Maiores flops de 2009?

[quote=Mallgur]

No caso de Dungeon Lords, andava tudo a dizer maravilhas do jogo, ainda antes de o experimentar e alguns até mesmo depois. Mas creio que agora já muita gente se desiludiu. Eu ainda não experimentei, mas pelas reacções que tenho visto, não há pressa...

[/quote]

Dos jogos saídos em 2009, e segundo o ranking do BGG, aparece em 5º (por esta ordem: Steam, Endeavor, Small World, Chaos in the Old World e Dungeon Lords), estando em 41º no geral. E convém dizer que foi, a par do Chaos in the Old World, o jogo que foi disponibilizado para venda já para o final do ano, bem mais tarde que todos os anteriores. Certo que os rankings valem o que valem...

Mas olhemos para os números: 1906 "Donos", 480 "Pretendentes" e 12 "Que o trocariam". No caso do Chaos: 1849 "Donos", 318 "Pretendentes" e 18 "Que o trocariam". E já agora, o Steam: 2388 "Donos", 395 "Pretendentes" e 21 " Que o trocariam". Certo que os números valem o que valem...

Pelo que já li das regras, não me desilude. Mas também considero que não é jogo para todos, tal como o Galaxy Trucker, Space Alert ou até mesmo o Through the Ages. Todos lançados por esse tal de Vlaada Chvátil.

A alguns deve desiludir por o fulano ser checo (não conseguem esquecer o Poborsky...). A outros, porque o jogo não tem dados e os aventureiros, monstros e fantasmas são... de cartão.

Agora daí até dizer que é um flop...

O mesmo caso para o Dominion e suas expansões. Acho que aquilo não é para mim, mas não invalida que o considere um jogo que cativa paixões. Percebo o porquê de muitos o apreciarem. E de não lhes causar incómodo verem mais e mais expansões a sair. É, não para mim, mas na realidade deste nosso hobby, um caso de sucesso.

[quote=JohnnyBeGood]

ou vais-me dizer que levas mais do que 10 segs a decidir o que jogar no Tichu?

[/quote]

Se calhar é por isso que, ao contrário de quem leva só 10 segundos a decidir, não tenho tanto medo do team Cristina...

Evilgrin

Ouve-me que sou fã incondicional do Poborsky:

- O jogo não presta. É um glorified Galaxy Trucker, mas muito pior. Sem querer achincalhar, mas é a minha opinião sincera. Eu era um dos que tinha fogo no c* para o experimentar, e experimentei... foram 2+ horas perdidas, entre tantas outras. Mas as opiniões valem o que valem. Experimenta e verás. E nunca negues à partida um boardgame que desconheces Laughing

[quote=Tereso]E nunca negues à partida um boardgame que desconheces Laughing

[/quote]

seja o El Grande Fiasco!


[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]

É a tua opinião. Vindo de um tipo que se propôs a trocar um Age of Steam por uns bilhetes para um qualquer concerto de música (ver aqui), nem por seres fã incondicional do Poborsky te safas Evilgrin. É uma opinião, digamos, questionável.

Se calhar o jogo até nem presta para quem gosta de indie-rock... Cylon

Agora com essa de negar experimentar um boardgame que desconheço é que me deixaste com AP. Algo está-me a escapar? Enlighten me Tereso.

Por acaso ainda não experimentei o dito cujo (muito por culpa da alfândega que me decidiu ficar com ele mais uns dias, talvez estejam a ver as regras para o jogar, não sei). No entanto parece-me um Agricola só que bom.

P.S. Nem sou fã do Poborsky nem do Vlaada, os jogos dele (do Vlaada) parecem ter sempre qualquer coisa que falta...

--

[quote=Tiago]

No entanto parece-me um Agricola só que bom.

[/quote]

Happy

Embora a maioria dos jogos se enquadre nesta descrição, não deixa de ser uma afirmação que merece destaque!

Rock alternativo, vá.

Eu explico: Era para o caso de te convencer, queria incentivar-te a experimentares na mesma. Mas já percebi que temos caminhos diferentes, afinal, tu gostas de Through the Ages...

Tanto para falar, tão pouco tempo...

[quote=Tereso]

Rock alternativo, vá.

Eu explico: Era para o caso de te convencer, queria incentivar-te a experimentares na mesma. Mas já percebi que temos caminhos diferentes, afinal, tu gostas de Through the Ages...

[/quote]

Não tenho outro remédio senão experimentá-lo. Comprei-o. Laughing

Caminhos diferentes? Não, o caminho é o mesmo, os atalhos que usamos é que diferem Tongue out.

O Through the Ages é excelente, para mim. Assim como o Dominion e Tichu são excelentes para ti. Opiniões. Mas nada impede que nos encontremos casualmente, neste caminho, para umas jogas de Battlestars, Brasses e similares...

[quote=Tiago]

P.S. Nem sou fã do Poborsky nem do Vlaada, os jogos dele (do Vlaada) parecem ter sempre qualquer coisa que falta...

[/quote]

Todos os jogos têm sempre qualquer coisa que falta. Caso contrário, seriam simuladores e durariam, não duas horas, mas talvez uns dois dias.

Uma das regras de ouro de que já me apercebi nos jogos de tabuleiro é o processo de simplificação de processos e de regras que os jogos sofrem à medida que são desenvolvidos. Perdem substância, ganham fluidez. Uns ficarão mais simplificados que outros é certo. Mas tal processo é fundamental para serem, no mínimo, jogáveis.

Não estava sequer a falar da abstracção das mecânicas para simplificar os jogos. Estava mesmo a falar de que os jogos dele são feitos para X pessoas e são mal inventadas regras para X-1 e X+1. Pelo menos no Space Alert sentia isso e pelo que li do DL também me pareceu.

é como se o homem não conhecesse o conceito de escalabilidade.

--

Falta de tempo...só mesmo para jogar!

Pronto...

Eu levo o Dungeon Lords para a malta jogar...

[quote=Tiago]

Não estava sequer a falar da abstracção das mecânicas para simplificar os jogos. Estava mesmo a falar de que os jogos dele são feitos para X pessoas e são mal inventadas regras para X-1 e X+1. Pelo menos no Space Alert sentia isso e pelo que li do DL também me pareceu.

é como se o homem não conhecesse o conceito de escalabilidade.

[/quote]

Sim, nisso concordo contigo.

O Vlaada recorre a dummy players nos jogos que referes, o que, convenhamos, é um recurso fácil para escalonar o jogo para diferentes números de jogadores.

Se existisse uma faculdade de design de jogos, ele teria ido às mesmas aulas que o homem do Agricola e não tinha esse problema.

E concordo, o Dungeon Lords é a desilusão do ano.

Levas? Para Abrantes, certo?

Queria-o jogar em Leiria, mas acabei por não o conseguir. Frown

Comprei-o à mesma, mesmo sem ter experimentado.

Já o joguei e... fiquei agradado. Apesar de um feiticeiro ter transformado um dos meus vampiros em ovelha, consegui mandar o paladino todo pimpão jogar tichu para uma cela da minha masmorra.


O problema é que o Uwe também não se safou muito bem com isso do escalonamento no At the Gates of Loyang...

O jogo é bom, mas tem umas regras para 4 jogadores que são um recuso forçado para diminuir o tempo de jogo.

Acredito que o Dungeon Lors te tenha desiludido Zé Mário. Aquilo tem algo de Galaxy Trucker, o que não é muito a tua onda. Olha, surfa noutra Tongue out.

[quote=Dugy]

O problema é que o Uwe também não se safou muito bem com isso do escalonamento no At the Gates of Loyang...

[/quote]

Sim, atenção que o escalonamento dele não é assim tão fabulástico. Basta pensar na experiência de jogar Agricola ou Le Havre (Fighting) com 5 jogadores.

[quote=Dugy]Acredito que o Dungeon Lors te tenha desiludido Zé Mário. Aquilo tem algo de Galaxy Trucker, o que não é muito a tua onda. Olha, surfa noutra Tongue out.

[/quote]

Não tenho nada contra o Galaxy Trucker, é um jogo pateta (no bom sentido) e não tem pretensões de ser outra coisa. Deste não se pode dizer o mesmo.

O problema do Dungeon Lords é que cedo se criou a expectativa que este fosse a transposição do famoso jogo de PC para tabuleiro. Como isso não se verificou, alguns sairam frustados. Isso e o facto de ter a pretensão de ser um gamer's game com um tema engraçadito, e, para alguns, não se enquadrar como gamer's game.

Eu compreendo a desilusão de alguns dos detractores. Não a partilho, mas compreendo.