O estado a que isto chegou

Aproveitando-me de uma das frases dos Cravos, fica aqui uma pequena lista, de como param as coisas, em termos do comércio de jogos de tabuleiro na nossa terra.

 

Já há algum tempo que não fazia a minha habitual resenha do que se pode arranjar por aí em termos de jogos de tabuleiro. No fim-de-semana passado aproveitando o facto de ser arrastado pela minha mulher para o frenesim das compras de NAtal, e já que seria logo à partida a negação de o fazer, uma inglória resistência, optei por me juntar e aproveitar para ver algumas áreas comercias aqui na área de Lisboa. Chegado a casa fui também dar uma voltinha pela Net, numa de windowshopping do que por cá se tem disponivel on-line. Assim ficaram-me estas impressões: - El Corte Inglês - uma selecção que me surpreendeu pela variedade, não só dos Euros mais recentes, mas principalmente na área de jogos ditos juvenis e jogos abstractos de madeira, um sitio a visitar para quem quiser arregalar os olhos com algumas novidades, como é normal ninguém por ali no atendimento faz a minima idéia do que está a vender. - Colombo - Puros e Cª - como sempre esta loja continua a surpreender, tendo neste momento um desconto de 10% sobre jogos de tabuleiro, apesar de que a selecção (talvez pelo desconto indicado) neste momento está muito reduzida (comparado com o que já vi no passado). Talvez façam ainda um re-stock antes do Natal. De qualquer forma um sitio a passar, podendo-se perguntar aos empregados que até parecem saber do que está a falar, um aspecto positivo a realçar!! - Colombo - Tema - continua a apostar nos CCG's, TMG's, TCG's e afins, mas também contém alguma variedade de Jogos de Tabuleiro, mas continua a pecar pelos empregados que continuam sem fazer a mínima idéia do que estão a vender. - Colombo - FNAC - a incontornável FNAC do Colombo (não discuto aqui se é mais cara, melhor ou pior qualidade, etc etc, apenas constato que é o jardim de infância dos graúdos que passam por ali horas e horas no zapping das prateleiras, enquanto as mulheres se passeiam pelas outras lojas) tem uma pequenininha selecção de jogos que se arranjam fácilmente em qualquer uma das outras lojas. Quanto ao atendimento corresponde ao de uma grande superficie, não existindo, ao contrário do que é hábito na FNAC, nenhum empregado dedicado a esta secção. Aliás sendo a FNAC o portento que é, bastava-lhe por um jogo em destaque como jogo da semana ou Top de jogos para aquilo vender que nem sei lá o que. Provavelmente isso passa pela distribuidora do jogo pagar por esse privilégio, ou algo do género (desconto, ou exclusividade, não sei ao certo). - Colombo - Toys'r Us - pois........esqueçam, a não ser pelo Carcassone que lá vi perdido numa prateleira. - Cascais Shopping - FNAC - mais uma, e desta vez com uma secção bastante alargada de jogos de tabuleiro, apesar que as últimas alterações tenham colocado esta secção num sitio não muito visivel. Fiquei agradavelmente surpreendido por encontrar aqui a versão da Devir em português do WoW: O Jogo de Aventura. - C.C.Palmeiras - a pequena tabacaria na entrada principal, continua a ter uma variedade que já teve melhores dias, mas mesmo assim ainda ali se encontram coisas que não se vêm nas outras lojas - Runadrake - agora em formato on-line, mas que continua sem funcionar - Diver Centro - a distribuidora do Centro, continua, quanto a mim, a ser simplesmente a melhor loja on-line do País. É um gosto falar com este pessoal, que nos tratam dos problemas na hora, para além que têm uma selecção extremamente alargada de jogos e acessórios, e que sofreu um redesign extremamente saudável - NetSurf - também com uma selecção alargada de jogos, mas com um interface, quanto a mim (penso que gostos não se discutem), demasiado simplista e 'duro' - Loot - estamos a chegar ao Natal e nem ve-la a funcionar!!! Dentro da área de Lisboa ficou-me a faltar dar um pulo ao Homem Azul, mas a julgar pela resposta que dá às questões que por [url=https://www.abreojogo.com/forum/lojas/2008/11/limpeza_de_natal]aqui[/url] se lhes põe, deve continuar na mesma, mas espero lá passar ainda esta semana. Assim na área da Grande Lisboa destaco a Puros e Cª e o El Corte Inglés, pela variedade que ambas têm e principalmente no caso da P&C pelo conhecimento demonstrado no atendimento, um esforço significativo quando comparado com o passado, mas não esperem nenhum geek no atendimento. Básicamente pouco ou nada mudou neste panorama, a não ser algumas novidades que devagarinho se vão infiltrando até às montras e expositores. Com certeza que me ficaram aqui outras de fora, pelo que peço desculpa e solicito desde já aos membros do AoJ que complementem estas informações, e opinem da forma como foram tratados, etc. E pelas vossas zonas, como é? Adicionem as informações que tiverem, sobre onde adquirir jogos em Portugal.

Mundo Fantasma, no centro comercial Brasília. Tem um número saudável de jogos, com uma selecção invulgar, com jogos menos mainstream do que os que se encontram na FNAC, por exemplo. Preços de fugir.

Arena Porto, na rua da Torrinha. Um belo número de jogos. Com uma atenção engraçada a abstractos, da última vez que lá fui.

(indiquei estas duas no mapa de jogadores/espaços)

Depois há bastantes jogos nas FNAC's: Puerto Rico, Arkham e Descent (muitas vezes deixam ficar as expansões, já sem o jogo base...), Agricola, etc etc . NorteShopping, Mar Shopping, na de Sta. Catarina.

Já ouvi falar numa boa selecção no Corte Inglês, em Gaia.

ai está uma boa ajuda a quem procura jogos nas epocas festivas que se aproximam =)

Pode-se adicionar a Arena Lisboa, também tem uma boa selecção de jogos (a maior parte são as distribuições da Devir de jogos como Carcassonne e afins). Dos preços não me lembro, mas acho que eram o habitual dos outros sítios em Portugal (ou seja a dar um pouco para o caro).

Não sei se a Gárgula em Odivelas ainda está "viva", a ver se passo por lá a fazer um reconhecimento. De qualquer maneira penso que apenas tinham jogos distribuídos pela Devir (com foco nos collectibles mas com uma pequena selecção jogos de tabuleiro também).

Por aqui o Continente tem o Catan, versão portuguesa. Muito bom!

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Acho a escolha aqui nada mal ... alem dos clasicos todos atè tem um Wallace (Tempus).
Encontrei e comprei o TTR por 25E, acho enganarom-ce e puserom o preco da versao com dados. Nao sei se ha mais copias com este preco.

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Eu visito regularmente as FNACs de Lisboa (Colombo, Baixa, Vasco da Gama). A selecção de jogos é curta mas razoável. Quanto ao conhecimento dos produtos, nada sei porque não pergunto.

A minha principal crítica é a seguinte: as FNACs têm duas secções de jogos, uma próximo da banda desenhada, mais direccionada para jovens e adultos; outra na secção infantil. Infelizmente alguns dos jogos que deveriam estar na secção infantil estão na geral.

Isto não é culpa da FNAC, parece-me, é das distribuidoras. Aliás, estas não parecem dar qualquer atenção à forma como os jogos são vendidos. Nunca qualquer acção da sua parte para suportar os produtos que colocam nas lojas. É uma pena. Dada a dimensão do mercado, é necessário um esforço por parte das distribuidoras para a promoção adequada dos jogos, não o vejo.

Uma outra loja que visito com regularidade é a da tabacaria do Continente de Telheiras (ex Carrefour). Tem uma boa selecção e dá grande destaque aos jogos pois coloca uma selecção a todo o comprimento da montra. Como as FNAC é uma loja que tem boas condições para acções promocionais. Mais uma vez, nunca vi nenhuma.

Sérgio Mascarenhas

Um mesa em destaque com Os Descobridores de Catan e o Carcassone. Não confirmei preços.

Eu no porto já apanhei uma excelente promoção... World of Warcraft: The Adventure Game por 16,50€

smascrns nós já fizemos várias acções de divulgação de Wings of War nas Fnacs, e se reparares vamos começar com a divulgação da tradução do Ticket to Ride Europa. Que digas que se podia fazer mais acções, concordo. Mas que digas que não há nenhuma, desculpa, mas isso não corresponde integralmente à verdade.
Da parte que nos toca, dizes bem, apenas parece que não damos a atenção devida à forma como os produtos são vendidos. Pode até parecer, mas não é um facto.
Parece-me também óbvio que é a Fnac que faz a colocação do produto de acordo com os seus critérios internos, e não consigo correlacionar isso com as distribuidoras.
Quanto à colocação daos jogos infantis, novamente os critérios. A partir dos 8 anos pode já ser stock geral e não infantil. Varia imenso de jogo para jogo.
Uma sugestão: diz a tua opinião aos funcionários da Fnac, e se preferível ao responsável de loja. Isso pode ajudar.

