Novo sistema de compra/venda

Olá a todos,



Penso que o sistema de compra/venda actual não é o ideal porque esconde muito do que se passa na actualidade, com as actualizações sucessivas, e ao mesmo tempo não é eficiente para quem quer comprar, porque implica abrir multiplos links e não há uma forma rápida de saber se o jogo X está à venda



Há uns anos (yep!) foi proposta um sistema com google docs (link no final) que eu simplifiquei e podem ver aqui, com um exemplo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vf81HRMPbVN410xJcE2eNkAtiWvu-sSIgPwM-zrl_4s/edit#gid=892713653



Pode ser muito melhorado, p.ex. o nome do jogo podia ter logo o link bgg associado, em vez de precisar de uma nova coluna (malta que percebe disto, cheguem-se à frente :smiley:



No link e nome vendedor AoJ a mesma coisa, mas se ficarem 2 colunas também não é o fim do mundo.



Notem que no link vendedor eu meti a minha info, mas para os vendedores o link pode seguir para um tópico onde recebem os habituais comentários de "correu tudo bem", para a malta ver que são de confiança e embalam bem os jogos e quando dizem que está como novo é mesmo como novo etc



O mais importante é que os jogos podem ser pesquisados de forma automatica, sem abrir dezenas de links diferentes, e sem os updates esconderem tudo o que se passa de jogos no país (excepto os que tem destaque na página principal como a invicta, mas que obviamente não dá para todos



Eventualmente pode passar a haver um único tópico de classificados em que os vendedores podem acrescentar posts com as novidades que introduziram na base de dados, com imagens bonitas e isso tudo.



Agora, para isto funcionar tem de haver uma mudança no sistema, penso que esta é uma alternativa melhor para todos, mas não pode competir com o método tradicional de flood de posts de venda. É um pouco como andar no trânsito lento, o melhor para todos é cada um manter-se na sua via e acelerar gradualmente, mas o melhor para cada individuo é andar a saltitar assim que a fila do lado avança mais, ao mesmo tempo que lixamos todos os que estão para trás (e agora que escrevo isto cada vez se torna mais real eheh, cada "up" num tópico está a empurrar os outros todos para baixo)



Sem uma restrição dos posts individuais isto não terá futuro



Que acham? Digam rápido se não isto vai desaparecer tapado pela "competição" :smiley:





proposta google docs original: https://www.abreojogo.com/forum/classificados/2012/02/classificados_abreojogocom

Na folha existe uma tab de trocas, é igual, mas em vez do preço tem o link para a nossa wanted list, que pode ser no forum ou no bgg

É um tema a debater.



Como um dos administradores do AoJ esta utilização parece-me muito interessante para o site mas, ao mesmo tempo, a táctica dos posts a dar destaque também me chateia um pouco.

Já pensei se não seria preferível simplesmente retirar aos posts de vendas a possibilidade de terem destaque na barra lateral (é possível) mas isso talvez retirasse alguma animação ao site.

Uma outra hipótese é implementar um módulo de classificados em que os mesmos terão um tempo limite de duração e ao chegar a tal data deixariam de aparecer de todo… Por outro lado, isso obrigará o vendedor a voltar a fazer o post. Como este é um mercado pequeno e às vezes leva algum tempo a que alguém interessado no jogo apareça isso poderá levar a que o tópico desapareça sem que alguém interessado o veja.



Como disse, é uma questão a debater…



Vou falar com os outros administradores a ver o que pensam sobre o assunto.



Obrigado por levantares o tema!

_

mim talvez um possível solução era simplesmente fazer um post geral, e cada utilizador tinha um comentário para colocar os seus anúncios e ir editando à medida que fazia negócios, sendo que seria mais fácil restringir os sub-comentários e apenas fazer contactos através do formulario para não sobrecarregar o post.



Já agora aproveito para perguntar sobre a possibilidade de reactivar a parte das Coleções, ligação aos perfis do BGG, é uma ferramenta bastante util para procurar trocas e negócios.

Concordo com a organização do sistema de vendas! Mas acho mais pertinente arranjar um sistema de feedback para os users q vendem serem reconhecidos como fidedignos! Nao sei se alguma vez aconteceu algum tipo de burlas por aqui, mas seria tao simples como fazem na zwame arranjar um separador com uma thread de feedback quem queria ser vendedor postava la e quem comprava fazia reply deixando uma mensagem de apreço (ou nao)



Abraço

Aqui vai a minha posta de pescada, também para manter o tópico visível.



