LeiriaCON 2017

Antes de mais, obrigados a todos da organização pelo excelente evento.

Mais um ano passou e, este ano ao contrário dos outros, voltei com um portabagagens cheio de jogos novos (muito graças a uma excelente mathtrade e a uma boa loja e usados).

Não tenho nada a apontar à organização, mas de facto, para o próximo ano vão ser precisas mais salas (mesas e cadeiras com fartura).



De facto é pena ver o pessoal a "comer" mesas sem necessidade. Bem sei que há vezes em que é chato ir à ludoteca trocar de jogos e depois não ter mesa, mas isso não justifica uma mesa inteira de pessoas desaparecer. é uma falta de consideração dessas pessoas ao menos não ficarem pela mesa a falar e a ocupá-la à espera do próximo jogo. É que abandonar a mesa mas deixar uns casacos a reservar a mesa não significa "fui lá abaixo trocar de jogos e volto daqui a 5 minutos", dá mais a entender "fui almoçar, esperem lá um bocado que daqui por meia hora ou uma hora já ca volto…".

Por outro lado, vi várias mesas com jogos montados mas ninguém a jogá-los. Em alguns caso parece-me até que eram mesas só ocupadas com jogos montados para mostrar, mas sem ninguém lá (acho que foi um Roma, ou coisa do género).



Deixando esse azedume de algumas pessoas serem umas bestas pouco civilizadas, acho que correu muito bem.



Quanto à explicação dos jogos, parece-me uma falsa questão…

Eu este fim de semana joguei Imperial Settlers, Sherlock, Blood Rage, Alien Frontiers, 7 wonders duel e mais uns quantos que não me lembro assim depressa o suficiente para colocar aqui.

Nenhum dos jogos me foi explicado, sacámos das regras lemos na diagonal e começámos a jogar, seguindo, no primeiro turno o manual.

Demorou? Sim. Foi chato? Mais ou menos. Morri por isso? Não. Joguei menos jogos por isso? Nem por isso.

Em cada jogo sou capaz de ter demorado e média uma meia hora a ler e perceber as regras. Tudo junto se calhar comeu-me umas 3-4 horas do fim de semana, o que, tendo em consideração que estive a jogar das 11-20+00-04 num dia, das 22-04 noutro e das 11-13 no último, não me posso queixar.

Era muito melhor se estivesse a jogar com alguém que já tinha jogado, que podia explicar de forma fluida, porque íamos jogando, mas não quero estar a roubar tempo a outras pessoas que vão ali para jogar.

Acho que ninguém pode nem deve ser assim tão egoísta. As pessoas da organização também estão ali para se divertirem um bocado e não estão a receber cheta.

é que, seguindo esse caminho leva-nos a convenções em que temos de pagar para entrar, o que não me parece nada bem tendo em conta o país em que vivemos.

Acho que o Paulo deu um óptimo conselho, querem jogar a alguma coia, façam o trabalho de casa. Leiam os manuais, vejam videos, antes de ir para a convenção.

A alternativa, a meu ver e muito mal, é começar-se a pagar para o evento, para termos gente ao nosso dispor, que não faz mais nada a não ser "trabalhar para nós".

Não posso, nem quero, que pessoas como o Costa, o Paulo, o Nuno, etc. deixem de organizar estas coisas porque se torna um trabalho, quero tenham gosto e que também se divirtam com isto.

Um grande abraço a todos com quem estive na Con :slight_smile:

Mas uma LeiriaCON bem sucedida. Estou feliz e orgulhoso daquilo em que se tornou esta LeiriaCON. Há dez anos juntamos 30 pessoas numa tarde numa sala do IPJ e agora conseguimos juntar perto de 500 participantes durante 3 dias num hotel de 4 estrelas… para mim é obra. E é preciso fazer notar que o sucesso e crescimento desta convenção se deve a todos nós e a todos vocês. Por isso mesmo, o meu muito obrigado.



