PREMIOS ABRE O JOGO 2008

Como infelizmente já vem sendo normal nos dias de hoje, queixamo-nos porque não temos, mas quando passamos a ter, não era como nós queríamos e estamos descontentes outra vez.

Antes de acrescentar mais alguma coisa, tenho de estar mais do que satisfeito com a iniciativa do Pombeiro, independentemente do resultado que daqui venha a surgir.

Quanto a toda a conversa que se tem gerado em relação aos membros do juri, e forma de votação a minha opinião é a seguinte.

1 - Juri: Independemente de quantos sejam, vai sempre alguém dizer que a pessoa X está a mais, ou a pessoa Y devia ser incluída, portanto, neste ponto dificilmente se chega a um consenso. Mas reparem que se a função do juri é apenas organizar o resultado da votação, 6 nomes são suficientes. Se bem que qualquer pessoa o pudesse fazer, o critério usado na selecção dos nomes anunciados é tão válido como outro qualquer.

2 - Formato da votação: Na minha opinião, aqui só temos mesmo a possibilidade do voto fechado. É mais seguro dessa forma.

Pessoalmente preferia que o juri fosse responsável pela eleição de 5 candidatos por categoria. Mas já sei que se isso fosse implementado ia gerar discussão, porque o jogo X foi eleito mas não o Y.

De qualquer maneira penso que deveriamos avançar com o formato proposto. O mais provável é que isto não vá funcionar muito bem à primeira, e que sejam feitos ajustes para o ano seguinte. Mas isso deve acontecer seja qual for o formato adoptado.

PS: Epá! Bolas! a primeira resposta ao post é logo para criticar. XIÇA

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

Ninguém critica a iniciativa, só queria saber se terá alguma credibilidade e alguma representação nacional ou é uma coisa para os amigos da malta que colabora no abreojogo. Por enquanto e pelas respostas que tenho lido, a mim parece-me mais uma brincadeira do que outra coisa, mas de resto estou muito contentinho e muto feliz por poder brincar aos votos.

Se a alguém intressará defender a inciaiva será ao seu criador, mas ainda não li nada dele a não ser que" eu estou desatento ao que se passa no abeojogo". Se calhar porque estou atento ao que se passa a nivel nacional e deixo de olhar só para o meu umbigo.

from apple to earth

Estava a falar mesmo no Abre o Jogo. Porque haveria de pensar que os Prémios Abre o Jogo são representativos de Portugal inteiro?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Julgo que já se falou disto, mas aqui vai de novo, desta no contexto actual.

A representatividade é tanta quanta a abrangência que tem (publico alvo).

Sem numeros concretos, mas estimando:

- Comunidade que minimamente procura informação ou procurou, isto estimando valores através de vários fóruns e blogues: certamente um número inferior a 1.000.

- Membros activos e que participam: 5% ???!!! ou menos! Indo pela actividade no AoJ deveremos ter 20 ou 30 membros que participam regularmente.

Tendo em conta isto, os resultados de prémios atribuidos pela comunidade portuguesa, neste ou naquele site, não terá mais importância ou abrangência que isso. Mas se se fizer, pelo menos é algo mais do que só falar em fazer.

Eu acho que faz.

Os jogos cooperativos, são na sua essência completamente distintos dos outros. Não há competição entre os jogadores, mas sim todos contra o tabuleiro.

Quanto aos jogos "mentais", penso que se justifica a categoria porque são jogos muito específicos, que são geralmente apenas para dois jogadores e onde a parte mental é quase a única vertente.

Quanto ao tile-placemente ou area-control, como bem referiste são mecanicas que vários jogos usam. Não se justifica um prémio só para elas.

Estamos em plena era electrónica.

Usamos um meio electrónico.

Porque raio é preciso alguém contar os votos?

Se for preciso faço eu o código para fazer a contagem automática dos votos.

Tentando explicar de forma simples:

Cada um tem um endereço de mail registado aqui.

Se cada um mandar um e-mail desse mail aqui registado para um determinado sítio, é possível criar um programa que trata da contagem automáticamente. A única coisa que tem de se fazer é que o corpo da mensagem e oassunto do e-mail têm de ser conhecidos.

Ex:

Assunto: Votacao AoJ08

Corpo:

Cat1: JOgo X

Cat2: Jogo Y

....

E prontos. O programita faz a contagem automática.

O trabalho do juri serai no fim tratar dos erros ortográficos e juntar os votos referentes aos mesmos jogos mas que aparecessem com denominações diferentes.

Ex: Agricol e Agricola.

É fácil, é barato e não dá trabalho. Laughing

Hoje somos poucos mas amanhã quiça!? Laughing

Parabéns Pombeiro pela iniciativa! Por enquanto vou reservar a minha opinião e ver como esta discussão se vai desenvolver para isto se assentar mais sólidamente. Como inicio, no entanto, é uma iniciativa de louvar mas lembrem-se, nada funciona bem à primeira, é preciso tentar e ir tentando até acertarmos. Portanto acho que uma discussão saudável só irá fazer bem.

