O Perfume dos meus Livros

Estou feliz!

Tenho dois roleplays novos e ambos cheiram muito bem! :)

Apesar das minhas últimas aquisições de RPG (mais precisamente de CoC) serem de qualidade indiscutível, admito que esta antecipação pelo que aí vinha me fez recuar alguns anos. A novidade é uma adrenalina fabulosa!

Ora no primeiro pacote vinha o manual de WotG. E cheira bem. Pela primeira vez comprei um manual sem a minima prespectiva de fazer sessões. Posso afirmar seguramente que uma boa razão para tal é a necessidade que encontrámos de haver livros na mesa, pois WotG é um roleplay algo complexo e às vezes há mais do que uma pessoa a procurar informação. E neste roleplay isso pode não ser tão fluido como queremos que seja o nosso Kung Fu. Mas o mais engraçado é que alguns de nós reparámos que, em poucas semanas, surgem 3(!!!) manuais sobre a mesa de jogo. Ora isto não é apenas uma questão de recursos, parece-me. Há algo mesmo de diferente neste WotG. E há jogadores dispostos a apostar mais do que tempo nele.

No segundo pacote veio uma surpresa maior: Mutants and Masterminds. Maior porque surgiu na minha lista de escolhas durante a compra do WotG. Procurei algo para "valorizar" os portes, algo de novo, de risco monetário reduzido (basicamente com pouca bibliografia) e, claro está, que eu não quisesse queimar. Numa avaliação rápida encontrei o que queria: perdeu Godlike, já um velho resistente na minha wishlist para este MnM referido como o mais completo pelas criticas. Ganhou o spandex sobre os Aliados. As cores, os desenhos... e também cheira bem. (AHHH!!! E comprei também o shield, just in case).

Em suma, tenho dois livros novos para me deliciar. Está na hora de assimilar estas novidades e ver até onde me levam. Heróis do Ocidente e Oriente, spandex e Kung Fu.

Ai o Perfume...só por isto já valeu a pena.

Parabéns pela compra do MnM. :slight_smile:

2ª Edição, presumo?

Não vou falar de WoG porque sou suspeito mas MnM é uma boa escolha. Ainda duvido que seja melhor que o Champions em termos de flexibilidade, crianção de poderes, etc. mas ganha em simplicidade e apelo visual. A ver vamos se é desta que ganhas coragem e começas a fazer aí umas aventuras 4-color. O Green Ant quer sair do City of Heroes e explorar Freedom City. Tongue out

Yep,

agoooooora é ler e ver até onde vai. Mas isso ainda vai demorar um bocadinho.

--

Vitor

Se precisares de dicas manda vir. :slight_smile:

Infelizmente não conheço o HS-Champions, mas acredito que no arcaboiço e elasticidade do HS caiba lá muito mais detalhe.

No MnM já vi que existem algumas skill/power definitions que facilmente podem ser moldadas para o poder específico. Não garanto que um manual tão pequenino consiga resumir um nivel de particulariedade a 100% mas pode ser elastico. Mas deu uma boa impressão no primeiro browsing...*thumb up*

E obviamente, se aquilo me agradar tanto como o cheiro e as cores, venha de lá esse G.A. e as suas super antenas. Depois de Paragon City, Freedom City também precisa de conhecer o "verdão".

Na onda dos superheróis aconselho também o Wild Talents, o Aberrant e melhor ainda With Great Power... ;)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Já que estão todos a meter a colher, recomendo um jogo chamado Capes! (o ponto de esclamação faz parte do nome).

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu recomendo o Hero: 600 páginas de regras, 600 páginas de poderes, 600 páginas de setting.

É um rpg simples, desde que os jogadores não leiam as regras.

