LISBOACON 2009 - Rescaldo: opiniões e sugestões

[quote=smascrns]

Em primeiro lugar, o lavar dos cestos. Quando puderem digam quanta gente participou em cada dia, que jogos foram jogados, e outras estatísticas sobre as quais disponham de dados ou de estimativas feitas a olho mas certeiras. Nomeadamente no que respeita a custos (incluindo os decorrentes da inevitável intervenção do amigo do alheio)!

Para o futuro, começaria mesmo por aí. Acho que é conveniente disporem de um registo de participantes. Isso permite ficarem com os dados dos novatos e saberem exactamente quanta gente aparece e quando (dia e parte do dia). Eu sei que isso dá trabalho e pode parecer restritivo à entrada mas é essencial para a gestão de um evento desta natureza. Até porque se colocam problemas de segurança quanto a furtos de jogos, estrago de material local, etc., e um registo sempre desincentiva.

[/quote]

Se calhar foram sempre outras pessoas que requisitaram os jogos que jogaste. Cada jogo requisitado ficou registado, junto com o nome de quem o registou. Não ficou registado quantas pessoas jogaram o jogo mas a maioria das estatisticas que referiste podem e provavelmente irão ser calculadas.

Este relato quase me faz esquecer as dores de cabeça e de costas que fizeram o evento!! Espero que apareçam mais vezes!!


Desliga o monitor e junta-te a nós!

É verdade que eu acabei por não registar nenhum jogo! Houve sempre um grupo com um lugar disponível ou um voluntário que se auto-registou para pôr outra gente a jogar. Por isso mesmo me parece interessante haver um registo de entradas, é que há gente que passa pela Con e... não deixa registo!

Quanto às estatísticas dos jogos jogados, gostava imenso de as ver, saber quais os jogos mais populares e procurados. Ainda aí podia haver uma folhinha a entregar nas mesas onde um jogador inscrevesse o número de jogadores, a hora a que começaram a jogar e a hora em que acabaram. Mais um espaço para cada jogador dar a sua opinião anónima numa escala de 1 a 5. Isso podia ser entregue a quem pedisse os jogos. Depois quando os devolvessem entregavam a folha também.

Eu sei que tudo isto põe um peso grande sobre a organização mas com tempo talvez seja exequível. Até porque aquilo que para mim que estou de fora me parecia o mais difícil já está feito e correu sobre rodas - ter um leque muito grande de jogos novos e com uma idade respeitável, prontos a ser jogados sem problemas.

Sérgio Mascarenhas

LisboaCon vista do lado de um voluntário novato.

Grande confusão na 6ª feira a montar o estaminé todo. Só lá apareci as 21h que era a hora combinada, para descobrir que havia malta a fazer coisas desde as 9h da manhã. ir buscar mesas, ir buscar jogos, montar prateleiras que se recusavam a ser montadas, montar mesas num lado da sala, depois leva-las para o outro lado, dar os comprimidos ao Vasco, fugir às 2h da matina sem ninguem ver que montar as sacanas das prateleiras foi lixado pra caraças e o trabalho parecia não ter fim à vista. Dormir.

Almoçar cedo no sábado que entro ao serviço às 13h. Queria lá ir de manhã, mas depois da estafa fiquei na caminha. Chegar às 12h30. Vasco stressado porque as 13h estavam à porta e eu ainda não tinha aparecido. Duas horas de angústia a ver o pessoal a jogar enquanto estava de serviço, mas o horario das 13h as 15h era o mais facil (estava tudo a comer). Comprar alguns jogos na loja. 15h FREEDOM! Dez horas de jogatana continua apenas interrompida para ir comer qq coisa a correr ao BurgerKing ali ao perto. Arrastar-me feliz para casa às 2h da matina.

Domingo de novo de serviço. Aconselhar jogos, demonstrar jogos, aproveitar que estava de serviço à ludoteca para cuscar todos os jogos que me despertaram interesse. Parecia um puto numa loja de doces. Passar pela loja para comprar mais uns jogos. Participei no tornedo de Dominion e cheguei à mesa final, fim perfeito para uma maratona de dois dias de puro entretenimento.

