Tinha visto em tempos que a 1ª Math Trade organizada pelo Costa correu bem aqui no AoJ
https://www.abreojogo.com/node/2857
Não há possibilidade de se organizar outra Math Trade? Posso tentar ler mais sobre o assunto e criar uma ... mas se houvesse alguém mais experiente não era mau de todo.
Eu vou agora de férias (às 4 da manhã??), e ia justamente deixar uma mensagem ao Costa para começar a pensar em fazer outra. O principal até já está feito, é quase só fazer copy&paste dos textos e mudar aquilo que se achar que se deve mudar (desta vez acho que deviamos cumprir o prazo em vez de o reduzir; bastante gente se queixou que aquilo terminou mesmo quando se tinham decidido a participar).
Sei que há pessoal que não queria misturar RPGs com Boardgames comoda outra vez, mas acho que deviamos continuar. Somos relativamente poucas pessoas a fazer trocas, portanto em vez de criarmos duas mini-listas acho que mais vale fazermos uma lista média única nem que seja apenas para nos mantermos flexíveis (podermos trocar RPGs por Boardgames e vice-versa). Da outra vez tivémos uma lista de 65 itens no total; não é propriamente um tamanho ingerível ou difícil para os utilizadores de lidar… no BGG as listas chegam aos 500 itens (e é apenas porque normalmente o programa de resolução das trocas não aceita mais que isso). Agora obviamente pode é organizar-se a listagem (ou até mesmo dividi-la nas tais duas categorias, mas sem limitar as trocas entre listas) para que todos os boardgames e rpgs fiquem juntos uns dos outros.
E quem diz o Costa, diz tu ou outra pessoa que se queira oferecer. Se o Costa andar ocupado (e eu tenho aqui um outro projecto para ele, eheh) vai concerteza agradecer que o apoies ou até que fiques à frente do projecto; eu e ele também não tinhamos qualquer experiência, mas bastou lermos umas threads que ficámos a saber tudo o que era preciso e, como se viu, foi quanto bastou para iniciar a coisa e ela correr muito bem. Basta até uma mini-explicação do Costa, um copy&paste dos textos dele, e dá para alguém organizar tudo sozinho sem trabalho, eheh.
PS ao PS - E eu ainda devo à Lady E as trocas que fiz com ela… já lá vão tantos meses… shame on me. Tenho de tratar urgentemente disso e saber onde pára a mercadoria, que da última vez que ouvi falar dela estava em Leiria.
Penso que se deveria antes fazer uma MathTrade via BGG como os tipos de Inglaterra ou Alemanha fazem. O número de participantes é bem maior e a possibilidade de se efectuarem trocas tb.
Via BGG invalida automaticamente e logo para começar qualquer coisa a ver com RPG… além de que já não faltam por lá Math Trades - europeias, mundiais ou focadas em jogos específicos difíceis de encontrar em quantidade por cá como os wargames - em que o pessoal daqui pode participar; não era preciso criarmos uma, bastava esperarmos que abrisse a próxima e organizarmo-nos para participar em força.
Quanto ao número de participantes ser maior, só se abrirmos as trocas ao pessoal do estrangeiro… o que decididamente aumenta o número de participantes, mas aumenta também exponencialmente os custos com os portes, a incerteza e a espera. Entre nós vamos sempre conseguir trocar no mínimo 95% das trocas finais com entregas em mão.
De resto, e nem sequer falo nos roleplayers, se há Portugueses no geek que não participam cá no site, também há Portugueses por cá que não participam no geek … e, ela por ela (ou mesmo não sendo), é óbvio que eu pessoalmente prefiro atrair para o abreojogo quem não participa cá regularmente do que atrair para o geek quem não lá participa regularmente. Mas, claro, não vou ser eu a ter tempo de organizar a Math Trade, por isso não é a minha opinião que conta, eheh. Dito isto, obviamente se houver uma Math Trade por cá os organizadores podem contar com todo o apoio técnico, moral e otherwise - como de costume - e posso esforçar-me por ajudar a chamar ainda mais as atenções que da outra vez, fazendo por exemplo um mass mailing divulgando a iniciativa entre os 300 utilizadores registados (este número já separa o trigo do joio na medida do possível; durante a vida do abreojogo.com já se registaram mais de 850, entre robots de spam, utilizadores que nunca fizeram login, utilizadores que se logaram uma única vez e nunca voltaram, etc; enfim, o normal num fórum da internet).
Bom depois de ler uns quantos posts no BGG sobre o assunto, julgo ser capaz de organizar uma Math Trade aqui no AoJ. Quanto a fazê-la no BGG compreendo os argumentos do Ricardo e do Pombeiro, mas a ideia era mesmo fazê-la por cá (com todas as limitações subjacentes).
Por falar em limitações se calhar a altura para lançar a ideia não foi a melhor. Prova disso é que só 2 utilizadores é que se pronunciaram por isso o melhor será deixar a marinar até ao final do Verão.
Desculpem a demora na resposta, mas os meus horários andam trocados de todo. Uma math trade?? Meus amigos contem comigo.
Duarte se quiseres avançar, por mim na boa. Ajudo-te no que precisares. Se quiserem que eu faça o run da troca, também o faço na boa. Agora já há novas ferramentas para fazer math trades que eu não conheço. Dizem que são mais rápidas e melhores. Mas eu não sei como funcionam, teria de checar. O modelo que eu usei da outra vez é simples e connosco funcionou, portanto estou aberto a sugestões.
A mercadoria está comigo. Trouxe-a de Alcobaça no dia 8... depois falei ao Rick sobre isso e ele não se lembrava de nada que fosse para ele (conforme percebi na altura em que me pediste para trazer isso do encontro de Leiria). Soube hoje que eram para a Lady.
Aquilo que tenho combinado é dar isso ao Neonaeon para ele lhe entregar, mas posso combinar outra coisa qualquer... Amanhã estarei na XXL à noite e levo isso comigo. Se quiseres aparecer, Lady, dou-te isso directamente.
Peço desculpa, mais uma vez, pelo meu esquecimento no encontro de Leiria.
Já agora, fiquei muito nostálgico ao ver o Paranoia... Lembro-me de ver isso mencionado numa Your Sinclair e ficar com curiosidade para ver como era... estou mesmo velho, caraças!
Mas como referi anteriormente e perante o cenário actual o outcome é nulo ou muito perto disso a não ser que a malta se esteja a encolher. Por outro lado prolongar uma math trade no tempo não parece uma boa opção. O recomendado é uma semana 4 dias para as listas de trocas, 2 dias para as want lists e 1 dia para os resultados.
Cria-se a lista, escolhem-se os jogos. Depois as trocas são efectuadas consoante a disponibilidade de cada 1. Se eu efectuar uma troca e tiver que esperar um mês pelo jogo não me incomoda muito.
Parece-me então que temos condições para arrancar com isto. Estou com o Brainstorm, mesmo que alguém vá de férias a troca fica pendente durante um período de tempo considerado razoável.
A minha ideia era ter 5 dias para o pessoal submeter os jogos (1 mês como o Vasco sugere parece-me excessivo), 2/3 para as want lists e mais 2/3 para se postarem os resultados e fechar a lista oficial da trocas.
Se não vos parecer mal 2ª ou 3ª feira coloco isto de pé