[quote=hugocarvalho]Concordo contigo Tiago e é precisamente por isso que gosto sempre de intervir quando existem discussões sobre este jogo. Eu não gosto do jogo mas tento sempre compreender as razões porque é que vende tanto e porque razão continua a despertar tanta paixão nas pessoas.[/quote]
Ainda? Vende muito porque é impingido a quem o compra. A parte das paixões não compreendo, de facto. Mas é como não compreender que alguém tenha tanta paixão pelo Tony Carreira... nem vale a pena tentar.
[quote]Ainda há pouco tempo, a falar com um amigo meu, este me disse que gostava muito do Ticket e do Catan, mas prefere o Monopolio.[/quote]
E não lhe deste logo um par de lapadas a ver se ganhava juízo? Ele apresentou alguma justificação para dizer isso? Só imagino alguém a justificar uma afirmação dessas dizendo que simplesmente não gosta de pensar. É como dizer que se prefere a roleta...
[quote]O que me irrita profundamente é a visão fundamentalista e cega de que o monopolio é algo prejudicial ao hobby[/quote]
Essa visão não tem nada de fundamentalista ou cego. Aliás, "visão" e "cega" são uma contradição, mas passemos à frente...
É a mesma visão de que a presença constante do Tony Carreira na televisão, nos escaparates e nas prateleiras das discotecas é prejudicial à evolução musical e cultural da sociedade... Esta omnipresença comercial é, de facto, um obstáculo ao surgimento de alternativas. Não ver isto é que pode ser visto como cegueira... (pardon the pun)
[quote]e que é graças a ele é que as pessoas não jogam ao El Grande ou ao catan. Nada disso.[/quote]
Até há aqueles que conhecendo estes preferem o Monopólio, como aquele teu amigo... Que, francamente não acho que deva ser exemplo para ninguém. Não será graças ao jogo Monopólio, propriamente dito, que não há mais gente a jogar outras coisas, mas sim graças à manipulação do mercado pelo detentor dos direitos, disso não há dúvidas.
[quote]Tenho a convicção que o Monopolio contribui tanto para os jogos de tabuleiro como o pictionary, o xadrez, o Age of Steam ou o Genial.[/quote]
Como assim "contribui tanto"? Estás a falar de número de jogadores, da qualidade dos jogos, de quê?
Acho piada que a base para a tua argumentação seja tão originária de "convicções" ao mesmo tempo que chamas aos outros "fundamentalistas"... De convicto a fundamentalista vai um curtíssimo passo.
[quote]Repara que o que nos leva a muitos de nós a não gostar do Monopolio é precisamente a feliz possibilidade de o podermos comparar a outros jogos. E aí Monopolio, na minha opinião sai a perder.[/quote]
Exacto.Nós temos essa feliz possibilidade porque a procuramos... porque fazemos o esforço extra para ter algo melhor... porque contornamos a manipulação e "monopolização" do mercado pelos editores do Monopólio.
[quote]Mas quem não tem essa possibilidade gosta do jogo.[/quote]
Nem toda. Muita gente acaba por ter más experiências porque o jogo se presta a isso. É um jogo de sorte que elimina intervenientes. É um jogo que premia a inflexibilidade e o aproveitamento de uma vantagem financeira que advém da sorte sobre os outros. Eu, por exemplo, nunca gostei do jogo... joguei-o porque não tinha alternativa. E ao querer combater, da forma que me é possível, a hegemonia do Monopólio só quero que outros não tenham o mesmo problema e tenham essa alternativa que me faltou.
[quote]Junta a família à mesa, estão todos os elementos na galhofa (incluindo as crianças), dizem-se piadas, interage-se e negoceia-se e toda a gente sai satisfeita. É uma maravilha. Qual é o mal disto?[/quote]
Há quanto tempo não jogas Monopólio? Deve ser muito para teres esta imagem...
[quote]Para muitos, e atendendo à avaliação que eu faço de muitos comentários sobre o tema, o mal é as pessoas jogarem monopolio e não jogarem antes um catan. isto tem algum sentido? Mas tá tudo parvo?![/quote]
Sim e não. Respectivamente.
[quote]Daqui a uns anos vamos ter a mesma conversa com o Ticket to Ride ou mesmo o Catan.[/quote]
Duvido. Qualquer um deles tem qualidades inegáveis do ponto de vista qualitativo e enquanto jogos que faltam ao Monopólio. Podemos, como já fazemos, falar destes em relação a outros e aí discutir as várias vantagens ou desvantagens de cada um, incluindo o Monopólio... Mas duvido que alguma vez outro jogo venha a ter um papel tão determinante e, porque não dizê-lo, limitador enquanto produto, do mercado.
[quote]Isto tudo para dizer que o Monopolio é apenas um mau jogo que vende muito. E depois? Se virmos bem, há tanta coisa má que vende muito...na literatura, na música, no futebol, na moda, nos electrodomésticos... O Monopolio é apenas um mau jogo de tabuleiro que tem uma brutal e fabulosa máquina de marketing por trás que torna o jogo intemporal e que passa de geração para geração.[/quote]
Sim. É verdade que o Monopólio é apenas isso e que há outras coisas com a mesma natureza noutras áreas. O que significa apenas que será interessante fazermos o mesmo que fazemos pelos jogos nessas áreas e não resignarmo-nos nesta. Essa é a diferença fundamental de atitude que nos divide... Tu, de alguma forma, advogas essa resignação. Eu e outros, não.