Operação "Saia-curta"

[quote=JohnnyBeGood]O público alvo destas apresentações/reviews é aquele que agora começa a tomar contacto com este hobby[/quote]Sim, por isso acho que a tua estrutura ABC é adequada, mas eu até nem dividia a parte C em parãmetros. Apesar de achar que essa classificação por critérios é excelente para uma crítica aprofundada - e a proposta do Mallgur está muito bem pensada - neste caso específico, acho que será melhor algo mais superficial. Cada reviewer escrevia o seu bitaite num parágrafo, dava uma a cinco estrelas e pronto.

Poderá mesmo dizer-se que as partes A e B serão as mais importantes. Não podemos simplesmente classificar o jogo com palavras como area-control ou bidding que o pessoal depois não percebe. É preciso ter alguma paciência e explicar resumidamente como é que o jogo de facto se processa.

Como disse ao Johnny, a minha ideia seria usar uma introdução a descrever o jogo, introdução essa neutra e que cobria todas as partes mecânicas e de tema do jogo.

Depois vinha as opiniões independentes.

Eu usei o exemplo da revista antiga Zzap!64, que dei ao Johnny. Ponho aqui um exemplo duma review dessa revista. O componente da explicação de como o jogo funciona é independente das opiniões dos reviewers, e acho que isso funciona bem.

BTW, considero estratégia e táctica como planos a longo e curto prazo, para simplificar tudo. :stuck_out_tongue:

zzap37000011.jpgzzap37000011.jpg

Vejam o post inicial e actualizem-se....

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Assim de cabeça:

Ticket to Ride: Europe
WOW Jogo de Aventura
España 1936
Pinguins Deluxe

Este fim-de-semana faço o texto dos Pinguins e posto aqui para vocês avaliarem.

que vais pegar no Castellers?

É o segundo da linha. A ordem ter a haver com a disponibilidade de exemplares para as VR's.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Ou o Espana ou o Pinguins. :stuck_out_tongue:

1. Formato do Concurso

O Concurso consiste no envio de respostas a um pequeno questionário relacionado com o jogo. As resposta são enviadas por mail para uma conta de user criada para o efeito.

Serão consideradas participações elegíveis, todas as que respeitem este regulamento. Cada participação dá direito a uma inscrição no sorteio e adicionalmente, cada resposta acertada dá direito a uma inscrição.

O prémio a atribuir será sorteado pelas participações elegíveis.

2. Duração

O concurso tem a duração de 15 dias, excepto se indicado de outra forma.

3. Prémio

O prémio a entregar ao vencedor é um exemplar do jogo objecto do questionário. O prémio é cedido gratuitamente por uma entidade externa ao Abre o Jogo.

4. Participar

Só podem participar no Concurso os membros activos do Abre o Jogo cuja conta tenha pelo menos dois meses.

Só é válida uma entrada por membro, sendo que será sempre considerada a primeira entrada.

Não é permitida a participação aos Administradores do Abre o Jogo, assim como de qualquer pessoa ligada por vínculo contratual à entidade que patrocina o Prémio.

Só são elegíveis os participantes com residência em Portugal Continental e Ilhas, excepto se indicada outra abrangência.

5. Sorteio

O sorteio do prémio pelas participações elegíveis, será sempre efectuado durante um evento público, cuja participação de membros activos da Comunidade seja no mínimo de 5 pessoas.

6. Validação e verificação de resultados

As participações serão controladas pelo painel de Administradores do Abre o Jogo e verificadas no dia do sorteio por não menos de 2 desses Administradores e 3 membros activos do Abre o Jogo, externos ao painel de Administradores.

7. Entrega de Prémios

Os prémios serão entregues, sempre que possível, no acto do sorteio. Na impossibilidade da entrega ser realizada, esta será combinada posteriormente com o vencedor do prémio.

8. Irregularidades

Caso seja denunciada ou detectada qualquer irregularidade nas participações (exs. registros duplicados de membros, participações de elementos interditados por vínculo), o Painel de Administradores reserva-se o direito de suspender a entrega do prémio até que sejam apurados todos os detalhes.

O prémio será sempre entregue, e no caso de uma desqualificação de uma participação vencedora em irregularidade, será realizado novo sorteio.

