LisboaCon 2009 - Mini-encontro de Roleplayers

Na LisboaCon vamos juntar os vários fãs de jogos de RPG para convivermos e celebrarmos este hobby com algumas sessões de jogo e conversa aleatória!?

Durante a tarde de de Sábado, dia 21 de Novembro, teremos à nossa disposição uma ou duas mesas com que podemos usar dependendo do número de participantes.

Venham jogar os vários mundos de imaginação a que o Roleplay nos abre a porta!

P.S.: Os curiosos que queiram mais alguma informação poderão mandar um e-mail para jrnmariano @ gmail . com.

Proponho uma demonstração de 1h, 1h30m de Spirit of the Century, um jogo de RPG de aventuras Pulp para quatro jogadores. Este inclui 3 personagens pré-feitas baseadas em figuras aventureiras típicas deste género de literatura dos anos 20.

Proponho também o Lady Blackbird (https://www.abreojogo.com/blog/jrmariano/2009/07/lady_blackbird_mini_jogo_maxi_aventura) uma aventura de pirataria intergaláctica e desencontros amorosos para até seis jogadores.

Mais sugestões são bemvindas!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

O meu cenário de teste de Mundos de Aventuras já está programado. Mais info em https://www.abreojogo.com/node/6959

Vamos a ver se o rpg pega no meio de tanto tabuleiro. Sem prejuízo de que A Fuga... não vai ser muito diferente de um Descent, teste de regras oblige.

Sérgio Mascarenhas

Devo anunciar que 4 dos 6 elementos do Tá Quinas vão comparecer na Lisboa Con no sábado.

Abraços

E o que vos apetecer jogar ou correr? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

se quiserem vai tar disponivel um manual de Traveller da versao nova da Mongoose..

se der tempo nem importo de tentar mestrar uma one shot inventada a pressao na altura (mas nao faço promessas)

Traz isso para falarmos um pouco sobre a tua experiência com o Traveller, um jogo do qual conheço pouco.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Também levo a demo de Warhammer 40k Rogue Trader para seis jogadores.

Alguém gostava de jogar o novo do World of Darknes, o Geist: the Sin-eaters?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Quando vierem cá a Coimbra mestramos nós. Jogamos o que vocês aí tiverem, mas só em 4 horas não deve dar para fazer muito.

Estou a pensar levar jogos pequenos e apesar de eu ter posto a hora de início do evento às 14h podem aparecer a partir das 10h que é quando eu chego. :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Fiz uma actualização à página de A Fuga de Gau. Alterei a premissa de partida (mas não a ideia central do cenário) e introduzi algumas precisões.

Sérgio Mascarenhas

Mariano, vamos 5 do 'Tá Quinas e gostávamos de experimentar Rogue Trader. Se não te importares de mestrar agradeciamos. devemos chegar por volta das 11. Queres marcar para que horas?

Pode ser às 11h. Salvo erro, cinco é mesmo o número máximo de jogadores de acordo com o número disponível de personagens pré-feitas.

Eu já corri uma vez e apesar de não ser um super-conhecedor do universo a coisa correu bem. Alguns de vocês é conhecedor?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Pode ser às 11h. Salvo erro, cinco é mesmo o número máximo de jogadores de acordo com o número disponível de personagens pré-feitas. Eu já corri uma vez e apesar de não ser um super-conhecedor do universo a coisa correu bem. Alguns de vocês é conhecedor? sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br[/quote]

Eu não sou conhecedor mas quero experimentar! Contamos contigo então para mestrar. Até amanhã!

https://taquinasocrl.blogspot.com

Bem, o mini-encontro de RPG aconteceu e foi provavelmente caótico para as pessoas que tentaram participar nele!

Desde já o meu grande agradecimento à organização que foi bastante paciente e generosa ao nos arranjar uma mesa (a única com um pano preto o que combinava bem com singularidade dos dados, folhas de personagem e o jogo que alguns de nós jogámos) só para RPGs num evento relacionado com boardgames. Obrigado especialmente ao vch que foi o nosso “usher” de serviço, eh eh.

Começámos logo antes do almoço quando conheci finalmente os membros do blog Taquinas e claro, as suas TaquiGirls. Alguns dias antes estes tinham mostrado interesse em jogar a demo de Rogue Trader e foi isso que acabamos por fazer durante grande parte do encontro. Foi bastante divertido e refrescante apesar de algum barulho e de muitas, mesmo muitas interrupções.

Infelizmente este modelo do pseudo-organizador de última hora ter começado logo a mestrar um jogo que durou grande parte do dia não resultou muito bem. Iam aparecendo pessoas que vieram devido ao encontro e acabaram por não conviver muito nem jogar muito RPG porque havia apenas um jogo a decorrer e não termos marcado um hora e um espaço totalmente dedicado ao meet&greet.

Com a Taquinas Team acabámos por convivermos bastante porque fomos almoçar juntos! Ficam aqui as saudações para a Equipa Bitoque do Tularis, Lord of Blades, Kissing Crimson, Cheetara e Alvin e o Equipa Peixe Grelhado da Alianora!