Quanto a algumas das questões já aqui colocadas, gostaria de realçar uma frase que o joao104 referiu e muito bem. A LeiriaCON é um evento virado para os gamers e cada vez mais para a própria indústria dos jogos de tabuleiro. Não fechamos as portas aos curiosos mas o evento é feito a pensar naqueles que já fazem parte da nossa comunidade. Nesse sentido esperamos que haja da parte da comunidade um sentido de colaboração para connosco, que sempre houve, e creio que sempre haverá. Essa colaboração passa não só pelo empréstimo de títulos à ludoteca mas também pela ajuda na explicação de alguns jogos e pelo trabalho de casa em aprender os jogos novos que queremos jogar na LeiriaCON.

É preciso não esquecer que na base organizativa da LeiriaCON somos 7 pessoas, todas elas com a sua vida, a sua família, o seu emprego, e todas elas sem excepção, com tempo muito limitado para jogos. É por isso complicado sabermos explicar tudo aquilo que desejam, mesmo que todos nós tenhamos na cabeça de cor as regras de dezenas de jogos.

Fazemos o esforço para poder auxiliar o mais possível e continuaremos a fazer esse esforço, a melhora-lo até. Mas haverá sempre um limite. Um limite que nos faz lembrar que somos apenas humanos. Porque dormir 7 horas em 3 dias, explicar jogos horas a fio, estar atento ao bem estar de todos vocês, estar preocupado com o bom funcionamento da ludoteca, da loja, da feira, dos torneios e ainda fazer sala aos muitos convidados e estrangeiros presentes… tudo isto é feito com imenso prazer, mas também com enormes sacrifícios pessoais.



Falta-me abordar aqui ainda a temática do espaço ou da falta dele. Podemos melhorar e optimizar, vamos com certeza melhorar nesse aspeto. Teremos de mudar algumas coisas e implementar outras. Aqui faço publicamente um mea culpa porque deixei o meu protótipo ROMA exposto numa mesa mais tempo do que deveria. Para o ano vamos melhorar nesse capítulo. Mas há uma coisa que é preciso que todos saibamos, nunca será possível prever quantas pessoas vão aparecer e por isso esta questão do espaço estará sempre presente. A única forma de contornar isto e de garantir que quem vem tem uma mesa, diria até, a SUA mesa, é fazer como nos EUA, em que os eventos obrigam a um registo obrigatório, pago ou sinalizado antecipadamente e limitado a um número máximo de participantes. Para já não gostaria de entrar por esse caminho.



Agora é descansar uns dias e começar já a preparar a LeiriaCON'18

Eu até expliquei 1 que tinha aprendido umas horas antes… :smiley:



A explicação de jogos é sempre algo complicado. Mesmo os donos dos jogos não sabem muitas vezes as regras, porque ainda não tiveram oportunidade de as ler por exemplo. Claro que ler antecipadamente ajuda, mas muitos decidem jogar um jogo ali na hora, por vezes algo que nem estavam a contar.



Acho que o sentido de entreajuda é que é importante, se alguém aprende um jogo e o joga, depois se alguém precisar pode tentar ajudar. Foi o que eu fiz com o GWT, sendo que, é sempre necessário perceber que se falhar um ou outro detalhe nessas situações, não podem crucificar o mensageiro.

No meu caso, não só foi a primeira Leiriacon a que fui, como fui sozinho. Por muito que tivesse uma lista de jogos que queria experimentar, e por muito que tenha até lido uma ou outra regra, não fazia ideia do que iria poder jogar precisamente pela disponibilidade de pessoas não só para eventualmente os explicar como para os jogar. Se a con é virada para gamers estabelecidos e não para curiosos ou simplesmente para gamers que não querem jogar jogos que já jogaram antes e sim experimentar novos títulos, então tal deve ser explícito. Ninguém espera que a organização seja capaz de explicar todos os jogos a todo o momento, mas na perspectiva de quem faz muitos quilómetros com uma expectativa, pode sair desiludido.



