Operação "Saia-curta"

Neste momento existem 12 jogos para serem apresentados e depois sorteados.

Três empresas da àrea ofereceram os exemplares, pelo que temos que meter mãos-à-obra.

Os jogos são:

- Ticket to Ride: Europe (Runadrake) - (com Johnnybegood) (PRÓXIMO)

- Hive (Runadrake) - (com Johnnybegood)

- Alta Tensão (Runadrake) - (Falta entregar) (NOVO)

- Battlestar Galactica (Loot)

E os restantes da Devir...

- Keltis - (com Johnnybegood)
- WOW Jogo de Aventura
- Talismã
- Carcassonne Torre
- Volta ao Mundo
- España 1936
- Castellers
- Pinguins Deluxe
- Catan 5/6
- Catan Dados

Calendário de actividades:

- Pinguins Deluxe

- Battlestar Galactica

- Keltis

- Castellers (Post: Dugy/ Criticos: Dugy, [a definir], [a definir]/ Video Review: Dugy/ Concurso: [em elaboração]/ Concurso: [a definir])


- Ticket to Ride: Europe (Post: FS1973/ Criticos: FS1973, Mallgur, MGBM/ Video Review: Mallgur/Concurso: [a definir]/ Concurso: [a definir])

- WOW Jogo de Aventura Post: Johnnybegood/ Criticos: Johnnybegood, [a definir], [a definir]/ Video Review: [a definir]/Concurso: [a definir]/ Concurso: [a definir])


- Catan 5/6 (Post: MGBM/ Criticos: MGBM, [a definir], [a definir]/ Video Review: [a definir]/Concurso: [a definir]/ Concurso: [a definir])

Não te estou a entender... então não me déste a tua opinião sobre o Le Havre há tempos?

Basicamente é isso que se vai pedir: atribuir valores a determinados parâmetros de avaliação de um jogo e um breve comentário opinativo.

O restante texto é uma apresentação do jogo e não estava a pensar em pedir a qualquer dos críticos envolvidos na avaliação.

Quanto aos videos, se vais começar a fazer apresentações de jogos, talvez seja melhor começarmos a ver sobre quais, ou então vamos estar a duplicar resultados.

Neste momento só está previsto pegar-se em jogos que foram publicados em Português e estão neste momento disponíveis nas lojas em PT.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=JohnnyBeGood]Neste momento só está previsto pegar-se em jogos que foram publicados em Português e estão neste momento disponíveis nas lojas em PT.[/quote]Sim, acho bem. Os reviewers também poderão ter o cuidado de não criticarem o jogo dizendo "para isto, mais vale comprar o [inserir aqui título em alemão disponível por encomenda num site estrangeiro] por tuta e meia" :)

Eu nunca mencionei o preço dum boardgame nas minhas reviews nem tenciono mencionar. Para mim o preço é irrelevante quando comparado com a qualidade de um boardgame.

Dito isto, o Rick tem razão, não se deve mencionar preços nestas reviews, deve-se fazer a review do BG pelo que o BG é e não pelo preço.

Esse nome é lindo! Da minha parte não me posso oferecer para a review: não tenho jeitinho nenhum a escrever, apenas a explicar os jogos. Em breve vou comecar a fazer videos a explicar regras dos jogos (mas sem opinião). Se precisarem disso, estou nessa....

Percebi-te mal: pensava que estavas a falar de uma review completa e não apenas de uma pequena opinião. Opiniões curtas sou capaz de dar, mas mesmo assim acho que seria importante puxar outras pessoas novas para essa tarefa, e coordenadas pela experiencia do MGBM. Sangue fresco de pessoas que tambem conhecem muitos jogos mas estão menos visiveis, por exemplo, o helioa, o Tiago, o Asur, o AlbinScott....

Quando aos videos, estava a pensar fazer de jogos mais complicados, tipo Tigris, Agricola e In Year of the Dragon, tanto em ingles como em portugues. Tambem poderia fazer dos jogos que se vendem ca em Portugal (e ajudaria muito na divulgação) mas não sei se vou levar com o "Detentor dos Direitos em Portugal" em cima de mim....

Gostava de fazer uma coisa mais pró, tipo com graficos e muito trabalho de edição, com gameplay fastforward. O que vos parece melhor: mais quantidade ou mais qualidade? Se fizesse muita quantidade inicialmente, eventualmente alguns deles seriam refeitos para serem mais pros....

A ideia é que o painel de avaliadores vá rodando, de forma a que quando se fale de (por exemplo) wargames, exista um painel consensual de avaliadores.

