Não existe "Jogar mal"!!

[quote=Rui]… sem bater nem magoar. :wink:

Tu jogavas Vampire a puxar à angústia de ser um vampiro que luta contra o monstro que tem dentro de si, movendo-se diariamente nessa direcção e vendo o mundo que conhecia a desaparecer à medida que se torna cada vez mais predador dos humanos a quem chamava amigos?

Ou jogavas Vampire a puxar aos poderes fixes, couro preto, harleys e carabinas de canos serrados?

Uma delas para mim é errada, pontos para quem descobrir qual.

[/quote]

É uma questão pertinente mas e se no grupo parte dos jogadores apenas se diverte a jogar de um modo e outra parte do outro?
Porque é que um dos modos de jogar , na tua opinião, é errado se diferentes jogadores retiram prazer do mesmo jogo de modo diferente?

Sinceramente não entendo o teu conceito de jogar mal/errado um rpg, talvez o pudesses esclarecer aqui

:wink:

Evil never dies, it just waits to be reborn…

Muito obrigado.

“Don’t hesitate, don’t apologise - it’s a sign of weakness.”
John Ford, cineasta

Para não me repetir, a resposta está aqui. Mas responderei aqui de bom grado, claro.

"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

hhmmm, não me parece nada threadjacking. Alias, essa parece-me mesmo a verdadeira questao fulcral de toda esta discução.
E se a minha reacção instintiva a todos ou quase todos esses exemplos é concordar com eles, ao pensar realmente neles não consigo concordar com nenhum como sendo absolutamente jogar mal já que consigo imaginar situações plausiveis em que todos eles seriam aceitaveis.

Daí que a minha pergunta se mantém (o que entendes por jogar mal?) que coloquei no outro post do blog por algumas razões (link já postado pelo nazgul). Se pudesses responder lá ou aqui (tanto faz) agradecia, para tentar realmente perceber o que andas a tentar dizer.

[quote=B0rg]A única diferença entre os teus pontos 1a e 1b é uma de praticabilidade ou eficiencia e isso é algo altamente dependente do objectivo final da pessoa que faz a alteração.[/quote]Exacto, era isso que eu estava a dizer, aliás os pontos são todos sobre isso, aumentar ou diminuir a eficácia que um jogo tem para nos providenciar a diversão que pretendemos.

[quote=B0rg]Se eu fizer alterações a exalted que fico praticamente a jogar D&D sabes lá se não fico com um tipo de d&d que me agrada muito mais do que o próprio d&d! Ou sabes lá se eu simplesmente não tenho acesso a d&d. Ou sabes lá se eu gosto mesmo de alguma mecânica de exalted e considero mais fácil para mim alterar as restantes mecânicas de exalted para ficarem parecidas com d&d do que alterar alguma mecânica de d&d para ficar parecida com aquela de exalted que gosto mesmo.[/quote]Aqui é que acho que me percebeste mal, eu não estou a dizer para as pessoas não fazerem isso ou que isso é mau, muito pelo contrário, o que estou a dizer é que muitas vezes o que pode acontecer é uma pessoa/grupo chegar a um ponto onde já fez tantos remendos ao sistema original que se calhar ficava mais bem servida (em termos de eficácia do jogo) fazendo algo novo, quanto mais não seja para se livrar por completo dos constrangimentos impostos pelo sistema original. Tal como disse a cima isto seria a solução ideal, e muitas vezes pode não haver condições para isso nesse caso é trabalhar com o que se pode e não desistir em procurar por mais.

De notar que eu não estou a falar sobre jogar bem ou mal um jogo, estou a falar sobre maximizar a diversão providenciada por um jogo seguindo as regras e mecânicas.

[quote=B0rg]Uma coisa que o ppl tem tendencia a ignorar e q considero particularmente importante é o gosto pelas mecânicas. O que me faz gostar de um jogo não é apenas o ambiente que ele me faz sentir ou os sentimentos que me provoca mas também as próprias mecânicas utilizadas. (...)[/quote]Compreendo-te perfeitamente, dai ter começado a trabalhar em Farside, adaptando uma mecânica que acho brilhante de um jogo chamado Don't Rest Your Head (DRYH) e criando um outro universo para aquilo, que por sua vez também me obrigou a criar e adaptar um bocado as mecânicas.

No fim eu já não estou a jogar DRYH, estou a jogar a minha adaptação do jogo que embora mantenha alguma das regras tem um permissa diferente, logo deve ser considerado um jogo diferente, embora inspirado, em DRYH.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"