LeiriaCON 2017

Concordo em absoluto Hugo…



Eu por exemplo faço por jogar com pessoas com que normalmente não jogo, não percebo muito bem o pessoal que vai e unica e exclusivamente joga com aquelas pessoas com que joga normalmente… obviamente que também jogo com os meus amigos do meu grupo mas jogo mais com pessoas com que normalmente não jogo…Eu joguei 8 jogos diferentes, joguei com duas pessoas do Grupo do Porto e joguei com 11 pessoas que não são do grupo do Porto, e adoro isso, estar a jogar com pessoal diferente, pessoal que às vezes só vejo nesta Con.



Expliquei, como já disse, 4 ou 5 jogos, em nenhum deles me foi pedida a explicação, simplesmente não estava a jogar nada na altura e vi que estavam a pegar ou a ler regras e cheguei à mesa, às vezes sem sequer conhecer as pessoas, e perguntar "Querem que vos explique as regras do jogo?", para mim é esse o espírito da Con, o de conviver com pessoas diferentes, conhecer mais malta, ajudar quem conseguir, ficar N tempo na recepção a falar com as mais diversas pessoas… joguei 8 jogos, podia ter jogado outros 8 ou mais se estivesse unica e exclusivamente a jogar, mas o tempo que passo a conviver é tão bom como aquele que passo a jogar :slight_smile:

 

Outro exemplo foi o de na 6ª feira de manhã estar a montar o Terraforming Mars e passa um rapaz (que agora já não me lembro do nome) e que me pergunta se vou jogar, digo que sim mas que a mesa já está cheia e que só estou à espera que o pessoal chegue… ele diz que tinha curiosidade em aprender o jogo e naquele momento expliquei-lhe as regras todas do jogo, tal como expliquei aos outros que vinham jogar comigo passado um bocado. Fiquei a conversar com ele e fiquei a saber que era a 1ª vez que ele ia e que tinha ido sozinho e por isso estava assim um bocado com receio de não encontrar com quem jogar. Passado um bocado, o Rahdo e um dos meus amigos aqui do grupo do Porto iam começar a jogar um jogo, fui procurar esse tal rapaz e disse-lhe, "Olha, vai jogar com eles" não interessava qual o jogo, apenas interessava po-lo a jogar, e foi com o Bonus do Rahdo :stuck_out_tongue:

 

No dia seguinte conversei mais um bocado com ele na recepção do Hotel e estava todo contente pela ajuda que lhe tinha dado e porque tinha arranjado um grupo com quem estava a jogar… maravilha :slight_smile:

 

É isto a Con, é para isto que serve, e todos nós fazemos aquilo que podemos e às vezes até mais que aquilo que poderia ser pedido apenas e só pelo prazer de ajudar.

 

Eu percebo obviamente a sugestão do Sérgio e sei perfeitamente que ele apenas queria ajudar, mas obviamente que as pessoas já têm alguma experiência disto sabem como as coisas funcionam e que se não fizeram melhor é porque é praticamente impossível fazer melhor… foi explicado o motivo disso acontecer e mesmo assim houve mais comentários a reforçar que deviam mudar as coisas, feitos de uma forma não muito constructiva e obviamente que depois há reacções… mas pronto, já está tudo entendido e discussões encerradas…

 

Obviamente e como tu dizes e bem, quem está inscrito no aqui, quem tem conta no BGG, quem frequenta os foruns, quem vê videos, quem compra jogos online é um Gamer, não é um curioso ou alguém que não sabe o que são os jogos de tabuleiro, e como foi sugerido, essas pessoas quando vão a este tipo de Cons, devem tentar fazer uma lista dos jogos que querem jogar, o ideal seria até ter a lista organizada por ordem de preferência e depois disso feito, ler as regras de 1, 2 ou 3 desses jogos para se conseguir efectivamente arranjar um grupo para jogar já ter alguma preparação.

No caso disso não poder ser uma hipótese, tem que estar preparado para ler as regras no local… agora, não pode é estar na expectativa que vai ter sempre pessoas disponíveis para explicar todos os jogos, isso é simplesmente impossível, por mais que digam o contrário!

