LisboaCon 2010 - Rescaldo do evento

Gostaria que os participantes no evento nos dessem a sua opinião sobre o mesmo, em especial para as coisas que pensem que poderiam ser melhoradas, e se possível com sugestões sobre como as melhorar.

Partilhem também outras experiências interessantes que tenham vivido, deve haver quem tenha boas histórias para contar!

Para finalizar, deixar o meu sincero agradecimento a todos quantos ajudaram no evento, e igualmente aos que vieram vivê-la connosco!

Venham de lá esses comentários!

Antes de mais um Obrigado a quem organizou isto.

Quanto ao rescaldo em si...

Para MIM, que andei um pouco ao lado de tudo, apesar de ter estado lá SEMPRE...

Menos positivo:

- Apenas a temperatura nas salas. Por vezes muito quente, por vezes algum frio. Mas devido ao frio que estava lá fora (e que infelizmente não conseguiram controlar) isso é apenas 1 pormenor.

- Refeições... mas isso também foi mais preguiça. O Oeiras parque não era assim tão longe.

Muito positivo:

- As Pessoas

- O Local

- A muita diversão

e finalmente:

- O bagacinho. Obrigado Alice :D

-----

Em geral

Só pude ir na tarde de sábado, por isso é com essa base que comento.

Primeiro, o espaço é muito melhor que no ano passado. Aposta certa.

Depois, havia muita variedade de jogos, palmas ao pessoal que os disponibilizou.

Os voluntários foram todos 5 estrelas.

Havia muitos jogos para miúdos, o que é bom, mas infelizmente não havia um/a voluntário/a para se dedicar especificamente aos mais novos. Digo isto porque levei três crianças e bem sei que é exigir demais da organização e de um evento a custo zero.

O leilão e o sorteio são momentos altos. No leilão participou a minha filha que esteve o tempo todo nervosa, não fosse alguém licitar a expansão do Mister Jack (o seu jogo favorito) - ninguém o fez, saiu o pai a ganhar.

Não comprei nada, pouco joguei (crianças, quem as tem que se aguente).

Sugestões para o futuro

Coisas de pai, é evidente, mas também porque fica sempre bem promover o hóbi junto dos mais novos (há que os apanhar cedo):

Voluntários preparados especificamente para jogar com miúdos na faixa até aos 10 anos.

Um sorteio separado de jogos para crianças, mais cedo, aí pelas 5h ou 7h.

Um pagamento à entrada de 2€ (1€ para crianças) convertido em, à escolha, 1 fatia de bolo ou 2 senhas para o sorteio.

Foi excelente.

A organização esteve bem, muito bem. Quase sem qualquer falha... Devem ter existido mas eu não notei nada suficientemente importante para mencionar aqui.

Dizendo isso, será difícil falar de coisas a melhorar... Talvez seja mais interessante deixar algumas sugestões, além das do smascrns que são boas. Só não concordo com a do pagamento à entrada.

- Alargamento do horário

- Espaço para crianças com apoio de pessoas que fiquem um pouco com elas e permitam assim aos pais jogarem sem estarem ocupados a controlar os petizes. Uma espécie de babysitting... Sei que não será fácil, mas fica a sugestão.

- Maior separação entre as zonas de sorteios/leilões e decurso dos jogos. A ideia de salas dedicadas a tipos de jogos diferentes foi boa e resultou e penso que se poderia aproveitar para que os sorteios e leilões não interrompessem/perturbassem o decurso de jogos.

Dá para perceber que o balanço foi claramente positivo. Gostava de ter jogado ainda mais com malta que não vejo tão frequentemente, mas o pessoal de Lisboa estava muito dedicado ao apoio aos participantes e a verdade é que é um pouco difícil coordenar com todos...

O espaço era muito bom, com boa iluminação. Não senti problemas de climatização... mas não sou dos melhores para avaliar isso. O pessoal do bar era muito simpático e lidou bem com a nossa forma algo caótica de escolher as alturas para comer. A comida também foi bastante razoável e a preço interessante. Gostei do folhado de cabra, de queijo e de espinafres.

A malta da organização esteve bem. Obrigado a todos!

Pude jogar coisas novas, conhecer malta nova, rever e jogar com amigos. Pude voltar a jogar um clássico Full Métal Planète (obrigado pelo empréstimo haroldum). Pude conversar com bastantes pessoas com quem partilho esta paixão... Penso que não será fácil ter um fim-de-semana melhor... pelo menos até à próxima Con!

Obrigado a todos os que me proporcionaram estes dias! Na próxima lá estarei!

Na minha opinião, esta Con foi sem dúvida aquela que mais se aproximou do objectivo de um Encontro de Jogos de Tabuleiro:

- Espaço amplo e bem estruturado

- Boa iluminação

- Alimentação no local e com acesso a outras opções muito perto

- Salas distintas para gamers e casuais

- Ludoteca vasta

- Cobertura dos média

- Muitos visitantes e participantes

É claro que nestas coisas existem sempre pequenos detalhes não muito conseguidos, mas alguns escapam ao controlo de quem está a organizar e um deles foi o da alimentação, mas deduzo que a estrutura do Aerlis não está preparada para o fluxo que se deu.