Não foi o meu caso, adorei a primeira experiência e estou certo de para o ano voltar. Conheci várias pessoas, vários jogos, tive o privilégio de jogar Lisboa com o Vital e de conhecer alguns dos jogos que mais queria conhecer, mas acho mesmo necessário ou ajustar as expectativas dos participantes através de uma maior transparência pré convenção sobre o que nela vai acontecer - essa informação era muito pouca, o que só nisso mostra que está mais virada para os repetentes - ou através de um ajuste na própria organização por forma a criar uma rede de possíveis explicadores que levam ou não os jogos que sabem explicar.

Muito obrigado a todos na organização pelo vosso excelente trabalho! 



É uma excelente ideia organizar a Con num hotel e espero que assim continue. Este ano fiz a experiência de trazer o meu filho mais velho e correu muito bem (ele gostou muito e manda um beijinho ao Luís Costa, já agora!). Para o ano, se mantiverem os preços nestes níveis, vou trazer a família toda e ficar no hotel as duas noites. É um programa porreiro para um fim-de-semana em família. Sem preocupações com a comida, com os miúdos a circularem à vontade sem que nos tenhamos de preocupar e com atividades alternativas (piscina!) quando se cansarem dos jogos.



Quanto às explicações dos jogos, não estou a ver uma solução perfeita. Uma possibilidade seria ter uma espécie de "bolsa de explicadores". Malta que não seja da organização mas que esteja disponível para dar o seu número de telemóvel e ser chamada de vez em quando para explicar as regras. Quem se quisesse oferecer para isso, fazia um registo prévio (com telemóvel, jogos que se disponibiiza a explicar, dias em que está lá, etc.). Incluia-se isso no ficheiro de cada jogo. Quando alguém requisitasse um jogo e pedisse ajuda, a pessoa que está na ludoteca só teria de ligar. Se fossemos em número suficiente, repartiamos o fardo e alivíavamos a organização. Explicar uns três ou quatro jogos em três dias não custa nada.

Só falta a malta da oganização oferecer chocolates e morangos, ou maçãs porque não? :wink:

Exactamente! E seria um prazer explicar, também!

Organização:

Em relação à organização não tenho nada a apontar, o único problema é fazerem um evento tão bom que todos os anos cresce em números...

O Costa referiu muitas das tarefas que a organização teve de fazer, mas esqueceu-se que referir que até teve de tomar conta dos filhos dos outros (deu-me uma ajudinha no almoço de sábado). E ainda teve tempo para explicar um jogo ao meu filho. E não podemos esquecer que ainda organizou a MathTrade!

Também tenho de agradecer ao Senteiro, por ter explicado o Reis de Portugal ao meu filho. Não é todos os dias que temos o privelégio de ter um jogo a ser explicado por um dos seus designers. Eu e o meu filho agradecemos! 

Aos restantes agradeço por todo o esforço e dedicação, sei o trabalho que dá pois já o tive nos tempos da TrinaCon em Abrantes. Continuem porque vale a pena...


Espaço:

O espaço não era pouco, as pessoas é que eram muitas!

Quem participa na LeiriaCon à vários anos sabe do que estou a falar. 

Em 2015 a sala do primeiro andar era a das refeições.

O ano passado tinhamos as mesmas salas e a sala do segundo andar esteve grande parte do tempo com bastantes
lugares disponiveis (lembro-me que estava lá o Memoir do pombeiro e companhia e pouco mais).


Explicação de Jogos:

Concordo que o melhor será sempre termos o trabalho de casa feito, ler as regras e ver os videos do rhado.
Por certo que se o tivermos feito será mais fácil colocar o jogo na mesa e começar a jogar (se houver dúvidas é perguntar a quem está nas mesas ao lado, se tivermos sorte até nos sabem ajudar).
Eu este ano só deu uma ajuda no Isle of Skye, vi os meus "companheiros" de Eclipse de volta do livro de regras e acabei por explicar o que ainda não sabiam. Como já foi referido o espirito terá de ser esse...