Percebo que seja irritante ter o quadro dos "novos comentários" sempre preenchidos com anúncios de vendas. Mas não me parece que seja uma grande ideia eliminá-los e passar a usar só um ficheiro no google docs (ou noutra plataforma qualquer) para o efeito.



Por alguma razão a anterior tentativa de usar uma grelha desse tipo falhou. E não me parece que seja só a concorrência dos posts de vendas. É porque é mais eficaz para quem anuncia poder utilizar imagens do que está a vender - o que é muito difícil numa grelha - e poder responder a dúvidas no mesmo tópico.  Por outro lado, os anúncios como estão são também um chamariz para o site e o que leva depois as pessoas a ficarem e a ver outras rubricas e tópicos. Reencaminhar para um documento exterior ao site "corta" logo essa ligação.



Porque não se opta por algo mais simples como ter um segundo quadro de "Novos Comentários" nas barras laterais, exclusivo para os tópicos de classificados? É o que é feito no BGG. Assim, outros tipos de tópicos deixam de ser submergidos pelos tópicos de venda, ao mesmo tempo que quem quer vender e comprar, pode continuar a fazer como até aqui - e a dar destaque ao site.



Quanto ao sistema de ratings de vendedores, não me parece que tenhamos ainda dimensão para o justificar (infelizmente). No meu caso, todas as compras que fiz a partir de anúncios do abreojogo correram sem qualquer problema. E tenho certeza que, havendo problemas, as pessoas denunciariam a coisa nos tópicos respetivos.



PS: Junto-me ao pedido do AndrePOR sobre a reativação da parte das coleções e da ligação ao BGG.

Sendo um utilizador novo, a procura de jogos novos no AOJ é francamente uma má experiência.



Já comprei vários jogos no AOJ e a compra sempre correu bem. No entanto para pesquisar um jogo é preciso investir muito tempo na leitura de posts (desatualizados, posts antigos que ainda têm os jogos à venda…).



A ideia do ficheiro parece-me uma excelente ideia para rapidamente percebermos se os jogos que queremos estão disponíveis. Para mais detalhes podiamos posteriormente ler o Post que tinha o detalhade da venda.



Resumindo, o ficheiro serviria como um índice remessivo dos jogos disponíveis, os utilizadores continuariam a abrir os posts com as vendas.

[quote=plizest]PS: Junto-me ao pedido do AndrePOR sobre a reativação da parte das coleções e da ligação ao BGG.[/quote]



+1



Quanto ao tópico, verifico que recentemente tem havido uma voragem de "bumps", mas é impossível controlar isso. De facto se pudesse haver dois quadros era bestial.

em 1º lugar, como diz o Eddu seria ter tudo organizado. Eu gostava de poder ter um sitio, fazer um ctrl+f e ver se os 4 ou 5 jogos que gostava de comprar em 2ª mão estão disponíveis, em vez de ver dezenas de anuncios.



além disso é perfeitamente possivel na tabela ter um link para um tópico, que pode ser actualizado com imagens e isso tudo, mas que não aparece em destaque no forum, libertando esse espaço para novidades das convenções, math trades, jogos novos, reviews, encontros, etc



e depois é tornar as coisas justas para os vendedores, neste momento que vem cá fazer o bump de 5 em 5 dias tem muito menos visisbilidade do que alguém que o faz com mais frequência. not fair.




Concordo com a necessidade de haver alguma mudança no sistema de compra e venda. As várias sugestões são interessantes.



Estranho porém ninguém indicar o possibilidade de uma percentagem da venda (nem que fosse 1%) reverter para as despesas inerentes do site. Além de permitir pagar o alojamento do site, poderia permitir sortear um jogo, oferecer jogos a instituições,…



Esta é uma das razões que me faz não comprar nada do que é aqui anunciado.



E sim, é possível fazê-lo de uma forma solidária mesmo que não seja regra. Não basta perceber as vantagens que o Abreojogo nos dá, à que fazer algo para não as perder, e melhora-las se possível, para bem de toda a comunidade.


Não tenho nada contra a existência de um ficheiro desses. Só acho: a) que é má ideia impedir que os tópicos de compra e venda estejam em destaque, pelas razões que referi abaixo; e b) não devíamos esquecer que, da última vez que se tentou implementar um esquema desses, a coisa não funcionou.



