OSR PoG - A Grande Guerra

Vai-se dar aqui inicio ao Ongoing Session Report de um jogo de Paths of Glory, via Cyberboard e ACTS, entre mim (Central Powers Player - CP) e o Carlos (Brainstorm) (Entente Player - EP).

10 de Agosto de 1914

Após terem sido celebradas pelas multidões em Berlin, Munique e dezenas de outras cidades alemãs, as tropas do glorioso Exército Imperial Alemão desferiram um duro golpe nas forças do risivel exército Francês. Repetindo as vitórias já habituais de 1870, e após terem reduzido a escombros as fortificações de Liege, os 1º, 2º e 3º Exércitos Alemães reduziram a uma sombra das suas antigas capacidades, o 5º Exército Francês, que não fora uma retirada precipitada teria sido desfeito no campo de batalha. Com esta acção os gloriosos 1º e 3º Exércitos ocuparam imediatamente a região de Sedan.

[i][u]Relatório classificado do Estado-maior Alemão[/u]

Lamentamos informar sua alteza imperial que na batalha de Sedan, o 2ºExército Alemão sofreu alguma redução na sua capacidade de combate, não se revelando para já qualquer motivo de alteração ao Plano Schlieffen.[/i]

[b]Carta jogada: Guns of August[/b] - May only be played in the first Action Round of the August 1914 turn. The Liege fort is destroyed. Place the GE 1st and 2nd Armies in the Liege space. The GE 1st, 2nd, and 3rd Armies are activated for Combat.

GE 1, 2 e 3 atacaram o FR 5 em Sedan - 15 vs 3 - rolls 5 e 4 respectivamente infligindo 7 e 3 losses

CP não jogou CC (Combat Card)

EP jogou Withdrawal - Defending units negate one required Corps step loss and instead must retreat 1 space. Full strength Attacking units may advance. If no Corps step(s) lost, an Army step loss may be negated. See rule 12.6 for details.

Resultado: FR 5 trocado por um Corpo que evitou ser reduzido graças à CC. GR 1 e 3 avançaram para Sedan, GE 2 fica em Liege reduzido.

NOTAS: Abertura normal de jogo. Existe sempre a possibilidade da carta de CC Withdrawal estar na mão do EP para evitar a troca do FR 5 por um corpo francês reduzido. Se o Carlos tivesse rolado < 4 (50% de hipóteses) nem uma arranhadela teria feito nos exércitos GR, enquanto que a brutalidade do ataque GR preve um combate a 50% de infligir 7 pontos de danos.

Glossário:

CP - Central Powers Player

EP - Entente Powers Player

GR - German - Alemão

FR - French - Francês

CC - Combat Card - Carta de Combate - Carta que é utilizada para tentar influenciar o resultado de um combate

O que importa lembrar é que se tu tb tivesses rolado <4 nem um arranhão fazias no 5º Exercito dos Croissants... essa é que é essa. Era igual para os dois, mas isso não reportas tu...

Parece-me que este relato vai ser muito tendencioso Confused

a História é feita pelos vitoriosos :P lol

Boa guerra :P =)

---- Latest News ----

[img]https://geekdo-images.com/jswidget.php?username=dalimthor&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

[quote=DalimThor]

a História é feita pelos vitoriosos :P lol

[/quote]

Lol. Vitoriosos a longo prazo, sim. Mas ainda me lembro de quando escrevia reports do Ran, em que tinha um bocado tendência a florear as minhas derrotas humilhantes com comentários do género "a unidade defendeu-se corajosamente, mas não se conseguiu defender contra um inimigo tão superior em número de tropas". Remember the Alamo.

Lá fui tentando ser objectivo, mas não é fácil. Innocent

É o sindrome do copo meio-cheio ou meio-vazio. Depende da sede que tenhas!! LOL

Toca lá a arregaçar mangas e a dar no corpo a essa cambada de protótipos de fascistas!!!

Descontente com a declaração de guerra por parte do Império Austro-Hungaro, a Servia decide abrir as hostilidades. Sendo uma força com menos poder, alia-se ao Império Russo para fazer pressão sobre os AH.