Só não proponho que haja cons mensais por pensar no que isso faria à saude do Vasco, senão podem crer que propunha.

Puxando a brasa à minha sardinha, quero acrescentar ao óbvio e merecido aplauso à organização, um aplauso aos voluntários (eu inclusivé :P) que dispensaram material e imensas horas de trabalho, sem contrapartida alguma, e que proporcionaram que houvesse presença continua e em número suficiente de "camisas amarelas" em todas as funções necessárias.

Agora a questão mais importante. E as fotos? foram tiradas centenas de fotos na Con. Eu sei que organiza-las todas demora, mas coloquem parte delas para podermos mandar aos que não foram para fazer inveja!

a parte de estatisticas e afins serão criadas e compiladas esta noite e sairam em breve para o público =)

---- Latest News ----

[img]https://geekdo-images.com/jswidget.php?username=dalimthor&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

[quote=Atomant]Agora a questão mais importante. E as fotos? foram tiradas centenas de fotos na Con. Eu sei que organiza-las todas demora, mas coloquem parte delas para podermos mandar aos que não foram para fazer inveja! [/quote]


Já falta pouco....muito pouco!

Desliga o monitor e junta-te a nós!

E comecou assim:

[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6795/721649110_WhxCK-M.jpg[/img]

Com a segurança de serviço
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6862/721653250_wY5HN-M.jpg[/img]

E uma biblioteca que parecia não ter fim
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6896/721659486_UkGtV-M.jpg[/img]

E uma loja recheada (ainda sem muito que fazer)
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6907/721661847_ZikaN-M.jpg[/img]

E até o ppl de RPG estava lá com o Grande Mestre Mariano a tomar conta das hostes
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6938/721668348_JHrBt-M.jpg[/img]

E esta vai-me render thumbs como o catano!
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6964/721674188_hdNoF-M.jpg[/img]

A vista aérea era fenomenal
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC6985/721679978_LCRUn-M.jpg[/img]

Com direito a reportagem video e tudo
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC7009/721685071_LkqiP-M.jpg[/img]

Boa disposição
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC7042/721693797_VM4ch-M.jpg[/img]

E o ()$(#$"&&( do russo que me fez suar as estopinhas!!! E já temos novo embate marcado pra LeiriaCon!! Um abraço muito especial para o João (Crashburner)!!!
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC7059/721698006_FCQSs-M.jpg[/img]

Consigo sempre apanhar o Evangelista!!!
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC7095/721707907_D3sta-M.jpg[/img]

Clássico!!!! Uma pérola que ainda não foi desta que joguei.
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC7140/721719097_j7rRx-M.jpg[/img]

A puxar pela cabeça.
[img]https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009/DSC7129/721716489_JUJSf-M.jpg[/img]

e o resto podem ir ver [url=https://firepigeon.smugmug.com/Hobbies/Boardgaming/LisboaCON2009]aqui[/url]

[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

O Sistema de rifas não me pareceu muito aleatório... especialmente quando ontem sairam dois números seguidos, o 237 e o 278. E depois o sistema sempre a dar erro e tal... Hum... muitas t-shirts amarelas a receberem prémios. Estava tudo viciado lolololol

:P

Já me pronunciei quanto ao evento na secção do Mini-Encontro de Roleplayers mas passo para aqui uma versão resumida e sistematizada e talvez mais desenvolvida.

Houve uma enorme afluência de gente e o espaço, pelo menos no sábado, revelou-se pequeno para tanta gente.

A quantidade de gente e a enorme afluência ressentiram-se também por parte da equipa de organização. Eu creio que se deveu ao facto de não esperarem tanta gente. Talvez não fosse o faltarem pessoas mas possivelmente a articulação entre as mesmas e o todos quererem ir a todas. Estou em crer que com uma estratégia "divide and conquer", ou seja, fazer como nos restaurantes, atribuir zonas a cada membro da equipa e funções específicas. Aconteceu ter três membros à procura do mesmo jogo enquanto colegas gritavam por eles que precisavam de ajuda e de atender pessoas. Não me entendam mal, pelo que vi toda a gente estava empenhada no trabalho, prestável e sempre com grande simpatia. Apenas creio que faltou um pouco de articulação para lidar com tanta gente.