Cpts,

Regina Fernandes

Runadrake
Tel.: 934770693

E não faria sentido pelo menos uma loja de Portugal aderir ao BGG Secret Santa ao invés de estarem constantemente a passar despercebidas e, sobretudo, a perder para as congéneres espanholas?

Isto é só um pensamento de alguém que não tem uma loja, claro.

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

acho que a parte dos jogos estarem na secçao errada inda passa assim porque ás vezes pode ser ambiguo.

agora a forma como tao arrumados é que acho mesmo mal (pelo menos na fnac do vasco da gama) tao numa prateleira arrumados como se fosse um armazem de arrecadacao (pelo menos quando fui la). nao dando nenhuma exposicao aos jogos e acho que deviam estar ao pe dos pc's/consolas e nao ao lado dos livros (como tao na fnac do chiado)

still mostram ate uma boa variedade acho eu =)

Que eles tinham os jogos, sem separação qualquer em especial, em duas zonas. As dos jogos de computador e consolas, e na de BD's e coisas do género. A mim parece-me que eles estão a tentar perceber qual é o mercado-alvo mais indicado, para decidir em que secção devem pôr os jogos à venda. Parece haver ainda muito desconhecimento da parte deles.

..tem uma secção própria devidamente assinalada como "Jogos de Tabuleiro/Estratégia". É muito bom sinal do estado a que chegamos.

Por outro lado, com o fecho da XXL, fim de horário nocturno na Arena e remoção das mesas no Mundo Fantasma, a situação piorou em termos de locais próprios para jogar/comprar.

Há um tal de zodiaco que já tá com as orelhas a arder!!! :stuck_out_tongue:

" - Diver Centro - a distribuidora do Centro, continua, quanto a mim, a ser simplesmente a melhor loja on-line do País. É um gosto falar com este pessoal, que nos tratam dos problemas na hora, para além que têm uma selecção extremamente alargada de jogos e acessórios, e que sofreu um redesign extremamente saudável"

Da parte da equipa da Diver Online só posso agradecer o comentário. Sabemos que muito ainda podemos fazer para melhorar a nossa presença online e estamos activamente a trabalhar nisso.
Para alem do básico que ainda nos falta, como o pagamento por VISA directo (finalmente conseguimos novamente e deve ficar operacional ainda este mês), como projectos mais divertidos como um leilão invertido que se encontra já na fase final da implementação.

Vamos praticamente com 5500 encomendas (só na nova pagina) e aproveito igualmente para agradecer publicamente a todos os nossos clientes.

Comentários e sugestões de modo a tornar a nossa pagina mais interessante são sempre bem vindos.

PS não somos "a distribuidora do centro", quanto muito estamos localizados no centro mas o nosso mercado é um pouco maior do que isso :-)

Olá Regina,

Tens razão quanto aos vossos jogos, generalizei demais sem razão. Mas nota que a minha é a percepção de um consumidor e deste ponto de vista faz-se pouco.

Sérgio Mascarenhas

Não faz mal, ora essa, apenas expressaste a tua opinião. É sempre complicado fazer ideia de certas coisas para quem não vê os “bastidores”. Honestamente, ainda bem que tu e mais pessoas nos alertaram para as situações da exposição. Vamos alertar quem de direito para vermos o que se pode fazer.
E quanto a falares com alguém de lá e dizeres a tua opinião, é mesmo a sério, pode dar-nos uma grande ajuda!

Cpts,

Regina Fernandes

Runadrake
Tel.: 934770693

Há 3 lojas em sítios diferentes que começaram agora a vender jogos:

  • Brinca Sonhando - Torres Vedras
  • Jornal Diário - CC Alegro
  • Pátio do Recreio - Ericeira

Se precisarem de indicações concretas, é só dizer.

Cpts,

Runadrake
Tel.: 934770693
[email protected]
www.runadrake.com (em breve… MUUITTTOOOO em breve…)

Também se vendem jogos "em mão" no comboio em entrecampos :-)

(private joke para o Phil)

p.s. Qual CC Alegro? Acho que há mais que um!

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Arrebimbomalho&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]