LISBOACON 2009 - Rescaldo: opiniões e sugestões

Neste tópico podem (e devem!) colocar as vossas opiniões sobre a LisboaCon 2009 e sugestões para melhorar ainda mais para o ano que vem!

Gostaríamos mesmo de saber como foi a vossa experiência pessoal do evento, contem-nos tudo!

Todas as poucas fotos que tirei estão no BGG. Basta procurarem a Tag LisboaCon2009... ou clicar aqui.

- Aqui fica melhor :D

Confesso que de inicio me assustei... Mal cheguei, estava à conversa e veio uma bola a voar do piso superior... felizmente foi o único susto da Con.

Organização: Estava tudo muito bom. Imensa gente a trabalhar. Muitas pessoas a explicar jogos. Thumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs Up

Ludoteca: Imensos jogos. Havia de tudo... até um Busen Memo, que me esqueci de jogar. Shame on me !!! Thumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs Up

Espaço: O espaço era bom. Esteve cheio durante a tarde de sábado e bem preenchido na tarde de Domingo. Na parte superior as mudanças térmicas eram uma constante... ou muito calor ou muito frio, repentinamente... o que não me fez muito bem à cabeça e garganta, mas... Thumbs Up

Convivio: Para mim esta foi a parte mais negativa. O facto de não se fechar o espaço para almoço (até porque não existia perto um espaço grande o suficiente para "albergar" tanta gente) é o factor mais negativo desta Con. Eu acabei por não ver/falar com metade das pessoas que por lá passaram e pelo que me foi dado a perceber a interacção entre grupos não foi muito grande, apesar dos esforços da organização para que não fosse assim. O pequeno detalhe de se fechar o espaço para almoço/jantar promove e muito esta interacção, apesar de se perder tempo para os jogos, mas eu acho que uma Con serve mais para o convivio ou deveria servir e onde os jogos são "apenas" uma desculpa. Mas esta é a minha opinião, há certamente gente que prefira assim. Thumbs DownThumbs DownThumbs Down

Em termos de jogos jogados (pessoal): Fui catado pela organização e passei 75% do meu tempo lá a explicar jogos ao invés dos jogar. Ou seja... acabei por jogar apenas 3 jogos. No sábado foi mesmo só um Peloponnes... e quando o expliquei.

No Domingo igual dose para um Carson City - jogar e explicar ao mesmo tempo. Portanto jogar mesmo... foi apenas um Hannibal. Por isso: Thumbs DownThumbs DownThumbs DownThumbs DownThumbs Down

Avaliação final: Thumbs UpThumbs UpThumbs Up

Só pela iniciativa em si o saldo é positivo. Parabéns :)

Havia imensos jogos para experimentar, especialmente jogos que nunca tinha visto ou ouvido falar (o que não é complicado, uma vez que ando "nisto" há relativamente pouco tempo).

A organização estava sempre lá, os "t-shirts amarelas" estavam sempre dispostos a explicarem as regras ou a sugerir novos jogos. Esse é um aspecto que temos de congratular. O pessoal era todo "boa onda".

O aspecto negativo vai para falta a falta de mistura entre os participantes. Penso que a organização, para o ano, podia investir em motivar o pessoal para jogar com outras pessoas. Contra mim falo, claro, que grande parte do tempo joguei sempre com as mesmas pessoas, mas se houvesse um "toque" nesse sentido (como aconteceu no Domingo) lá iria jogar, claro.

E claro o GRANDE não, em jeito de gozo, eram as cadeiras. Quantas e quantas pessoas pessoas foram ao chão? Perdemos a conta :P

Os "comes e bebes" também têm de ser reforçados :)
Para o ano podiam fazer na Casa do Alentejo :)

Bem, tirando o dia em que pudémos experimentar alguns jogos de tabuleiro no Festival de BD da Amadora, esta foi a 1ª vez que estivemos num evento deste tipo e a opinião com que ficámos não podia ser + positiva!

Apesar de termos estado lá relativamente pouco tempo, fomos no Sábado e no Domingo e houve sempre pessoas que se prontificaram não só a explicar os jogos como também a arranjar mais gente para jogar connosco. No 1º dia experimentámos Galaxy Trucker e Visionary e no 2º Chinatown, os 3 muito diferentes e engraçados Smile

Obrigada a todos pela simpatia e disponibilidade, esperamos poder repetir um dia!