Quanto à justiça, pode-se ver a coisa por outro prisma: se há um vendedor que nem se dá ao trabalho de vir fazer um bump de vez em quando, não se pode queixar de que não consegue vender os seus jogos. Se nem ele presta atenção ao seu tópico, como pode esperar que eventuais compradores prestem? :wink:



Já agora, porque é que a esmagadora maioria do pessoal dá títulos genéricos aos posts (ex: "vendo jogos"), em vez de pôr logo os títulos dos jogos à venda no título do tópico ("vendo o jogo x, y e z")?

a) os 2 quadros resolviam isso, mas eventualmente se damos destaque a tudo, acaba por não se destacar nada ^^



b) acho que tentar de 3 em 3 anos não é mau, e acho que esta solução é muito melhor, o nº de colunas passou a menos de metade



é uma maneira de ver as coisas, mas acho que é possível alguém prestar atenção ao tópico (ou a outro contacto preferencial), mas não se sentir á vontade para dar os bumps frequentes



no último ponto concordo a 100%, facilitava imenso.

[quote=Jhonyb]Concordo com a organização do sistema de vendas! Mas acho mais pertinente arranjar um sistema de feedback para os users q vendem serem reconhecidos como fidedignos! Nao sei se alguma vez aconteceu algum tipo de burlas por aqui, mas seria tao simples como fazem na zwame arranjar um separador com uma thread de feedback quem queria ser vendedor postava la e quem comprava fazia reply deixando uma mensagem de apreço (ou nao)



Abraço[/quote]

 

O problema é que neste momento de entre os administradores do jogo há muito pouco (ou nenhuma) disponibilidade/conhecimento para se ir melhorando o AOJ ashamed

[quote=plizest]Porque não se opta por algo mais simples como ter um segundo quadro de "Novos Comentários" nas barras laterais, exclusivo para os tópicos de classificados? É o que é feito no BGG. Assim, outros tipos de tópicos deixam de ser submergidos pelos tópicos de venda, ao mesmo tempo que quem quer vender e comprar, pode continuar a fazer como até aqui - e a dar destaque ao site.[/quote]



A ideia de ter um segundo quadro parece-me interessante, separando desta forma os tópicos de vendas/leilões do resto dos conteúdos do site.

O fazer bump não me parece que dê muito trabalho. Eu não o faço no meu post de vendas simplesmente porque não acho correto fazê-lo só para voltar a dar destaque ao post. Ultimamente tem-se visto, no meu entender, demasiados bumps (alguns quase diarios), que é algo que não gosto de ver precisamente porque faz com que outros conteúdos quase passem despercebidos.

 

… no meu entender, uma coisa é certa, temos de tentar fazer alguma coisa para melhorar esta situação. fighting

Tb acho excelente ideia a separação. Chega a haver dias em que os tópicos em destaque são todos de vendas…

[quote=plizest]Já agora, porque é que a esmagadora maioria do pessoal dá títulos genéricos aos posts (ex: "vendo jogos"), em vez de pôr logo os títulos dos jogos à venda no título do tópico ("vendo o jogo x, y e z")?[/quote]

 

No meu caso é porque no meu tópico existem mais jogos do que aqueles que caberiam no assunto wink

[quote=tmgd][quote=plizest]Já agora, porque é que a esmagadora maioria do pessoal dá títulos genéricos aos posts (ex: "vendo jogos"), em vez de pôr logo os títulos dos jogos à venda no título do tópico ("vendo o jogo x, y e z")?[/quote]

 

No meu caso é porque no meu tópico existem mais jogos do que aqueles que caberiam no assunto wink[/quote]



Escolhe os três ou quatro mais apelativos e acaba com um "… e muitos mais.". É o que costumam fazer as lojas.wink



(a minha forma fazer de fazer um bump a este tópico smiley )

É óbvio que a organização das vendas iria melhorar esta atividade. No entanto também considero que a vida do AoJ passa pela atividade febril que surge nessa barra. Se deixassem de surgir os posts de venda na lateral, os últimos posts que lá apareceriam teriam algum tempo considerável entre si.

Há quem venha aqui com frequência por saber que algum tempo perdido pode significar perder um bom negócio devido ao destaque que as atualizações têm. Quanto oas posts desatualizados há muito tempo, quem tem interesse sem dúvida que os atualiza. 

Isso seria castrar o AoJ. 

Eu concordo totalmente com este sistema. Já comprei muitos jogos pelo AoJ e chateia-me muito a maneira como se faz, de muitos links e uma sidebar frenética.



Bora todos utilizar o novo método!