Em relação ao mail, por experiência própria digo-te que não vai dar em nada. Isto porque tenho ido a torneios de pré e de release (era fixe se a Runa também organizasse estes torneios, sancionados e tudo o mais) e há uma confusão no site da DCI relativamente às minhas participações. Os tipos dizem que devemos contactar quem organizou o torneio em questão, mas isso não me é de todo possível, de momento e mandei um mail a questionar a DCI Pt sobre a questão. Cerca de 2 meses depois continuo a aguardar resposta. Pior, tornou a acontecer num torner num torneio mais recente a que fui. Em suma, 2 torneios que não me aparecem na página da DCI e a organização Portuguesa tá-se nas tintas. Se quiser, tenho de reportar para a DCI via site que entretanto foi alterado e está mais confuso do que nunca. Oh well.
Quanto ao ouvirem o feedback dado pelo pessoal, discordo. Por exemplo, apesar de nunca ter jogado, toda a gente diz q Legend of the 5 Rings é fenomenal porque aí sim, o pessoal participa no jogo, levando a que os resultados em torneios ditem a história do jogo. No Magic a Wizards manda (ou a Hasbro, como foi dito, porque são eles que metem os dólares) e nada do que façamos é tido em conta no universo Magic.
Basta irem aos fóruns relacionados com o jogo para perceberem o desagrado de uma grande fatia dos jogadores em relação ao caminho tomado pelo jogo. Digo-vos desde já que para além de parecer que faltam ideias a quem desenvolve o jogo (basta olhar para Time Spiral com o regresso dos slivers, do morph, de madness, de shadow, dos Magos, de…), neste momento estão a tentar atrair todo o tipo de jogadores. Criaturas que custam um de mana e que ficam monstros brutais em menos de nada, sem drawback? Uso e abuso de híbridos? Com Alara vêm artefactos em força (onde é que já vimos isto?), cartas multi-coloridas à farta (estamos a falar de cartas que exigem o pagamento de 3 cores distintas e conseguem manter a competitividade dos decks, pelo que se vão, pensa-se, introduzir terrenos que produzem 3 tipos de cor diferente!), monstor s mais monstros e ainda mais monstros que fazem os monstros do antigamente tremer de medo…
Adoro o jogo e tenho pena de não jogar mais. Os horários do grupo com que jogo são, muitas vezes incompatíveis. No entanto, jogo apenas casual (excepto prés e releases e eventuais drafts durante esses mesmos eventos) porque só assim posso jogar com as cartas mais antigas, que me parecem mais sensatas. Hoje em dia o jogo está virado para o powergamer, a meu ver. Há muitos jogadores que acham que isto se está a tornar cada vez mais uma cópia do Yu-Gi-Oh… E no entanto o pessoal continua a gastar dinheiro e a jogar, porque o vicio está lá. Ou então não e acompanham a evolução e acabam por jogar apenas no Magic WorkStation, que é gratuito.
Quanto às raras míticas, digamos que, pelo que vi até agora, apesar de serem giras, não justificam. São mais power em cima do jogo. São cartas que sairão a preços MUITO mais caros. São cartas cujo nível de raridade é MUITO elevado, levando a que o pessoal compre mais boosters a ver se lhes sai a mítica X ou gaste mais dinheiro nas singles. A propósito, já compararam o preço das cartas no mercado nacional e no site acima? A diferença é abismal!!!
Em suma, a meu ver as miticas vão ser as cartas que vão rechear o deck do “filho dos papás” que pede e os pais dão. Se vão permitir ganhar jogos? Isso depende sempre da perícia do jogador, mas tendo em conta que quem não tem perícia na construção de decks pode sempre recorrer aos netdecks… Claro que sempre o fez, mas antes gastava 70€ num deck e agora se calhar gasta 120€ porque tem de ter as míticas que o campeão XPTO usa… E os pais dão.
Claro que a Wizards e a Hasbro esfregam as mãos de contentes, porque eles querem é dinheiro, tal como qualquer outra empresa.
De mais a mais o Gleemax foi terminado precisamente com o intuito de se centrarem mais no desenvolvimento dos produtos rentáveis.
Em relação às alterações de Alara, vêm aí as míticas, ao que parece ao ratio de 1 por caixa de boosters.
Cada booster trará agora um terreno básico entre as 15 cartas randomizadas, o que deveria diminuir o preço dos boosters e vem “dificultar a vida” nos drafts: é menos uma carta para escolher.
Vão acabar com os theme decks (se comprasses 4 também tinhas acesso a playsets completos) e introduzir decks para iniciados ou lá o que é. Ainda não percebi bem a mecânica mas acho que trazem menos cartas e custam o mesmo. Boa!
Vão reduzir o tamanho das expansões para algumas 240 cartas ou assim. Antes tinhamos a primeira exppansão enorme e as outras 2 mais pequenas. Agora parece que a quantidade de cartas por expansão vai ficar mais uniformizada. Tendo em conta que lançam mais uma expansão por ano, ou vai dar ao mesmo total de cartas/ano ou acaba por aumentar o mesmo número de cartas…
Por fim, e voltando ao facto de a Wizards nos “ouvir”, já há anos que se pedem mais tipos de formatos sancionados mas isso nunca muda. Extended vai sofrer alterações com a entrada de Alara, sendo que até lá são legais as cartas desde o bloco de Invasão e iriam passar a ser legais apenas as cartas a partir de Mirrodin. Depois de imensos jogadores terem vendido as fetchlands de Odiseia a preços ridiculos, a Wizards mudou de ideias e veio dizer que afinal Odisseia vai ser válida em Extended por mais um ano. Imagine-se como ficou quem vendeu fetchlands…
E podia estar aqui a falar e a falar… Mas o texto já está enorme. Sorry.