 

Se for um curioso, uma pessoa que não anda nestes forums, que não conhece jogos de tabuleiro mas que ouviu falar e decidiu ir, a essas pessoas tenho a certeza que não faltaram sugestões para o que deviam jogar e que tiveram sempre quem lhes explicasse esses jogos!

ora sou eu esse rapaz. Para mim foi uma experiência única estar nesta Leiriacon. Porém, tenho também a dizer que ela não foi ao encontro das minhas expectativas. Não estou a dizer que foi pior, o que eu estou a dizer é o que eu esperava era que a con fosse uma maneira de experimentar muitos jogos diferentes, conhecer o mercado, e aprender a jogar. Fiquei com essa impressão porque a) não me tinha sido dito nada em contrário; b) na drive parecia que iria haver uma base de dados e uma forma de contactar pessoas que sabiam explicar os jogos; c) que a con era para conhecer jogos diferentes.



Percebo que a Leiriacon seja diferente de outras por ser mais gamer (i.e. Mais para pessoas que sabem o que querem jogar e que sabem jogar o que querem jogar) mas isso não é referido nunca. Só quem já esteve numa o sabe. E eu por várias vezes me tinha queixado da con não ter um programa, o que faz ser difícil alguém ter expectativas que estejam em acordo com a realidade caso nunca tenham estado numa.



Assim, não acho que a Leiriacon ser como é é um problema. O que eu acho é que ela tem que se afirmar como tal. Se eu soubesse de antemão que a con era mais para gamers (na definição acima) e menos para curiosos, não teria ido. Agora que já fui, saberei como me preparar para ir para o ano, e terei o maior prazer em lá estar novamente. 



É tudo uma questão de expectativas e de definir muito bem e a priori o público alvo.



P.S. - obrigado por me teres sugerido jogar Rhodes com o Rahdo, foi uma excelente experiência! :slight_smile: concordo também contigo: o que mais gostei nesta con foi de ter conhecido as pessoas que conheci, mais até do que os jogos que joguei.

:) 



O que te posso dizer, é que as Cons não se "anunciam" como mais para gamers ou não… não é esse o objectivo, apenas ficam assim devido às especificidades de cada uma delas…

 

Esta é mais para Gamers visto ser num hotel, de os participantes irem e ficarem dois ou três dias em que vem gente de todo o país e mesmo de fora como deves ter reparado nos espanhois, alemães, ingleses, etc, é uma con diferente da do Porto ou de Lisboa em que as pessoas que vão são pessoas que moram naquelas zonas, obviamente que tb vem pessoal de outros pontos do país mas são muito menos, 99% dos participantes moram nas proximidades do Porto ou Lisboa.

São até cons que têm alguma publicitação pela zona onde vai acontecer, em jornais locais e nacionais, etc… e por isso aparece muito mais gente "curiosa" que nesta Con de Leiria.

 

O que te posso dizer (tendo feito parte dos colaboradores da InvictaCon) é que tentamos ter sempre gente disponível para ensinar os jogos, mas é uma coisa muito muito complicada… é muito mais fácil ter gente que explique Fillers e jogo Introdutórios ou leves que todos nós conhecemos mas que os curiosos não conhecem e isso é igual em qq con… e tal como disse, tenho a certeza que os curiosos que apareceram na LeiriaCon tiveram sempre alguém que lhes sugeriu jogos para jogarem e que lhes explicou esses mesmos jogos… Agora, em termos de jogos mais pesados e complicados as coisas são diferentes, as pessoas que conehcem bem o jogo para o poder explicar são menos e muitas vezes não estão disponíveis, e por isso, o mais fácil mesmo é as pessoas já irem preparadas.

 

Percebo o que dizes da "falta de informação" mas acho que isso foi porque talvez esta tenha sido a tua primeira con, é que esta nada tem a ver com uma Con como Essen, em que ai sim, cada companhia tem a sua Booth e tem lá pessoal para ensinar os seus jogos… mas essas companhias pagam para lá estar, para vender… as pessoas pagam para entrar… etc… há conferências e palestras… nada disso foi anunciado para esta Con porque aqui vai-se para jogar… não estão editoras lá a vender jogos, se estivessem certamente teriam pessoas lá para explicar os seus jogos.

