixar fugir os mepples e comer os correctos.

O número limitado de ações que podemos realizar é o que torna o jogo interessante. Normalmente temos 12 ações mas é possível chegar as 20 se soubermos deduzir o que os nossos adversários vão jogar. Existem bastantes combos para fazer e a gestão de recuros tem de ser mt cuidada. Isto torna o Glass Road num jogo muito rápido mas ao mesmo tempo mt estratégico.

Tendo já jogado 2x, a 2p e a 4p tenho que dizer que é um grande jogo, cheio de decisões, onde havendo dados não se sente em nada a "sorte" dos mesmos, sendo facilmente contrariado um lançamento mau que se tenha escolhido.

O jogo joga muitissimo bem a 4 e a 2 (3 não sei mas calculo que sim), algo que neste tipo de jogo pesado acho surpreendente.

A parte de scoring é muito boa, havendo 3 pontuações (1º turno 1 score, 3º turno 2 scores, 5º turno 3 scores) em 5 turnos que o jogo dura, os scores são onde estão a maioria dos pontos e não conseguir fazer um ou dois em 5 é muito penalizador para os pontos finais. Os scores também ajudam a delinear a estratégia para o jogo :slight_smile:

Foi um jogo que me atirei de cabeça, mas que definitivamente tem um lugar de destaque na minha colecção.

Podem ver neste link o meu comentário em relação à discussão TTA vs Nations

https://www.boardgamegeek.com/article/14083189#14083189

E
u gostei bastante do jogo (apesar de termos jogado com um erro nas regras) e espero voltar a joga-lo em breve

Muita curiosidade em experimentar o Trench, mas não sei se pelas melhores razões :slight_smile:

Não sei se é muito o meu estilo, mas alguém que já experimentou que possa comentar?

O Dugy tem o jogo e vai levar hoje para o semanal no Porto, mas não me parece que seja o meu estilo de jogo… ele depois deixa aqui o comentário dele

joguei ontem a 4, é um jogo de maiorias, sem sorte, está lá tudo no tabuleiro À vista. Só um jogo não dá para elaborar grandes teorias, mas um bom jogo para oportunistas sacarem pontos às custas das obras feitas pelos outros.

3 simples acções em que quando chega a tua vez podes fazer uma: buscar dinheiro ou construir edificios ou buscar dinheiro e construir edificios.

Jogo é muito fluido nos primeiros 2/3, o ultimo terço há que analisar bem onde se coloca edificio para maximizar pontos, aí o jogo pára um bocado para processamento mental.

Joguei, gostei da companhia, correu bem, agradável, mas não achei que fosse a ultima batata frita do pacote.

Ainda só joguei este jogo 1 vez, mas claramente é um daqueles jogos que quero repetir.

Regras relativamente simples, duração de jogo reduzida (30m) e muitas escolhas. A possibilidade de fazer combos não é claramente a minha especialidade mas isso não faz com que eu goste mais ou menos de um jogo. O mecanismo de obtenção de recursos é muito interessante e a quantidade diferente de edificios parece-me fazer com que a rejogabilidade seja elevada.

Este é daqueles que estou na dúvida se vem ou não na minha próxima encomenda! indecision

Aguem tem este em Lisboa ? Gostava mesmo de o experimentar também smiley

Rockwell

Para mim este jogo foi, até agora, a maior surpresa (no bom sentido) que tive.

Confesso que, talvez por ter apenas seguido muito superficialmente as novidades dos jogos de Essen, estava longe de imaginar que iria achar este jogo tão interessante. Mas atenção, para mim o jogo não é extraordinário mas sim apenas bom+, só que quando não tens grandes expectativas a probabilidade de seres apanhado de surpresa é maior.

Ainda só o joguei uma vez e por isso a minha opinião vale o que vale, mas de qualquer modo já deu para sentir o feeling do jogo. É um euro puro em que mais uma vez o tema é pouco ou nada importante, mas tem uma jogabilidade que me deixou bastante satisfeito.

É mais um daqueles que quero repetir assim que tiver nova oportunidade.

SOS Titanic

Eu gosto mt do jogo. Mas eu gosto de jogos para 2 e não tenho problemas com abstractos. A maioria das pessoas com que joguei não gostou do jogo. E sim não é um jogo para todos. É um jogo tático em que tens de te adaptar as jogadas do adversário. As criticas que têm feito ao jogo é que gera muito AP, não conseguem preparar as suas jogadas para o próximo turno porque o adversário destrói tudo e ainda a sorte das cartas que te saem. É tudo verdade.

Quanto as cartas que saem é uma coisa que acontece em todos jogos de cartas. Este jogo tenta resolver isso com 1 ação de refresh.

Quanto ao AP é culpa dos jogadores :stuck_out_tongue: Mas a verdade é que é um jogo que ao príncipio e muito lento e torna-se mais rápido e interessante com o número de jogos que fazemos.

Por ultimo o não conseguirem preparar as jogadas tenho a certeza que o outro jogador esta a sentir o mesmo. E de certeza que uma batalha real é mesmo isto que acontece. E o objectivo do jogo não é por todas as nossas peças em jogo tendo uma força muito superior ao adversário porque isso até pode ser mau devido haver umas cartas que ajudam a nivelar o jogo quando um dos jogadores está a ficar muito mais forte que os outros.

Eu acho um jogo interessante para o qual convém ter algum pensamento espacial 2D. A versão que eu gosto mais que é jogar por objectivos é bastante interessante porque tu não queres aniquilar o adversário mais mante-lo em sentido enquanto vamos fazendo pontos (jogadores novos tem a tendência a esquecer-se dos objectivos devido a temãtica do jogo - Luta numa arena). Acho que o jogo sofre um bocado por não ser totalmente abstracto mas os jogadores também não conseguem ve-lo como um jogo temático devido as mecãnicas de jogo. Por outro lado esta é uma mecãnica nova e diferente.