Mudanças à vista

Bom, este mês foi no mínimo desapontante. Começou com a esperança de se jogar três vezes e acabou a zero.

Por causa disso houve várias coisas que me passaram pela cabeça:

1- acabar com o grupo
2- continuar, mas mudar para outro jogo (o Tiago sugeriu Mutants & Masterminds)
3- continuar, mas mudar para Forgotten Realms (saiu agora o suplemento de Neverwinter)
4- continuar com Dark Sun
5- em qualquer dos casos menos 1, a ideia será arranjar mais um jogador

A opção 2 pode não vos dizer muito, mas para mim e para o Tiago é uma paixão antiga. A opção 3 prende-se com o facto de FR ser muito mais acessível que DS, para um jogador novo. A opção 4 é continuar a campanha, fazendo um maior esforço participativo, e a opção 1 não é uma verdadeira opção.

É isto. Digam de vossa justiça!

Faltou dizer que é preciso combinar um encontro entre todos para discutir isto em pessoa; eu estou de férias a partir do próximo dia 22, mas isso não quer dizer que não nos encontremos antes.

es.

Agora lembrei-me do Pathfinder, que é uma espécie de 3.5 corrigido (seja lá o que isso for, mas imagino que seja uma evolução do AD&D).

es.

ja tendo falado em pessoa queria so dar umas palavras!!

para mim deixar de jogar DS não faz sentido....apsar das dificuldades até gosto

do jogo!!!

alem disso nunca até agora se jogou a isto com ritmo!!!

é sempre com n paragens e entradas e saidas de jogadores!!!

esta campanha não teve um fio condutor mais k 2 sessoes e ás vezes nem isso

como foi este mes!!!

eu gostava de continuar,mas se a malta do grupo acha k é mais façil e menos exigente mudar

para um tipo de jogo mais classico sem duvida k recomendo o M&M,por varias razoes

o rui esta muito mais á vontade e conheçe o sitema de cor!!!(não é uma critica é a realidade)

é um jogo k adoro e ja não jogo a algum tempo!!

é d20 mais classico e não 4.0

vão dizendo coisas!!!se conbinarem um encontro apitem

Sim, eu gostava de combinar para a próxima 5ª, se toda a gente estiver de acordo, para um café ali no Spacio, por volta das 20h30 +/-. Quem se chega à frente?

Chegaste a falar com o Henrique?

es.

falei mas infelizmente ele não pode

mas arranjei 2 outros que podem!!

são quase meus vizinho e ja joguei com eles...por isso não é um salto no desconheçido!

Boa! Muito fixe, fico contente. Assim podemos ter sempre quorum para jogar.

5ª à noite vamos aos Olivais tomar café?

es.

Faço minhas as palavras do Tiago (pelo menos algumas delas).

Por mim mantinha-se DS.

Se for impossível, que seja M&M. :P

Quanto a ir ter convosco quinta-feira, para mim não dá. Sorry. (se fosse hoje era capaz de dar :P)

O que gostava era de ouvir o Pombeiro e, principalmente, o Ricardo.

Andam um bocado apagados and that kind of worries me. :/

Quanto a 2 pessoas novas: cooly (desde que desta vez se mantenham e que não haja "problema" se estivermos os 6 na mesma sessão).

Tem de se falar é como se gere as ausências. Eu voto no que se fez na última sessão à battlemind: Estão lá, mas não estão. Ficam simplesmente "fased-out". Não é "bonito", mas não há nenhuma maneira mais simples de fazer a coisa.

pois a minha ideia era precisamente essa,so que estes eu conheço....e eles tão sempre com vontade de jogar

por isso não devemos ter prob's

em relação ao que o ivo diz ele tem razão!!!mesmo k não venham todos os dias ao grupo ainda assim passam tempos bue longos sem vir....por isso é nakela

em relação a quinta so vale a pena com a partiçipação das pessos k não tavam na discussão original

o ivo ja sabemos o k pensa!!seja como for eu posso levar os novos e assim até serve de apresentação!!

o k dizes??

Parece-me bem, digo que sim, e que era importante o Ricardo e o Pombeiro darem um ar da sua graça - a menos que não tenham interesse, mas isso também era importante saber.

es.

Não é impossível, mas será sempre proposta votação, e neste momento a vontade é de continuar com o DS; a possibilidade de mudar surge porque, como diz o Tiago, o MnM pode ser mais apelativo que o DS.

Sobre as ausências: era criar um aspecto de sessões por missão, sem grande continuidade, uma espécie de “dungeon da semana” se quiserem; quem está está, quem não está vê os resumos na Maria. Que dizem?

A escrever: down*town,
tech-noir rpg

Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogadores.

Não sei se gosto muito duma abordagem sem continuidade.

