Monopólio vai passar a filme

[quote=hugocarvalho]Como se fosse pouco, pelo que a malta que foi a Essen diz, também na feira o Monopólio se vendeu como castanhas assadas no Outono.

(...)

Ainda recentemente vi umas reportagens na Ludus no Brasil (um bar em que se pode jogar qualquer jogo) e os jogos mais jogados são precisamente o Risco e o Monopólio e mais uma vez há opções a dar com um pau. [/quote]

Porque muitos dos não-geeks não têm pachorra (ou medo de serem humilhados) para aprender um jogo novo. É mais "seguro" dedicarem-se aos jogos que todos conhecem desde miúdos.

Mas sim, há um linchamento exagerado ao monopólio com um grande travo a geek.

PS- Fala-se da Scarlett Johansson para o filme. Portanto nem tudo é mau. Tongue out

Épa o War of the ring é que devia dar um granda filme...

[quote=Tiago]

Na minha opinião para a maior parte das pessoas Monopólio é "Monopólio" e não "jogos de tabuleiro" e não há-de ser por aí que nasce o bichinho dos jogos.

[/quote]

Estou longe de ser representativo, mas comigo resultou! Também admito que acho que há um "tempo" para o jogo funcionar como chamariz: não estou a imaginar um adulto deixar-se seduzir por jogos de tabuleiro através de um jogo tão sensaborão como o Monopólio.

[quote=albinscott]

[quote=Tiago]

Na minha opinião para a maior parte das pessoas Monopólio é "Monopólio" e não "jogos de tabuleiro" e não há-de ser por aí que nasce o bichinho dos jogos.

[/quote]

Estou longe de ser representativo, mas comigo resultou! Também admito que acho que há um "tempo" para o jogo funcionar como chamariz: não estou a imaginar um adulto deixar-se seduzir por jogos de tabuleiro através de um jogo tão sensaborão como o Monopólio.

[/quote]

Obviamente estou a generalizar, com alguns haverá de resultar e para esses melhor :)

Que fizeram qq coisa parecida, em trilogia e tudo!!

Mas bom mesmo era um filme do Dungeon & Dragons!! Mesmo com CGI’s da treta, desde que levasse um bom actor inglês, de certeza que ficava uma maravilha!!

:stuck_out_tongue:

É que tem demasiada acção. Num só roll de dados tem mais acção que numa cena de 10 minutos do Oliveira!! O Sr. já não tem idade para essas coisas!!

Não li o argumento, mas tenho cá na ideia que o filme vai conter emocionantes situações como:

• Alguém ganha o segundo prémio de um concurso de beleza;
  • Várias personagens vão para a cadeia sem perceber muito bem porquê;
  • Alguns destes infelizes saem da cadeia sem fazer nada por isso;
  • O único meio de transporte presente vai ser o comboio;
  • As personagem vão tentar ter água e luz em casa;
  • Vai haver uma cena de alguém a pagar uma multa de trânsito (possivelmente a primeira de um filme de Hollywood, apesar das numerosas corridas de carros no meio do tráfico urbano);
  • Outra personagem vai ter de pagar a reparação das ruas (talvez devido à particular violência da perseguição de carro);
  • Quase todas as personagens milionárias vão acabar arruinadas por demasiadas estadias em hotéis de luxo, sem nunca se lembrarem de comprar um apartamentozinho barato e mudarem-se para lá antes de rebentarem com a fortuna toda.

Voltei agora a este thread e, o que é que eu leio? Uiiii.... lembrem-se que pode haver pessoas que estejam a ler estes threads a pensar se se hão-de juntar ao hobby. Eu cá não vou deixar de jogar jogos de tabuleiro por causa desta conversa, mas vejam lá o exemplo...

Vamos lá então descascar esta sumarenta cebola:

[quote=hugocarvalho]O jogo efectivamente não tem piada nenhuma.[/quote]

Piada até tem, eu acho piada a ganhar e quando era puto ganhava sempre que jogava.

[quote=hugocarvalho]Mas é apenas uma opinião minha e tua também. Existem milhões de pessoas que acham o Monopólio a melhor coisa do mundo[/quote]

Sim, sim. Já falei no Soares -- para tantos, o facto de ele andar há 120 anos na política já chega para fazer dele o máximo. E olha, neste momento está a dar o Herman na TV -- deve haver quem ache que ele está no pico da sua forma como apresentador e comediante.