De facto, eu até posso dar uma pequena sugestão, porque cingirmos aos boardgames de 2007/08? Podemos acrescentar uma categoria do género, jogo com maior longevidade que será aberto a todos os boardgames publicados até hoje em que basicamente dá-se um prémio ao boardgame que mais vezes é jogado pelas pessoas independentemente do género e ano de publicação.

A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

[quote=MGBM]Parabéns Pombeiro pela iniciativa! Por enquanto vou reservar a minha opinião e ver como esta discussão se vai desenvolver para isto se assentar mais sólidamente. Como inicio, no entanto, é uma iniciativa de louvar mas lembrem-se, nada funciona bem à primeira, é preciso tentar e ir tentando até acertarmos. Portanto acho que uma discussão saudável só irá fazer bem.[/quote]Subscrevo as palavras do MGBM.
Apesar de só saber desta iniciativa quando já está decidida, acho que já se justifica fazermos no abreojogo alguma coisa deste género. Compreendo as várias críticas, mas não me parece que o Pombeiro tenha aberto o assunto a discussão :) e aceito que mais vale fazer alguma coisa do que ficarmos só pela troca de intenções.

Eu aqui não represento o SpielPortugal. Sou só mesmo eu. :)

Em Portugal, o que me dá ideia e generalizando, dá-se demasiada importância ao politicamente correcto e ao que deve ser feito, ou melhor, à forma como deve ser feito.

Os critérios das coisas são critérios base que, depois, mais tarde, vão sendo aprofundados, melhorados. É assim que deve ser, pelo menos.

Se a comunidade do AoJ acha que se deve fazer um prémio de melhor jogo do ano, acho muito bem que seja feito. O Pombeiro teve a ideia e eu acho muito bem. Devemos (estou a incluir-me, como devem ter reparado) avançar e fazer as coisas. Fazer coisas, por vezes, é mais importante do que discutir as coisas. E que tal, para começar, fazer e depois ver como correu?!

No SpielPortugal avançámos, no ano passado, com um prémio em categoria de jogo do ano. Não é fácil. Perguntaram-me, há tempos, se eu achava que o prémio era representativo do País. Disse que não, claro. O objectivo (apesar das extensas discussões que na altura se geraram) nunca foi esse. O objectivo era falar de jogos. Escolher um jogo, catalogá-lo, premiá-lo é, e será sempre, um prazer. Essa é a minha responsabilidade e, aqui, devo incluir os meus co-blogueiros do spielportugal, que também se sentem responsáveis por esta escolha. Mesmo que ela não seja a escolha de um País (nem pretende, sublinho) é a nossa escolha. E nós percebemos de jogos. Quem faz o spiel des jahres também é suposto perceber de jogos. Quem elege a miss Portugal pode até ser homem gay. Mas pode perceber de gajas na mesma. E até percebe mais que eu (o que é pena).

Não há, neste formato de júris, prémio nenhum que não seja, neste sentido, injusto. Mas também não há nenhum que, dado com responsabilidade e com critério (independentemente de qual seja na especialidade esse critério, desde que na generalidade ele seja honesto) seja injusto. Ou seja, todos os prémios serão sempre justos e injustos, convém é dá-los. É com prazer que se sublinham as coisas boas.

Sobre o formato do prémio, mais concretamente, a pergunta do Vital pode fazer sentido mas, se bem percebi, o que se pretende não é um júri para dar o prémio, como eu acho, ele percebeu. O júri deve ser só, tão só, para catalogar as respostas. Não é preciso ser nenhum técnico informático para isso, também acho. Acho também que, neste contexto e sendo o mais transparente e básico possível, o júri deve ter representantes de vários nichos do País. Falta Aveiro com o Jogo eu, Oeiras da Rede ou o Hugo/Zorg do jogos tabuleiro. Isto se quiserem agradar a tantos gregos como aos troianos apesar de eu achar que colectar votações é mais um trabalho chato que outra coisa melhor. Poderiam "apagar" algumas dessas pessoas. O Porto poderia ter só um representante, bem como Lx.

Falando do prémio do SpielPortugal, e porque nós o queremos dar com o máximo rigor possível,é uma coisa que dá muito trabalho. Para esta escolha do AoJ fica só um "aviso". Por muitos votos que aqui existam, a probabilidade da maioria votar num jogo como o Carcassonne (há 48 pessoas que o têm), ou o Stone Age (há 6 pessoas que o têm) é completamente diferente. Ou seja, não é a mesma coisa se todos tiverem acesso às mesmas coisas, nos mesmos moldes. No SpielPortugal experimentámos mais de 40 jogos de 2007 antes de atribuir o prémio. Todos nós os jogámos, todos. Ou seja, a base da decisão não é muito fácil.