Quando voltámos à jogatana já a sala estava a começar e encher. Apareceu o smascrns que trouxe um jogo da sua própria criação para playtest e que o teve a divulgar e a testar durante a LisboaCon. Espero que os Sérgio faça entretanto o report deste na thread respectiva aqui no AbreoJogo.

Apareceram também o Prophet e o Hyperion do fórum da White Wolf que depois de um convite on-line atreveram-se a aparecer sem saber no que se iam meter. Conseguimos conversar um pouco e consolidar a ideia de se vir a jogar a crónica de Transylvania em Dark Ages: Vampire.

O Vasco Leiria fez uma apresentação fulgurante conseguindo até a pôr a jogar Hunter: the Reckoning um completo novato, o Abel (qual é mesmo o teu nick, pà?) e salvo erro o Darth_Gostoso do Taquinas que acabou por vir só de tarde.

O Sgrovi e o Nazgul também foram dando um ar da sua graça sempre bem dispostos e animados.

Algumas grandes omissões foram mesmo não se ter feito uma personagem de Traveller com o DalimThor, não se ter jogado a demo de Spirit of the Century e o RPL que foi quem impeliu a organizar esta iniciativa não ter podido comparecer.

Contudo ficam algumas lições aprendidas para o próximo evento: a necessidade de uma organização eficiente de algumas mesas de jogo, de um espaço próprio de meet&greet, de identificação própria e disponibilidade dos organizadores e de que o lorde-capitão de uma nave corsária tem em aparentar que se sacrifica pelo bem da sua tripulação.

Obrigado a todos e estão todos convidados desde já para um Encontro Nacional na LeiriaCon! :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Contudo ficam algumas lições aprendidas para o próximo evento: a necessidade de uma organização eficiente de algumas mesas de jogo, de um espaço próprio de meet&greet, de identificação própria e disponibilidade dos organizadores e de que o lorde-capitão de uma nave corsária tem em aparentar que se sacrifica pelo bem da sua tripulação. Obrigado a todos e estão todos convidados desde já para um Encontro Nacional na LeiriaCon! :)[/quote]Pelo que se sabe das Cons que os gringos fazem lá fora :) é normal terem vários espaços reservados para jogar RPG sem as mesas estarem tão juntas umas das outras como pode acontecer nos jogos de tabuleiro/cartas. Quando foi do InvictaCon, o Mallgur ajudou-me a põrmos uma mesa grande ao lado da zona de recepção. Assim, estávamos mais à vontade para falar e toda a gente nos via quando entrava. Claro que tudo depende das condições do espaço que se tiver disponível e, de facto, é boa ideia chegar cedo para ver o que se pode fazer antes de chegar toda a gente.

Pelo que descreveste, se o RPL tivesse podido aparecer, haveria alguém para receber as pessoas enquanto tu estavas envolvido a mestrar, por isso foi só uma súbita falta de staff :) E, já agora, que tal correu a sessão de Rogue Trader? O jogo parece interessante.

Estamos sempre a aprender. Um espaço um pouco mais isolado e com alguma margem de manobra parece-me uma melhor solução para a LeiriaCon. Como vou estar lá os dois dias e devo chegar cedo espero organizar-me melhor.

Conto também contigo e com o RPL para aparecerem por lá.

O Rogue Trader e neste caso a estória da demonstração são decentes e introduzem de maneira funcional o universo de jogo. Pelo feedback que tive dos Taquinas eles gostaram de conhecer um universo diferente numa situação de exploração e aventura.

Ficou combinado uma jogatana de Mouse Guard e de Geist: the Sin-eaters para a LeiriaCon. E claro… Vou jogar pela primeira vez 4ª edição em Coimbra no Taquinas D&D Gameday.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

E eu quero experimentar a guerra dos ratos :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Pelo meu lado nada aconteceu! Por um lado, porque não tinha nada combinado com antecedência, o que cria problemas. O grupo do Taquinas mostrou interesse mas depois deve ter ficado com a minha confusa e apresada explicação do sistema (o que compreendo). Além que todos queríamos era experimentar coisas novas. O meu objectivo principal em ir à Con foi mesmo o de testar novos jogos - objectivo plenamente cumprido.

Quanto ao meu jogo, nada se perdeu, longe disso. Por um lado, tive um contacto muito interessante, muito mesmo. Conversas de antes que podem vir a frutificar. Por outro lado, eu penso que o rpg tende e tenderá cada vez mais a fazer a ponte com outros jogos, em particular com os jogos de tabuleiro. Deste ponto de vista é excelente contactar com os jogos de tabuleiro numa altura em que se está a desenvolver um sistema de rpg. É inspirador. Aprendi várias coisas que irão determinar o que farei da próxima vez que procurar pôr o Mundos de Aventuras à prova.

Quanto aos jogos que joguei, assunto para reportar noutras paragens.

Sérgio Mascarenhas

Não me digas que perdeste a fé nos jogadores de RPG? :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos