[quote=npl]
Qualquer coisa que simule realísticamente táctica/estratégia, mas que não involva tempo "infinito" a resolver uma única batalha, tal como por exemplo no FOW, onde parece que se rola um dado para ver se um tanque é atingido, outro para ver se faz "save" , outra para…etc…
A mim parece-me que basta rolar um dado depois de ajustar os factores involvidos.
Asim rola-se um só dado por unidade que dispara,
o que permite rolar vários dados de cores diferentes para cada uma das unidades que abrem fogo,
o que permite resolver uma escaramuça "rápidamente", rolando uma série de dados ao mesmo tempo tal com no Axis and Allies.
É isto que eu procuro.
[/quote]este é um assunto interessante que pode perfeitamente ser discutido, mas não gostava muito de desviar o assunto principal do tópico!
No entanto acho que o aspecto que referiste são gostos por determinadas mecânicas de jogo, no teu caso nota-se que perferes que o resultado de uma situação de combate seja calculado apenas com um lançamento de dado por elemento em combate (com os modificadores de situação) ->
conseguindo-se assim resolver as coisas o mais rápidamente possível (no entanto se existir uma tabela muito extensa de modificadores pode fazer demorar os calculos)
Agora acho que não deve ser misturado aqui é o nivel de simulação: uma simulação de uma situação de combate pode ser conseguida apenas com um lançamento ou com vários interligados, isto é: pode-se conseguir uma boa simulação com vários tipos de mecânicas
O passo seguinte é a escala dos combates e a resolução de uma batalha/conflito em tempo util:
- Se eu for recriar a campanha do dia D e o seu desenrolar com o detalhe da tomada da ponte pegasso o mais natural é nunca o conseguir acabar… o inverso também se pode tomar relativamente frustrante pois acabas por não ter controlo suficientemente detalhado para que a operação que estás a fazer tenha alguma lógica.
com isto quero dizer que as mecânicas de jogo têm que estar devidamente adaptadas à escala do que queres simular e que a complicação das mecânicas deverá estar de acordo com o nivel de detalhe que queres dar à simulação e o tempo que estás disposto a "perder" para conseguires uma resolução!
e no fim de tudo o gosto pessoal de cada um!
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Yaaaa Phtagnn!!