[quote=hugocarvalho]li há pouco tempo uma entrevista do campeão que afirmava gostar dos novos jogos de tabuleiro mas que nenhum se compra ao Monopólio[/quote]

Seria um campeão de futebol? Fico a pensar.

[quote=hugocarvalho]Como se fosse pouco, pelo que a malta que foi a Essen diz, também na feira o Monopólio se vendeu como castanhas assadas no Outono. E aí não podemos dizer que os consumidores desconheçam as outras opções de mercado.[/quote]

Não, eu diria antes que o mau gosto não é exclusivo dos portugueses, por essa Europa fora também há. Por isso é que é bom ir lá fora, um tipo vem de lá com a alma lavada, a dizer bem do nosso Portugal.

[quote=hugocarvalho]Eu acho que tudo não passa duma questão de gosto. Há pessoas que gostam de Celine Dion, há outras que gostam de Nick Cave[/quote]

Tens noção que há critérios para avaliar a música. Complexidade do tema, carácter literário da letra, originalidade da melodia, afinação e talento dos intérpretes, und so weiter. A música "Mãe Querida" tem aí uns três acordes, e a sua melodia é semelhante a carradas de outras músicas. Eu não posso com a música (a-há, não gostas mas cantas!) No entanto, há quem goste, e muito. Se os teus critérios forem: superficialidade, palavras simples, música nova com melodias que já conheces, e uma carinha laroca -- ai! quem me tira o meu Toni Carreira, tira-me tudo!

Tens noção que há critérios para avaliar jogos de tabuleiro. Um pouco de aleatoriedade não faz mal, é como a vida -- aceitas que te foi dada uma mão de cartas pior (ou melhor!) do que a do jogador ao lado, mas jogas o melhor que podes. No entanto, andar ali apenas ao sabor da sorte? Tem dó. Olha, calhei na Taxa de luxo. Olha, caí no hotel do outro gajo. Olha, caí nas 4 estações. Só para quem não tem melhor que fazer ao tempo.

[quote=hugocarvalho]O mais importante é que as pessoas joguem.[/quote]

Oh sim, que joguem. Comer é essencial à vida, comam comida ou plástico -- o importante é que as pessoas comam!

[quote=hugocarvalho]Ainda recentemente vi umas reportagens na Ludus no Brasil (um bar em que se pode jogar qualquer jogo) e os jogos mais jogados são precisamente o Risco e o Monopólio e mais uma vez há opções a dar com um pau. Temos de admitir que é mais do que apenas marketing. As pessoas gostam.[/quote]

Há uns meses fui a uma cadeia de fast food. Comi um hamburger que parecia os que eu faço em casa, dentro de um pão que parece os que compro aqui na padaria, acompanhado de uma salada que tinha mesmo alface e tomate, e bebi uma água engarrafada que parecia a que sai da minha torneira. Em resumo, fiquei bastante agradado por ter comido uma refeição honesta.

A maioria dos fregueses dessa tasca estado-unidense chega lá, e o que é que pede? Hamburger fatela, pão horrível, batatinha frita para o colesterol, Coca-Cola que lhes corrói o esmalte dos dentes e lhes descalcifica os ossos.

Claro que como tu dizes, "hugocarvalho" (se é mesmo esse o teu nome), "há opções a dar com pau"; e ainda, "as pessoas gostam".

Aposto que se o monopólio tiver sucesso contratam o J.J. Abrams para recriar Magic em filme. Só que em vez de cinema a adaptação é uma série com seasons sucessivas sem fim à vista e por cada episódio vai ter de se pagar uma taxa de visionamento. A série só faz sentido em grupos de três episódios e se se perder um episódio fica-se sem hipótese de perceber o que seja da série. :D

Gostava de perceber o que estás para aí a escrever e de que forma as tuas opiniões se enquadram nas minhas frases que escolheste para “descascar a sumarenta cebola”.
Peço perdão, mas não consigo entender a complexidade do teu raciocínio. Nem isso nem onde queres chegar com essa agressividade pacóvia.

Que raio?!?!

Queremos boa disposição e critica construtiva!

acham que uma discussão cujo tema é "Monopólio vai passar a filme" merece tanto destaque, quando aparentemente nenhum gosta do jogo?