Até porque já vimos que um dos problemas tem sido exactamente esse (falta de continuidade - não houve tempo para desenvolver as personagens em termos de objectivos e afins).

Tens razão, mas não vejo muito mais maneiras.

Por isso era importante discutir a coisa in loco.

es.

Outra coisa que me lembrei é jogar DS em True20.

es.

Só para dizer que amanhã vou estar nos Olivais por volta das 20h30 para jantar com o Padeira. Abraços!

cool

eu vou jantar com voçes então!!!

E então? Como correu o jantar?

Este post responde ao Ivo e acrescenta alguns pontos que vale a pena esclarecer. Gostava que o Ricardo e o Pombeiro pudessem juntar-se à nossa conversa, como não o fizeram até agora, e se não o fizerem no futuro, vou assumir que não têm interesse em continuar a jogar e retirá-los do grupo.

O meu horário laboral não me permite jogar mais vezes, só uma vez por mês aos domingos, e à ocasional 5ª feira; este foi um compromisso que assumi, e que acordei convosco, por isso percebem que ficarei moderadamente incomodado quando não dão cavaco.

O jogo que me propus mestrar era-me (ainda é) desconhecido, embora o setting fosse uma paixão já antiga. Pensei, talvez erradamente, que seria um jogo suficientemente conhecido para atrair pessoal para jogar. As mudanças sucessivas de jogadores parecem apoiar a minha ideia, mas a sua não permanência, embora possa também ser atribuída a factores internos ao grupo (onde se inclui a minha própria maneira de lidar com as pessoas), leva-me a pensar o contrário.

Este jogo vive única e exclusivamente do combate; diria, sem errar por muito, que o combate representa bem mais de 85% de todo o jogo; se retirarmos o combate, ou se não fizermos o combate tal como está descrito, julgo que dificilmente lhe poderemos continuar a chamar “D&D 4ed”, temos feito.

Isto representou um choque para mim, porque sempre dividi as águas: se quero boardgames, há-os bem melhores - inclusivé há boardgames que têm dado boa conta a fingir que são rpgs (vide Arkham Horror e Mansions of Madness), mas este rpg finge muito mal que o é, e torna-se complicado (para mim) como rpg, o que me leva a socorrer dos jogadores como muletas para as regras (outro choque).

A falta de tempo, a novidade das regras, a dificuldade na sua aprendizagem/implementação, a colagem ao aspecto boargame-ish do jogo, levaram a que as sessões se dedicassem apenas e só ao combate, sem desenvolvimento das personagens e das suas histórias, com a crescente frustração que daí advém, da minha parte e julgo que também da vossa, que queríamos um rpg e não o estávamos a ter. Pelo menos eu não sinto que aquilo que fazemos, ou tentamos, a terceiro domingo de cada mês seja um rpg; é certo que há alguma troca de diálogos, que a história tem algumas alterações aqui e ali, mas não sinto uma vontade de continuar sem um grande BANG! no jogo de vez em quando, onde ao fim de um combate se sente a vitória e se contam os pontos de vida, mas não se sente a conquista nem depois se vai a viagem de regresso a casa a contar e pensar nos momentos altos - que era o que eu queria, mas não estou a ter.

Por isso é com uma mistura de pesar e alívio que vos digo que não irei continuar a jogar Dark Sun com o D&D4e; não acredito que este jogo seja para mim.

Proponho-vos por isso uma de duas coisas:

-continuar a jogar Dark Sun com outro sistema (já aqui falei no True20)
-mudar radicalmente para o Mutants & Masterminds (as saudades deste jogo estão a bater bem fortes)

Vamos ter 2 jogadores novos, é importante começar de novo com um jogo novo, para que não hajam mais dificuldades em meter os personagens à martelada e ter os jogadores a olhar em volta uns para os outros sem saber realmente o que estão ali a fazer.

Como disse, gostava que todos participassem na discussão, mas conforme expus, também percebo se não tiverem vontade de o fazer.

Um abraço forte a todos!

es.

bom eu apoio o rui a 100%

nos ja jogamos juntos outras campanhas e sem duvida sempre foram mais campanhas

de roleplay do k de rollplay!!!e eu gosto dos dois mas passar 3 horas a lançar

dados para o mesmo combate cansa!!!

eu gostava de continuar em dark sun.....mas obviamente k isso era começar de novo

e nesse aspecto tenho pena de todo o trabalho k o ivo teve!!!

so não sei se existe maneira de jogar em true20 com material de dark sun!!

na sei se o rui sugeriu sem saber ou ja com conheçimento de alguma coisa!

seja como for obviamente k o input do resto é importante!!pelo mennos para

o nos sabermos o k fazer...se esperar ou seguir em frente

ja agora rui ja falei com os dois gajos novos e se for o caso eles jogam Mnm na

boa

Eles estão inscritos no abreojogo? Se não, podes passar-me o mail deles?

es.