Isto para chegar a uma única coisa que acho deve ser dita. Devemos cingir-nos a escolher o melhor do ano (genérico) e no máximo o mais bonito/funcional (artwork). É assim, eu até posso votar num wargame mas acho que conheço 7/8! Faz sentido? Eu já acho que escolher o melhor do ano em 40 (e ninguém deve ter experimentado 40 boardgames de 2007!) é tão pouco, quanto mais em 7/8.

Resumindo, faça-se o prémio mas sejamos comedidos.

Ainda nesta linha, e pegando no que o Hugo disse, não é fácil chegar aos media com uma votação de uma escolha de um jogo que não está publicado em português. Não entra no agenda setting. É um nicho dentro de um nicho. Precisamos de publicar em português para que isso aconteça. Porque é preciso envolver os fabricantes/distribuidores portugueses com isso. Se a Hasbro Portugal ganhasse o prémio com o belíssimo Monopoly Sporting, aí, a cobertura estaria assegurada. Porque a Hasbro trataria disso. Agora, o Agricola ganha o AoJ do ano, e vem o senhor Zev ou o senhor Lookout dizer coisas e mandar takes para as Lusas e para as AP's?! Não resulta.

Duas coisas off topic (mais ou menos): Quando no ano passado, acho eu, falei em associação de boardgames de Portugal muita gente ficou "afectada". Pois. Cá está porque é melhor fazer e depois falar. E a associação faz sentido. Acreditem.

Sobre o jogo do ano do SpielPortugal disse o Philip no aeroporto de Bona em Outubro, a mim e ao Costa: "havemos de falar sobre o prémio do ano". Pois! Ainda não houve tempo para isso e já o segundo saiu para a rua. E, tenhamos todos muita saúde, o 3º e o 4º... também hão-de sair.

Abraços a todos,

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Antes de mais, obrigado Pombeiro pela iniciativa.

Quanto ao resto, acho que já foi dito mais que o suficiente.

Por mim, ajudarei no que puder. Não me sinto mais ou menos que ninguém para ajuizar os jogos. Também acho que não é isso que me pedem particularmente. Isso pede-se a todos os membros do AoJ. Apenas que ajude na validação e contagem dos votos.

Mesmo que aqueles (a mim não me escapou a ironia do termo "ilustres") a quem o Pombeiro convidou para este "trabalho" tivessem algum interesse obscuro no resultado desta votação, a segunda fase será, tanto quanto percebi, completamente aberta à expressão pública do voto de todos os membros do AoJ.

Deste modo, creio que o resultado poderá ser uma amostra da opinião dos membros desta comunidade. E nunca será mais do que isso. Tal como o rank do BGG, ou o prémio atribuído pelo spielportugal, ou o Spiel des Jahres... tudo coisas a quem há sempre quem dê demasiada importância.

Avancemos... E já agora, como disse o poeta, "traz outro amigo também".

Abraços.

[quote=Firepigeon]Aponta-me lá SFF uma votação deste género que seja feita a saber-se em quem votou no que? Se quiseres no final mando-te a listagem de votos!!

Se não conheces o Johnnybegood e o Mallgur temos pena!! Talvez se tivesses com mais interesse ao que se vai passando no forum ou nos encontros saberias.

E sim foi de mim que partiu a idéia e fui eu que me lembrei destas pessoas, não estás contente azar, mas não dá pra meter todos. Gostaria tb de ter alguém dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes mas não dá pra colocar todos.

Não gostas não votas é tão simples qt isso.

Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM[/quote]

Quanto a mim, este Post deveria ter colocado um ponto final a esta polémica quanto aos ilustres membros do Juri.

É que daqui a nada, são mais contestados que os membros do CJ da FPF, e sinceramente não vejo razão nenhuma para isso. Não conheço nenhum pessoalmente, mas pelo que tenho visto no AoJ, parece-me lógica a escolha, pois são dos mais activos aqui no AoJ, e pelo que me é dado a perceber, tambem na organização/participação dos encontros semanais e mensais.

São amiguinhos?? Muito provável. E daí? Ainda bem que o são. Ainda bem que dedicam tanto tempo ao AoJ.

Desde que despertei para o hobby, (há uns mesitos), e descobri o AoJ, passo por cá quase diáriamente. Muito tenho aprendido sobre os BGames, com os vossos comentários, sugestões, críticas etc. Por isso, obrigado, aos ilustres membros (sem ironia), e a todos os que participam construtivamente aqui.

Quanto a mim, resta-me continuar aqui, a humildemente aprender com quem sabe mais sobre os BG, e com quem faz mais pela sua divulgação do que eu.