Mafalda e Frederico

[quote=BrainStorm]


Convivio: Para mim esta foi a parte mais negativa. O facto de não se fechar o espaço para almoço (até porque não existia perto um espaço grande o suficiente para "albergar" tanta gente) é o factor mais negativo desta Con. Eu acabei por não ver/falar com metade das pessoas que por lá passaram e pelo que me foi dado a perceber a interacção entre grupos não foi muito grande, apesar dos esforços da organização para que não fosse assim. O pequeno detalhe de se fechar o espaço para almoço/jantar promove e muito esta interacção, apesar de se perder tempo para os jogos, mas eu acho que uma Con serve mais para o convivio ou deveria servir e onde os jogos são "apenas" uma desculpa. Mas esta é a minha opinião, há certamente gente que prefira assim. Thumbs DownThumbs DownThumbs Down

[/quote]

Prefiro mil vezes assim. Cada um vai comer quando quiser e joga quando quiser. É melhor.

Thumbs Up

Diverti-me a explicar jogos que gostava. eu gosto mesmo.

Comeu-se bem no bar e os empregados eram muito simpáticos.

A luz não era a melhor

Thumbs DownThumbs DownThumbs DownThumbs DownThumbs DownThumbs DownThumbs Down

Demasiadas restrições, em relação ao que e aonde e quando se pode jogar isto e aquilo.

Para a próxima prefiro aparecer como convidado. Terei menos restrições concerteza.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

[quote=newrev]

[quote=BrainStorm]

mas eu acho que uma Con serve mais para o convivio ou deveria servir e onde os jogos são "apenas" uma desculpa. Mas esta é a minha opinião, há certamente gente que prefira assim. Thumbs DownThumbs DownThumbs Down

[/quote]

Prefiro mil vezes assim. Cada um vai comer quando quiser e joga quando quiser. É melhor.

Thumbs Up

[/quote]

Foi o que eu disse Vital. Há quem prefira assim e queira estas Cons para jogar jogos. Eu não. São opiniões. E como esta é a minha opinião... foi o que eu achei. Existirão certamente outras opiniões, mas como podes ver pelos comentários posteriores acho que mais pessoas referem o facto da pouca interligação de grupos.

apsar de estar completamente estafado(acredito k muitos se sintam assim)foi bastante boa toda

a experiencia,ajudei no k pude mas ainda tive tempo para jogar kulker coisa....é algo k sem duvida se tem de repetir para o ano!!!!

Tiago

A grande sugestão (que até é mais um comentário) é a antecipação do anúncio da Con. Claro que esta foi a primeira e é sempre mais complicado, como é óbvio, e na próxima Con e não acontecerá certamente. O facto de ser ter anunciado tardiamente, em definitivo, esta Con fez com que algumas pessoas não fossem lá. O que me leva à minha segunda sugestão... Espaço - Se mais pessoas tivessem comparecido, na tarde de sábado não haveria lugar para jogarem. Com o aumento de "adeptos" este poderá ser um problema, por isso uma mudança de espaço para outro maior é algo que se terá que efectuar.

Outra sugestão será a criação de indicações. Quem chegava ao local não sabia onde se dirigir. Uma plaquinhas ou umas folhas imprimidas lá em casa seriam o suficiente para omitir esta falha.

A sugestão final será a organização ter uns calmantes à mão e ir dando 1 de 30 em 30 minutos ao Vasco.

Depois das sugestões um sonho: Alterar a data da Con. Nesta data será sempre muito complicado alguém de Leiria comparecer, para grande pena nossa. Eu desta vez consegui "fugir", mas não sei como será em futuras edições.

[quote=BrainStorm]

...mas como podes ver pelos comentários posteriores acho que mais pessoas referem o facto da pouca interligação de grupos.

[/quote]

Na minha opinião, o convivio é feito em qualquer altura dos encontros, entre jogos, quando ensinamos, quando passeamos, durante os jogos e também durante as refeições. Afinal é isso que os encontros promovem. Não será por irmos todos juntos feitos carneirinhos para o refeitório que se vai incentivar o convívio, até porque há quem não goste de parar um jogo a meio porque a sala vai fechar.