O que te posso dizer é que nenhuma Con em Portugal, pelo menos que eu saiba tem um Programa de actividades, as únicas coisas que estão marcadas nas cons são Torneios que eventualmente possam existir, tal como houve aqui com o Estoril, Catan e Netrunner, o resto é aparecer e jogar.

 

O que posso dizer é que ainda bem que foste, nem que tenhas ido ao "engano" porque se não tivesses ido por a Con ser diferente daquilo que querias não a tinhas vivenciado e não irias novamente para o ano…

 

A Con é para TODOS, não apenas para gamers, é mais frequentada por Gamers devido às suas caracteristicas intrinsecas e únicas que já referi em cima e por isso também se espera que os participantes mais Gamers tenham uma preparação e disponibilidade para ajudar diferente dos meramentes curiosos… mas é para todos e acho que isso ficou bem demonstrado pelas diferentes pessoas que por lá passaram. :slight_smile:

Sérgio. O facto de teres gostado muito e de ires amanhã novamente, se fosse o caso, não está em causa. O mesmo comigo. Esta discussão é típica da Internet. Não há, nunca houve, intenção nossa de mostrar azedume ou falta de cordialidade para com as sugestões. Mas quando elas são feitas, quaisquer que sejam, também temos de entender que pode haver uma espécie de contra proposta que nem sequer, repito, nem sequer, está relacionado com a falta de intenção de a cumprir.



Aquilo que queremos dizer mas que a Internet não ajuda nada a que se entenda de forma clara é que é muito mais complicado hoje, com 500 pessoas, conseguir explicar jogos de uma forma competente quando comparando com as 30 pessoas que tínhamos no IPJ. Apesar de sermos, na génese, um evento para gamers, deixámos e o ser quando nos colocámos num hotel da dimensão deste e com a acessibilidade que este tem, ao contrário do que éramos na Quinta do Pinheiro, um local muito mais espcífico nada à mão de nada. Portanto, nós já assumimos que também somos para além de uma convenção de gamers, tal como de resto eu expliquei no meu comentário quando referi que estamos vocacionados para explicar as regras do Ticket to Ride ou até sugeir jogos novos a novos utilizadores que ainda não sabem bem ao que vão.



Mas realistas que somos, se crescermos 5%, mesmo que tenhamos mais uma pessoa ou duas na organização, que é uma eventualidade, não nos vai ser possível fazer melhor que o que fazemos. 550 pessoas com 300+ jogos é fazer as contas.



As outras sugestões, não sendo melhores que a da explicação das regras, são mais realistas porque tangiveis. Mas nunca podia ter ficado a ideia que a sugestão era má ou que nós não concordamos com ela. Resumindo, fica a promessa de que vamos tentar melhorar em tudo mas que fique claro também que o futuro tem de passar por uma mudança no paradigma. As regras são para quem vai jogar o jogo. Caso a ajuda esteja disponível, e vamos tentar aumentar a disponibilidade, tratamos nós disso.



Quanto ao resto, até breve! :) 



Paulo

 Como fui eu a falar disto vamos lá elaborar um pouco mais.



 Primeiro que tudo organizei pelo menos 5 anos a InvictaCon e vou para a 10ª edição da RuralCon. São duas convenções completamente diferentes e completamente diferentes da LeiriaCon e de todas as outras Convenções.



 Quando falo em gamers falo em pessoas que conhecem já jogos, que se interessam por jogos e que já jogaram alguma coisa. Quando falo em curiosos são pessoas que podem até nem saber o que são estes jogos modernos ou que conhecem muito poucos.



 Isso não quer disser que na LeiriaCon não apareçam curiosos e não possam aparecer, mas não é feita divulgação para que isso aconteça. 



 Por exemplo no Porto já chegamos a ir à Praça da Alegria antes da InvictaCon, a malta de Lisboa também já foi à televisão apresentar a LisboaCon.



 Pelo que li aqui nenhuma das pessoas que falou aqui é um curioso, se não estou enganado dei até boleia a um deles e já jogou vários jogos e até wargames (quem joga um Friedrich não é um curioso neste hobbie).



 Mas isso não impede que apareçam curiosos em Leiria, e posso até falar que vi imensas crianças no evento que de certeza que não são gamers.