Carta jogada: 2 / Withdrawal. 2 pontos de operação.

O 1º Exercito Servio em Belgrado ataca um corpo AH que estava sentado em Timisvar.

A cordenação com o Império Russo é excelente e o 8º Exército em Kamenets-Podolski ataca outro corpo AH que estava estacionado em Czernowitz. O desfecho deste ataque salda-se pela total destruição do corpo de Czernowitz e pela redução do outro corpo. Este acaba por retirar para Szeged.

Lembrado que estamos em Agosto, parece agora por demais óbvio o ataque alemão. O que parecia o início de uma guerra, pode ser afinal uma busca de mais umas praias para o povo alemão. Estas são as ordens claras do alto comando alemão.

Carta Jogada: Race to the Sea.

CP units may now end movement in Ostend, Calais, and Amiens.

Esta carta permite aos CP ocuparem os referidos espaços.

Os russos tentam aproveitar o factor surpresa e continuam a atacar os AH.

Carta jogada:2 / Russian Reinforcements (2 corps) para 2 pontos de operação.

Numa tactica arrojada, os 8º e 3º exércitos russos tentam flanquear o 3º exército AH estacionado em Tarnopol. Esta tactica resulta num fracasso que faz com que o 8º Exercito Russo seja reduzido a um simples corpo antes de conseguir sequer disparar. Mesmo assim, o 3º exército AH é reduzido a um corpo que com grande tenacidade consegue manter-se em Tarnopol. São portanto infrutiferos os esforços dos Russos.

Usando a repressão e o medo como armas o exército alemão recruta para as suas fileiras os homens mais capazes.

Carta usada:

Landwehr

- CP player receives 2 extra RPs to immediately flip reduced strength units to their full side. They may not be spent to replace eliminated units.

Deste modo o 2º exército em Liege e o 7º Exército em Mulhouse voltam a estar na máxima força.

A Guerra é total.

Movimentações por toda a Europa. O mês de Agosto está a chegar ao fim, mas as movimentações não são as usuais idas à praia.

Carta usada: 3 / Russian Reinforcements (11th Army) como OPs.

O 1º Exército Belga é enviado para Calais.

O 9º Exército Francês junta-se aos 2 corpos situados em Belfort.

Enquanto na frente Oeste se fazem movimentações curiosas, o 3º Exército Russo continua a sua investida por terras Austro-Hungaras, destruindo por completo o corpo que estava situado em Tarnopol e conquistando a cidade sem sofrer qualquer dano.

20 de Agosto de 1914

Depois de quase três semanas de impasse o glorioso exército Imperial Alemão atacou a fortaleza francesa de Verdun, tendo sido contido in extremis na presecução do seu objectivo de criar um buraco na linha francesa. As multidões por toda a Alemanha continuam crentes que os nossos rapazes estarão em casa pelo Natal. Na frente Leste os nossos aliados Austro-Hungaros continuam a desenvolver operações defensivas, o que demonstra largamente as intenções expansionistas do Ksar Nicolau II.

[i]Relatório classificado do Estado-Maior Alemão[/i]

Lamentamos informar sua alteza imperial que durante a batalha de Verdun, aconteceu-nos o pior que nos poderia acontecer, tendo nós pedido por completo o 4ºExército Alemão transformado num mísero corpo reduzido, tendo o 3ºExército Francês sofrido a mesma sorte. Básicamente esta batalha passou simplesmente por um combate de atrição, que apesar de ser igual para ambas as partes, claramente nos desfavoreceu.

Carta jogada: German Reinforcements (10th Army) - jogada pelos 4 Ops activando entre outros os espaços de Sedan (GE 1 e GE 3) e Metz (GE 4 e 5) que atacaram os FR 3 e 4 entricheirados na fortaleza de Verdun - 20 vs 9, que devido às trincheiras se tornou num ataque da coluna de 15 contra uma defesa na coluna de 12-14 - ambos os jogadores rolaram 6 nos respectivos resultados de combate fazendo ambos os adversários sofrer 7 pontos de redução.