Hotel:

No meu quarto não tive problema de temperatura.
Só tenho duas coisas a apontar a temperatura da água da piscina (que estava abaixo do normal) e a qualidade da máquina do café (se calhar estou mal habituado, mas aquele liquido que saia da máquina era intragável...)

Antes de tudo um agradecimento mais do que merecido à organização por mais uma EXCELENTE LeiriaCon!



Em tudo na vida há espaço para melhorar e a LeiriaCon não foge obviamente a essa regra. 



Compreendo que o AC avariado em dias frios seja aborrecido, (no meu caso aconteceu apenas na sexta-feira), mas dificilmente será uma falha que possa ser atribuída ao SpielPortugal. 

 
A falta de mesas é um daqueles "bons problemas" que quem organiza qualquer evento deste género gostaria de ter uma vez que esta se deve ao crescimento que a Con tem tido ano após ano. O IPJ de Leiria deu para o arranque, a Quinta do Pinheiro serviu durante alguns anos mas já era manifestamente pequena para um evento que muitos de nós temos tido o privilégio de ver e ajudar a crescer... ano após ano. 

Estas duas "criticas" importantes serão certamente tidas em conta pela organização de forma que em 2018 tenhamos sempre os quartos quentinhos e mesas de sobra para jogar.

O que será mais difícil, para não dizer impossível, é ter pessoas disponíveis para explicar todas as centenas de jogos da Ludoteca... nem tal faria sentido.

Existe da parte de algumas pessoas a ideia que tem de haver sempre quem explique os jogos... acho que é altura de mudar o paradigma da coisa.

A LeiriaCon é desde a sua génese uma convenção para gamers embora não exclua obviamente outro tipo de jogadores. Importa perceber que embora possa eventualmente haver alguém disponível para explicar um jogo, (o que muitas vezes acontece), quem tem obrigação de ler, aprender e/ou explicar as regras são as pessoas que levam os jogos para a mesa e se sentam para os jogar.

É assim em todas as grandes "Cons" espalhadas por esse mundo fora!

A organização tem de se concentrar nos bastidores e na logística da coisa para que tudo corra bem... e corre SEMPRE

Talvez seja uma questão de expectativas mas cabe-nos a nós geri-las...

Temos um hotel 5 estrelas, (na realidade são 4 mas percebem o que quero dizer), centenas de jogos disponíveis, 3 dias de gaming non stop e malta sempre bem disposta... não faz sentido estarmo-nos a queixar que não temos quem nos explique um jogo... afinal de contas é para isso mesmo que cada um vem com livro de regras dentro!

Venha 2018! 

[quote=Priskus]

(...) a qualidade da máquina do café (se calhar estou mal habituado, mas aquele liquido que saia da máquina era intragável...)

[/quote]

yes Concordo, deveriam dar um nome diferente aquele liquido radioativo de cor acastanhada!

Bem… posto dessa forma, nem parece que aquilo que pretendia era tão somente apresentar sugestões para tornar ainda mais agradável a experiência para todos… mesmo aqueles que não fazem ainda parte de uma certa "elite" dos jogos de tabuleiro que pode ser considerada "gamer" e que, com certeza tem a capacidade de abrir um livro de regras e entendê-lo em 5 minutos, mesmo aqueles que, infelizmente, não estão muito bem organizados ou explicados (são como as bruxas… não existem, mas parece-me que os há).



E, caso houvessem dúvidas acerca disso, recordo, que não me limitei a "queixar-me que não tinha quem me explicasse os jogos", pelo contrário, apresentei uma possível solução, oferecendo mesmo os meus serviços, para uma solução desse género! Mas, claro, isso só teria sentido se houvesse interesse, por parte da organização, em investir neste aspecto, o que fica óbvio que não tem. Respeito a opção.