O outro aspecto menos positivo foi o facto de termos que levar com o Vasco (andava possuído e chato) mas no final julgo que se pode desculpar pois o resultado foi positivo.

Pessoalmente fiquei satisfeito por poder mais uma vez encontrar o pessoal do costume, conhecer mais uns quantos, e jogar algumas novidades.

Um agradecimento ao playtesters do Gangland (espero que tenham gostado).

Para o ano lá estarei.

O Gangland foi um dos Thumbs Up da Con. Para prototipo está bem "polidinho" e apresentável.

Ainda tens ali qualquer coisa a melhorar nas cartas (a forma de as ir buscar vs o que pagas por elas vs o que elas te dão), Mas sinceramente não sei como. Ainda ontem à noite estive a pensar nisso e não consegui descorrer nada.

PS: Peço desculpa estar a utilizar este espaço para isto, mas achei que o johnny gostaria de saber...

-----

Tudo muito positivo, especialmente por ser tão perto de minha casa. :)

Como sempre, as gentes e o ambiente. O local, muito melhor, e a organização, 5 estrelas.

Tal como ao Carlos mas por outra razão, a convenção passou-me um bocado a lado. Passei os dias a ensinar o Vinhos, alguém sugeriu que levasse uma gravação, acho que é isso que vou fazer nas próximas . :)

Por pontos negativos:

Não havia dados, nem xadrez, nem monopólio. Portanto se não fosse o Vinhos, não havia nada de jeito para se jogar. Cool

Calculo como deve ter ficado embaraçado quem o procurou na base de dados e não o encontrou.

- Olá, aqui é que se pedem os jogos?

Organização com voz grossa e peito inchado:

- Sim, temos a maior biblioteca de jogos de tabuleiro do País. Pede o que quiseres que o encontraremos para ti.

-ok, eu queria um xadrez.

- xadrez- grasp, ahahah, concerteza.

-'clic, clic, clic (a teclar xadrez na base de dados)'

' running, looking - error, error- alert'

- herr. deu erro, pera só um bocadinho.

- grap clicl clic clic ' running, looking - error, error- alert'

- herr- acho que xadrez não temos.

- não tem? mas eu queria mesmo era jogar um xadrez.

- ha, pois isso não temos, mas temos o Setlers of Catan. :)

- mas Xadrez não é um jogo de tabuleiro?

- blush - herr, bem, não é bem o tipo de jogos que são procurados por aqui. herr, nem sabiamos se alguém o queria jogar.

a nossa biblioteca é mais bolos, her quer dizer , jogos modernos. isto é euros, tb temos alguns ameritrash, percebes, mas xadrez, não temos.

- ok e damas têm?

-her também não, que tal um Carcassone?

- gamão?

bem, tb não, mas pode experimentar o Ticket to Ride, é giro, tem comboios.

- Vamos filho que estes senhores não percebem nada de jogos de tabuleiro.

Brincadeiras à parte, é importante que no futuro se pense nisso, não só nesta mas noutras convenções. No minimo será estranho não existir um xadrez pelo meio, que por acaso até foi pedido.

Segundo e último ponto negativo para mim, as mesas de jogo. As mesas de explanada não são as mais apropriadas para este tipo de evento. Já havia umas quantas redondas bastante boas. Se para o ano forem todas assim, tudo será perfeito. Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar Yellow

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

É bem verdade que a malta sempre se esquece dos clássicos, Xadrez, damas, Gamão e outros, e claro do Monopólio. Acho que não é a 1ª vez que acontece alguém perguntar por um desses num Encontro.

Pelo menos havia Go.

Excelente Con!

Os meus parabéns à organização e claro está aos participantes!

O espaço é excelente, amplo, bem iluminado e com refeições no local. Gostaria de agradecer, em nome dos mamíferos de grande porte, as excelente cadeiras das salas, confortáveis e resistentes! O leilão projectado foi excelente!

Joguei mais um Dune, que foi brutal, consegui jogar o Full Metal Plánete, combinei, mais uma vez, jogar 2 de Mayo com o Brainstorm para próxima Con, ganhei algo num sorteio pela primeira vez ( Electonic Sudoku !!!) e a companhia de jogo, conversa e viagem foi como sempre, 5 *!

Há algumas sugestões bem interessantes para a organização, que se pretenderem manter o local para o próximo ano, terão a árdua tarefa de filtrar e aplicar o que se pode aplicar, que isto de organizar Cons não é nada fácil!

Mais uma vez, parabéns!

Venha agora Leiria!

Muito obrigada pelo belo e enriquecedor fim de semana.

Foi 5Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar Yellow

Boas,

como sou um cabeça no ar ( e tive que sair um bocadinho mais à pressa do que pensava) fiz "check-out" dos meus jogos, mas deixei la o

Forbidden Island

porque estava na prateleira dos "jogos de 2010" e não na "minha".

A quem o tiver, agradeço que mo guarde com amor e carinho e que me contacte p.f. (pode ser por aqui)

Ah, já agora... GANDA CON!!!! Thumbs Up Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar YellowThumbs Up

Beijinhos e abraços pra todos!

Devolvo-to da proxima vez.

O quê? Já acabou??? Pois é. É assim que uma pessoa fica com uma Con 5*!!! Happy

Espaço amplo e bem iluminado.

Só foi pena o espaço ser um pouco fresco (a temperatura exterior também não ajudava).

A malta da organização bastante porreira (como já era de esperar Cool ), assim como os visitantes.

A localização, junto do Oeiras Parque oferece um óptimo leque de opções para quem quiser comer por perto.

Após ter lido alguns posts dos outros utilizadores, também acho que uma zona dedica aos mais novos seria uma boa ideia. Como é óbvio implicaria que existisse mais uma pessoa dedicada a essa zona.

Não tenho muito mais à acrescentar (pois sendo eu uma pessoa de poucas palavras isto para mim já é um testamento :P), senão agradecer à organização por me ter deixado vestir a camisola, tendo eu surgido no grupo há relativamente pouco tempo. Para a próxima espero poder ajudar mais de forma a que a malta da organização possa desfrutar do excelente evento que organizou.

Os meus parabéns e um obrigado à organização por um fim de semana divertido e descontraído que proporcionaram, não só a mim, mas com certeza a todos os visitantes (não nos devemos esquecer que todo o trabalho da organização foi voluntário).

Até à próxima 4ª feira! Thumbs Up

P.S.: 1º post (tenho andado um pouco undercover)

Não pude estar meuito tempo nesta LxCon. Mas esteve tudo muito bem. 5 estrelas.

Apenas tenho pena que as rifas e leilões interrompam jogos e que não os deixem terminar. E o curto horário.

[quote=haroldun]

Não pude estar meuito tempo nesta LxCon. Mas esteve tudo muito bem. 5 estrelas.

Apenas tenho pena que as rifas e leilões interrompam jogos e que não os deixem terminar. E o curto horário.

[/quote]

Afinal tenho mais queixas.

Barulho... muito. As salas têm um pequeno problema de propagarem o som. Por vezes não era fácil estar concentrado com tanto barulho à volta...

Lembrei-me disto por causa de todo o barulho envolvente e por causa das chamadas aos berros para os sorteios...

A única maneira que vejo de forma a que não se repita é...

PERCAM O MEDO.

Atribuem uma posição ao prémio... e fazem o sorteio com projecção. Quem quiser estar, está, quem não está.. estivesse.

O sorteio é anunciado (sem berros de preferência). Fazem o sorteio atribuindo um valor... tipo:

1 rifa sorteada - Alta tensão

2 rifa - colloreto

3 rifa - Vinhos...

etc...

22ª rifa - Puerto Rico

etc...

37ª rifa - Twilight Struggle

Depois do sorteio fixam os resultados num sitio qualquer. Quem esteve levanta os prémios. Quem não esteve levanta posteriormente, quando/se quiser.

Se algum prémio no final da Con não for reclamado anunciam aqui no AoJ o sorteio.

Passado 1 mês, os prémios não reclamados ficam para a organização, de modo a financiar a LisboaCon de 2011.

My 2 cents.

-----

Happy

ao Valentim (espero não estar enganado) por pacientemente ter explicado e acompanhado o bom desenrolar de um Battlestar Galactica a novatos. Foi pena não podermos terminá-lo por causa do leilão e do final às 20h. Adorei o jogo e acho que tenho que ir à Inbicta p'ra jogá-lo como deve de ser. Sou uma tostadeira ;) Obrigado Valentim.

Boa organização, espaço amplo, iluminado e agradável (excepção foi o mobiliário de esplanada, nada é perfeito).

Agradecimentos ao pessoal (não decorei muitos nomes!) que explicou o Talluva, Mystery of the Abbey, Navegador, e a quem pacientemente explicou o 51st State que já não tive tempo de jogar Embarassed, a quem deu intermináveis sugestões de jogos para 2 players e aos mil e um convites para os encontros. E ao Vital por me autografar o Vinhos que vai já direito para o eBay!

Eu e a minha "gaija" (Nélia) adorámos. Agora é aparecer num encontro asap. =)

Nelson

Parabéns pela organização. Espero que mantenham o local para o ano, porque tem excelentes condições (incluindo ficar a 5 minutos a pé de minha casa!)

Também acho que deviam fazer um sorteio clássico em que vão atribuindo a cada prémio um número. Assim os prémios podem ser levantados mais tarde e não é necessário interromper o que estamos a fazer (como um Galactica em que os Cylons estão a um roll de dado de perder ou ganhar ;)

Quero ainda agradecer o altruísmo dos voluntários que me (nos) explicaram as regras de vários jogos.

Colocaram a fasquia bem alto e espero uma resposta à altura da malta de Leiria já em Janeiro! :)