NOTA: torna-se imperativo ao jogador CP reduzir a capacidade FR, no entanto este resultado foi desastroso apesar de igual para ambos.

31 de Agosto de 1914

Depois de duros combates os nossos aliados Austro-Hungaros declinaram vergar-se perante os ataques Russos e Sérvios, tendo esmagado estes últimos quando tentavam sair da sua fortaleza de Belgrado, reduzindo a capacidade ofensiva do 1ºExército Sérvio. Ao fim de quase um mês de combates, o glorioso exército Imperial Alemão virou a sua atenção à frente Leste, reforçando-a com o reconstruido 4º exército. Com o final do mês, os novos recrutas Austro-Hungaros afluiram em excelente ritmo aos exércitos, tendo sido suficiente para reconstruir em parte o 3ºExército AH em frente a Belgrado.

[i]Relatório classificado do Estado-Maior Alemão[/i]

Depois de um mês de combates, não se vislumbra um fim rápido para o confronto actual. Tanto nós como os nossos aliados reforçámos fortemente a frente Leste que está quase a desmoronar-se devido aos incessantes ataques russos. Finalmente a revelação das nossas intenções de atacar imediatamente os fortes russos provou-se um forte dissuassor para a campanha Russa.

Cartas jogadas: Oberost - Evento - German units may now attack spaces containing RU Forts - WS increase 1

German Reinforcements (9th Army) - Replacement points AH: 1 GE: 2

NOTA: O EP também jogou uma carta para Replacements e acabou oturno com 3 ataques às forças AH. O Sérvios a partir de Bucareste ficaram reduzidos nãotendo conseguido nada. Já os Russos mais a Norte fizeram o exército AH perder mais um corpo e reduziram outro exército AH. Com os pontos de Replacement o EP recuperou todos os exércitos Russos e reforçou Paris, enquanto que eu fui meter mais um exército Alemão na frente Leste bem como um exército AH reduzido frente a Belgrado. Ao fim do primeiro turno as coisas não estão muito bem para o exército das Potências Centrais.

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=firepigeon&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

21 de Agosto de 1914

Aproveitando o eclipse solar que se fez notar no Norte da Europa, o alto comando da Entente reuniu-se secretamente em Riga.

Após várias deliberações, a grande conclusão desta reunião foi a de reforçar os exércitos que já se encontram nas frentes de combate.

Todos os esforços feitos para parar o exército alemão na sua invasão em França foram até este momento bem sucedidos, mas o Exército Francês encontra-se bastante debilitado, precisando urgentemente de reforços. Foi também feito um pedido para que o Exército Britânico se junte a este esforço.

Foi também inaltecido o esforço do Exército Russo que tem debilitado a grande escala o poderio do Império Austo-Hungaro.

Carta Jogada: 4 / British Reinforcements (2nd Army)

RPs: A: 1, BR: 2, FR: 2, IT: 1, RU: 3

A - Aliados

BR - Britanicos

FR - Franceses

IT - Italianos

RU - Russos

5 de Setembro de 1914

Mais uma vez ([i]desde que ninguém se lembre de olhar para os jornais do mês passado[/i]) as gloriosas forças imperiais alemãs obtiveram uma vitória espectacular sobre o ridiculo exército Inglês, fazendo-o recuar para Calais juntando-se ao que resta do insignificante exército Belga. Entretanto na frente Sérvia, os nossos aliados AH entraram em Belgrado depois de mais de um mês de constantes batalhas. O que restou do 1ºExército Sérvio (reduzido a um reles corpo de exército) refugiou-se em Valjevo juntamente com o segundo exército Sérvio.

[i]Relatório classificado do Estado-Maior Alemão[/i]

A fortaleza de Belgrado continua a resistir ao cerco do 5ºExército AH e de um corpo AH. Entretanto o nosso avanço na Flandres resumiu-se a conquistar Bruxelas, uma vez que ir mais além deixaria a nossa frente Norte extremamente exposta a ataques domiseravel exército francês, que, recorde-se, durante o mês de Agosto, apesar de todas as promessas feitas em França, não chegou a tomar nenhuma actividade ofensiva.