Não estou a ver-me pedir ao Pombeiro para cotar o Agricola, eheheh.

Quanto à Qualidade Vs Quantidade, parece-me que quando se está a partir do zero, não será relevante, o importante é que tenha um mínimo de qualidade e seja perceptível por non-gamers.

Por agora vamos arrancar com o TTR: Europe e mesmo com este, e uma vez que já existe um video de apresentação da DoW, vou aproveitar o balanço e usar o deles. Só me falta decidir se faço locução por cima ou se faço com legendas. Como as legendas retiram atenção ao video, devo optar pela locução.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Boa ideia! Claro que podes contar comigo Johnny. Seria importante teres mais do que apenas 3 "reviewers", para que na impossibilidade de um te possas salvaguardar com outro.
Eu ajudarei, com as minhas doutas palavras naquilo que fôr preciso e possível :p

Mais uma vez... muito boa ideia.
Já agora, que são os interessados?

https://spielportugal.blogspot.com

Boa ideia Vasco... eu já andava para fazer uma cena dessas aqui em Leiria há muito tempo, mas faltam-me duas coisas essenciais: tempo e equipamento :p

Força nisso vasco.

Ya, equipas especializadas para determinados tipos de jogos seria excelente, principalmente para wargames e jogos de dextreza.

Por mim eu faço review de tudo menos wargames que é os jogos que tenho menos experiência de jogo.

Eu sei que é um pouco off-topic, pois a razão por detrás da iniciativa não a contempla, mas eu posso fazer críticas de RPGs! :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

[quote=jrmariano]Eu sei que é um pouco off-topic, pois a razão por detrás da iniciativa não a contempla, [/quote]Até contempla, desde que haja interesse por parte das lojas. O que falta é material em português.

Eu é que ainda não me sentei a descrever o resto da ideia... mas no último encontro mensal cá no Porto, tive oportunidade de falar com o Ric sobre o assunto.

Em breve actualizo.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Apenas um esboço para a estrutura da review. Se tiverem sugestões p.f. cheguem-se à frente.

A: Breve introdução comercial (Editora, autores, distribuição, tempo de jogo, nº de jogadores, etc...)

B: Introdução ao jogo (Pequena introdução contextual, descrição breve da mecânica e objectivos com apoio de algumas imagens)

C: Cotação de vários parametros (sem peso na avaliação)

- Sorte Star YellowStar YellowStar Yellow{#emotions_dlg.staryellowhalf}Star White

- Estratégia Star YellowStar YellowStar WhiteStar WhiteStar White

- Táctica Star YellowStar YellowStar Yellow{#emotions_dlg.staryellowhalf}Star White

Cotação de vários parametros e breve nota do autor da cotação (3 avaliadores)

- Componentes Star YellowStar YellowStar Yellow{#emotions_dlg.staryellowhalf}Star White

- Regras Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar White

- Jogabilidade Star YellowStar YellowStar YellowStar WhiteStar White

- Equilibrio Star YellowStar YellowStar YellowStar Yellow{#emotions_dlg.staryellowhalf}

- Global Star YellowStar YellowStar Yellow{#emotions_dlg.staryellowhalf}Star White

- [Nota do avaliador em 500 palavras incluíndo espaços, no máximo]


Legenda


«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Na parte C da review poderemos dividir em dois sectores.

Um primeiro relacionado com coisas menos dependentes da opinião:

- Componentes (penso que nos deveremos cingir à qualidade, o artwork pode ser dependente de gostos pessoais)

- Regras (Clareza/Estruturação/Complexidade)

- Tendência Estratégica/Táctica (Aqui teremos que definir o mais objectivamente possível o que é cada um destes aspectos)

- Factor Sorte / Equilíbrio (No fundo será a solidez das mecânicas a forma como o design do jogo faz ou não depender da perícia dos jogadores as suas possibilidades de vitória)

Um outro sector com coisas mais variáveis conforme gostos pessoais:

- Tema (Para muitos é essencial para outros tantos é indiferente e em qualquer dos casos pode ser algo interessante para uns e indiferente para outros)

- Artwork (é sempre uma questão de gosto)

- Diversão (aqui entram as questões de interacção e AP)

Poderemos com as três apreciações / notas da 1ª parte calcular uma nota média que seria a nota final relativa à qualidade do jogo e manter as notas de carácter pessoal independentes para que cada leitor pudesse ver por um lado uma apreciação tão fria e distante quanto possível e por outro vários valores que se relacionam com o gosto de cada um dos reviewers, levando mais em conta ou menos conforme os gostos dos mesmos serão coincidentes com os seus.

