Pic-Nic Lúdico dos Boardgamers do Porto - 2013

que há já um elemento que não vai comer chouriço nem alheira. Mais sobra para os outros…

sou eu :smiley:

…o encontro de jogos ainda nem começou e já virou evento gastronómico, o desafio do Maria já tem resultado (aparentemente) combinado, o choramingas já começou a…choramingar (ao menos vai para o assador, que acho muito bem!), e ninguém ainda se voluntariou para ajudar o Lexx a lavar a louça no fim (a propósito, sou alérgico a água com sabão e/ou detergente…tss.tss.tss

Ao menos, já vi que alguém vai levar o Tichu! Que dá muito bem para o dia todo :slight_smile:

Bem, eu não poderei ir da parte da manhã. Só estarei livre a partir do 12h.30. Gostaria de saber se alguém pensa ir apenas de tarde, e se sim, se é possível combinar uma boleia (posso levar o meu carro), pois não sei o caminho. O ano passado fui atrás do Pedro e do Nuno, por isso foi fácil.

Já agora, se conseguir ir, sugiro já levar e tentar um jogo-teste do Hannibal. Ou então, revisão das regras do HIS. :)))

Estava a ver que era eu…

Eu só vou de tarde (compleição de um cenário de Pathfinder que foi começado há duas semanas oblige)… Podemos ir no meu carro. Não sei se tens preferências. Tenho lugar para duas pessoas de momento, à partida levo a Cristiana e a Mari-Liis, se tudo correr conforme planeado.

Agora é tudo uma questão de logística, não sei se o teu carro consome mais, ou menos que o meu Clio. Se formos no meu proponho pagar eu a gasópia, e os meus tripulantes dividem as portagens/SCUTS. Se formos no teu, podemos fazer como preferires.

Tenho a adicionar que também não sei onde fica, mas tenho a certeza que com GPS vamos lá ter direitinhos.

obrigado Edgar por te teres disponibilizado :wink:

No entanto, resolvi a minha vida de outra forma e poderei ir logo de manhã.

E assim sendo, o desafio é agora outro: quem irá partir da Maia, ou passar pela Maia? Pois, eu poderei ir atrás de alguém, dando boleia a quem precisar, ou então, indo eu de boleia, uma vez que irei sozinho. 

Edit: desafio resolvido! 

Foi, mais uma vez, excelente!

Um dia praticamente perfeito, uma espécie de "gamer nirvana" onde pudemos desfrutar de um espaço privilegiado, tivemos um óptimo clima e ainda jogos com fartura.

Este ano os jogos "tradicionais" tiveram grande destaque. A malha, os dardos e pétanque foram talvez os mais jogados… O Molkky, talvez mais tradicional da Finlândia também teve o seu tempo. O Carabande também esteve presente mas não foi jogado em pleno porque quem por aí andava também estava a jogar dardos e Crokinole (também bastante jogado) ao mesmo tempo… Sim. Inventou-se o conceito de multi-gaming durante este pic-nic.

Pela minha parte, pude cumprir a promessa de derrotar o Joao104 no Maria mas o Quetzalt esteve quase a roubar-me esse prazer com a Prússia, apesar de ser a primeira vez que jogava. A negociação não marcou grande presença e a França lá conseguiu dar a volta a um início algo complicado para esmagar a Áustria chorona!

Ainda tentámos um Zpocalypse mas o jogo não nos prendeu… Um pouco de dados a mais e uma regras algo confusas (a explicação foi boa mas o explicador não pode estar presente e ainda no primeiro turno surgiram dúvidas) não ajudaram. Este parece-me ser daqueles que é muito tema e pouco jogo mas voltaria a experimentar porque podemos simplesmente ter necessitado de um acompanhamento de alguém que estivesse mais habituado.

Joguei também Molkky e Crokinole, atirei umas setas e umas malhas, dei uns toques no Carabande, comi muito bem e, melhor de tudo, estive com amigos!

Muito obrigado ao Lexx e à sua família por, mais uma vez, nos ter proporcionado um espaço sem igual para um dia muito especial e que já se torna tradição no grupo. Obrigado também a todos os que foram, pois sem eles teria muito menos piada.

Ah… Também tirei algumas fotografias mas ficam para mais tarde…

Faço minhas as palavras do Mestre Mallgur.

… E não resisto a acrescentar que também eu (para intensa surpresa de alguns!) venci, duas vezes, o Joao104 num jogo que nunca tinha jogado antes! Cheira-me que o seu azar ao jogo se deva à sua companhia ainda mais chorosa do que ele :wink:

Muitíssimo obrigada ao Lexx, familiares e amigos que tão bem me acolheram.