 Só para terem uma ideia de que o que falam é muito complicado. O Grupo de Boardgamers do Porto nos últimos anos temos estado na ComicCon, um evento em que não organizamos nada mas estamos lá apenas a explicar jogos. No ano passado tinhamos umas 50 mesas e este ano 40 mesas, ou seja um espaço para cerca de 200 pessoas.



Temos estado cerca de 20 voluntários no evento, ou seja, cada pessoa estaria responsável por 2 mesas e mesmo assim nem sempre é fácil gerir tudo e explicar todos os jogos. Tal como já falei há sempre algum jogo que temos lá que só uma ou 2 pessoas sabem explicar (claro que isto é um erro de organização nosso). E falamos em jogos simples que demoram 5/10 minutos a explicar,





 Posso também falar que raramente ou nunca vi membros da organização a jogar jogos (em todos os anos), por exemplo na InvictaCon todos ou quase todos que organziam jogam jogos também.





 Eu nunca tive problemas em jogar um jogo na LeiriaCon.



Sei que não serei um jogador normal.



Mas vou para este evento para me divertir e estar com outro pessoal que não estou normalmente. Até posso jogar com uma ou outra pessoa do Porto mas nunca estou a convenção toda a jogar com as mesmas pessoas (coisa que até me faz um pouco de confusão).



 Se possível quero experimentar jogos novos, mas se não for possível jogo outros.

Nunca vou para o evento a pensar que quero jogar este ou aquele jogo, por isso se não tenho quem me explique um lá arranjarei com quem jogar outro. Por isso mesmo também não preciso de ler regras nenhumas antes.



Temos uma ludoteca de 300 jogos será assim um problema tão grande eu querer jogar um jogo e não ter quem mo explique? Tenho outros 299 que ainda restam.



 Tal como já tinha falado expliquei um ou outro jogo, mas expliquei ou porque me pediram ou porque me ofereci. Um dos que expliquei estava alguém a procurar um jogo para um casal na ludoteca e eu sugeri alguns jogos e acabei por o ir explicar sem qualquer problema.



 Muita gente faz de livre vontade o mesmo e muita gente até gosta de o fazer. Mas para todos os efeitos essas pessoas estão lá para jogar. Ninguém pararia um jogo que estivesse a jogar para explicar outro jogo, principalmente um "grande" jogo, não só por ele mas principalmente pelas outras pessoas que também jogam.



Acho que esta maneira informal de alguém explicar jogos poderá sempre acontecer, mas algo muito organizado dificilmente poderá acontecer.



 Só para terem uma ideia 2016 foi o 1º ano em que na InvictaCon os voluntários se organizaram por turnos e mesmo assim certos horários não tinhamos voluntários suficientes para o que precisavamos. Antes sempre funcionou com 2 ou 3 sempre na recepção e os outros iam aparecendo. 



 É completamente impossível garantir que existe sempre alguém disponível para explicar um jogo, principalmente falando numa ludoteca de 300 jogos com muitas novidades. Seja por não terem voluntários suficientes seja por quem sabe explicar o certo jogo estar a explicar outro ou fazerem outras coisas.



 Será que se pode mudar? Mudar e melhorar pode sempre, mas parece-me que algo organizado como se tem falado não é muito fácil.



 Nunca me pareceu que faltassem voluntários/organizadores na recepção e no jogo programado que tinha Here I Stand um membro da organização esteve lá hora e meia a explicar, sendo que de seguida foi logo explicar outro.



 Quanto à questão das conferências e existir uma agenda definida sei que a LisboaCon organizou um ano umas conferências. Pelo que sei não teve muitos participantes, até porque não voltaram a repetir.





 Quando falei em curiosos/gamers não queria ofender ninguém. Mas como já expliquei considero todas as pessoas que falaram gamers e não curiosos no hobbie e por todas as razões a LeiriaCon é claramente uma convenção que tem como público alvo os gamers.




É muito raro acontecer, mesmo muito raro, mas o João falou muito bem e estou 100% de acordo!!!

5ergion e crucius,



Creio que nesta altura tudo está já mais esclarecido.

A forma de comunicar que aqui usamos é propensa a insterpretações variáveis, daí alguma confusão sobre as intenções dos envolvidos.