Quanto à sugestão de fazer trabalho de casa, sinceramente, não creio que hajam muitas pessoas, mesmo os "gamers" (que não sou), que vejam mais vídeos de runthroughs, walkthroughs, gameplays, whatch it played's, reviews, entre outros anglicismos, do que eu tenho visto… Já ler livros de regras em catadupa sem ter os componentes à minha frente, para os jogar dali a uma semana, não me parece ser a solução. A verdade é que ver os vídeos ajuda, mas no momento de colocar o jogo na mesa, as dúvidas surgem e, nem sempre os livros são claros o suficiente.



Finalmente, a questão das expectativas… quem lê, na drive da LeiriaCon, no separador da Ludoteca, a frase "Quem pode explicar o jogo", de facto, pode criar expectativas de que esse seja um dos objectivos da organização, tendo depois de aprender a geri-las, quando recebe respostas como esta… enfim, mais uma vez, adorei a LeiriaCon e peço desculpa por ter dado a minha sincera e humilde opinião acerca do que poderia ajudar alguns meros e comuns mortais (não gamers)… Boa noite, vou ver mais uns Runthroughs para aprender!

Aqui

É exactamente isto :slight_smile:

Fiquei com algumas dúvidas em relação ao tema das explicações dos jogos e hoje até tenho algum tempo para entrar no debate. 



"o que fica óbvio que não tem(…)"

  1. Onde é que fica óbvio que não temos interesse em melhorar isso?



    "posto dessa forma, nem parece que aquilo que pretendia era tão somente apresentar sugestões para tornar ainda mais agradável a experiência para todos…"
  2. Qual é a forma em que não parece isso?



    "Respeito a opção"

    3.Qual opção?

Boas Paulo.



Esclareço:



Fica óbvio (para mim), pelos vários comentários que se mostram contra a possibilidade, ou até mesmo a necessidade de se melhorar este aspecto, dado que, entre outras razões apontadas, este evento é organizado para "gamers" e não para "curiosos" (não nos orgulhamos todos de terem estado mais de 500 pessoas na Con? Seriam todos "gamers"??? Já agora, o que isso de "gamers"?..), ou todos têm a obrigação de ler os livros todos dos jogos que pretendem jogar, ou, é impossível cobrir toda a ludoteca (e quem disse que seria possível?), ou ainda, nas outras cons por esse mundo fora, não há nada disso de explicações (como se nós portugueses tivéssemos de andar a copiar os paradigmas dos outros - porque raio não podemos ser melhores e oferecer mais e melhor???)…


Na minha opinião, a solução já existe! Na drive há um "montão" de pessoal que se oferece para explicar jogos... apenas falta organizá-los! É claro que a malta que se ofereceu para explicar, se não estiver organizada, quando lhes for solicitado, provavelmente estarão a jogar e não vão abandonar a mesa para explicar. Por outro lado, eu próprio não me ofereci para explicar, porque não me queria comprometer com isso durante TODA A CON! Mas se houver uma espécie de horário (roulement), eu, e concerteza muitos mais, não me importaria nada (antes pelo contrário, até me dá bastante gozo, ajudar quem precisa) de oferecer algum tempo para me dedicar exclusivamente a isso, sem sobrecarregar os elementos da organização, sem poder garantir toda a ludoteca, sem ter de se pagar para participar (o que também não acho que fosse alguma hecatombe), sem excluir a possibilidade de as pessoas poderem ver alguns vídeos (sempre que solicitei ajuda - e fi-lo apenas 2 vezes - foi após ter feito, pelo menos, o setup e ter tentado perceber os pontos principais dos mecânismos do jogo).

Aquilo que eu pretendi foi, e sempre com bastante cordialidade e espírito de colaboração, tentar melhorar um aspecto que considero poder ser melhorado. Quando me dizem, com algum azedume, que me ando a queixar (ou pior, chamarem-me egoísta - quando me ofereci para ajudar...), é claro que fica "posto dessa forma". Mais uma vez e para que fique claro: Eu ADOREI  a LeiriaCon, apesar de não ser gamer (e, portanto, não ter sido organizada para alguém como eu!), mas na qualidade de... "curioso" (julgo que foi esse o epíteto atribuído), pensei, estupidamente, que faria sentido propor algo, sem querer melindrar ninguém ou, muito menos, atacar o que quer que seja ou quem quer que seja!!! Mas parece-me que as pessoas reagem às sugestões como se de um ataque se tratasse... Mas não é!...