À malta que se queixa que eu dou muita conversa durante os turnos do jogo. A isso chamo convivio. :p

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Olá Ângelo!

Já que fui eu que te puxei folgo em saber que gostaste de ir à LisboaCon.

Infelizmente não te fiz grande companhia o que me frustra grandemente porque estive bastante envolvido com a secção dos RPGs.

De qualquer modo espero que fiques por aí e fico contente que tenhas aparecido no Domingo também.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

[quote=BrainStorm]

A sugestão final será a organização ter uns calmantes à mão e ir dando 1 de 30 em 30 minutos ao Vasco.

[/quote]

Subscrevo. Ashamed

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Mas aqui vai de novo a minha impressão do Sábado.Gostei imenso, tanto que lá estive das 3h à 1h30. Deu para ver, conversar e jogar:

Dixit (fica para o Natal).

Dominion, joguei duas vezes com a caixa magnificamente organizada do Pombeiro. Quero comprar... uma caixa igual!

Ticket to Ride, gostei apesar de ter alguma alergia aos comboios. Era excelente fazerem uma versão baseada na Expansão europeia (apesar da tónica colonial, politicamente incorrecta) com regras adicionais para pancadaria entre rotas paralelas.

Red Dragon Inn. Giro mas perde por os jogadores irem saindo do jogo. A vitória acaba por perder impacto quando os derrotados já se puseram a andar para outras paragens.

Small World, outro jogo de que gostei. Quem sabe, um dia compro-o mas o orçamento não dá para tanto jogo.

Ficaram muitos por jogar, é claro.

A organização correu muito bem, com um grupo de dedicados voluntários a explicar os jogos. Sem eles teria sido impossível jogar tanta coisa.

Quanto a sugestões:

Em primeiro lugar, o lavar dos cestos. Quando puderem digam quanta gente participou em cada dia, que jogos foram jogados, e outras estatísticas sobre as quais disponham de dados ou de estimativas feitas a olho mas certeiras. Nomeadamente no que respeita a custos (incluindo os decorrentes da inevitável intervenção do amigo do alheio)!

Para o futuro, começaria mesmo por aí. Acho que é conveniente disporem de um registo de participantes. Isso permite ficarem com os dados dos novatos e saberem exactamente quanta gente aparece e quando (dia e parte do dia). Eu sei que isso dá trabalho e pode parecer restritivo à entrada mas é essencial para a gestão de um evento desta natureza. Até porque se colocam problemas de segurança quanto a furtos de jogos, estrago de material local, etc., e um registo sempre desincentiva.

Em segundo lugar, é começarem a organizar a próxima já ontem.

Depois a data. Penso que o melhor é o mais tardar em finais de Setembro, depois do início das aulas. Novembro tem para o público em geral a vantagem de ser próximo do Natal mas suspeito que para os comerciantes e editores de jogos é preferível mais cedo para poderem preparar estratégias comerciais.

A seguir a comunicação. Terá de ser mais e mais informativa. O sítio da Lxcon pouco adiantava em termos de comunicação, por exemplo. É certo que foi feito às últimas mas para o ano haverá tempo para apostarem neste domínio.

De seguida o espaço. Como diz o Brainstorm, vão precisar de um espaço maior seguramente. E mais próximo de transportes, de preferência.

Quanto ao horário e ao contrário do Brainstorm, contínuo e não stop. O convívio pode ser incentivado por outros meios que não passam por fechar a convenção.

Depois há a questão dos eventos. As mesas de jogo estão muito bem mas gostava de ver os distribuídores e editores presentes no evento de uma forma mais «presente». Eu tenho curiosidade em conhecer as pessoas por detrás das empresas que nos trazem os jogos, de poder saber de viva voz quais são as suas estratégias e que fossem elas a dizer-me como funcionam os seus jogos e porque é que devo aplicar as minhas curtas poupanças nos mesmos.

Também gostava de um espaço e uma programação de eventos como conversas com designers, lançamentos de novos jogos (ou outras coisas ligadas ao hóbi), pequenas palestras sobre assuntos de interesse para os jogadores (tipo, como organizar uma colecção de 500 jogos num T0 com 45m2), etc. e tal.