Em todos os posts que li aqui, as intenções são as melhores. Às vezes são é menos bem interpretados. Acontece e passa…



Não pretendo alimentar a confusão nem prolongar a discussão, apenas deixar um par de notas sobre aquilo que foi falado, sabendo que as vossas sugestões já estarão a surtir efeito sobre a LeiriaCon de 2018 que será de certeza melhor que a de 2017, por muito que isso pareça difícil.



Em relação à natureza mais "gamer" da LeiriaCon, é quase uma ilusão. A LeiriaCon é a que oferece mais oportunidades de que quem não vai para jogar, quem acompanha os jogadores, tenha outras coisas para fazer no evento (SPA, piscina, passeios à beira-mar). Será provavelmente a Con mais familiar das que se fazem no país. Basta ver a quantidade de crianças que por lá andava…

Sim, jogam-se coisas pesadas e longas. Sim, experimentam-se protótipos. Sim, a vasta maioria de quem vai já joga noutras ocasiões e dedica uma boa parte do seu tempo a este hobby. Essa é a parte "gamer" da coisa.

Mas há espaço para todos e os "curiosos" são conduzidos aos jogos mais leves, mais de introdução. E para esses há sempre alguém disponível para explicar, seja ou não da organização, porque a própria natureza dos jogos se presta a isso.



É é por isso que a LeiriaCon não deve ser publicitada como "para gamers". Porque como dizes, crucius, não terias ido. Nesse caso e vê só o que terias perdido e o que esta comunidade teria perdido. Seria menos um a descobrir que é um "gamer".



E sim, 5ergion. Tu também és um gamer. Se dedicas tanto tempo a ver vídeos, a ler sobre jogos de tabuleiro, és um gamer. És um de nós, se quiseres ver a coisa assim.



E em breve serão vocês a fazer o que eu fiz. A jogar Rhodes com desconhecidos e a trocar impressões com eles sobre estratégias e pontos mais ou menos positivos do jogo. A estar incomodado por ver alguém a lutar com as regras de um jogo talvez demasiado complexo para as circunstâncias como o Kanban e a parar o meu para tentar dar uma ajuda (que poderia ter sido bem melhor, bem sei).



E, muito provavelmente, um dia estareis neste ou noutro site a tentar abraçar e garantir que quem cá chegou há pouco se sinta bem-vindo e perceba melhor as dinâmicas destes eventos…



Porque "gamers", somos todos.

_

Devia haver LeiriaCon 2 ou 3 vezes ao ano … angelcool



Obrigado a todos pelo excelente fim-de-semana e até à próxima!

Tal como disse agora o Pedro, gamers somos todos.

Podem ter a certeza que já estou a pensar em formas de melhorar a questão da explicação de jogos, até já tenho uma ideia, mas passa pela colaboração de todos nós para que realmente funcione e eu espero que funcione.



E para terminar, deixem-me que vos diga o quanto vos invejo. Porque eu também gostaria de ir 3 dias para um hotel 4 estrelas e jogar jogos até cair para o lado. Não me interpretem mal adoro fazer a LeiriaCON e tenho imenso prazer em estar nas outras conveções, mas inda assim tenho inveja de vocês.

quote=costa Na hora de jogar, todos preferem jogar um jogo do que explicar um é isso é perfeitamente aceitável. (…)[/quote]



Nem todos… wink 

(sorry, couldn't resist!)

Eu não hesitaria em perder uma tarde ou uma manhã a explicar jogos ao pessoal se houvesse um sistema para isso, como noutras cons.

E aqui fica, mais uma vez, o meu profundo agradecimento pela tua atitude, Mallgur… O Kanban era um dos muitíssimos jogos de que já tinha visto o Runthrough do Rahdo e o Gaming Rules! do Paul Grogan (aliás, tinha-o a rodar no tablet, enquanto estava a ler as regras), mas há sempre pormenores que escapam (por mais preparação que tenha tido - sim, tinha uma lista e preparei-os!) e, por isso, a tua ajuda foi muito benvinda.



