Os lobos da Covilhã

Aventura em Portucale dos meados do século XI com Terra-Média à mistura

Há já uns tempos que me apetecia experimentar o seguinte modelo de jogo: quando os caracteres morrem volta-se ao post anterior.

Haveria outras alternativas, tal como criar novos personagens.

Por mim tudo bem.

Pedia-vos para escolherem o vosso Alignment que entre outas coisas é usado para o vosso Reaction check (como se dão bem):

Alignment:

Lawful: O carácter acredita numa sociedade capitalista com ou sem apoios estatais. Pertencem a esta categoria a maioria dos cidadãos das cidades, tal como cavaleiro vilão; mercador; e clérico burguês.

Chaotic: O carácter acredita em uma sociedade tribal, collectivizada. Pertencem a esta categoria a maoiria dos camponeses livres de senhores da terra e dos bacaude. No mapa da Península é principalmente a região denominada como Transduero unoccupied.

Neutral: O carácter acredita em uma sociedade mista com concelhos capitalistas e áreas colectivizadas.

Pertencem a esta categoria a maoiria dos cavaleiros andantes; o clero de sangue; e os servos pacificados.

Mapa da Península; vão a Illustrations: Political Map of Iberia in 1065:

https://libro.uca.edu/alfonso6/alfonso.htm

Jahner será neutral.

Já me esquecia, good, neutral or evil?

Chaotic/ Neutral.

Jahner será good, neutral good.

Post 1: Está um quente dia de Setembro, os insectos do campo zumbem à vossa volta, e a diligência percorre a uma distância segura dos contrafortes da Serra da Estrela a antiga estrada romana reconstruída. O vagão vai vazio de passageiros. Joaquim Ferro, o conductor, vai pacatamente a conduzir os quatro cavalos da carroça. Dois homens acompanham a mala posta, Jahner Vögeldorfer, cavaleiro bávaro do Santo Império Romano (Alemanha), segue em viagem para sul em peregrinação à Terra Santa. Em Lamego, o delegado da firma de correio e transporte de passageiros da Pelagius pediu-lhe que escoltasse o furgão. Em troca, deu-lhe comida e alojamento a ele, ao cavalo e à mula. Outro homem viaja neste pequeno grupo, Pêro da Fonte, médico ou curandeiro que viaja até à portentosa cidade de Coimbra. Falaram pouco até agora.

REACTION ROLL: A relação entre Pêro da Fonte e Jahner Vögeldorfer é de indiferença. Hão-de procurar vantagem própria ao primeiro sinal de fraqueza.

“Pois, é como vos digo,” diz Joaquim, “estes Esteves descendem de Suevos refugiados na Serra. São tesos como a merda e não são como os outros, saem dela o tempo todo; não têm mocas e cajados como os típicos bandidos; já deitaram mão a espadas e até têm cotas de malha. E têm roubado as carroças da Pelagius como o raio. Matam tudo. Desde mulheres camponesas até cavaleiros, já se viu de tudo.”

Perception: Joaquim aponta para trás. Ao longe, atrás de vocês, uma nuvem de poeira no campo com tufos de erva amarela que rodeiam a estrada. Após algum tempo vocês descortinam que são cinco cavaleiros com a cara tapada por lenços que cavalgam em vossa direcção, dispersos ao longo da terra plana.

Ferro chicoteia os cavalos gritando “Depressa se os conseguirmos evadir por algum tempo, chegaremos às terras do rancho do VI-VI-VI e os campinos poder-nos-ão talvez vir em socorro.” Ele sopra a trompa em desespero.

Chase or Fight?