Parabens pela iniciativa. Há coisas a melhorar? com certeza que sim.

Estou certo, que surgirão aqui muitas sugestões válidas, apresentadas como é hábito de forma construtiva e educada, e que poderão ajudar a melhorar iniciativas futuras.

Aguarda-se a participação de todos os membros do AoJ.

Assim mandem as vossas escolhas até 15 de Setembro dos 5 jogos que deveriam estar em cada categoria. Os 5 mais votados serão então apresentados para na 2ª fase ser seleccionado o melhor de cada categoria. É assim, dá-me uma de comuna e nestas coisas o poder está na rua: são TODOS os membros do AoJ que irão escolher quais os jogos em causa.

BTW: ainda hoje falei com o Vital que ficou de ver a possibilidade de patrocionar um dos prémios, uma placa, ou uma outra coisa qq, bem como com o Luis Evangelista e o Philipe Morringer, que atraves das respectivas entidades comerciais vão verificar essa possibilidade. Desde já o meu obrigado a todos eles por abraçarem esta iniciativa!! Será que não haverá mais candidatos a quererem/poderem patrocionar isto?

BTW2: alguém quer investir tempo na criação de um desenho/logo que inclua o logotipo do AoJ e do premio de cada categoria? È que contar e-mails estou na boa, mas na parte do desenho, ui ui!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

[quote=Firepigeon]BTW2: alguém quer investir tempo na criação de um desenho/logo que inclua o logotipo do AoJ e do premio de cada categoria? È que contar e-mails estou na boa, mas na parte do desenho, ui ui!!
[/quote]

Vou ver se dedico um tempinho à questão e coloco aqui as propostas.

E que os jogos comecem! Smile

E que todos participem!

Seria bom se aos proximos encontros/jogatanas o pessoal levasse jogos editados no 2007 assim de ajudar toda gente a ter a maior base possivel ... pessoalmente Eu tenho sò o Bang! The Bullet! (esto è elegivel como jogo do ano ou sò como expansao ??) e vou levarlo com todo o prazer.

Ciao!

Isso é uma grande ideia! Prioridade aos jogos de 2007!

E logo no meu post original:

Ao que acho que bastantes membros gostariam de ver essa questão respondida na forma positiva. Nao prometo uma actualização diária, mas dentro da medida do possivel da mesma.

Assim sendo e até ao momento temos:

Arte e Apresentação
1960: The Making of the President
Galaxy Trucker
Gisborne
Jamaica
Last Night on Earth: The Zombie Game
Stone Age
Tide of Iron
Utopia
Expansão
Ca$h 'n Gun$ - les Yakuzas
Combat Commander: Mediterranean
Last Night On Earth: Growing Hunger
Runebound - The Seven Scions
Gateway
Galaxy Trucker
Pandemic
Patrician
Ticket to Ride: Nordic Countries
Wings of War - Miniatures
Jogo do Ano
Brass
Galaxy Trucker
Notre Dame
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Jogo para 2 Jogadores
Tema-Mecânicas
Brass
FAB: The Bulge
Tide of Iron
Wargame
FAB: The Bulge
Field Commander: Rommel
Red Star Rising: The War in Russia, 1941-1944
Tide of Iron

(e mais uma vez ducking incoming projectiles - LOL)

MAS NÃO SE ESQUEÇAM DE IR VOTANDO, SUGERINDO NESTA FASE ATÉ 5 JOGOS PARA CADA CATEGORIA!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

O Bang! The Bullet! é uma reedição do Bang com todas as expansões incluidas. Não é efectivamente um jogo de 2007 (bem gostaria que fosse que estava logo na minha lista para Arte & Apresentação!!). Uma das incongruencias da base de dados do BGG. É como o Tales of the Arabian Nights, que vai ter agora (mês de Julho/Agosto) uma re-edição pela Z-Man Games, ou o caso do Blackbeard pela GMT. Mas será mesmo assim como eu digo? Cá está mais um caso que a comunidade no seu todo deve ponderar.

Qt a mim na duvida e caso alguns destes jogos acabe por estar entre os 5 de alguma categoria deverá fazer parte do painel de 5 dessa categoria. Mas mais gente terá outras opiniões.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Boas;

Estive a pensar um pouco nisto e a trocar impressões com a malta no encontro de ontem.
A inclusão de jogos já publicados em 2008 levanta um problema…

Se a atribuição, ou eleição, ou o que seja, se repetir para o ano, como distinguir os que já teriam sido incluídos neste ano até esta eleição?

Este molde só funcionará se tivermos possibilidade, por exemplo, de distinguir por mês de publicação. Se não, corremos o risco de escolher o mesmo jogo em dois anos distintos.

Que vos parece, então, limitar a escolha a jogos cujo ano de edição no BGG seja 2007?