Ora já se anda a falar nisto à uns tempos e estou em divida para com os contactos que fiz anteriormente. Assim sem mais delongas inicia-se hoje o processo de escolher os Prémios Abre O Jogo 2008. As categorias a seleccionar são: - Premio AoJ08 Jogo do Ano - Premio AoJ08 Jogo para 2 Jogadores (não-wargame) - Premio AoJ08 Arte e Apresentação - Premio AoJ08 Tema-Mecânicas - Premio AoJ08 Gateway - Premio AoJ08 Wargame - Premio AoJ08 ExpansãoPassando a explicar cada uma das categorias: - Premio AoJ08 Jogo do Ano - o melhor dos melhores dos melhores dos melhores (acho que já entenderam LOL), aquele jogo que é incontornável e verdadeiramente extraordinário, seja pelas mecânicas inovadoras ou uma apresentação brilhante, etc. Cada um terá uma ideia extremamente pessoal do que para si considera o melhor do ano, o que interessa é se esse é o melhor de todos os publicados no último ano. - Premio AoJ08 Jogo para 2 Jogadores (não-wargame) - os quase que chamados fillers mas nem sempre assim são, podendo variar dos jogos de cartas, até aos mais complexos, tendo de obedecer para estar nesta categoria o serem jogáveis por 2 jogadores e não serem wargames - na dúvida podem verificar na base de dados do BGG - Premio AoJ08 Arte e Apresentação - a premiar não quem inventa as mecânicas, e a forma geral do jogo mas sim aquele jogo com o factor wow, que quando está na mesa faz virar o olhar para ele, não só pela qualidade de componentes mas também qualidade da arte que o mesmo apresenta, seja nas cartas, no tabuleiro, etc - Premio AoJ08 Tema-Mecânicas - ao contrário da categoria anterior esta não pretende premiar o jogo visualmente mais apelativo mas sim aquele cujas mecânicas e tema melhor se conjugam - e sim um abstracto cairá perfeitamente nesta categoria - Premio AoJ08 Gateway - a premiar o jogo que quando se está com outras pessoas que não conhecem jogos para além do Monopólio e/ou do Risco se vai buscar ao armário para os por a jogar - Premio AoJ08 Wargame - o melhor na categoria de wargame - Premio AoJ08 Expansão - não interessa à quanto tempo saiu o jogo base ou se a expansão muda radicalmente a forma de jogar o mesmo, mas sim se a mesma ao adicionar e/ou alterar o jogo base lhe trás uma mais valia Assim todos os jogos a seleccionar por todos os membros do Abre O Jogo têm de obedecer aos critérios das diversas categorias e ainda um jogo tem de ter sido publicado em 2007/2008 para poder ser eleito, na dúvida olhem para a data em que o mesmo é considerado publicado na base de dados do BGG. Assim desde hoje até ao dia 15 de Setembro (podem assim ir ou voltar de férias, onde de certeza vão aproveitar para experimentar uns quantos) poderão seleccionar quais os 5 jogos que pretendem ver em cada categoria, sendo os mais 5 mais votados em cada categoria a essa data revelados. Caso não se lembrem de 5 jogos para cada categoria podem indicar menos ou mesmo nenhum. Os 5 jogos mais votados em cada categoria serão revelados e uma segunda volta de votação será efectuada com fim a 15 de Outubro, revelando-se então os vencedores dos Premios Aoj08. Para votarem mandem um mail através da página de contacto: https://www.abreojogo.com/user/1490/contact com o Assunto: Premios AoJ08 Só mails enviados desta forma serão aceites e só mensagens com esse subject serão verificadas. Caso decidam até ao final da votação alterar os vossos votos podem enviar uma nova mensagem sendo que só a última mensagem de um membro é que será verificada. Um painel de ilustres membros do fórum irá verificar os resultados composto por: - João Ribeiro (Johnnybegood) - Luis Costa (fs1073) - Manuel Pombeiro (Firepigeon) - Pedro Silva (Mallgur) - Ricardo Madeira (Ricmadeira) - Vasco Chita (vch) Coisas que ainda são necessárias fazer e com a qual se conta com as ideias de todos: - troféu/medalha comemorativa a ser entregue ao autor do jogo vencedor em cada categoria - alguém tem idéias? - Onde é que isto poderia ser feito baratinho, etc? - Sabem de patrocinios? - As lojas querem aproveitar e darem aqui uma mãozinha? - até ao dia 15 de Setembro dever-se-á ir revelando os jogos já votados (mas sem a quantidade de votos respectiva) ou não? PARTICIPEM para assim fazermos dos Prémios AoJ08 uma forma de dar a conhecer a comunidade e o hobby. Manuel Pombeiro aka Firepigeon LUDO ERGO SUM
Pela credibilidade do concurso se é que querem que tenha alguma, e que na minha opinião não parece ter começado bem, pelo seu secretismo e termos de votação, gostaria de ter um esclarecimento sobre o "Um painel de ilustres membros do fórum irá verificar os resultados composto por"
Quem são estes srs e o que fizeram pela comunidade?
