Operação "Saia-curta"

Happy

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Só falta aí o logo do AoJ ;)

Posso ajudar nas reviews do KELTIS e do TICKET TO RIDE: EUROPE.

Vejam se assim fica mais fixe.

A participação por si só dá direito a ter o nome no sorteio.

Cada resposta acertada dá direito a uma inscrição adicional, isto é: 3 respostas certas 4 inscrições.

Vou fazer uma aplicação no excell para fazer os sorteios.

Depois disponibilizo isso aqui.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Para quando está previsto este?

Estive entretido no outro dia a escrevinhar um pouco sobre o jogo e saiu-me isto:

Título: Ticket to Ride: Europa
Criador: Alan R. Moon
Ano: 2005
Editora: Days of Wonder
Versão Portuguesa: Runadrake

A versão europeia do Ticket to Ride foi o segundo título na sequência Ticket to Ride.
Mantém os mecanismos básicos da primeira versão, jogada num mapa dos Estados Unidos, mas acrescenta algumas particularidades que aumentam um pouco à complexidade, não o tornando, de modo nenhum, num jogo demasiado complexo.
Na série Ticket to Ride, os jogadores coleccionam conjuntos de cartas (em seis cores e com locomotivas que são cartas livres que podem ser usadas como qualquer cor) para depois fazerem com eles ligações entre cidades. Ganham pontos por cada ligação que fazem e também por conseguir ligações sucessivas que garantam a ligação entre cidades que estejam nos seus objectivos. Caso não cumpram este objectivos, perdem pontos.
O turno de um jogador apresenta as seguintes opções ao mesmo para uma só acção a cada turno:
1 - Recolher cartas
2 - Estabelecer uma ligação ou construir uma estação.
3 - Recolher objectivos

Recolher cartas
A acção de recolha de cartas será a mais frequente. Um jogador pode recolher cartas ou do baralho ou de um conjunto de 5 cartas expostas. Se recolher uma locomotiva das cartas expostas (carta que pode ser usada como qualquer cor) recolhe apenas essa. Se recolher cartas de cor específica ou do topo do baralho, recolhe duas. Findo isto termina o seu turno.

Estabelecer uma ligação ou construir uma estação.
O jogador pode usar as cartas que foi recolhendo para estabelecer a ligação entre cidades. A ligação é feita usando um conjunto de cartas da mesma cor (podem usar-se as locomotivas) em número igual às casas que separam as duas cidades pela ligação que se pretende estabelecer. As cartas só terão que ser de uma cor específica (ou locomotivas) se a ligação estiver no mapa com essa cor definida.
A ligação estabelecida por um jogador é marcada com as suas carruagens e fica-lhe atribuída até final do jogo.
O jogador recebe pontos de acordo com o comprimento, em carruagens/casas da ligação. 1 ponto para uma casa, dois para duas, quatro para três, sete para quatro, etc... Repare-se que quanto mais casas tiver a ligação, mais pontos dá. Isto porque será mais difícil reunir conjuntos maiores de cartas iguais.
É nesta acção que o jogo apresenta mais alterações em relação à edição que usa o mapa dos Estados Unidos. Aqui existem três tipos de ligação:

a) As normais (de cor específica ou não)
b) Túneis
c) Ferries

As ligações normais fazem-se simplesmente usando as cartas recolhidas em número necessário.
Os túneis introduzem algum factor aleatório pois após o jogador apresentar as cartas necessárias, são voltadas três cartas do topo do baralho. Por cada carta voltada que corresponda à cor usada para a ligação (ou cada locomotiva), o jogador terá que apresentar uma nova carta adequada. Caso não o consiga fazer, recolhe as cartas que usou e termina o seu turno.
Os Ferries obrigam ao uso de locomotivas. Se existirem locomotivas marcadas nas casas da ligação, o jogador terá que usar o mesmo número de locomotivas para fazer a ligação.

Construir uma estação (de três possíveis) é simples e custa uma carta de qualquer cor para a primeira, duas de uma cor para a segunda e três para a terceira.
As estações são colocadas em cidades em que o jogador pretende usar uma, e só uma, ligação de um adversário por estação. Isto é uma forma de combater os bloqueios que os outros jogadores possam fazer devido ao facto de o mapa da Europa apresentar muitas ligações curtas na parte central. A desvantagem, para além do gasto de cartas e do atraso de um turno, é que cada estação não usada dará 4 pontos no final do jogo. Usar as três equivale a perder 12 pontos.

Recolher objectivos
O jogador recebe três cartas de objectivo (os jogadores também recebem cartas de objectivo no início do jogo) e tem que ficar com pelo menos uma delas. Este objectivos dão pontos positivos no final do jogo se forem cumpridos, isto é, se o jogador consegue fazer a ligação entre as cidades do objectivo usando as suas ligações (ou recorrendo a estações), mas contam de forma negativa se não forem cumpridos.

O jogo entra na ronda final assim que um jogador fique com duas ou menos das suas 45 carruagens iniciais ao estabelecer uma ligação. Após o seu turno seguinte o jogo termina. São contabilizados os pontos dos objectivos e das estações não usadas, é atribuído um bónus de 10 pontos ao jogador com a sequência de ligações mais comprida e aquele que tiver mais pontos é o vencedor.