Concordo com o BrainStorm quanto aos objectivos e percebo a ideia dele, mas não creio que fechar a convenção para o almoço seja o método ideal, porque se as pessoas não conviveram para os jogos quando for para almoçar simplesmente dividem-se nos grupos já formados e não há a interacção desejada. Além que cria uma quebra no ritmo a paragem e pode provocar o abandono por parte de várias pessoas da convenção enquanto que se estiverem sempre envolvidas no ambiente de jogo simplesmente comem qualquer coisa para voltarem de seguida e agarra mais as pessoas.

jrmariano, lamento desiludir-te quanto ao 1º Encontro Nacional de Roleplayers mas do meu conhecimento já houve pelo menos um no Porto e um em Lisboa pelos idos de 2005 ou 2006 se não estou em erro! Mas mais é sempre melhor e foi uma grande ideia criar uma mini secção para nós e com o agradecimento à organização por nos ter permitido ter o nosso cantinho. Pessoalmente não fui com o tempo disponibilidade que gostaria pelo que não participar nos jogos a correr nem ir munido do meu próprio material, espero fazê-lo numa próxima vez. As congratulações ao jrmariano por arrastar dois roleplayers extra e por ter estado a mestrar Warhammer 40k com toda a dedicação apesar das inúmeras interrupções que lhe faziam (incluindo pela minha pessoa) e aos seus jogadores pela paciência de as tolerarem! As mesmas se extendem a outro ST que não consigo identificar que levou Hunter The Reckoning (uma grande salva para o Old World Of Darkness).

Pessoalmente tendo ido como roleplayer e para roleplay acabei por, no pouco tempo que estive na convenção, ser positivamente surpreendido ao ser arrastado para um jogo de cartas (Munchkin) e de tabuleiro (Tsuro) com que me diverti bastante e fiquei fan.

Outro aspecto que precisa de ser revisto é a localização, os transportes e a identificação dos mesmos. O sítio era distante do metro, metade dos autocarros sugeridos não circulam durante o fim de semana e nem os taxistas dos Olivais sabiam onde ficava a Associação.

Apesar de tudo e da chuva foi muito bom, soube a pouco, quero mais e para o ano estou lá de novo! Quero felicitar a organização porque apesar das minhas críticas/sugestões sei que organizar algo assim e com esta magnitude não é nada fácil e exige muito trabalho e disponibilidade. É de salientar o esforço das pessoas que tornaram uma iniciativa destas possível e a dedicação que nela puseram para a nossa diversão dos que fomos lá só para jogar e às compras.

Feitas as contas, no final o saldo é positivo e um ano de espera pela proxima parece muito! :)

P.S. - Barendd é "Spartans, ready your breakfast and eat hardy. Tonight we dine in Hell (deveria ser Hades ou Tartarus mas também serve)" eheheh :)

Obrigado pelas fotos e elogios, Pombeiro!

Podes chamar-me Mestre mas ainda aprendi umas coisitas e escapei-me sem querer à demo de Lobisomens. :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Em nome do Grupo de Lisboa, além de querer agradecer às pessoas que puderam comparecer, gostaria de dar os parabéns a todas as pessoas que contribuiram com tempo, suor e dedicação para criar um evento memorável: o vosso contributo foi muito importante para o crescimento do hobbie e principalmente do próprio grupo. Um abraço especial àqueles que apesar de estarem connosco há pouco mais de 1 mês, acreditaram e foram muito além do esperado.

Obrigado.

A malta do Tá Quinas que foi a LisboaCon curtiu muito. Vamos tentar pelo menos igualar o feito em Março. Contamos com a vossa comparência. um muito obrigado ao Mariano por nos ter aturado o dia todo.

