Pretendo escrever um artigo sobre os maiores flops de 2009 e falta o tempo, a coragem e a persistência de pesquisar... Quando sei que no AoJ estão os melhores críticos de boardgames internacionais e quiçá de todo o Portugal, para quê mais preocupações?
Voto no Dominion Intrigue. Que bela maneira de estragar um jogo bom.
Parece que hoje em dia basta algum nhurro chorar um bocadinho "ai ai este jogo tem falta de interacção que multiplayer solo ai ai", que as editoras começam logo a desenvolver jogos com interacção "pasted on".
Duck Dealer. Custava 60 euros, ou assim, em Essen. Formaram-se filas, e o jogo esgotou em horas. Ninguém sabia nada do jogo excepto que era da mesma malta de jogos como Indonesia, Antiquity, Roads & Boats.
Quando as pessoas chegaram a casa, experimentaram-no com os amigos. A maioria concluiu que o jogo é muito fraquinho.
Average Rating: 6.46/10
O jogo não flopou comercialmente, como é óbvio. Vendeu tudo.
O Age of Conan também desapontou muita gente. Era o desgraçado que vinha a seguir ao War of the Ring..
PS- O Intrigue e o Seaside transformaram o Dominion que considero um "6" num "8". E não tem nada a ver com a interacção. Tem a ver com a muito menor linearidade das decisões que fazes durante o jogo. Fizeram um trabalho fantástico.
Não acho que cartas modais tragam necessariamente mais e/ou melhores decisões, senão o papá do jogo (magic) teria muito mais dessas cartas. Apenas acho que tornaram um jogo de 30 minutos num jogo de 1 hora.
Como é que cartas modais não trazem mais decisões?
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Porque as decisões do dominion não residiam nas cartas que se jogam, mas sim em conseguir um deck eficiente que compre mais pontos que os dos outros. Não acho as decisões nas cartas modais particularmente poderosas para o AP que introduzem.
P.S. devo dizer que nunca joguei o intrigue como expansão, só o joguei como "jogo por si", acredito que jogado como expansão o efeito esteja um bocado diluído e se torne mais agradável de jogar.
Não acho as decisões nas cartas modais particularmente poderosas para o AP que introduzem.
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AP no Dominion?! Deve ser um fenómeno "Live", porque on-line não há AP, quando há muiiito AP (um jogador que leve mais de 10 segs. a jogar uma carta.. sempre), é certo que o jogo vai abaixo, ou se vai até ao fim, os jogadores abandonam a "mesa".
Em média, on-line, um jogo a dois não demora mais do que 8 minutos, um jogo a 3 poderá ir até aos 15 minutos e a 4, entre 20 a 30 minutos, claro que tudo dependerá do setup.
Isso do AP no Dominion desaparece lá para as 300 partidas...
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
Porque as decisões do dominion não residiam nas cartas que se jogam, mas sim em conseguir um deck eficiente que compre mais pontos que os dos outros. Não acho as decisões nas cartas modais particularmente poderosas para o AP que introduzem.
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Ah, então não é ter menos decisões, é não gostares das que foram inseridas. Tudo bem, também não acho que as decisões sejam propriamente revolucionárias, mas gostei da adição. AP no Dominion só vi em casos de novos jogadores, fora isso...
[quote=Tiago]
P.S. devo dizer que nunca joguei o intrigue como expansão, só o joguei como "jogo por si", acredito que jogado como expansão o efeito esteja um bocado diluído e se torne mais agradável de jogar.
Nem a nível de espectativa de jogabilidade e muito menos a nível comercial. Tivessem produzido mais que se tinham vendido mais!!! Correspondeu às espectativas e o valor pela qualidade de jogo e de componentes é extremamente elevado.
[url=https://www.geekdo.com/boardgame/42560/the-hell-of-stalingrad]The Hell of Stalingrad[/url]
[url=https://www.geekdo.com/boardgame/28185/the-kaisers-pirates]The Kaiser's Pirates[/url] (o reprint pela GMT)
[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]
Ah, então não é ter menos decisões, é não gostares das que foram inseridas. Tudo bem, também não acho que as decisões sejam propriamente revolucionárias, mas gostei da adição. AP no Dominion só vi em casos de novos jogadores, fora isso...
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Não joguei o suficiente para ter uma opinião 100% acerca disto, mas do que joguei lembraram-me as cartas modais de magic que 95% das xs se jogam com a mesma opção e depois há ali um 5% das vezes em que a outra opção dá jeito. Portanto adicionou ao processo de decisão uma percentagem infíma.
O Duck Dealer e o Space Hulk tinham um objectivo bem claro, capitalizar no primeiro caso na fama da editora e no segundo no saudosismo. Em ambos os casos acho que muita malta se foi apercebendo antes que havia ali pouco mais que isso...
No caso de Dungeon Lords, andava tudo a dizer maravilhas do jogo, ainda antes de o experimentar e alguns até mesmo depois. Mas creio que agora já muita gente se desiludiu. Eu ainda não experimentei, mas pelas reacções que tenho visto, não há pressa...
Quanto aos Dominions...
[quote]não há AP, quando há muiiito AP (um jogador que leve mais de 10 segs. a jogar uma carta.. sempre), é certo que o jogo vai abaixo, ou se vai até ao fim, os jogadores abandonam a "mesa".[/quote]
10 segundos... deve dar muito que pensar... decisões difíceis e assim... grande jogo, não há dúvida.