Espero ter sido claro!
 

Tenho que discordar de ti novamente… na Drive está o nome de pessoal que poderá ajudar, mas não sendo esse pessoal da organização da Con obviamente que ajuda muito pontualmente… concerteza que não podes esperar que se eu estiver a jogar um jogo com 3 ou 4 pessoas,vou parar o meu jogo por essas pessoas à espera durante 10, 15, 20, 50 minutos (ou o tempo que seja necessário para explicar as regras)… ninguém ia fazer isso.

 

Uma coisa é parar um jogo por 1 ou 2 minutos para escalrecer uma duvida, outra é parar completamente um jogo para ir explicar um outro jogo a outras pessoas, isso não faz qq sentido!

 

Sinceramente não percebo esta critica, principalmente depois de ter sido explicado o porquê de ser impossível o que tu pretendes, a única maneira de isso ser possível é a Con ser paga pelos participantes (e muito bem paga) para ter pessoas que estão só à espera que alguém peça um jogo que eles querem jogar.

 

O facto de se ter dito que a Con é primordialmente para Gamers também não percebo porque é que te faz assim tanta confusão, sempre foi esse o caso e sempre será… é uma con tremendamente diferente por exemplo da InvictaCon e da Con de Lisboa em que o objectivo primordial dessas cons é o de divulgar o hobby para as massas, aqui não é esse o objectivo…

 

Obviamente tendo dito isto, a con está aberta a TODOS, sejam gamers ou não, agora um facto é que se não forem gamers, o tipo de jogos que vão jogar quase que garantia que têm sempre alguém da organização que lhes explica os jogos porque são normalmente jogos simples e que todos conhecem, como Catan's, Ticket To Ride, Klask, Pandemic, etc, etc, etc… 

 

O problema maior nestas cons são os jogos grandes e complicados com muitas regras e obviamente que os que não são gamers não vão estar a jogar esses jogos, normamente nem nunca ouviram falar deles…

 

Assim sendo, quem vai já com o intuito de jogar algum jogo específico só tem é que ler as regras em antecipação… se não quiser, não tiver tempo, não gostar de ler sem ter os compomentes na frente (eu tb os prefiro ter na frente quando leio regras), seja qual for o motivo, só terá que pegar nas regras no local e aprender lá… 

Sim, é chato e tal, mas é o que é e não há forma de isso mudar por mais que queiras… não podes estar à espera que a organização de uma Con gratuita tenha 300 pessoas disponíveis para poder explicar cada um dos 300 jogos da ludoteca… porque imagina que não é uma pessoa por jogo, como é que fazes quando a pessoa que conhece o jogo que queres jogar está ocupada a explicar outro jogo a outro grupo? Ias reclamar, por isso tinha que ser uma pessoa para explicar por jogo… simplesmente impossível… é que nem vale a pena entrar por aí e sinceramente a forma como expuseste o teu ponto de vista foi um exageradamente sarcástica e irónica… não havia qualquer necessidade disso.

As explicações dadas, quer por membros da organização, quer por membros da organização de outras cons Portuguesas, quer por pessoas que já frequentam cons há muitos anos, quer em Portugal quer no estrangeiro devia ser suficente para teres entendido isso, mas pelos vistos não foi…

 

Mas há aquele velho adágio "Não julgues um homem sem caminhares 1km nos seus sapatos", ou sejas, se é uma coisa tão simples de resolver que tu até deste a solução, o melhor mesmo é organizares uma con e vermos os resultados! :slight_smile:

 

Não leves a mal, mas não tinha dito nada nos primeiros comentários relativos a este tema, mas com a forma como voltaste ao tema tinha que responder.



cumprimentos

Estaremos sempre disponíveis para ouvir todas as críticas e todas as sugestões. Sempre estivemos. E é por isso que temos crescido tanto, por ouvir o que nos dizem e procurar de forma positiva e abnegada melhorar sempre.