Eu por mim tenho pena não ter falado mais com vocês durante o mini-encontro dos Roleplayers e por conseguinte conhecer-te. De qualquer modo muito obrigado ao Vasco por se prontificar a correr um Hunter improvisado para um total novato (um aluno meu que consegui trazer comigo) e para o Prophet se não estou em erro.

Têm de vir à LeiriaCon para convivermos à séria. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

O tempo passou depressa e foi bem divertido. Vocês foram exemplares na paciência e na dedicação. Gostei de trocar experiências e ideias convosco. Vemo-nos na LeiriaCon e no Taquinas Gameday?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Eu não me cheguei a juntar porque estava curto de tempo e não queria começar por meros dez minutos. Mas com tanto sucesso parece-me que terei outras oportunidades :D

Acho que posso dizer o mesmo do $€#$"&& do fascista que não cede nem um pouquinho! quando as suas tropas estiveram quase a ceder, lá se aguentou e depois veio a "cavalaria panzer" pôr um travão ao ataque soviético! Grande jogo, sem dúvida e um must play em cada Con. Em Leiria à terceira vai ser de vez (espero!). Grande abraço para ti

Longe de mim reforçar uma ideia errada da minha pessoa como membro fundador de qualquer tipo de evento. Estava a querer nomeá-lo como sendo o 1º Encontro Nacional de Roleplayers de Lisboa. Mas se parecer um pouco absoluto espero então que tenhamos sucesso com o 1º E. N. R. de Leiria, eh eh. :smiley:

Acho que vai dar um pesadelo de numeração, mas enfim.

Já agora o que ocorreu de 2005 a 2007 foram os Meetups de RPG (quando foi o último mesmo?) iniciados salvo-erro nos tempos idos do AbreoJogo na sua forma de Turno da Noite. Nunca tiveram pretensões (acho… de qualquer modo esta expressão soa bem pior do que parece) de serem Encontros Nacionais a não ser quando o pessoal do Porto fizeram algumas surtidas cá por baixo, o que se revelou bastante espectacular.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Na minha opinião o encontro correu muito bem.

Montes de pessoas novas ao hobby e bastantes caras conhecidas, alguma falta de organizacao dentro da organizacao mas deu para controlar tudo. o espaço era porreiro e no sabado encheu bem (acima das minhas expectativas, sim inda te tou a dever um salame Vasco :P). Todos da organização estao de parabens pelo trabalho que fizeram e os que ajudaram tambem.

Fechar a convenção nao era uma opcção nos moldes em que tava feita e como apareceram tantas pessoas totalmente novas isso poderia afasta-las.

Grande parte dos problemas descritos foram devidos ao facto de se arranjar o espaço muito em cima da hora e portanto complicou um bocado as coisas da organização.

Entao e a data para a próxima? :P

PS:

Obrigado ao Mallgur pela explicação do Full Metal Planete e ao Paulo pelo Dune

E um pedido de desculpas para o Hugo

A Con em frases:

Asur: "Tereso, podes-me explicar um Race For The Galaxy rapidinho?"

Vasco: "Tereso, tás parado?"

Lena: "Tereso, sabes que o Dominion tem dias..." (e assim se destronou o campeão...)

Nazgul: "Tereso, a ver se jogamos um CC:A" (numa biblioteca de 500+ jogos, não havia nenhum)

A Con em fotos:

They broke the mold...

"Vou tanto ganhar esta m****

Mallgur a chorar na hora da despedida

Pombeiro a discutir detalhes da organização com o Vasco

Inilegendável

"Aquele ponto azul está a olhar para mim!!"

"Então é assim: Eu sou o Sauron! Estão a ver os meus olhos?"

Claramente, eu, a João e o outro puto somos cylons, poupa o latim Mallgur...

"Credo, até no Dixit este homem tem A.P.!!"

(Cortesia: Pombeiro)

P.S. - Optei por não comentar a foto do Evangelista...

... uma camisa de forças, uma mordaça e ele todo bem amarradinho a uma cadeira colocada no centro da sala :P

iiiiiirrrrra Vasco!