Carta jogada: Reichtag Truce - 4 Ops

Combate vs Belgrado utilizou a CC Kaisertreu (+1 drm no ataque ou defesa de uma batalha com AH)

NOTA: O combate contra os ingleses era a 16 vs 6, o que se conseguiu foi um simples flipar do BEF e do GE2, só me atrevendo a avançar com o GE1 para Bruxelas. Mais do que isto seria colocar-me em posição de levar na boca, ainda para mais com o EP a ter uma MO dos franceses!! Já na Sérvia nem teria valido a pena jogar a CC, pois com um 6 garantiu-se 4 LF, o suficiente para remover o SE1 por troca por um SEc.

BEF - British Expeditionary Force

MO - Mandated Offensive

LF - Loss Factor

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=firepigeon&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

O Tsar Nicolau II vendo que as forças alemãs que chegam à frente de leste decide mobilizar o 9º e 10º exércitos para a guerra.

Os exércitos são formados por gente do Caucaso e estão dispostos a morrer pela grande nação Russa.

Carta jogada: 3 / Russian Reinforcements (9th Army, 10th Army).

O 9 e 10º Exércitos são colocados na Box "To Caucasus".

10 de Setembro de 1914

Um compasso de espera é declarado em todas as frentes pelo glorioso império Alemão de forma a acabar de uma vez portodas com a agressão de que este e os seus aliados AH são alvo.

[i]Relatório classificado do Estado-Maior Alemão[/i]

A quantidade de percas que os idiotas dos nossos aliados da AH têm sofrido, teve de ser culmatado, sob o risco de quase todo o exército AH ser aniquilado. Com vista a isso o 8ºExército Alemão teve de marchar para sul para conter a frente na Galicia, enquanto que no Oeste o 1ºExército Alemão depois de marchar sobre Ostende se reagrupou ao 3ºExército em Cambrai.

Carta jogada: SUD Army - 3 OPS

NOTA: a frente AH na Galicia estava quase desfeita, ou aquele GE8 salva a situação ou estou feito. Quanto à frente Oeste estava a dispersar demasiado as minhas forças!!

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=firepigeon&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

sobre Ostende se reagrupou ao 3ºExército em Cambrai....

Ele reagrupou em Sedan. Será que o objectivo secreto é marchar para Cambrai e houve aqui uma pequena fuga de informação?

A ver vamos :D

Devem-nos ter morto algum dos pombos correio com as mensagens e depois trocaram-nos. Nós bem sabemos o que os Frogs e os Limões juntos são capazes de fazer!! Isto pq nunca fariamos passar mensagens destas na telefonia sem fios sem codificação!!

12 de Setembro.

"- Tudo pra frente de batalha." - Foram estas as palavras do Tsar para os seus exercitos (em russo, claro).

Acedendo à ordens de Nicolau II, os 8º, 9º e 10º Exercitos saem do Caucaso. O 9º e 10º Exercito no máximo da sua capacidade deslocam-se para Kamenets-Podolski. O 8º Exército move-se para Zhitomir.

Após a chegada de informação dos serviços secretos da frente Oeste, e num movimento arrojado, o 1º e 2º Exercitos Franceses decidem abandonar as suas posições de segurança em Nancy e enfrentar o 6º Exercito alemão que se encontra sozinho a defender a Fortaleza de Estrasburgo.

Saindo vitoriosos da batalha, apesar de ter havido uma baixa para cada lado, o 6º exercito alemão foge sem honra nem glória para Metz.

Vendo a posição de Estrasburgo abandonada o 1º Exercito pretende avançar e tomar a cidade, cortando assim a linha de Supply ao 7º Exército Alemão, mas as ordens do Alto Comando Francês são claras "ARRETEZ, ARRETEZ".

A posição de Nancy não pode ser fragilizada.

Parece uma atitude misericordiosa do Alto Comando Francês para com os alemães...

Carta Jogada: #12: 3 / Entrench.