Reconheço trabalho ao Vasco, que já tem mais de 20 encontros no bucho, o Madeira pelo portal abre o jogo e o Costa pela contribuição constante do spielportugal. Mas e os outros srs? porque foram escolhidos ou porque são ilustres?
Aguardo esclarecimento.
Melhores cumprimentos
from apple to earth
Alguem está a precisar de Nivea!! RoTFLMAO!!!
Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM
Aponta-me lá SFF uma votação deste género que seja feita a saber-se em quem votou no que? Se quiseres no final mando-te a listagem de votos!!
Se não conheces o Johnnybegood e o Mallgur temos pena!! Talvez se tivesses com mais interesse ao que se vai passando no forum ou nos encontros saberias.
E sim foi de mim que partiu a idéia e fui eu que me lembrei destas pessoas, não estás contente azar, mas não dá pra meter todos. Gostaria tb de ter alguém dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes mas não dá pra colocar todos.
Não gostas não votas é tão simples qt isso.
Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM
Eu acho que falta aí um ilustre óbvio: EU. rofl (só no gozo)
MAS tenho uma crítica a fazer: Acho que se deveria chamar aos wargames jogos de guerra e aos gateway jogos de entrada para elevar o nível de tuguice dos ditos prémios.
E já agora aproveito para dizer que provavelmente seria necessária uma distinção para jogos de cartas também, se bem que compreendo que para começar não o façam.
Φ
www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.
Sábios conselhos do Tiago: Não jogues de pernas para o ar, depois pensas que tás a ganhar e afinal tás é a perder.
[quote=Firepigeon]Aponta-me lá SFF uma votação deste género que seja feita a saber-se em quem votou no que? Se quiseres no final mando-te a listagem de votos!!
Se não conheces o Johnnybegood e o Mallgur temos pena!! Talvez se tivesses com mais interesse ao que se vai passando no forum ou nos encontros saberias.
E sim foi de mim que partiu a idéia e fui eu que me lembrei destas pessoas, não estás contente azar, mas não dá pra meter todos. Gostaria tb de ter alguém dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes mas não dá pra colocar todos.
Não gostas não votas é tão simples qt isso.
Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM[/quote]
Ui que o sr. picou-se.
Não me parece que só porque tiveste a ideia que a votação tenha mais credibilidade. Conheço o malgur e o jonnybegood daqui, e tenho estado atento ao escrevem. Organizaram alguns encontros no porto e um em abrantes. ok, Conheço muito boa gente que já organizou mais que isso em sua casa e isso não lhe dá qualifiações para serem jurados de um conurso credivél e que se quer representar a nivel nacional, atenção que não é nada contra ninguém, eles até podem ser os juris mais qualificados do mundo, não me parece é que a comunidade o reconheça, como ao Joao Marum, ao Paulo Soldade ou ao Hugo Carvalho, ou ao Carlos Ferreira ou mesmo ao Bruno Valério ou recentemente Carlos Abrunhosa com o blog jogo eu. Provavelmente será a mais credivel votação do melhor jogo de 2007 o que está a decorrer. Ah ok, não são amiguinhos e escrevem pouco aqui no abreojogo. Fique aqui explicito que não Julgo ninguém, apenas fiz uma pergunta que julgo ser legitima e que foi respondida com "a malta que me apeteceu convidar". Pronto assim fiquei a saber que será mais um concurso com uns amigos que mandam um betatos sobre jogos e não é nada para se dar grande importância.