A tua sugestão é pertinente, mas apenas quisemos fazer ver que é das mais difíceis de resolver. Já fazemos isto há dez anos e ter um staff dedicado a explicar jogos, mesmo sendo rotativo, não é fácil, acredita. Mais ainda, a ideia da drive visava tentar colmatar essa lacuna, mas na hora da verdade, quando se procura materializar esse processo tudo falha. Esta convenção,como todas as outras, funcionam porque há um espírito grande de entreajuda entre todos e assim lá vamos conseguindo explicar uma percentagem importante de jogos, mas não chega para atender a todos os pedidos porque realmente são muitos. Na hora de jogar, todos preferem jogar um jogo do que explicar um é isso é perfeitamente aceitável. Seria necessário ter um staff gigantesco com um conhecimento acima da média de regras para atender a todas as solicitações.



Em momento algum quisemos minorar ou diminuir a tua sugestão, nem tão pouco estar aqui distinguir curiosos de gamers. Isso é ridículo e nada tem a ver com o espírito desta comunidade.



Iremos, como sempre fizemos procurar formas alternativas de atender a todas as sugestões, esta inclusive, e contamos contigo para 2018.

Excelente, Costa.
Este é o tipo de resposta, que se espera, quando se faz uma sugestão sincera. É claro que eu compreendo perfeitamente que seja complicado de gerir… Mas, pensar e propor soluções, ainda que possam não ser ou parecer exequíveis, julgo ser o caminho para a excelência.
Até aceitaria que me dissessem que não é essa a intenção da convenção, mas não é necessário ofender quem apenas pretendia ajudar! Só por isso reagi de forma mais… seca, digamos. Se lerem o meu post original com atenção, compreenderão que a intenção era genuína. E aqui encerro a minha participação nesta discussão, que já vai muito mais longa do que gostaria… Podem contar comigo para 2018, claro!

Claro que estás no teu direito de discordar, mas digo-te que não entendeste a minha sugestão! É precisamente por não achar exequível que alguém deixe a sua mesa para explicar um jogo a outros, que lancei a discussão e sugeri alternativas…

Quanto aos impossíveis, habituei-me na vida a desafiá-los e a crer que são meras ilusões humanas! Não os respeito nem os alimento! Dificuldades, sim, conheço-as, mas são elas que nos fortalecem… Apenas quando não nos damos por derrotados.

Quanto à forma menos cordial a que te referes, deves compreender que ser tratado como egoísta (quando apenas sugeri ajudar), ou como “curioso” outsider, para quem este evento não é organizado, não ajuda à cordialidade… No entanto, nunca faltei ao respeito a ninguém, o que já não se pode dizer relativamente à mim. E de forma gratuita, apenas porque decidi emitir uma opinião impossível (para alguns) - não para mim.
Não, não vou organizar nenhuma con, para provar que é possível… Já tenho a minha quota de organizações (algumas bem grandinhas, com mais de 2000 participantes) com que me preocupar. Desculpa qualquer coisa!

A LeiriaCon é um evento organizado por gamers para gamers.

Se o Sérgio está registado no abreojogo, se vê o boardgamegeek, se como diz:

Quanto à sugestão de fazer trabalho de casa, sinceramente, não creio que hajam muitas pessoas, mesmo os "gamers" (que não sou), que vejam mais vídeos de runthroughs, walkthroughs, gameplays, whatch it played's, reviews, entre outros anglicismos, do que eu tenho visto...

Então pode ter a certeza que este evento é criado a pensar no Sérgio e em todos os "gamers" como o Sérgio!

Quando aqui é referido que isto não é um encontro para curiosos, penso que o que se quer dizer é que não é um evento em que estão expostos meia dúzia de jogos simples e apelativos e que está uma pessoa por jogo a explicar como se joga a quem se aproxima... Portanto não será um evento para mostrar o hobby a curiosos...

