Já viram a página de Eventos:
https://www.abreojogo.com/event/2012/05/15/month/
https://www.abreojogo.com/event
Que acham de se aproveitar isto?
Já viram a página de Eventos:
https://www.abreojogo.com/event/2012/05/15/month/
https://www.abreojogo.com/event
Que acham de se aproveitar isto?
É uma ideia de onde partir mas as vistas nesses dois formatos ainda estão demasiado "grandes"...
Se tiver oportunidade vou tentar dar uma vista de olhos na informação das views a ver se é possível criar algo mais "maneirinho".
De qualquer modo é fundamental termos uma forma automática de ter os eventos em destaque na primeira página.
Boas,
Estive a dar umas voltas com as views do Drupal mas não consegui grande coisa.
Ao que parece esta versão do módulo event tem visualizações pré-definidas e não me pareceu fácil fazer novas.
Com o módulo views até funcionaria se fosse possível aceder a campos da tabela event, coisa que não acontece.
Essencialmente, um campo fundamental para definir a vista que pretendemos. o da data de início (event.event_start), faz parte da tabela event e não da tabela node que, essa sim, está acessível e de onde consegui, por exemplo obter o título.
Pelo menos sem alguma magia de PHP, que não possuo, ou coisa do género não consigo mais...
[quote=Mallgur]
Estive a dar umas voltas com as views do Drupal mas não consegui grande coisa.
Ao que parece esta versão do módulo event tem visualizações pré-definidas e não me pareceu fácil fazer novas.
Com o módulo views até funcionaria se fosse possível aceder a campos da tabela event, coisa que não acontece.
Essencialmente, um campo fundamental para definir a vista que pretendemos. o da data de início (event.event_start), faz parte da tabela event e não da tabela node que, essa sim, está acessível e de onde consegui, por exemplo obter o título.
Pelo menos sem alguma magia de PHP, que não possuo, ou coisa do género não consigo mais...
[/quote]
Ainda não tive oportunidade de explorar as vistas do drupal 6, mas tenho ideia de que é possível nas views do drupal 7 associar a outras tabelas (mas posso estar enganado).
No entanto, o módulo de views têm algumas limitações e serve habitualmente para criar vistas simples e genéricas, e também para facilitar a gestão do drupal para quem não tenha conhecimentos de PHP.
Como dizes, com PHP será possível de o fazer...
mas a ideia está lá. Qual a hipótese de usar um recurso externo? Se procurarmos bem se calhar até há algum widget que faça o que queremos.
Agora com o novo editor podemos editar diretamente o "Encontros de jogos de tabuleiro e RPG em Portugal" sem passarmos pelo html? :)
[quote=jrmariano]
Agora com o novo editor podemos editar diretamente o "Encontros de jogos de tabuleiro e RPG em Portugal" sem passarmos pelo html? :)
[/quote]
Já antes se podia fazer isso.
O que acontece é que eu tenho o html na minha máquina e sempre que faço correções, alterações e/ou atualizações pego no meu html e faço copy > paste (o que faz com que apague qualquer alteração que tenha sido feita por outro utilizador).
Faço desta forma porque assim é mais simples e rápido para mim manter a página.
Hmmm... Mas não seria mais rápido o pessoal fazê-lo por ti? É que não é nada que eu já não tenha feito antes no próprio html ;)
[quote=jrmariano]
Hmmm... Mas não seria mais rápido o pessoal fazê-lo por ti? É que não é nada que eu já não tenha feito antes no próprio html ;)
[/quote]
Sim, realmente agora com o novo editor que já não desformata tudo fica já não há a necessidade de ter um ficheiro local para a sua edição. Neste momento já se consegue facilmente editar o ficheiro. Assim sendo, podemos experimentar ver como vai funcionar qualquer um alterar o ficheiro.
Obrigado
Boas,
Experimentei editar os eventos do Grupo do Porto e não correu lá muito bem.
Parece-me que o espaçamento entre linhas não está igual...
Não estou a gostar muito deste editor... É melhor que o outor mas não tem sítio onde alterar o tamanho de letra, por exemplo, e esta coisa de não me deixar usar o corrector ortográfico do Firefox irrita-me um bocadinho.
Já várias pessoas me comentaram que a página de eventos no inicio do AOJ que tenho mantido desde há um ano, apesar de se ver que está atualizada, é sempre parecida, isto é, muito estática para um site. Quem tenha vindo ao AOJ no último ano acaba por ver sempre a mesma "noticia" no inicio que apesar de atualizada é sempre parecida em termos visuais.
Posto isto, estava a pensar em criar um pequeno bloco para colocar no topo do lado direito (ou esquerdo) com um calendário com um link para a página dos eventos: https://www.abreojogo.com/event/ , página essa que é automática e que não precisa de manutenção.
Algo tipo isto como um bloco num dos lados do AOJ:
Que acham?