Escusado será dizer que isto custa dinheiro pelo que vão precisar de um plano de negócio a sério para a Lxcon crescer... Expressões como «patrocínio», «orçamento», «preço por balcão», «bilhetes de entrada», cedo ou tarde passarão a fazer parte do vocabulário da Lxcon. E uma hoste de gente a protestar com a comercialização do evento, é claro.

Sérgio Mascarenhas

Vou ser sincero: quase que nem reparei no resto da LisboaCon. Pareceu-me que estava em tudo em grande. Muitas pessoas, muitos jogos e muita organização. Por isso venham as fotos e as impressões.

Já o fiz um mini-report no thread do Encontro de Roleplayers (https://www.abreojogo.com/node/6975) mas quero agradecer a grande disponibilidade e a generosidade dos organizadores da LisboaCon que em cima da hora e sem grande burocracia arranjaram-nos uma mesa bem porreira para fazermos o que se tornou de certo modo o quase 1º Encontro Nacional de Roleplayers.

Obrigado pessoal!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

A intenção original era passar pela Con, experimentar dois ou três joguitos, passar no mini encontro de oleplayers, levar o nosso amigo que tinha de ir embora às 19h a casa, e voltarmos para casa com os putos. Domingo faríamos outra coisa qualquer, como experimentar em casa os jogos que tivéssemos comprado, e recuperávamos energias. A realidade foi completamente diferente.

Chegámos por volta das 14h e, 2 minutos depois, já estávamos a experimentar Diamante (obrigada Nuno!). Depois fomos ao bar almoçar (é verdade, chegámos às 14h mas ainda sem almoço, lol) e, quando voltámos, o meu marido (Vasco) foi fazer uma mini demonstração de Hunter: the Reckoning enquanto eu (Mónica), o nosso filho mais velho (Apolo) e o nosso amigo (Tiago) fomos experimentar o Mystery Of The Abbey. Enquanto isso o piolho mais novo (David) dormia a sono solto em 2 cadeiras, como se não fosse nada com ele. O Vasco, o Tiago e o Apolo ainda jogaram Tsuru, e depois ficámos para o sorteio; o Tiago que tinha de sair às 19h acabou por só sair às 20h, atrasadíssimo mas de sorriso rasgado.

No meio de tudo isto, eu tinha passado 2 noites a só dormir 3 horas, não tinha comido nada de jeito (fui a única que não almocei de faca e garfo), e estava desde manhã com os pés encharcados da chuva dentro das botas. Decidimos passar no McDonald's, comer, e eu seguiria para casa com o David enquanto o Vasco e o Apolo voltavam. Assim que acabei de jantar, senti-me mais espevitada; tive a ideia luminosa ("só" demorei 7 horas a tê-la) de trocar as botas para as botas novas (aka quentes e secas por dentro) que tinha comprado de manhã e ainda estavam no carro, e decidi ir também, já que me sentia mais humana. "Mas não ficamos lá até às 2h, pois não Vasco?" "Não, não, nem pensar, até porque estou cansadíssimo." ... Erm... pois. Chegámos, comprei o Mystery Of The Abbey, experimentámos o Red Drago Inn (excelente, excelente, excelente, está-me atravessado na garganta o não haver lá para venda), depois o Vasco e o Apolo foram experimentar Doom e eu fui experimentar Lobisomens enquanto o David atazanava o maior número possível de jogadores. Mal fui enforcada fui logo lá abaixo comprar o Lobisomens também (ai a carteira!); o Vasco e o Apolo largaram o Doom... às 2h da manhã, pois claro!

Chegámos todos a casa exaustos mas felicíssimos. Disse ao Apolo que se no Domingo quando acordasse fizesse os trabalhos todos de casa, a seguir podíamos voltar à Con. ("Mas vimo-nos embora no máximo às 19h30, certo, Vasco? Para os putos estarem a jantar às 20h e na cama às 21h." "Claro, 2ª Feira é dia de aulas.")