Do vosso skill de Tactics, vêm o seguinte. Vocês estão em desvantagem numérica. Se fugirem e forem alcançados, o Vögeldorfer não vai poder usar o bónus da carga do seu cavalo de guerra que é considerável (o teu ataque é +160; somas +40 ao D100). Se carregar, pode não ser atacado por mais nenhum dos 4 restantes se eles não conseguirem dominar os cavalos. Mas são 5 contra 1. O Da Fonte tem os scrolls de Firebolts (Spell de Magician só para um) e Fireballs (para grupos com um radius de 10’ de efeito) mas neste momento eles estão dispersos; lançar a magia do cavalo é difícil; deveria desmontar e isso pode ter consequências. Se por acaso, o teutónico carregar e os Esteves o defrontarem ficarão num grupo vulnerável aos fireballs e o Fonte poderá tentar emitir um fireball com raio de 10’ (3 m) antes do Vögeldorfer se lhes juntar mas é difícil. No entanto, é muito provável que eles tenham ladaínhas contra magia. Toda a gente as tem.

Por outro lado, se escaparem o tempo suficiente aos Esteves vão estar com igualdade numérica dada a ajuda dos guardadores de vacas do rancho VI-VI-VI.

Aqui está o link do mapa da Serra da Estrela; vocês estão a norte da Covilhã: https://serradaestrela.costasur.com/pt/mapa.html

Jahner, receoso pela segurança dos demais, diz-lhes que continuem até ao rancho. No entanto, quando cruza o olhar com o tal curandeiro, fica sem perceber as suas intenções. No entanto, com ou sem a sua ajuda, Jahner não podia deixar que os criminosos levassem a melhor. Iria, ao menos, tentar atrasá-los o suficiente para que a caravana chegasse a lugar seguro.

Assim sendo, dá meia volta a cavalo e, desembainhando a sua espada, atiça-o com as esporas para carregar sobre os bandidos:

"Herr, gib mir Kraft!" — solta, apontando a espada aos céus invocando a força divina antes de atacar.

Pêro da Fonte mira de soslaio o cavaleiro germânico. Abana a cabeça quando o vê a dar meia volta para enfrentar os salteadores. "Heróis", pensa ele, "não perdem a oportunidade de se lançarem para a morte certa quando esta lhes aparece".

Olhando em frente, contempla a velocidade da quadriga, longe do desejável. "Yah!" emite cavernosamente, como se fora ele o condutor da carruagem. "Yah! Velociter currunt, filii Zephyri!"

João, talvez gostasses mais que o Jahner tirasse uma mounted lance das mulas (tens +160), que são a arma mais letal do Rolemaster (RM) a seguir à two handed sword, e tu tens uma broadsword com +147 que também não é má.

Além disso também tenho que saber quanto alocas para a Defesa ou Initiativa se é que alocas. No RM, podes transferir pontos do ataque (no teu caso +160) para a tua defesa, cujo valor é subtraído ao ataque do inimigo; ou podes transferir pontos do ataque para aumentar a Initiativa (que corresponde em se lançar 4xD10). A tua defesa é com um escudo reforçado a aço de +50 o que é bom. Com o 160 e a tua lança mais comprida tens vantagem na Initiativa e deves causar um high damage na tabela do To-hit; tudo depende depois do Critical Roll (D100) se é alto ou baixo. Com um roll alto limpas um tipo.

Também podes fazer ataques múltiplos a uma mesma pessoa (5 attacks/2 rounds) com um penalty cumulativo de -30 a partir do 2º ataque (ou seja 3 ataques: -90); ou ataques a várias pessoas (5/round) com um penalty cumulativo de -20 a partir do 2º ataque. Ou seja se quiseres podes fazer 4 ataques a -80. Neste caso fazias 4 ataques de +160-80+Open-ended D100, o que te dava uma boa hipótese de limpar os 4 se ganhares a Initiativa. Eles também devem defender muito quando virem um cavaleiro à carga atacá-los.

´Num dado D100 open-ended (O-E), um valor de 95 ou mais dá direito a lançar outro D100 O-E e por aí em diante; um resultado de 5 ou menos obriga o jogador a subtrair o próximo D100 ao primeiro dado.

Rui, só para saberes que o Pêro pode com o bónus em Direct Spells de +74 fazer um ataque de Shock bolts (que sabes lançar) ou Firebolts ou Fireballs (que tens nos scrolls) por pessoa; e dois ataques a duas pessoas distinctas com um penalty de -20 aos 2 ataques.

Pêro da Fonte desmonta e lança Direct Spells (Shock Bolts).