Parece que sou citado em todos os rescaldos… Eu sei que tenho aparecido muitas vezes na televisão mas não sou assim tão importante…

Mesmo estando de serviço no assador foi um dia bem passado e embora tivesse comido bastante bem acho que a malha deu para desgastar as calorias a mais que comi.

Temos de começar a não ser tão glutões ao almoço e deixar coisas para o jantar, eu ao jantar quase só comi doces (também não havia muito mais). Não que isto seja mau…

De manhã duas vitórias fantásticas na malha. De tarde o mesmo jogo teve mudança de regras e o terreno já não apresentava as condições minimas para a prática do mesmo e além disso o árbitro também estava comprado.

A Selenita ganhou-me uma vez no Tsuro ainda estive a ver se ela me ganhava no Mollky enquanto estava de serviço no assador mas ela não é muito boa a fazer contas e passou os 50 pontos. O outro jogo que me ganhou não sei qual foi.

De tarde um grande jogo de Maria, e por acaso uma das primeiras vezes que joguei como Maria (por acaso penso mesmo que a 1ª), mas 2 combates com a Prússia no mesmo turno em que gastei uns 40 pontos em cartas e perdi 2 generais terminaram o jogo para mim. Depois era ver qual seria o 1º a fazer as conquistas necessárias, sendo que acabou por ganhar o que primeiro jogou a França- é só para chatear o Mallgur porque a Prússia não conseguia acabar nesse turno.

A parte final da tarde/noite foi passada a jogar alguns joguinhos mais simples, uma grande vitória no Jungle Speed em que no final já nem jogava só esperava que alguém falhasse para ganhar (o que não tem lógica nenhuma).

Novamente um dia muito bem passado e parece que mais uma vez as minhas chouriças e alheiras fizeram sucesso.

Obrigado ao Alexx e à familia por nos proporcionarem este momento. 

Excelente local, excelente tempo, excelente comida, excelente convivio!

Gostei muito de rever o clássico jogo popular da malha, embora não o tenhamos jogado com 30 e muitos metros de distância entre pinos!! :smiley:

Obrigado ao Alex e à sua familia pela forma como nos receberam.

Espero que se possa manter este evento no futuro.

Concordando, mas não repetindo o que já foi dito, o tempo também ajudou à festa, esteve um dia de sol magnífico. Gostei muito. Ar livre e jogos são uma excelente combinação. Porque não fazer os mensais de bom tempo no parque da cidade? (ou de S. Roque ou outro)

Mallgur: este evento não tem direito a "o que se jogou adicionado ao cabeçalho"?

Eu joguei alguns do costume (dobble, bang e last will), tentei a minha pontaria no crokinole, molkky, carabande e dardos; experimentei o winner's circle (achei engraçado), mas a grande descoberta do dia foi o fantasma blitz 2.0 - fantástico! joguei até todos os voluntários se fartarem :stuck_out_tongue: podia ser visualmente mais interessante e as conjugações de cartas podiam ser mais variadas, mas achei um máximo, uma boa alternativa ao dobble (embora não o supere). Ah, também joguei jungle speed, mas continuo a achar que as regras não são muito claras…

Adorei, tive pena apenas de não ir logo de manhã. Talvez para a próxima oportunidade. Faço minhas as palavras da Helena, se fizéssemos um mensal de vez em quando no Parque da Cidade só nos dava saúde! Foi um excelente convívio. Matei saudades da malha e dos dardos, experimentei o Blitz e o Crokinole (finalmente). Tive alguma pena de não experimentar o Molkky, mas fica para outro dia. Talvez no Palácio de Cristal.

A comidinha estava toda muito boa, com especial destaque para as guloseimas que provei da Cristiana e da Juliana. Se provei coisas de outras pessoas, fiquem descansados(as), também estava muito bom.

Alex e família, muito obrigado!

fantástico! Aliás, como já o havia sido no ano passado. Se fosse um jogo, diria que teve as mecânicas perfeitas: um excelente grupo de convivas/jogadores, um leque completo de jogos (tradicionais e de tabuleiro), uma variedade gastronómica de encher a barriga de qualquer um, clima perfeito para desfrutar os prazeres simples da vida, um espaço lindíssimo de invejar, e sem dúvida a mecânica mais importante, o Alex e os seus Pais, que sempre estiveram presentes e atenciosos, e a quem não é demais agradecer! Portanto, (mais) uma experiência inolvidável.