É um jogo com excelente produção. O tabuleiro e as cartas são de bom material e bem ilustradas e as carruagens são de plástico moldado, estando incluídas algumas para substituição em caso de serem perdidas.
As regras são claras e o jogo é simples. Aprende-se em dez minutos e pode ser jogado em cerca de uma hora. Pode jogar-se com crianças a partir do 10 anos e talvez menos se se retirarem algumas das regras de construção (túneis, ferries e estações).

Demasiado longo?

O Johnny tinha-me pedido para avançar com isso, mas tu já te adiantas-te, e bem :)

Por mim podemos avançar com esse, eu depois contribuo com a minha opinião.

Costa, fazes a avalicação e nota de opinião?

Mallgur, ainda te falta aí a avaliação e nota de opinião.

Este avança assim que a Runa enviar o jogo.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=Mallgur]Demasiado longo?[/quote]

Quando tem informação útil, não existe "demasiado longo".

Estou disponivel para escrever uma mini-review (comparando-o para os irmãos USA e marklin).

[quote=vch]

[quote=Mallgur]Demasiado longo?[/quote]

Quando tem informação útil, não existe "demasiado longo".

Estou disponivel para escrever uma mini-review (comparando-o para os irmãos USA e marklin).

[/quote]

Não esquecer o Nordic Countries que tb é standalone e tb já está disponivel pra todo o lado.

Se tás numa de falar da familia:

TtR: Switzerland

TtR: Dice

TtR: The Card Game

Apenas disse os que conhecia. Tens de trazer esse Nordic Countries para ser estudado ;-)

Claro que sim :)

Acabei agora mesmo de falar com o Luis Evangelista (www.loot.com) e este oferece para já o Battlestar Galactica.

Qual é o alinhamento de jogos a fazer para depois do Keltis? (sim, tou mesmo a meter aqui uma cunha para o BSG!!)

Ei, alto e pára o baile! O BSG é para mim, mim, mim, mim!!! Vamos lá ver se esse sorteio sai a quem merece, ei, ei?

Hehe. Carry on! :)

Pagas-me uns 45 aérios e só o teu nome aparece nas lista a sortear!!!

Já tinha dito ao Pombeiro que tinha enviado um email à FFG (chegamos à conclusão que pedir não custa e o "não" é garantido) e começo a ter algum feed-back deles. Já recebi duas respostas deles, uma do user do Youtube e outra do Marketing a autorizar a legendagem e republicação dos filmes deles. Demorou algum tempo a receber resposta do dep. de Marketing, a ver vamos como respondem à solicitação de patrocínio.

De qualquer forma, sendo que já há um exemplar, propunha que se fizésse algo em abrantes com o BSG, em vez de um sorteio.

Como exemplo, propor umas jogatinas de BSG (2 ou 3 mesas em simultâneo, consoante o nº de participantes) e sortear no final pelos participantes. Digo isto assim, porque nem todos gostam do jogo. A condição seria que todos os participanes já teriam que ter feito pelo menos um jogo, isto é, já conhecer.

Mas se for por sorteio, a mim tanto me faz.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

O Luis depois de ver o que se estava a fazer no Pinguins concordou em participar caso se fizesse dentro dos mesmos moldes. Claro que temos aqui latitude, mas seria de bom tom fazerem-se as reviews etc. Pessoalmente acho que o esquema de concurso é o melhor, pois nem todos podem comparecer em Abrantes.

Não sei o que se passa no´s outros grupos, mas neste momento o "homem" que mais deve perceber de BSG deve ser o Dugy, além de ter já quase 30 jogatanas, participa activamente no BGG nos fóruns de discussão do jogo e conhece bem o tema (depois de já ter visto quase a série toda!).

Seria uma pessoa a ter em conta para comentar o jogo.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Claro. 5 estrelas

[quote=JohnnyBeGood]

já há um exemplar, propunha que se fizésse algo em abrantes com o BSG, em vez de um sorteio.

Como exemplo, propor umas jogatinas de BSG (2 ou 3 mesas em simultâneo, consoante o nº de participantes) e sortear no final pelos participantes. Digo isto assim, porque nem todos gostam do jogo. A condição seria que todos os participanes já teriam que ter feito pelo menos um jogo, isto é, já conhecer.

Mas se for por sorteio, a mim tanto me faz.

[/quote]

Eu sou da opinião que em termos de "torneios", o já ter jogado não devia ser uma regra de inscrição. Acho que não é a abordagem tipica da comunidade.

Podia haver uma pessoa (ou duas) a explicar a todos os participantes antes da hora de inicio. Tipo o que o Vital fez no "torneio" do Age of Steam. Coloco torneio entre aspas, porque algumas pessoas (principalmente newbies) fogem da palavra por pensarem em competitividade (agressividade).

De qualquer maneira, para mim tambem é indiferente. O Luis não falou em nenhuma condição?

É verdade que se for por concurso é muito mais abrangente. Mas com a entrega do prémio na TrincaCon é mais um side-event que acontece numa convenção nacional, logo fica mais rica.