Em relação à votação, não perguntei se se sabia quem votava. Apenas lembrei que seria mais credível toda a gente acompanhar a evolução da votação, através de uma pool publica por exemplo, em vez de uma votação da malta convidada, mas nessa atura ainda estava a pensar que isto seria uma coisa à séria, mas claro que para que isso tenha alguma percusão a nivel nacional deveria haver um juri que no minimo fosse representativo de todos os pequenos polos da comunidade de jogadores do país. Como bem disses-te falta aqui malta dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes e não só. fata a malta de Oeiras e Alcobaça e Algarve. Não dá para Todos? Só porque não interessa. Queres fazer uma coisa á séria faz à séria. Senão não passa de mais um grupo de amigos a votar uns jogos. Para isso vais consutar as estatisticas do Madeira aqui no site que estão muito bem feitas.
from apple to earth
Resumindo: Isto é uma eleição de JOGOS (e não de pseudo-ilustres) por TODOS os utilizadores do AOJ (não é representativo de portugal online ou físico)
O juri são os macacos invisiveis que têem o trabalho de somar os votos e verificar qual o número maior
Acho que seria interessante ter uma página para as pessoas colocarem as sugestões (sem votos) dos jogos de cada categoria…
Camaradas, tenham calma.
Não é preciso baixar o nível só porque alguém faz perguntas sobre algo. Como se costuma dizer: perguntar não ofende. Algo que é pensado colectivamente é, geralmente, melhor do que algo pensado individualmente. Penso que as sugestões do newrev são válidas e merecem ser discutidas. Não vale a pena entrar em picardias. Discutam amigavelmente, e obterão um bom resultado para os prémios AoJ!
Afina, é a comunidade quem fica a ganhar.
Em primeiro lugar concordo com o Tiago quando diz que as categorias devem ter nomes lusos!
E também que falta uma categoria para jogos de cartas.
Além das categorias mencionadas, acho que faltam, pela sua especificidade:
- Jogos mentais
- Jogos cooperativos
A primeira parte da votação é um pouco complicada de fazer. Uma vez que existe uma vasta gama de jogos que cada um pode seleccionar. Para ser tudo transparente, ou alguém tem o trabalho de criar várias votações para as várias categorias com todos os jogos que são admissíveis em cada categoria (e isto é muito trabalhoso), ou então confia-se no júri. Se ninguém tiver uma ideia melhor, acho que a sugestão do Firepigeon é perfeitamente válida. Eu como não conheço nenhum de vocês, não questiono minimamente a credibilidade de ninguém. Não vamos entrar por aí. Se se alargar um pouco os membros do júri a uns 11 elementos, penso que seria melhor. Sem dúvida que um deles deveria ser o Firepigeon, porque foi ele que tomou a iniciativa. Quanto aos restantes, só se quiserem ter uma votação para escolher os membros do júri....
No mínimo os membros do júri devem ser membros do AoJ, e acho que também deveria haver a regra de só permitir votações a quem fosse membro há mais de 3 meses e que participe minimamente no site. Isto para evitar robots, e coisas do género.
Concordo com o Newrev quando diz que a votação deve ser publicada de vez em quando (género diariamente), para o pessoal ir acompanhando a evolução da votação, e não ser tudo revelado apenas a 16 de Setembro.
Entrando em pormenores técnicos, se tiverem uma Servlet ou um ASP ou outra cena qualquer que processe os votos, dá para fazer isto automaticamente, desde que os mails tenham um formato especifico.
De resto, uma boa iniciativa do Firepigeon, que teve o seu mérito ao pensar em concretizar esta ideia.
Discuta-se agora, amigavelmente, a constituição do júri e outros pormenores, para haver consenso na atribuição dos prémios, e termos uma coisa que nasce direita e que será um marco no futuro dos jogos de tabuleiro!
