Local:
Runadrake's Colosseum Romae - Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B, Lisboa (ver mapa mais abaixo)
Descrição:
Sexta-feira, 10 de Novembro, contamos com a presença de todos vós interessados em RPGs na loja Runadrake's Colosseum Romae (na Travessa Henrique Cardoso, uma rua perpendicular à Av. de Roma - cliquem aqui para ver o mapa) a partir das 18:00.
Há muitos de nós com dor de cotovelo dos encontros de boardgamers, em que o pessoal passa a noite toda em grandes orgias de jogo, e também há por aí muita gente que fica decepcionada quando lhes dizemos que não se joga RPG nestes meetups, que apenas falamos de RPG e fazemos contactos e combinações; ora sendo que este pessoal, ou por ter pouca ou nenhuma experiência na área, ou por ser algo tímido, também não tem muito para falar, obviamente que não "perde tempo" em vir ter connosco só para conversar. Assim, lançava aqui o desafio a quem o quisesse aceitar: vamos neste meetup pôr-nos a jogar?
Se querem ficar-se pela conversa em vez de se aventurarem num one-shot ou algo assim, óptimo, apareçam à mesma! Mas se acham mais produtivo um "show don't tell" ou um jogar-se nem que sejam apenas trinta minutos de um jogo qualquer para testar as águas de um novo sistema, ou ilustrar um qualquer tópico de conversa... porque não? Tragam uns dados e material de escrita, tragam um dos vossos RPGs favoritos que estejam dispostos a ensinar, demonstrar ou simplesmente testar pela primeira vez, e venham preparados para improvisar algo. Se tiverem disponibilidade para se prepararem até lá, podem até trazer um one-shot completo preparadinho para jogar, ou umas personagens pré-feitas, ou que for que precisem para começarem a jogar cinco minutos depois de se sentarem à mesa com mais pessoas. E ao pessoal que não vem regularmente aos meetups por causa de ter as suas próprias sessões de jogo nas sextas à noite, ora, venham jogar para a loja e juntem os vossos gritos de diversão aos do resto do pessoal.
Que dizem?
Regressem regularmente esta página para mais actualizações e notícias sobre o evento!
Ideia bem fisgada e posso dizer que eu sou um desses invejosos: "Meet-ups de Boardgamers: a criar invejosos todos os meses! :D
Eu tenho uma demo de um jogo de Ficção-Ciêntífica épica chamado Burning Empires (de que temos vindo a falar aqui) que gostava de experimentar e decorrer e que ao contrário de outras pretende apenas mostrar o potencial do jogo em poucas horas (4 horas) sem comprometer nenhum do seu potencial.
Contudo existem uma catrefada de jogos que tenho que gostava de mostrar e experimentar sem compromisso: The Dying Earth, Unknown Armies, Artesia, Covert Generation, Engel, etc.
Por isso atrevam-se e façam esse jogos escondidos em vossas casas verem a luz do dia! Ou então façam propostas tentadoras aqui mesmo! ;)
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
[quote=ricmadeira]…também há por aí muita gente que fica decepcionada quando lhes dizemos que não se joga RPG nestes meetups…[/quote]
Amém!
Confesso que me desiludiu ver uma reunião de Role Players sem dados a rolarem.
Tudo bem, o pessoal foi simpático e tudo, mas como a minha experiência com RPGs ronda o zero, não via muito sentido em comparecer nesses meetings. É como ser crítico literário sem alguma vez ter escrito mais que uma folha.
Agora, se desse para ao menos ver como a coisa funciona… estou ansioso.
Como se atrevem a planear jogar Capes sabendo bem que eu vou estar em aulas até às 22h... é assim que se vê a qualidade das pessoas com quem se joga... (depois escrevam como é que correu hehe).
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Sure, homem, aparece! E quanto mais cedo melhor, que é para se tratar dos preliminares (criar personagem ou discutir o jogo/setting) e nos metermos a jogar.
Eu chego à loja às 17:30, mas se alguém avisar que vai mais cedo posso chegar antes. Raios, se duas pessoas quiserem ir para lá logo depois de almoço, tou nisso também, eheh; três de nós já conseguimos fazer um jogão.
Bem, para ser sincero, para mim neste momento, tudo o que não é D&D é novidade.
Mas não me agrada um jogo que é dominado pelos dados. Isso inclui jogos que são em grande parte mecânica e/ou combate.
Uma história motivante é sempre agradável. Assim como não estar sempre a procurar a referência oficial para ver como algo funciona.
Em resumo: algo imersivo, que me faça pensar IC e não gastar o tempo todo a fazer contas. Isso é aquilo que me atrai. Para tudo o resto há o computador.
Assim de pontapé recomendo The Shadow Of Yesterday, Don't Rest Your Head, PrimeTime Adventures e The 101 (assim que o Rui se der ao trabalho de o acabar hehe), talvez Capes, With Great Power... e Dust Devils (digo talvez porque ainda não os pude experimentar na totalidade mas já ouvi falar).
Para one-shots, apenas e só o The 101, tudo o resto pede pelo menos uma sessão de geração de persos e/ou mundo.
E olha que falo por experiência…, não dizendo mal dos jogos, como é óbvio até porque gosto deles, mas pela sua adaptabilidade ao one-shot.
Julgo que um outro jogo que se adaptava bem a um one-shot era o My Life With Master, mas mais uma vez, peca pela necessidade da criação das persos e do Master.
–~~–
Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”
Eu não estava a falar de one-shots, estava a falar de jogos que podem servir os gostos que os Gedes referiu aqui: [quote=Gedes]algo imersivo, que me faça pensar IC e não gastar o tempo todo a fazer contas.[/quote]Dai nem sequer ter referido o Mortal Coil.
Mas relativamente a one-shots:
- TSoY pode funcionar bem nesse termos se todos os jogadores já conhecerem minimamente o mundo e tiverem já PCs na cabeça, tal como aconteceu comigo, o Chance e o João. Contudo há sempre a hipótese de PCs pré-feitos, tal como os que vêm no livro;
- DRYH acho que é muito fácil de correr em one-shot, tendo em conta o questionário e a "leveza" do sistema e simplicidade do Universo;
- PTA é mais complexo, precisamente pela parte de construção de mundo, mas já ouvi falar que é possível, pelo que deixo em aberto a quem quiser experimentar;
- The 101 é para ser jogado em one-shot, por isso essa está resolvida;
- Capes é extremamente rápido na construção de PCs usando o sistema Click And Lock (sinceramente 1 minuto é muito) mas requer que pelo menos um jogador já o tenha jogado antes e perceba bem as regras, porque pode ficar muito confuso. Apesar disso também me parece excelente para one-shot (pela minha experiência).
Quanto With Great Power... (acho que as reticências fazem parte do nome) e Dust Devils ouvi dizer que podem são rápidos de se perceber e jogar, mas como nunca meti lá os olhos acredito em opiniões contrárias.
The Shab-al-Hiri Roach - Giro, simples, regras leves e escuro, não dá muito para one-shots mas joga-se bem em duas sessões (falando por experiência).
Sailing for Atlantis - Nunca joguei mas ouvi falar, extremamente leve em termos de regras (pelo que sei nem usa dados) e acho que funciona bem em one-shots. Para mais info.