9. Omissões

Todas as situações omissas a este regulamento serão deliberadas pelo Painel de Administradores.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

A duração deve ser de 2 semanas. 1 semana é pouco, pois há muita gente que só se faz login de 2 em 2 semanas.

Quanto a quem deve participar, eu substituia por quem tem conta activa há mais de dois meses e quem se tenha logado nas ultima semana.

Quanto à questão do login, vamos viver com isso... pois uma coisa é fazer login a outra é consultar o AoJ. Como vai haver destaque na página inicial, acho que o pessoal vai ver.

Digo uma semana porque assim teriamos oportunidade de sortear 6 jogos até abrantes.

Relativamente à habilitação a participar, também me parece bem. Segui a sugestão do Pombeiro, mas realmente 2 meses será melhor.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Então a gente não recebe jogos todos os dias e vocês querem dá-los todos praticamente de uma vez só, com passatempos a durarem uma única semana? Ainda por cima só a gajos que saibam responder a perguntas "difíceis" sobre os jogos que uma pessoa comum não sabe! Ou seja, a gajos que já andam metidos no geek e no AOJ de qualquer maneira, e que provavelmente são uns cromos hardcore que assim que ganharem um Ticket to Ride ou um That's My Fish ou qualquer outro vão oferecê-los em trocas!

Acho que estão doidos, eh eh! :P

Bom, um dos objectivos aqui é divulgar os jogos e sobretudo as editoras que tiveram a bondade de os disponibilizar para nós... comprometemo-nos com isso. Portanto há que fazer render cada oferta o máximo de tempo possível. Muitos passatempos (um de cada vez), onde se oferece um jogo de cada vez... e que durariam algumas semanas, 3 ou 4. Que tal? Se por acaso acontecer esse grande "azar" que é termos montanhas de jogos para oferecer, ok, fazemos dois passatempos de cada vez ou logo se vê.

Outro objectivo é popularizar e divulgar o abreojogo e o hobby, de modo que - no mínimo, ou pelo menos na maioria dos passatempos - o pessoal que ainda está a começar nisto devia ter hipóteses de ganhar... e os passatempos deviam na medida do possível encorajar a participação no abreojogo e/ou eventos do hobby. Podemos e devemos ter muitos formatos diferentes de passatempos, para ir variando. Algumas sugestões:

  • Sorteio puro e duro entre visitantes... sempre que um utilizador registado está a visitar uma página no site, tem 1 em 100.000 (por exemplo) hipóteses de subitamente a banner que a anuncia o concurso se torne enorme e lhe diga que ganhou o prémio. Estimula-se o pessoal a visitar o site, assim! E quem visita mais, mais hipóteses tem.
  • Sorteio puro e duro entre os participantes de um evento... exemplo, teriamos um cartaz em Abrantes a divulgar o abreojogo e sorteariamos um jogo entre todos os utilizadores registados que aparecerem na Con. Ajudávamos a aumentar a participação na Con... e a reputação do abrejogo, espera-se,
  • Questionários de perguntas como o que o Johnny propôs... mas em que os gajos que falharam as perguntas todas têm 1 hipótese de ganhar, enquanto que os gajos que responderam a X perguntas certas têm 1 + X. Não é por acaso que o BGG faz isto. As perguntas também deveriam ser, na medida do possível, acessíveis a um leigo... ou pelo menos não muito hardcore, onde pelo menos uma ou duas seriam bastante fáceis de responder ao ler a review do jogo linkada mesmo ali ao lado (vamos lembrar que nos comprometemos a publicar reviews dos jogos e só depois a sorteá-los).
  • Passatempos que implicassem alguma criatividade/participação da parte dos jogadores... algo que ajudasse o abreojogo. Por exemplo, sortear um jogo por todos os utilizadores que fizerem o seu relato pessoal da TrincaCon nos seus blogues no abreojogo. Ou sortear um jogo por todos os utilizadores que publiquem uma review num determinado mês.

Os jogos não precisam de ser entregues em mão... podemos pagar portes, no worries. Não há pressas (bom, pelo menos não de entregar os ovos de ouro todos e ficar sem nenhum). Temos aqui uma grande oportunidade de promover o site e a participação dos utilizadores nele, vamos aproveitá-la ao máximo e fazê-la render o mais possível!