Abraços a todos, e sejam positivos! Wink

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Arrebimbomalho&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Acho q no proximo encontro devemos jogar um monopolio… Isso é que era.

Mas agora o monopólio é algum Jesus Cristo? Tem de se dizer que se gosta dele só porque os que ainda vivem na idade média dos jogos de tabuleiro ainda o acham a melhor coisa desde a batata frita?

Isto acontece com algum outro hobby? Será que nos fóruns sobre pesca há gente a dizer para os seus membros não dizerem mal da minhoca apesar de haver melhores iscos só porque muitos pescadores casuais ainda usam a sua minhoca?

Continuo a reiterar que existem bons e maus jogos e existem jogos que simplesmente estão datados, monopólio é apenas um deles existem muitos mais, mesmo alguns jogos que já se consideram "dentro do hobby" e que muitos continuam a venerar como "jogos-Deus". Seria de pensar que a Hasbro já se teria dignado a actualizar este jogo (como recentemente fez com o Risco), mas não, continuam a capitalizar com vacas mortas, o que tendo em conta o tema do jogo se pode afirmar como "temático" da parte deles.

P.S.: Se alguém que esteja a pensar entrar no hobby ler isto e levar a mal, então digo: entre se fizer favor e aprecie os novos jogos inventados, daqui a 1 ou 2 anos vai ver como me está a dar razão em relação ao monopólio.

Concordo contigo Tiago e é precisamente por isso que gosto sempre de intervir quando existem discussões sobre este jogo. Eu não gosto do jogo mas tento sempre compreender as razões porque é que vende tanto e porque razão continua a despertar tanta paixão nas pessoas. Algumas razões compreendo-as, outras nem por isso. Ainda há pouco tempo, a falar com um amigo meu, este me disse que gostava muito do Ticket e do Catan, mas prefere o Monopolio.
O que me irrita profundamente é a visão fundamentalista e cega de que o monopolio é algo prejudicial ao hobby e que é graças a ele é que as pessoas não jogam ao El Grande ou ao catan. Nada disso. Tenho a convicção que o Monopolio contribui tanto para os jogos de tabuleiro como o pictionary, o xadrez, o Age of Steam ou o Genial.
Repara que o que nos leva a muitos de nós a não gostar do Monopolio é precisamente a feliz possibilidade de o podermos comparar a outros jogos. E aí Monopolio, na minha opinião sai a perder. Mas quem não tem essa possibilidade gosta do jogo. Junta a família à mesa, estão todos os elementos na galhofa (incluindo as crianças), dizem-se piadas, interage-se e negoceia-se e toda a gente sai satisfeita. É uma maravilha. Qual é o mal disto? Para muitos, e atendendo à avaliação que eu faço de muitos comentários sobre o tema, o mal é as pessoas jogarem monopolio e não jogarem antes um catan. isto tem algum sentido? Mas tá tudo parvo?! Daqui a uns anos vamos ter a mesma conversa com o Ticket to Ride ou mesmo o Catan.
Por acaso acho que o Trivial (outro sucesso de vendas) bem mais prejudicial. O jogo além de ser uma bosta (este sim, para mim, o pior jogo de todos os tempos) tem ainda a particularidade de provocar desconforto nos jogadores por eventualmente não saberem uma resposta a uma simples pergunta. Claro que muitos desses jogadores, com medo de todos os jogos de tabuleiro colocarem à prova o seu QI ou a sua cultura, mostram-se sempre reticentes em experimentar coisas novas. Bem, pelo menos sabem que o Monopolio não os vai põr à prova.
Isto tudo para dizer que o Monopolio é apenas um mau jogo que vende muito. E depois?
Se virmos bem, há tanta coisa má que vende muito…na literatura, na música, no futebol, na moda, nos electrodomésticos…
O Monopolio é apenas um mau jogo de tabuleiro que tem uma brutal e fabulosa máquina de marketing por trás que torna o jogo intemporal e que passa de geração para geração.

Acho que vais jogar sozinho... Mas também não perdes nada por jogar assim. Aquilo é mesmo só lançar os dados.

