[quote=Firepigeon]Já não se pode trabalhar 3 dias sem parar e depois chega-se aqui e tem-se 10 páginas pra se ler!!! LOL[/quote]

[quote=Firepigeon]Há um pequeno pormenor que parece que o pessoal se esquece: os hobbistas de boardgames (como nós) somos uma minoria muito pequena de quem compra um jogo!!![/quote]
Será? É que, fora o Settlers, não estou a ver títulos da Mayfair que tenham sequer conseguido atingir com esse sucesso relativo (quando comparado com os gamers) o público em geral. E mesmo assim, terá sido mais por atirarem a uma cadeia de lojas muito mais alargada (como tabacarias, grandes superfícies) do que por mérito das lojas de B&M.
Quando dizes que os gamers de boardgames são uma minoria, pergunto-me se o público em geral consegue compensar a enorme diversidade de títulos comprados pelos primeiros e, principalmente, se compram com a periodicidade brutal com que estes o fazem. É que, esse tal "público geral", que compra por conselho e por hearsay terá quando muito 1, dois (percamos a cabeça!) três jogos de tabuleiro, que provavelmente incluirão o Risco e o Monopólio comprado no Continente. Não vejo, ainda mais em Portugal mas mesmo nos U.S., que exista mercado para sustentar a indústria fora dos gamers, a menos de um ou dois títulos que conseguem atingir o mainstream.
[quote=Firepigeon]A questão de ir a um espaço fisico fornecido por uma loja e nem um par de dados lá comprar semana após semana é sintomático da maioria de nós.[/quote]
A questão é que essas lojas também se esquecem muitas vezes dos benefício que essas pessoas, os "regulares", lhes trazem. Quantas pessoas atraiem e colocam nos braços da loja (quando em alternativa nunca sequer saberiam da sua existência), a maioria das vezes com o seu material que não consta sequer das prateleiras e que acaba por criar uma oferta do nada no que toca ao esforço da própria loja em ter uma oferta que cative. Que não se importam de demonstrar ou falar sobre um jogo que muitas vezes o responsável da loja nunga jogou na vida.
[quote=Firepigeon]Uma das questões que esta medida vai atingir vai ser aquele tipo de lojas on-line criada por dois caramelos que querem comprar jogos para a sua colecção e que assim criam uma estrutura comercial para satisfazerem o seu vicio sem se importarem com os efeitos que isso tem no mercado, básicamente lixando os outros.[/quote]
Quais outros? Os que andavam a "mamar" margens que nem dois gamers acabados de chegar ao mercado e que partiram naturalmente sem os conhecimentos e sem a escala desses têm problemas em bater? E mesmo assim conseguem ter mais sucesso comercial e ainda sustentar o hobby?
Quanto ao "efeito no mercado", os mercados têm uma característica fascinante de, fora regras coercivas introduzidas por terceiros, se ajustarem perfeitamente à vontade dos seus interlocutores. Conheces algum consumidor que se queixe per se do mercado das lojas online? E alguma loja online? Naturalmente, não é difícil descobrir vendedores que gostassem de vender mais caro ou compradores que quisessem vender mais barato. O problema é a realidade.
[quote=Firepigeon]Acho que em toda esta questão a Mayfair foi idiota em ter feito o anuncio como o fez, bastava fazer um pequeno contrato com os distribuidores com qq coisa como isto: Vendo-lhe ao preço X e só pode vender a quem fizer contrato de revenda a um preço Y minimo (Y>X). E pronto estava resolvido e colocava a coisa a funkar sem levantar ondas. Acho que precisam de trocar o PR deles.[/quote]
O problema é que essas questões são como o segredo de justiça: têm uma enorme tendência a vir a público. Pessoalmente, acho que a estratégia da Mayfair foi tão somente de minimizar os prejuízos pela "franqueza". Até porque as lojas online que querem afrontar seriam os primeiros a meter a "boca no trombone".
[quote=Firepigeon]Boicotar??? LOL. Ou se gosta ou não se gosta de um jogo.[/quote]
Tudo bem. Mas, uma vez que não defendo, filosoficamente, que seja impostas medidas reguladoras do mercado, "voto" como posso. Até porque não gosto, como consumidor, de ser tratado como o "mau da fita", nem simpatizo com empresas que perdem mais tempo a tentar agradar à sua própria estrutura comercial do que em fazer bons jogos e a tentar agradar e cativar o seu cliente final que (mas ainda sou dos antigos
) devia ser quanto a mim o seu alvo prioritário.