A ideia era evitar o problema de ratings genéricos e dúbios que existe no BGG e que faz com que haja tanta discussão por causa dos ranks.

Entretanto, e como levantei a questão da definição de Estratégia e Táctica, deixo aqui a minha opinião:

Jogo Estratégico - Jogo em que o jogador deve elaborar um plano global perto do início do jogo e fazer com que as suas decisões tácticas sejam tomadas em função desse plano.

Jogo Táctico - Jogo em que as situações mudam com grande facilidade e em que as decisões de um jogador devem ser tomadas e possivelmente alteradas a cada turno.

Por exemplo o Ticket to Ride: Europa é um jogo essencialmente estratégico. Na primeira decisão dos objectivos um jogador opta por uma estratégia de menos objectivos mas maiores ou relacionados com o seu objectivo grande, ou então por um jogo baseado em objectivos mais curtos mas em maior quantidade o que implicará construções rápidas e compra regular de objectivos novos. Eu diria que este será um 7/3 nesta relação

Já o Ticket to Ride original me parece mais táctico. A mistura de objectivos maiores com mais pequenos implica incerteza nessa decisão o que faz com que se jogue mais para o momento, para os bloqueios, para o timing das ligações... Aqui daria um 4/6.

Assim, mais ou menos com estas linhas de orientação a minha pontuação nos factores primários ao TtR:E seria algo do género:

Componentes - 9/10 (Com a fronteira de Portugal certa era perfeito!)

Regras - Clareza 9/10; Estruturação 8/10; Complexidade 8/10 (são apresentadas sem complicar desnecessariamente)

Estratégia / Táctica - 7 / 3 (esta razão não deve entrar para os cálculos de nota geral, afinal uns podem querer um jogo mais táctico outros mais estratégico. Se calhar até se muda para os factores subjectivos.)

Factor Sorte - 6 / 10 (nenhum jogo de cartas está isento de um factor sorte relativamente grande)

Equilíbrio - 8 / 10 (Jogadores mais experientes ou melhores deverão ganhar quase sempre)

Isto dava um 80% para o TtR:E... Este valor entraria numa média com os dos outros dois reviewers para dar a apreciação global.

Depois nos factores subjectivos o TtR:E ia sofrer um bocadinho mais, mas isso, lá está, é uma questão de gosto.

Que vos parece?

tem sempre uma componente pessoal intriseca. Dai que uma das coisas boas no BGG é quando leio uma critica vou ver que tipo de jogos é que o reviewer gosta/desgosta de forma a enquadrar a mesma.

Claro que se podem fazer as coisas bué de impessoais e cheias de maravilhações sobre as partes concretas e mesuráveis e básicamente acaba-se como os criticos de cinema: nunca os leio!!

Uma parte do que se pretende é que seja objectiva em relação ao jogo, e outra uma parte onde 3 pessoas dão a sua opinião pessoal.

E não me venhas com a treta das reviews no BGG, que a maior parte do que lá anda é só cuspidelas para o ar. Bem espremido, aproveitam-se 1 em 10 das reviews. Por vezes chega a ser uma opinião tão pessoal que quase roça o insulto àqueles que gostam/ou não gostam do jogo.

E tu não podes falar muito... agora até andas a jogar Agricola e para te desculpares dizes que é Ameritrash (só porque jogas com bonequinhos de Fimo).... Já se diz cá pelas bandas: "Pela boca morre o peixe!"

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

O público alvo destas apresentações/reviews é aquele que agora começa a tomar contacto com este hobby, e portanto ainda não aspira a geek e provavelmente nã está para procurar e ler coisas em inglês.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

A droga dos eurogames é que efectivamente lhes faltam qualidade de produção!! Cubos não são peças, ao contrário do que muitos pseudo puristas dizem!!! Não esquecer que históricamente foram os produtores americanos que criaram os jogos com temas que à posteriori foram refinados, apurados e destituidos de alma dos actuais eurogames!!! Mas há muito bom eurogame por ai que com um bom tunning se tornam excelentemente jogáveis. E aqui a culpa é do Soledade (o Costa e o Vasco estão por aqui que não me deixam mentir) que me colocou a jogar pela primeira o Agricola com uns Fimos Meeples!!!

Tás a ver como uma opinião pode louvar um jogo sem ser pelas mesmas razões? (BTW: heresia final: o Agricola é simplesmente um cardgame!!)

[quote=Firepigeon] (BTW: heresia final: o Agricola é simplesmente um cardgame!!)

[/quote]

Não posso concordar mais contigo!

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»