Oh! Não me venham dizer que a culpa é do Monopólio, Trivial ou Risco, que levam as pessoas a afastar-se dos jogos de tabuleiro! Elas simplesmente mantém-se afastadas porque não há mais nada à venda! Vão a um Toys'r'us, Continente ou Jumbo e o que é que há lá? Monopólios, Riscos e Triviais. Os "nossos" joguinhos encontram-se muito mais distantes, Fnac's, Corte Íngles, lojas especializadas e ainda mais longe, nas lojas online.

E quanto mais as pessoas passarem a imagem de que estes jogos são maus pior é! A esmagadora maioria das pessoas cresce a jogar um dos três jogos, sem nunca ter sido necessário ler regras nem ir comprá-los à net, nem perder horas a procura de amigos para o jogar, porque simplesmente toda a gente o sabe jogar. Agora imaginem dizer-lhes que o jogo da infância deles é uma porcaria ou simplesmente é mau! Nunca mais tocam no jogo de tabuleiro... para quê? para depois virem dizer que passei horas a jogar porcarias?

O monopólio não tem só uma "brutal e fabulosa máquina de marketing", o monopólio é um jogo que vem desde 1935, mexe com dinheiro (vivemos num mundo à base de dinheiro) e toda a gente sabe jogar. Sucesso garantido! E digo o mesmo para o Risco ou para o Trivial. É pena que estes jogos sejam descartados, porque quem sabe, após uma partida de monopólio, não se conveça alguém a jogar algo diferente, como Catan ou Carcassonne, e após isso... temos mais um do nosso lado!

Trivial o pior jogo de todos os tempos? É um jogo de Trivia, é suposto funcionar como funciona. Se as pessoas não têm cultura geral para o jogar, ou se sentem mal com o seu desconhecimento, não joguem. É como dizer "o risco é um mau jogo porque as pessoas são atacadas". "Pior jogo de todos os tempos" tem o mesmo tom dramático e exagerado que as críticas furiosas ao Monopólio.

Mas pronto, de facto sairam jogos do género a reparar esse problema que mencionas. Tipo wits&wagers em que a malta passa a maior parte do jogo a mandar valores à sorte, e a apostar aqui e ali. Que de jogo de trivia tem muito pouco, para mim.

Pois é isso mesmo. Ainda este fim de semana dei uma volta pelo Continente e Toys r us e só vi no Continente o Monopolio e Risco e no Toys estava pelo menos, em alternativa aos jogos da Parker o Catan. Isso explica muita coisa. Apesar de traduzido, o Ticket to Ride versão portuguesa está fora das contas e das vendas das grandes superficies. O carcasonne a mesma coisa.
Isso provavelmente porque a exposição destes artigos nas prateleiras das grandes superficies exige um investimento que é capaz de não compensar. Não sei como funciona, estou sou a especular. Mas assim também é dificil.

Sim, tens razão. É um jogo de Trivia e por isso não engana ninguém. Mas seja como for as pessoas que o jogam não contam com isso. Pensam que se vão divertir mais do que na verdade divertem. E sabes como sao as pessoas. Se um gajo tem o azar de não saber uma resposta simples, pronto é gozada. Isso é terrível. E a partir daí está o caldo entornado. E digo-te que muita da resistencia a novas experiencias neste hobby vem precisamente de os novatos acharem que o seu QI está posto à prova.

[quote=hugocarvalho]Concordo contigo Tiago e é precisamente por isso que gosto sempre de intervir quando existem discussões sobre este jogo. Eu não gosto do jogo mas tento sempre compreender as razões porque é que vende tanto e porque razão continua a despertar tanta paixão nas pessoas.[/quote]

Ainda? Vende muito porque é impingido a quem o compra. A parte das paixões não compreendo, de facto. Mas é como não compreender que alguém tenha tanta paixão pelo Tony Carreira... nem vale a pena tentar.

[quote]Ainda há pouco tempo, a falar com um amigo meu, este me disse que gostava muito do Ticket e do Catan, mas prefere o Monopolio.[/quote]

E não lhe deste logo um par de lapadas a ver se ganhava juízo? Ele apresentou alguma justificação para dizer isso? Só imagino alguém a justificar uma afirmação dessas dizendo que simplesmente não gosta de pensar. É como dizer que se prefere a roleta...

[quote]O que me irrita profundamente é a visão fundamentalista e cega de que o monopolio é algo prejudicial ao hobby[/quote]

Essa visão não tem nada de fundamentalista ou cego. Aliás, "visão" e "cega" são uma contradição, mas passemos à frente...

É a mesma visão de que a presença constante do Tony Carreira na televisão, nos escaparates e nas prateleiras das discotecas é prejudicial à evolução musical e cultural da sociedade... Esta omnipresença comercial é, de facto, um obstáculo ao surgimento de alternativas. Não ver isto é que pode ser visto como cegueira... (pardon the pun)

[quote]e que é graças a ele é que as pessoas não jogam ao El Grande ou ao catan. Nada disso.[/quote]

Até há aqueles que conhecendo estes preferem o Monopólio, como aquele teu amigo... Que, francamente não acho que deva ser exemplo para ninguém. Não será graças ao jogo Monopólio, propriamente dito, que não há mais gente a jogar outras coisas, mas sim graças à manipulação do mercado pelo detentor dos direitos, disso não há dúvidas.

[quote]Tenho a convicção que o Monopolio contribui tanto para os jogos de tabuleiro como o pictionary, o xadrez, o Age of Steam ou o Genial.[/quote]

Como assim "contribui tanto"? Estás a falar de número de jogadores, da qualidade dos jogos, de quê?

Acho piada que a base para a tua argumentação seja tão originária de "convicções" ao mesmo tempo que chamas aos outros "fundamentalistas"... De convicto a fundamentalista vai um curtíssimo passo.

[quote]Repara que o que nos leva a muitos de nós a não gostar do Monopolio é precisamente a feliz possibilidade de o podermos comparar a outros jogos. E aí Monopolio, na minha opinião sai a perder.[/quote]

Exacto.Nós temos essa feliz possibilidade porque a procuramos... porque fazemos o esforço extra para ter algo melhor... porque contornamos a manipulação e "monopolização" do mercado pelos editores do Monopólio.

[quote]Mas quem não tem essa possibilidade gosta do jogo.[/quote]

Nem toda. Muita gente acaba por ter más experiências porque o jogo se presta a isso. É um jogo de sorte que elimina intervenientes. É um jogo que premia a inflexibilidade e o aproveitamento de uma vantagem financeira que advém da sorte sobre os outros. Eu, por exemplo, nunca gostei do jogo... joguei-o porque não tinha alternativa. E ao querer combater, da forma que me é possível, a hegemonia do Monopólio só quero que outros não tenham o mesmo problema e tenham essa alternativa que me faltou.

[quote]Junta a família à mesa, estão todos os elementos na galhofa (incluindo as crianças), dizem-se piadas, interage-se e negoceia-se e toda a gente sai satisfeita. É uma maravilha. Qual é o mal disto?[/quote]

Há quanto tempo não jogas Monopólio? Deve ser muito para teres esta imagem...

[quote]Para muitos, e atendendo à avaliação que eu faço de muitos comentários sobre o tema, o mal é as pessoas jogarem monopolio e não jogarem antes um catan. isto tem algum sentido? Mas tá tudo parvo?![/quote]

Sim e não. Respectivamente.

[quote]Daqui a uns anos vamos ter a mesma conversa com o Ticket to Ride ou mesmo o Catan.[/quote]

Duvido. Qualquer um deles tem qualidades inegáveis do ponto de vista qualitativo e enquanto jogos que faltam ao Monopólio. Podemos, como já fazemos, falar destes em relação a outros e aí discutir as várias vantagens ou desvantagens de cada um, incluindo o Monopólio... Mas duvido que alguma vez outro jogo venha a ter um papel tão determinante e, porque não dizê-lo, limitador enquanto produto, do mercado.

[quote]Isto tudo para dizer que o Monopolio é apenas um mau jogo que vende muito. E depois? Se virmos bem, há tanta coisa má que vende muito...na literatura, na música, no futebol, na moda, nos electrodomésticos... O Monopolio é apenas um mau jogo de tabuleiro que tem uma brutal e fabulosa máquina de marketing por trás que torna o jogo intemporal e que passa de geração para geração.[/quote]

Sim. É verdade que o Monopólio é apenas isso e que há outras coisas com a mesma natureza noutras áreas. O que significa apenas que será interessante fazermos o mesmo que fazemos pelos jogos nessas áreas e não resignarmo-nos nesta. Essa é a diferença fundamental de atitude que nos divide... Tu, de alguma forma, advogas essa resignação. Eu e outros, não.