Domingo por volta das 15h30 lá estávamos. Eu e o Vasco experimentámos um Day & Night (engraçado para 2, gostei bastante) seguido de um Cash & Guns (dispõe bem uma vez, não me vejo a jogá-lo de novo, mas o Apolo jogou-o uma data de vezes durante a Con), um Dixit e de novo um Red Dragon Inn (gostámos tanto do raio do jogo que tivémos de o jogar de novo). Ainda nos saíu um dos prémios de Domingo, o penúltimo que lá havia (Trading Routes, ainda nem li as regras), e no leilão lá continuei firmemente no caminho da ruína financeira com as 2 expansões de Arkham Horror que lá havia (Dunwich e Kingsport) - o que não deixa de ser cómico, porque só hoje é que vou ter o jogo - e lá foram mais 3 Lobisomens para prendas de aniversário. Com isto tudo as nossas 19h30 foram mais lá para as 22h. Embarassed

Em qualquer um dos dias conhecemos gente muito simpática, e trocámos emails e telefones para futuros jogos. O Apolo quase não esteve connosco, jogou uma série de jogos (nem sei quais) com outras pessoas e, com os seus 11 anos, estava perfeitamente integrado, com um ar divertidíssimo e um brilhozinho nos olhos sempre que olhava para ele. O David fez algumas birrinhas mas esteve geralmente contente, especialmente no Domingo que levou as suas próprias cartas (uma dúzia de comuns de Vampire) para se sentir incluído e importante.

O que quer dizer este testamento? Quer dizer que cansados, eu com frio, com horários a cumprir, a Con foi tão boa, tão boa, que não lhe resistimos e nada disso interessou. Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar Yellow Venha a próxima!

Eu salto-lhe pra barriga e voces empurram-lhe os comprimidos pela goela abaixo!!! Assim eu tenho a minha terapia provasquiana em funcionamento e mata-se dois coelhos de uma cajadada só!!


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

Acima de tudo é bom ver que há mais gente como nós :P

Ainda que, reforçando isto, sou um estreante neste universo.

Andaste por lá a matar a tua foome/sede com os RPG's, fizeste bem. Depois pomos as novidades em dia e jogamos ao BSG para compensar.
Costumas aparecer às 4ªs no Passion?

[quote=BrainStorm]

Espaço - Se mais pessoas tivessem comparecido, na tarde de sábado não haveria lugar para jogarem. Com o aumento de "adeptos" este poderá ser um problema, por isso uma mudança de espaço para outro maior é algo que se terá que efectuar.

[/quote]

pelo que percebi, havia mais uma sala inteira pronta com mesas e cadeiras de plastico que não chegou a ser necessária, que seria aberta se a enchente fosse maior.

P.S. 30 em 30 minutos parece-me arriscado. 15 em 15 era mais seguro...

Foi fixe. Deu para jogar uns jogos que queria experimentar, beber uns copos à noite na mouraria e rever malta porreira.

+ Muitos participantes

+ Muitos jogos. Provavelmente a maior ludoteca de todas as cons

+ Muitos voluntários a atender a malta e a explicar jogos

+ Não fechar para hora do almoço. No convívio alinha quem quer, não se deve obrigar ninguém.

+ Loja com jogos novos e usados. Coisa do demo, que tive de me vir embora com uma caixa gigante Tongue out

+ Busen Memo.

+ Rifas. Parece-me uma forma elegante de angariar fundos para as cons. É que a malta bem quer ganhar uns joguinhos. (Eu lá acabei por levar um pacanino para casa)

- Espaço. A certa altura era claustrofóbico. Estavamos todos uns em cima dos outros, era barulhento e havia pouca luz. E por não haver muitos restaurantes próximos, acabávamos por perder bastante tempo nas refeições.

- Mistura das pessoas. Não percebi porquê, sinceramente. Não sei se foi de não se marcar mais partidas previamente, se sou eu que sou cocó, acabei por jogar pouco com pessoas de outros grupos. A nível de jogos jogados, em dois dias, a Con acabou por ser pouco produtiva. Mas isto é problema meu, não da Con, I guess.

- Cadeiras assassinas.

- Os bagaços eram muito caros.

Valeu a pena, estiveram bem! Wink

Obrigados: Soledade, pelo Tahuantinsuyu (que não joguei Cry), Evangelista pelo Antiquity (se nem isto conseguia jogar fazia birra), Dagoma pelo Dungeon Lords (nhé... estava à espera de mais), Hélio pelo Chinatown (muito catita), Vital por alinhar com a malta a picar pedra no Wensleydale (jogaço).