Quanto ao rodopio da competição, de salientar o jogo da malha (seguramente, o jogo do pic-nic), o crockinole e as setas. Pareceu-me, ao longo do dia, que a competição promovida por este tipo de jogos supera largamente, pela positiva, aquela que decorre dos jogos de tabuleiro ditos normais. Gostei muito do convívio, e das partidas disputadas em modo multitask. Sem dúvida, algo a repetir!

Deixar uma nota de apreço para a "coça" que eu a Zenaida demos ao Pedro e à Naida num incontornável tichu. (nem o wikiteam os safou…) :), e como não havia deixar de ser, ao Choramingas que, apesar de ter conseguido chorar ao longo de um jogo inteiro de malha (!!!), de ter chorado por causa das regras do Jungle, e de ter quase destabilizado a França no Maria, se portou muito bem na linha da frente, junto ao assador! Impecável! :wink:

Por último, agradecer uma vez mais ao Alex e aos seus Pais, e dar um abraço a todos os que participaram, como àqueles que não puderam participar.

EDIT - Quanto ao jogo dos Zombies, gostaria de dizer que um problema (além daqueles já aqui (bem) expostos) foi o falta de união num momento difícil como é o de estar sob ataque de zombies. Todos nós já passamos por isso e sabemos que se não houver união dos sobreviventes, o mais certo é tornarmo-nos zombies. Bem, neste caso, o Pedro saiu do bunker para ir…às meninas. E foi sozinho, sem dar cavaco a ninguém. Eu saí, já rodeado por zombies verdes e cinzentos, e ainda matei um, mas logo percebi que isto de ir à guerra apenas com uma bala não dá e fiquei em suspense. O Cristovão sempre no quentinho do bunker, resolve sair quando não havia nada para fazer, a não ser…fugir. E, pronto, a experiência foi avassaladora, tendo resultado num final de 1.º turno (!) sangrento, em que todos nós passamos para o lado do inimigo.

Posso adicionar os jogos mas não sei tudo o que se jogou. Estive mais interessado na comida e no que eu próprio joguei…

Vou adicionando o que me forem dizendo por aqui.

Então, atira aí um número de partidas para o que listaste. Malha, Molkky e Dardos podes juntar porque vai ficar num "Outside the scope of BGG"

Tens razão… o Zpocalypse sem união é difícil. Ainda por cima começaram com um squad fora do bunker, torna o jogo muito difícil. Lamento mas já era tardinho, a estrada não era muito simples, e tinha meninas dependentes de mim…:slight_smile:

Para a próxima talvez jogue convosco, se quiserem dar uma nova oportunidade ao jogo. Concordo e compreendo que o jogo tem alguma complexidade de regras, mas penso que depois das primeiras rondas é sempre a abrir :).

dobble x18

blitz x10

crokinole x6

molkky e dardos x5

last will x1

bang x1

carabande x1

junglespeed x1

winner's circle x1/3

Adicionados os meus jogos e os da Helena ao cabeçalho. Digam o que jogaram com outras pessoas para não repetirmos.

Gostei muito, foi uma excelente combinação de uma série de coisas boas: bom tempo, bons amigos, bons jogos, boa comida, um belo espaço… Tudo isto só podia dar bom resultado. Sem dúvida uma experiência a repetir, por todos os motivos que já aqui foram ditos, tanto por mim como por aqueles que já se pronunciaram. Agradeço ao Alex e família toda a hospitalidade e simpatia.

Concordo plenamente com a ideia de os encontros serem ao ar livre quando o tempo o permitir, eu já tinha pensado nisso algumas vezes até, só que nunca cheguei a dar a sugestão… Mas de facto por vezes é uma pena estarmos fechados no Cristal Park com um tempo tão bom lá fora.

Ao início parece complicado e uma grande confusão, principalmente sem a ajuda de quem já sabe jogar. Eu também só o joguei uma vez, mas eu era a única estreante e por isso as coisas foram rolando sem grandes dificuldades… Penso que uma das coisas principais a ter em conta é que, apesar de cada um ser uma equipa diferente e estar a trabalhar para fazer os seus próprios pontos, o objectivo principal de impedir o avanço dos zombies é comum a todas e têm que trabalhar em conjunto para o conseguir, senão não dá.

Também sugiro darem uma segunda oportunidade ao jogo, se estiverem dispostos a isso, porque acho que depois de se perceber a mecânica apanha-se o gosto e começa a ficar divertido.

Eu pessoalmente fiquei fã e espero jogá-lo mais vezes, por isso se precisarem de mais alguém para jogar podem contar comigo.

… acho que falta 1 Dixit, 1 Bang! e 2 Tsuro.