Na verdade quem vai à LeiriaCon sabe ao que vai:

A um encontro nacional de jogos de tabuleiro, onde vão estar centenas de jogos já editados e alguns prototipos daquilo que poderão vir a ser jogos de tabuleiro no futuro...
A organização, gamers como nós, faz e muito bem o melhor que pode em termos de dar sugestão de jogos a quem se chega à Ludoteca e tenta arranjar quem explique o jogo e que todos se divirtam.

Eu que já estive responsável por uma ludoteca num encontro de jogos de tabuleiro (TrincaCon), sei o trabalho que dá e a responsabilidade que é tomar conta de tantos jogos de tantas pessoas diferentes...
As vezes aparece alguem a entregar uma peça que estava caida na sala e que ninguem sabe muito bem de que jogo é... Tentem imaginar o trabalho que dá...

Portanto gerir uma ludoteca, gerir a venda de usados, fazer turnos a explicar jogos durante 3 dias para que todos se divirtam não é pouco.
Por isso muitas vozes se levantaram em defesa da organização e da falta de meios humanos da organização para explicar os jogos.

Se há espaço para melhoria, claro que há...

Que a organização deste e de outros encontros nacionais tem todo o interesse em encontrar as melhor forma de melhorar o evento, claro que tem!

Mas como o Sérgio diz e bem, se existem tantas pessoas na "drive" a dizer que podem explicar os jogos, como fazemos para que um deles venha em nosso auxilio...
Pois a resposta para isto é simpes, se conhecermos as pessoas e soubermos associar o nick / nome à cara, falamos com ele. Caso contrário estamos tramados!

A solução que eu vejo para isto é usar a agenda, já é usada para marcar jogos porque não usar também para:

Solicitar explicação das regras de um jogo:
Exemplo:
Preencher na agenda que no Sábado, às 21h30 gostaria de aprender a jogar Terraforming Mars.
Outros jogadores que tivessem interesse poderiam inscrever-me para aprender...
Quem souber explicar o jogo e se quiser comprometer com o horário inscreve-se como explicador...

Voluntariar-se para explicar as regras de um jogo:
Exemplo:
Preencher na agenda que no Sábado, às 18h00 irá ensinar a jogar Eclipse a quem quiser aprender.
Quem quiser aprender a jogar o jogo inscreve-se...


Existe outra questão que gostaria de trazer a esta discusão (construtiva).
Penso que vou à LeiriaCon deste que o evento se começou a realizar na quinta do pinheiro, falhei o encontro do épico wings of war...

Eu normalmente venho a este evento sozinho e é sempre dificil encontrar com quem jogar, isto porque muitas das pessoas vêm em grupo e jogam entre eles grande parte do tempo.
Foi aos poucos que fui ficando a conhecer as pessoas, umas pelos melhores motivos e outras pelos piores...

Lembro-me que fiquei a conhecer o Vasco Chita por causa de um despiste de automóvel... (lembras-te Vasco?!)
Desde essa altura o Vasco desafia-me sempre para jogar qualquer coisa, e este acho que foi o primeiro ano que não joguei nada com ele (e a culpa não foi do Vasco...).

O que eu quero dizer é que não é fácil para alguém que vem pela primeira vez a um evento deste tipo se consiga integrar na sua dinamica!
Penso que será por isso que o Sérgio diz que é apenas um curioso e pergunta o que é isso de ser gamer!

Portanto do meu ponto de vista, e como o Sérgio refere.
Existe espaço para melhorar, existem pessoas com vontade de explicar jogos e ainda mais pessoas com sede de os aprender.
Mas temos de ser nós "gamers" a dar as sugestões e a fazer parte da melhoria!

Lembrem-se que isto é um forum e que nem sempre é fácil o entendimento entre as pessoas...
Troquem numeros de telefone, usem o skype e vão ver que no final todos queremos o mesmo!

Eu para o ano que vem lá estarei de novo!

Cumprimentos,
Hugo Pereira