Novos Jogadores & Jogadoras

Realmente é uma chatice ele não saltar para comentários fora da primeira página; temos de ver se corrigimos isso.

No entanto, podes pôr em prática as tuas sugestões! Logo no início da thread, por baixo do post inicial, tem uns parâmetros que te permitem definir quantos posts queres ver em cada página (se subires para 50, por exemplo, já deve ficar tudo na primeira página, embora seja bastante chato, eheh) e o formato que em que os queres ver. O formato árvore RPG.net é o que diz "Lista sobre a forma de thread - compacta). Fácil!

Ahey, :slight_smile:

Hmmm… Aah, B0rg, quickie question…

Assumindo D&D, dás XPs diferentes aos jogadores consoante eles chegam à solução adequada sozinhos ou precisam da ajuda do GM, ou dás XPs pela resolução da situação independentemente do modo como foi alcançada?

Cheers,

J.

Bom ponto
Assumindo DD, o que sempre fiz, a XP é um caso bicudo porque tem dois lados, personagem e jogador.

1-Nessa situação, dou xp (lado do personagem) por se atingir a resolução ou simplesmente pela pequena parte que conseguiu atingir. Esta xp não é muita visto que ultrapassar um desafio em jogo costuma ter os seus próprios beneficios em jogo também. Se matas alguém significa que ficas vivo, ou eliminas um oponente, ou tens acesso ao tesouro dele ou és aclamado como herói ou whatever. Como este ponto da xp seria tipicamente utilizado para fazer a progressao do personagem ele é principalmente recebido pela utilização das habilidades do personagem. O que se poderia chamar de treino para o personagem é o que cria esta xp.
2-Dou xp (lado do jogador), independentemente de ter atingido ou não a resolução, mas sim se o fez in character de forma consistente. Não interessa o que fez mas sim como.
3-Dou xp (mais uma vez do lado do jogador) por alguma ideia genial ou assim que ele possa ter tido, tenha funcionado ou não, o importante é que tenha sido interessante ou divertida, original, etc.

Tipicamente o 2 é o mais forte/importante mas costumo utilizar todos os pontos de uma forma ou de outra.
Comparando-as, em termos de valores, primeiro a opção 2 e depois a 1 em menor quantidade. A 3 apenas em certas ocasiões.

O que estou a caminhar agora, e isto, esquecendo o DD é separar completamente os valores de personagem e do jogador.
Ter o sistema de evolução do personagem completamente dependente do que acontece em jogo. Se faz flexoes recebe pontos para aumentar a força, se anda a cavalo recebe pontos para aumentar a habilidade de andar a cavalo, etc. Se deixa de o fazer começa-se a esquecer do que sabia!

Por outro lado a xp, recebida pela tal representação in character, principalmente, mas também por criar situações divertidas ou interessantes para os outros e talvez até por outras coisas igualmente off-character, vai para o jogador. Este valor de xp afecta coisas como nível de protagonismo da história, nível de involvimento na história, hero points, sorte divina, coisas dessas superiores ao personagem!

Não há qualquer xp por se ultrapassar um desafio. Qualquer recompensa por isso pode ou não acontecer in game.


[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile…

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!

[quote=B0rg]O que estou a caminhar agora, e isto, esquecendo o DD é separar completamente os valores de personagem e do jogador.
Ter o sistema de evolução do personagem completamente dependente do que acontece em jogo. Se faz flexoes recebe pontos para aumentar a força, se anda a cavalo recebe pontos para aumentar a habilidade de andar a cavalo, etc. Se deixa de o fazer começa-se a esquecer do que sabia![/quote]

Assim ao estilo RuneQuest? Nunca vi mais nenhum sistema que promovesse o “character advancement” dentro de jogo de uma forma tão completa, se bem que o factor aleatório (rola acima da skill pra aumentá-la) sempre me irritou.

Uma solução alternativa e que eu acho elegante é o do Lex Arcana: cada vez que usas ou treinas um skill vais acumulando XPs nessa skill até ela subir. Claro q com muitas skills isto fica um pesadelo burocrático, mas no Lex Arcana é gerível pq só há 8 skills :slight_smile: Acho q os atributos tb sobem subindo as skills q lhes estão ligadas (há 8 atributos e cada atributo tem 2 skills, cada skill tem 2 atributos, e está tudo sobreposto).

O Lex Arcana é um jogo Italiano q pouca gente conhece, tens aqui uma descrição (em Italiano):

https://www.ingame.com/fantasy/gdr/altri_giochi/lexarcan/

JP

Isso dos xp’s individuais para cada skill é o que estou agora a fazer. Eu como gm nunca tive problemas em aumentar o trabalho para o meu lado e até lido bem com ele por isso o pesadelo burocrático não me afecta muito. eheheh
Como sou um gajo complicado o que faço é x pontos permitem fazer um teste a ver se a skill aumenta. x+y pontos permitem aumentar a skill automaticamente! :stuck_out_tongue:

[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile…

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!