Não sei em que tecnologia isto está feito. Mas de certeza que não é preciso ninguém a contar votos. O "servidor" pode fazer isso por nós. Como já disse, basta que os mails tenham um determinado formato, que exista uma base de dados, e um "deamon" que receba as propostas e as "parse" para termos tudo feito automaticamente.
Do meu ponto de vista, o trabalho do júri não é mais do que fiscalizar a coisa, tratar dos promenores e dúvidas que existam, e claro, aparecerem nas fotografias para atribuir os prémios (e ficarem famosos por aparecerem nos jornais e televisões...)
Quanto a categorias e atendendo à estrutura do Abre o Jogo falta uma categoria para rpgs. A não ser que se entenda que estes devem ter um tratamento separado, o que até pode fazer sentido. Mas nesse caso o presente concurso deve especificar que é um concurso de jogos de tabuleiro e não de jogos em geral.
Sérgio Mascarenhas
Não sei se fará sentido acrescentar essas, ou outras, categorias/mecânicas para os prémios, até porque estaríamos a abrir um precedente para outras categorias como o "area-control" ou o "tile placement", só para exemplificar, que todos os anos são representadas em mais títulos do que os abstractos ou os cooperativos.
Quanto aos jogos de cartas, acho que se encontram boas escolhas um pouco por todas as categorias, desde ao melhor jogo, passando pelo tema-mecanica ate aos wargames, daí que eu ache que os melhores dessa categoria vão naturalmente destacar-se.
[quote=Firepigeon]
Um painel de ilustres membros do fórum irá verificar os resultados composto por:
[/quote]
Sinto-me lisonjeado por um lado e ao mesmo tempo como se me tivéssem entregue um daqueles presentes com o qual ainda vamos ter que gastar mais guito.
Já me têm chamado de muita coisa, mas "ilustre" soa-me bem e nem vou reclamar, mas realmente não sei se estou à altura de poder verificar os resultados desta votação. Claro que digo isto com um sorriso alargado e apenas para alimentar esta fogueira instantânea que se gerou à volta de um "fósforozito" (Thumbs Up NewRev por acordáres o fórum, que isto tem andado meio-morto!!!).
Julgo que o principal critério de escolha das pessoas está directamente relacionado com a sua disponibilidade para vir aqui ao AoJ e poder ir controlando o desenrolar das votações, nada mais, nada menos.
Quando o Pombeiro me convidou, não achei que estivésse a entrar num painel de jurados com responsabilidade Capital e que de alguma forma se iria pôr em causa a Nobilidade de cada uma dessas pessoas, seria o primeiro a recusar se me déssem tal importância (sendo um recém-chegado à comunidade).
Sem querer alimentar esta discussão sobre o que cada um fez ou faz pelo hobby - certamente que o MGBM, por exemplo, estaria na primeira linha de elegíveis para um painel de pessoas que iriam ter a responsabilidade de VOTAR e ELEGER o jogo X ou Y.
Concluíndo, esta é uma votação da comunidade e alguém vai ter o trabalho de coligir essa informação, informar dos resultados e tratar dos prémios... os votantes só têm que lêr, opinar, votar e concordar ou discordar dos resultados.
Por acaso já alguém deu uma palavra de apreço ao Pombeiro pela iniciativa (mais uma contribuição para o Hobby)?
Vais-me desculpar NewRev, mas se a cada vez que o nome de alguém que ainda não adquiriu "Status" na comunidade, porque ainda não fez isto ou aquilo, levar com o pescoço no cepo, então essa pessoa não volta a dar o seu contributo e afasta-se.
Vá... um big
à situação! Estamos cá pelo gozo (eu pelo menos estou!) e se puder contribuir, mesmo que insignificantemente fazendo parte de um painel de pessoas que olha para um voto electrónico e faz "ãh ãh ok! mais um no jogo X", eu estou aí... mas se o meu nome estiver associado a este tipo de discussões é tão simples como saltar fora - afinal, quem não está bem, muda-se... já diz o ditado.
Votações por mail??????