Sim, ataco antes com a lança (transferindo 10 pts para a defesa). Faço carga no bandido que vier em segundo lugar a contar da minha direita. Continuo mais um pedaço de modo a poder dar a volta e repetir a carga sobre eles, desta vez no segundo bandido do outro lado.

Depois do segundo ataque (ou do primeiro, se a lança se tiver partido), troco para a minha espada (transferindo 17 para a defesa) e ataco o bandido do centro.

OOC: Não me tinha dado conta do material que as mulas carregavam...

Ah, já agora - como funciona isto dos holy symbols...?

OOC: Os Holy Symbols funcionam assim: quando vêm que alguém vos lança um spell, podem instantâneamente usar a ladaínha e fazer um Resistance Roll (RR; Saving Throw do AD&D).

IC: A situação que se perfilha é a seguinte 3 dos 5 Esteves continuam a cavalgar em direcção ao Jahner; os outros 2 separaram-se e cavalgam em direcção ao Pêro e à carroça.

OOC: Dos Tactics rolls, recomenda-se que o Jahner lute com a mounted lance enquanto esta não partir e não lhe derrubarem o cavalo. Preciso de saber se o Jahner vai fazer um só ataque sobre um inimigo; múltiplos ataques sobre um só adversário; ou múltiplos ataques sobre todos; já percebi que aumenta a Defesa em 10 reduzindo o Ataque pelos mesmos 10.

Ao Pêro recomenda-se que use os scrolls de Firebolts sobre os 2 Esteves, porque estas magias são muito mais fortes do que as de Shock bolts de que ele sabe. Preciso de saber se o Pêro lança logo os spells à distância máxima (100´) mas sem medo (No Fear check); se espera mais um bocado e lança 1 firebolt a cada um deles mas é mais arriscado (Hard Fear check: -10; Morale de 111 - os 10 do penalty; precisa de ter 111 ou mais); ou se espera até ao último momento para lançar os spells mas pode-se borrar todo e falhar os spells (Very Hard Fear check: -20). Se esperar até ao último momento pode lançar 2 fireballs sobre eles que são ainda mais mortíferos. (Extremely Hard Fear check: -30).

Pêro da Fonte arriscará um Very Hard Fear check.

[color=blue][i]Volgoque veritas iam attributa vino est.[/i][/color]

[size=10]Plinius Maior, [i]Naturalis Historia Liber XIV, 141[/i][/size]

Post 3: Pêro da Fonte lança os firebolts sem medo mas um é dissolvido pela ladaínha do bandido e o outro não lhe faz muito damage. Os bandidos controlam os cavalos e lançam-nos sobre Pêro. As espadas deles atingem-no no braço e na anca. Eles passam por Pêro e um parece que vai dar a volta para continuar a atacar Pêro; o outro foi atrás da carroça. Dos 142 hits que tinha, restam-lhe 12 e está a levar 10 hits per round. Pêro tem que estancar rápidamente a ferida, se conseguir pois ficou stunned 4 rounds e tem que defender obrigatóriamente no próximo round. Felizmente no próximo round o bandido estará a fazer meia volta.

Pêro sabe que tem que estancar as feridas que lhe estão a causar 10 hits per round. Ele saca de umas ligaduras e cura 5 hits per round estancando as feridas; mas ainda tem 5 hits per round a sangrar. Ao mesmo tempo lança um spell instantâneo Surface Ways, Stun Relief III que lhe tira 3 rounds of stun; agora só está um round stunned, mas neste momento só tem 7 hit points.

Ao olhar para o bandido vê que este parece desfalecer e fica imóvel a 200’. Pêro cura-se dos rounds of stun com outro spell e estanca o resto das feridas. Só tem 7 hits mesmo assim, e o melhor será fugir raciocina do seu skill de Tactics. Ficar é quase morte certa.

(...)

Faço 1 ataque com a lança sobre o primeiro, dou a volta; faço 1 ataque sobre o segundo, tento intimidá-los ao mesmo tempo que saco da espada atacar o terceiro.

OOC: É possível fazer múltiplos ataques usando a lança?