[quote=ricmadeira]Então a gente não recebe jogos todos os dias e vocês querem dá-los todos praticamente de uma vez só, com passatempos a durarem uma única semana?[/quote]Se for promovido de forma a chegar a todos os membros, chamará bastante à atenção das pessoas para o site e para as empresas que fazem esta oferta. Esta parceria é one-time-only ou irá prolongar-se para o futuro? Fiquei com a impressão que íamos receber sempre uma cópia de cada jogo publicado pela empresa. [quote]Ainda por cima só a gajos que saibam responder a perguntas "difíceis" sobre os jogos que uma pessoa comum não sabe![/quote]Sim, acho que os questionários deviam dizer unicamente respeito a informação que se possa encontrar no Abre o Jogo. Assim, as pessoas serão motivadas a navegarem o portal.

A ideia não é entregar tudo de uma assentada.

A minha ideia é dinamizar o mais possível até Abrantes e anunciar um evento dentro da Con que também tenha um prémio. Por agora fazê-lo com os jogos mais simples (caso do Pinguins e Castellers).

Soluções para os visitantes, parece-me por agora mais complicado de executar.

O importante neste momento é arrancar e ter um formato apresentável que possa cativar outras empresas da àrea a participar.

Quanto ao questionário, tinha elaborado um para o TTR:E com apenas 3 questões e que tinham respostas relativamente fáceis de encontrar, quer no site da empresa patrocinadora, quer no AoJ. Basicamente é um pro-forma necessário para que os participantes não tenham apenas que inscrever o nome numa lista a sortear.

No entanto, vamos lá a pôr isto a rolar de 15 em 15 dias.

O importante é que vocês vão opinando e cheguemos a um consenso Laughing.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Criei o user: ConcursosAoJ

Password: AgeofSteam

No Gmail o mesmo tem o login: [email protected]

Password: AgeofSteam

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=Rick Danger]Esta parceria é one-time-only ou irá prolongar-se para o futuro? Fiquei com a impressão que íamos receber sempre uma cópia de cada jogo publicado pela empresa.[/quote]

Bom, não há contratos assinados, como podes imaginar... só promessas faladas (e obviamente com tipos do marketing, que já se sabe que gostam de prometer mundos e fundos), e só com a Devir, parece-me... a torneira pode secar a qualquer momento, especialmente se os resultados não os convencerem. A Devir que é o gigante que a gente conhece, aparentemente publicou 8 jogos o ano passado. As outras empresas, mesmo que nos mandem coisas, publicam o quê, 1, máximo 2, jogos por ano? E para já só a Runadrake deu alguma coisa, um Ticket to Ride. É fazer as contas. Com passatempos a durar um mês, não conseguiamos encher o ano. Neste caso a Devir ofereceu-nos os jogos de 2008, e se nos oferecerem o que for saindo em 2009, talvez dê... mas pronto, é como disse, estamos sempre sujeitos a não ver mais nenhum jogo depois destes... que ainda nem sequer foram disponibilizados de facto. Além disso, depois destes que vamos receber acabarem... quem sabe quando haverá mais!

Daí que eu diga que na medida do possível há que rentabilizar a mercadoria... ou seja fazer os passatempos durar o máximo possível para que a) o abrejogo tenha sempre um passatempo activo a atrair as atenções, ao mesmo tempo que b) as empresas que patrocinam o prémio do concurso estejam sempre em destaque. Oferecer uma dúzia de jogos à maluca em dois meses e depois passar o resto do ano a fazer uma travessia pelo deserto não era nem o ideal para o abreojogo, nem para os patrocinadores, que poderiam considerar que o gasto de oferecer um jogo para ter apenas uma ou duas semanas de destaque num site onde de qualquer maneira quem anda mais são os gajos hardcore que já conhecem/têm/não-querem os seus jogos não compensa o suficiente.

Como corre com as ofertas actuais e entretanto usar como chamariz para convencer outras empresas a aderir. Por agora estamos com jogos editados em Português, mas podemos extender o leque a outros jogos.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Esta 5 estrelas

Falei com o Luis Evangelista (DrZodiacus) para ver se a Loot queria participar. Ficou de me dar uma resposta, mas não ve de antemão problema com isso, nem que seja em arranjar tipo um jogo por ano. Se conseguissemos isso de uma dúzia de emrpesas teriamos um jogo por mês!! LOL

A Loot não tem é jogos em português.

Thumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs Up