jogos de palavras

em primeiro lugar agradeço ao Ricardo e ao Rui por me ajudarem a esclarecer o meu ponto de vista!

Segundo, se se estava a discutir acerca da origem dos roleplays tal como os conhecemos, há que ver isto em dois periodos tal como em qulquer sistema físico:

regime livre - sempre que há uma alteração num sistema, há uma fase em que há um comportamento às vezes até irregular que faz o sistema tender para o regime forçado - posso comparar isto com uma fase evolutiva

regime forçado - depois de o regime livre estabilizar, o comportamento do sistema está finalmente caracterizado e as coisas rege-se por esta ordem! pode-se chamar o fim da evolução (o que não impede que não hajam mais evoluções ainda)

Se estamos à procura de uma origem temos que olhar para o regime livre, e não para o forçado, e perceber a evolução das coisas!

Provavelmente esta historia dos jogos de simulação pode ter começado pelo kriegspiel, e com o tempo ter evoluido para outros jogos de guerra, (não quer dizer que inconscientemente não se tenha feito roleplay a brincar ao aluno mal comportado e à professora marota, mas acho que neste caso o objectivo não é o mesmo do que estamos a falar)

Voltando aos jogos é mais que natural que tenha havido um grupo de jogadores que se tenha visto restringido pelas regras, ou pela escala (porque normalmente nos wargames nunca te vez assumido numa batalha, pensas que estás ao comando das tropas/recursos, mas raramente te imaginas lá em baixo na mesa a desviar das balas/setas/bolas de fogo), e decidiu criar uma versão menos restricta do jogo em que para garantir alguma "luta" tiveram que incluir um arbitro no jogo (como também acontece em n wargames, e era até normal no inicio destes, mas é um hábito que se tem vindo a perder nas ultimas decadas)

Digo isto também pois lembro-me da minha primeira sessão de call of cthullu em que participei à 18 anos atrás em que os outros jogadores já eram veteranos em roleplays (e antes disso em wargames) e mesmo em cthulu tinha-se o feeling de mapas e figuras de D&D, quando eu comecei nas minhas sessões de RPGs a situação era a mesma, vinha de um passado de jogos de guerra e queria certamente incluir essa faceta na sessão de RPG!

Claro que fiz n sessões de RPG apenas com papel e caneta e algumas caricas de cerveja para exemplificar algumas situações posicionais que muitas vezes eram dificeis de comunicar!

a minha comparação com os wargames vem desse primeiro periodo em que me iniciei com os rolepays e havia nitidamente esse feeling!

Hoje em dia o roleplay já definiu muito as suas fronteiras com os outros jogos e tem estilos e filosofias proprias de jogo e até os proprios jogadores quando iniciados nesta arte já recebem uma formatação psicologica para o jogo diferente do que acontecia à umas decadas atrás!