Se o trabalho dos juris é contar os votos, mais vale colocar uma pool que a contgem é automática e transparente. Nesse caso não exste necessidade de juris, a não ser que sirva para alimentar o ego.
tanta gente ilustre para essa contagem? lol
from apple to earth
Nada que não possa fazer Sérgio mas tem alguns inconvenientes: duvido que a maioria dos vontantes/juízes tenha tido tempo de ler/jogar uma quantidade representativa de jogos de RPG; o júri a ser escolhido vai incidir no número reduzido de comentadores activos do AoJ e fãs de rpg que acabam por ser eles próprios os únicos a votar; não sei se temos uma boa base de dados para confirmar o ano de publicação.
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Boa iniciativa, Pombeiro! ![]()
Ser o pioneiro é sempre um stresse acrescido mas há sempre espaço para melhoria depois da tentativa e erro. Mas não para apontar o erro antes de tentar. ![]()
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Parece-me que é apenas uma conveniência: não só uma votação fechada evita os fenómenos “maria-vai-com-as-outras” e o “vou-convencer-os-outros-membros-menos-activos-a-votar-no-meu-jogo-favorito-a-ver-se-ele-ganha-porque-está-a-ficar-para-trás” como também alguém tinha que ser escolhido para supervisionar a coisa além do originador da ideia.
Não é nada que não se faça noutros prémios maiores e mais conceituados. E cada um dá-lhe o valor que quer, certo?
Eu acho que essencialmente é interessante alguém ter a ideia e principalmente o trabalho de pôr isto a funcionar.
Todos nós escrevemos imenso sobre jogos, damos opiniões e sentimos uma coisa qualquer dentro de nós cada vez que algum dos nossos compinchas recebe o geek of the week. Tenho visto que o hobby está mais evoluído do que nunca nas nossas terras e há malta a jogar feita parva cada vez mais e mais e mais e mais.
Isso é de saudar. Claro que todos nós temos os nossos gostos e uns gostam mais de alguns jogos que outros. Os Fóruns servem para isso e fartamo-nos de confrontar com opiniões. Eu e o Zorg no nosso blog passamos os posts às turras, os nossos gostos de quando em vez seguem caminhos diferentes e pronto, tentamos passar a imagem que temos dos jogos a quem tem a amabilidade e paciência de ler o que escrevemos.
O que eu tenho notado é que todos os “comentadores” portugueses de jogos de tabuleiro que escrevem na net têm uma paixão sentida e inquestionável pela arte de lançar dados e conseguem transparecer em tudo o que escrevem. Daí ser bastante interessante haver uma forma de juntar a opinião de todos para ver o que da lá sai. A credibilidade das pessoas que foram escolhidas ou convidadas para fazerem de júri não está minimamente em causa. Eu sinceramente, acho uma chatice ter de organizar votos e resultados e é enternecedor alguém se oferecer como voluntário.
Agora só quero dar uma opinião. Mediante o facto de o intuito dos prémios ser dar mais alguma força ao hobby, era bastante bom que o resultado dos mesmo tivesse, de alguma forma, cobertura da imprensa se isso fosse possível. Sei que algumas pessoas têm alguns contactos e poderiam usá-los. Se aparecesse numa box dum jornal impresso a noticia que o jogo de tabuleiro do ano foi por exemplo o Agrícola (nem sequer o joguei) despertaria alguma curiosidade a quem lesse e faria valer a pena toda esta conversa e maçada (para os juris).
Acho que uma votação "às escuras" até 15 de setembro seria a com resultados melhores e algo inesperados inclusive. Mas tenho a certeza que o pessoal que gosta de jogos só com informação pública discordará comigo :P
Φ
www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.
Sábios conselhos do Tiago: Não jogues de pernas para o ar, depois pensas que tás a ganhar e afinal tás é a perder.
[quote=jrmariano]Boa iniciativa, Pombeiro! :)
Ser o pioneiro é sempre um stresse acrescido ....[/quote]
Pioneiros: https://www.spielportugal.blogspot.com
Frequentar apenas o abreojogo tem as suas desvantagens. Existem mais coisas boas a serem feitas em portugal. Apenas existe uma grande falta de participação.
from apple to earth