Pessoalmente acho que é uma boa ideia, no entanto um banner dinamico na página inicial (com pouca altura, para não esconder os restantes tópicos)
Muito ao género do que a fnac tem aqui: https://www.fnac.pt (mais ou menos ao meio da página)
Uma página por grupo/organizador com um temporizador para ir rodando…
Já vi que há modulos para fazer isso (ou parecido) no drupal, mas ainda não tive tempo para andar a experimentar…
[quote=stormrover]Pessoalmente acho que é uma boa ideia, no entanto um banner dinamico na página inicial (com pouca altura, para não esconder os restantes tópicos)
Muito ao género do que a fnac tem aqui: https://www.fnac.pt (mais ou menos ao meio da página)
Uma página por grupo/organizador com um temporizador para ir rodando…
Já vi que há modulos para fazer isso (ou parecido) no drupal, mas ainda não tive tempo para andar a experimentar…
[/quote]
Acho que um banner dinamico pode ser engraçado para ir diretamente para as páginas dos grupos, possibilitanto desta forma em pouco espaço ter os vários grupos ativos.
No entanto, acho que seria sempre fixe ter um link direto para os vários eventos (sendo que este link por mim ficaria como um pequeno bloco do lado direito).
Acho que o aspecto da página principal tem, de facto, sofrido um bocado com isto. Por um lado centra as atenções nos encontros, por outyro cresceu muito e agora esconde o resto.
O ideal seria algo como o stormrover descreve mas sei que isso não é fácil.
Proponho, ao invés de um bloco nos lados, que se mantenha o destaque mas se troque a listagem dos eventos por algo mais simples que direccione as pessoas para a página de eventos. Uma imagem tipo banner que diga algo do género : "Saiba onde e quando jogar em Portugal. Clique aqui." ou "Calendário de Encontros de Jogos - Clique aqui"… Até podia ser uma coisinha animada tipo Flash. Ou então, se isso é possível, ter uma forma de ir buscar de uma série de banners pré-feitos um à sorte…
O problema é que não sei se teremos alguém disposto a fazer esse banner com talento para o design…
… é fazer as duas coisas
o bloco do lado direito, como uma representação "calendarizada" e visual das datas… e um banner que teria essencialmente a mesma informação do tópico actual, mas ocupando menos espaço através de uma rotatividade… (e provavelmente consegue-se por como bloco, o que poupa ainda mais algum espaço, eliminando a seguinte informação, assim como a imagem do autor:
[quote=Mallgur]Acho que o aspecto da página principal tem, de facto, sofrido um bocado com isto. Por um lado centra as atenções nos encontros, por outyro cresceu muito e agora esconde o resto.
O ideal seria algo como o stormrover descreve mas sei que isso não é fácil.
Proponho, ao invés de um bloco nos lados, que se mantenha o destaque mas se troque a listagem dos eventos por algo mais simples que direccione as pessoas para a página de eventos. Uma imagem tipo banner que diga algo do género : "Saiba onde e quando jogar em Portugal. Clique aqui." ou "Calendário de Encontros de Jogos - Clique aqui"… Até podia ser uma coisinha animada tipo Flash. Ou então, se isso é possível, ter uma forma de ir buscar de uma série de banners pré-feitos um à sorte…
O problema é que não sei se teremos alguém disposto a fazer esse banner com talento para o design…[/quote]
Julgo que o que o stormrover descreve não é bem para apontar para os vários eventos, mas mais para as páginas de cada grupo.
Quanto a ter esse banner, também acho melhor, mas há alguém disposto a fazê-lo? Se sim, para quando?
Julgo que temos então várias soluções:
[quote=stormrover]… é fazer as duas coisas
o bloco do lado direito, como uma representação "calendarizada" e visual das datas… e um banner que teria essencialmente a mesma informação do tópico actual, mas ocupando menos espaço através de uma rotatividade… (e provavelmente consegue-se por como bloco, o que poupa ainda mais algum espaço, eliminando a seguinte informação, assim como a imagem do autor:
O Drupal já tem modulos que evitam a necessidade de recorrer ao flash… esta ideia do banner na minha cabeça não é nova… pelo que já andei a pesquisar…
Pelo que vi fazer um "slideshow" de imagens (banners) com links é fácil… mesmo com texto também é fácil… é só preciso perder algum tempo a customizar o mesmo…
Infelizmente nas ultimas semanas o tempo não tem sido muito… aliás o projecto de ligação ao rpggeek tem estado parado…
a ver se na semana a seguir à RuralCON consigo pegar nisso, pois estou de férias (mas a Lena não…)
Quanto a ter "jeito" para o design… o ideal era definir as dimensões, e informar cada grupo das mesmas… e cada grupo dar o seu design/imagem
Os banners inicialmente podem ser uma transposição directa do seu "cantinho" da página de eventos…
simplesmente com o logotipo e com os links dos eventos…
Assim que tiver tempo vou dedicar-me um pouco a idealizar uma forma simples de fazer isso…
quanto à implementação propriamente dita… como disse noutro post mais abaixo, só devo ter tempo depois da RuralCON, mas em principio posso investigar…
Errado… o banner com vários links… para o grupo, mas também para os eventos…