No entanto, e apesar de a tua atitude filantrópica ter sido espontânea (não fomos nós que pedimos ajuda), fiquei a sentir-me muito mal porque percebi que, e com toda a razão, os teus colegas ficaram um tanto aborrecidos por teres interrompido um jogo para nos dares aquela mãozinha… e esse foi um dos motivos pelos quais decidi ousar sugerir alguma coisa neste aspecto.




Ler isso, traz-me tanta alegria, que, mesmo sem saber qual é a tua ideia, posso desde já dizer-te: conta comigo, carago!!!wink

[quote=Priskus]

A solução que eu vejo para isto é usar a agenda, já é usada para marcar jogos porque não usar também para:

Solicitar explicação das regras de um jogo:
Exemplo:
Preencher na agenda que no Sábado, às 21h30 gostaria de aprender a jogar Terraforming Mars.
Outros jogadores que tivessem interesse poderiam inscrever-me para aprender...
Quem souber explicar o jogo e se quiser comprometer com o horário inscreve-se como explicador...

Voluntariar-se para explicar as regras de um jogo:
Exemplo:
Preencher na agenda que no Sábado, às 18h00 irá ensinar a jogar Eclipse a quem quiser aprender.
Quem quiser aprender a jogar o jogo inscreve-se...

[/quote]

Isto parece-me uma excelente ideia. Até podia ser feito em duas fases.

- Uma primeira na drive, nas semanas anteriores à Con, e que permitiria ter o "esqueleto" dos eventos de explicação.
- Uma segunda no próprio local (por exemplo, num placard grande à entrada) que permitiria entradas e inscrições de última hora.


Mais um ano, redobrados parabens pessoal! Organizaçao a roçar o 'mediano +' … um dia lá chegarão ao 'bom -' eheheh … temos tempo… :slight_smile:



Agora a serio… o vosso esforço valeu a pena, isso não haja a minima duvida!



Coisas a melhorar, ha sempre… a perfeiçao é inatingivel…



3 dias em cheio, joguei bastantes jogos, apenas 1 que ja conhecia, de resto tudo novidades… o facto de ser a primeira Con pos-essen tem essa atração… adoro



Ainda um abraço a todos com quem tive o prazer de jogar, pessoal do Porto, Lisboa, Braga e Aveiro… bons momentos, vemo-nos ja na proxima Con!



Quanto ás instalações de facto ha coisas a melhorar: fiquei muito aborrecido por a minha Villa nao ser a de riscas verdes e brancas! :slight_smile: imperdoavel, a rever… 



abraços 

Costa a solução para as explicações é simples! A organização preocupa-se com as pessoas mais recentes no hobby ou até curiosos que possam lá aparecer e o resto da malta leva a lição estudada de casa ou lê as regras no local :smiley:

Considero que uma criança de 5 anos que:

  • Acorda e diz "quero jogar um jogo, só depois é que quero ir à piscina do hotel"
  • Depois da viagem de regresso, ao chegar a casa, pede para jogar mais um joguinho, depois de um fim de semana intenso de joatinas…

    é um gamer!

    Gamer é na cabeça, não na idade; o grau de dificuldade do jogo não interessa; podes é diferenciar "heavy gamers" dos outros, mas mesmo assim, isso também é subjectivo…

Grande fim-de-semana!



Sai com a "barriginha" cheia de gozo e com o "jogómetro" devidamente recarregado.



Convívio do melhor e grandes "jogatanas".



Jogos em grande escala, que foram um regalo para a vista e para os neurónios, como o Railways of the World, Twilight Imperium 3ed. e o Scythe.



Outros, menos vistosos, mas com mecânicas excelentes, como o Adrenaline, Terraforming Mars e o Imperial (logo que vi o Marc Gerts fui dar-lhe os parabéns todo entusiasmado - ele deve ter pensado "- Em que caverna é que este esteve estes anos todos? O jogo tem 10 anos!"



Para terminar o dia, já só dava para um "party game", já estava tudo "fritado". O espião que se lixe, pois ele é que tem o hot spot… "Spyfall", que grande pequeno jogo!



O meu obrigado a todos os que ajudaram a tornar possível mais uma edição da LeiriaCon.



Até para o ano!

Peço agora a vossa ajuda para identificar esta peça.


Vou perguntar no grupo do bgg no facebook que alguem vai saber num instante…