Bem, o Wild Talents não me atrai particularmente, não depois de conhecer o seu predecessor, Godlike, que como referi anteriormente é um velho integrante na minha Wish List. É uma suposta evolução do mundo do Godlike, mas em que me parece que se torna algo num limbo: nem com a humanidade (não, não são dramas pessoais, é mesmo poderem morrer como qualquer John Q. Patego com uma bala na espinha) do antecessor nem com as 4 colours do género. E lá continua o Godlike na Wish List...;)

Do Aberrant li alguns resumos, mas sinceramente não consegui manter-me interessado porque tudo o que descrevem vai parar sempre à máxima dos mega-plots a-la-White Wolf. My fault, mas pronto, não como. Culpem o WoD e o Vampire. Ahh...e são "people with superpowers, not superheroes"...neste género, Godlike still on the lead pela minha persistência.

Quanto ao último, não conheço. Fiz uma pesquisa rápida mas encontrei algumas coisas que não encaixam no que quero, especialmente a questão dos Enrichment Scenes. Quanto à qualidade, não encontrei vantagens sobre o HERO, SAS ou MnM, mas apenas li opiniões e descrições. O gameplay method também não me atrai. Não estou para aqui a hostilizar ninguém, mas se quisesse imitar séries de TV jogava PTA ;) Não quero gritty ou anti-heroes. Quero four colours flying around, save the Universe and so on.

Claro que não deixo de agradecer sinceramente as tuas sugestões, pois não deixaram de atrair o meu interesse. Como podes ver a questão na minha escolha tem a ver com saber especificamente o que quero do roleplay que procuro. Se souberes de mais, serão bem vindos, e irei investigá-los como fiz com estes.

Nanana...

Thanks mas não.

He/She's my Hero, I play it...sou egoísta mesmo, mas eu é que sei o que crio. É o meu alter-EGO do momento ;)

E lá voltamos às scenes. Eu quero ser o meu herói, é esse o meu investimento. Não quero jogar o de ninguém, nem quero jogar NPCs, nem o Vilão nem nada disso. Quero jogar a minha criação.

Bolas, lá o meu Son of Rússia pareceria esquizofrénico numa roda-viva dessas!!!

"Eu recomendo o Hero: 600 páginas de regras, 600 páginas de poderes, 600 páginas de setting.

É um rpg simples, desde que os jogadores não leiam as regras."

Deixa lá, os meus jogadores não têm short-attention span. Tongue out

Têm-te a ti. :slight_smile:

Estás a falar do Champions?

O HERO é o sistema, e é bom que os jogadores saibam bem o que estão a criar, pois o detalhe depende deles.

Quanto ao manual do Champions não conheço, mas concerteza terá elementos para os jogadores e talvez alguns interditos ao GM.

Já agora, se alguem conhece, por favor, explique-me. Gostava de saber.

[quote=Rui]Têm-te a ti. :)[/quote]

Muito obrigado. Tomo isso como um elogio como os meus jogadores podem constatar.

Claro. Eu admiro as pessoas que têm que ir rebuscar elogios aos seus jogadores. :slight_smile:

É isso mesmo.

Com o MnM consegues fazer isso tudo, mas com muito menos páginas.

[quote=Rui]Claro. Eu admiro as pessoas que têm que ir rebuscar elogios aos seus jogadores. :)[/quote]

É verdade.

[quote=Rui]É isso mesmo.

Com o MnM consegues fazer isso tudo, mas com muito menos páginas.[/quote]

Pois, isso é o que vou ver. Fiquei bem impressionado, e até pode ser que chegue plenamente ao que eu quero. E as cooooores! :)

Não sei se concordo em que faz tudo o que o HERO faz; o HERO System é um sistema que suporta uma multiplicidade de settings possíveis. Para saber isso do MnM teria de testar o sistema deste com settings completamente diferentes, e essa é uma fasquia muuuuito alta.

BTW, o Champions não tem 600 páginas, mas pouco mais de 200, e é um setting, se assim lhe quiseres chamar.

Se fores ao site do jogo, podes encontrar lá malta que faz desde espiões até star wars, passando por fantasia, entre muitos outros.

Eu quando comecei fiz uma campanha tipo Hellboy meets Planetary, e fiz outra tipo LXG, por isso já vez que o alcance do jogo é realmente grande.

O próprio jogo tem uma secção com a quantidade de coisas que se pode fazer, por isso podes ver por ti.

Mais uma vez, se precisares de ajuda, pede. :slight_smile: