PREMIOS ABRE O JOGO 2008

Os que levaram premio não podem tornar a levar no ano seguinte (nem sequer ser nomeados).

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Para simplificar, eu acho que só os de 2007 deveriam participar.

No caso do Blackbeard editado pela GMT o jogo foi bastante redesenhado, pelo não é bem uma re-edição.

Eu acho que deve-se tomar em consideração a base de dados do BGG.

Se houver a indicação de um jogo para o ano em votação, mesmo que o jogo seja uma re-edição, que esteja no BGG como sendo desse ano, então ele deve poder participar.

Mas aí está uma coisa que o júri pode decidir em caso de dúvidas.

Mesmo o BGG tem dualidades.

No caso do Bang! The Bullet! e do Tales of the Arabian Nights existem entradas diferentes para a re-edição/re-impressão, mas já no caso do Blackbeard ou do Hannibal: Rome vs Carthago isso não acontece. Enquanto que o Blackbeard é um re-design do jogo, criando um jogo substancialmente diferente do original, já o Hannibal é um simples re-print com limpeza das regras.

Mas é uma conversa sem sentido se nenhum deles aparecer no painel de alguma das categorias.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Concordava mais com esto ponto de vista ... sò jogos do 2007.

Ciao!

Parabéns Pombeiro pela iniciativa!

Já votei à uns dias e hoje tenciono colocar uma referência ao prémio no JE. [Agora um pouco de propaganda ;)] Não se esqueçam de ir votar no nosso J.U.G.2007 quando visitarem o nosso blog!

Abraços lúdicos para todos.

PS - Obrigado àqueles que nos consideraram como elegiveis para o júri deste prémio (mas não será para tanto!). Reconhecer os nossos limites é uma virtude e a bem da verdade nenhum de nós (Aveiro) tem acesso a 47 jogos do ano transacto!!! Como tal é impossível estar a esse nível de experiência e de know-how. Em Aveiro jogamos pelo prazer de jogar e (sobretudo eu!) angustiado pelo facto da minha prestação mensal estar a aumentar... não sei se me entendem! LOL

https://jogoeu.blogspot.com

Continuo a defender que devias publicar uma lista. Quem quiser votar fora dessa lista está à vontade, mas deveriam haver jogos obrigatórios.

Para isso serve o juri que deve ter jogado mais de 50 jogos de 2007 e 2008 e deve saber orientar a escolha dentro da lista, senão acontece o que se vê; um ameritrash mediano como o Last Night On Earth, a discutir um lugar em todas as categorias.

from apple to earth

Arte e Apresentação
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Bang! The Bullet!
El Capitan
Galaxy Trucker
Gisborne
Jamaica
Last Night on Earth: The Zombie Game
Stone Age
Tide of Iron
Utopia
Expansão
Ca$h 'n Gun$ - les Yakuzas
Combat Commander: Mediterranean
Last Night On Earth: Growing Hunger
Runebound - The Seven Scions
Wings of Wars - Miniatures
Gateway
Galaxy Trucker
Notre Dame
Pandemic
Patrician
Ticket to Ride: Nordic Countries
Wings of War - Miniatures
Zooloretto
Jogo do Ano
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Brass
Galaxy Trucker
In the Year of the Dragon
Notre Dame
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Jogo para 2 Jogadores
Tema-Mecânicas
Agricola
Brass
FAB: The Bulge
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Wargame
FAB: The Bulge
Field Commander: Rommel
Red Star Rising: The War in Russia, 1941-1944
Tide of Iron

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Soledade,

É só dizeres, reunimo-nos e estudamos o caso. A ideia continua de pé, a mão-de-obra é que pouca.

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Já ninguém há-de querer ouvir (ler) a minha opinião, acho que já ninguém quer opiniões, essa é a verdade, porque o processo está decidido. Aquilo que poderia ser uma base para um futuro prémio nacional está, na minha opinião, ferido à nescença. Porque vamos entregar um prémio nos mesmos moldes em que o Operação Triunfo entrega prémios, ou seja, com votações histéricas feitas pela televisão que, como todos sabemos, vota naquela moça lá do bairro ou da escola que é de Freixo de Espada à Cinta e que reuniu não sei quantos amigos que vão passar a semana a telefonar e a enviar mails para que a amiguinha consiga ganhar e trazer o prémio lá para a terra. Não interessa se ela é ou não a melhor concorrente. Interessa é que ela vendeu melhor e os amiguinhos são fiéis.

O júri é que deveria decidir, independentemente de qual seria o júri e depois dos critérios decididos.

Não vou voltar a falar desta avaliação. É só mesmo uma espécie de exteriorização. Acho que era o melhor que se podia fazer pelos jogos de tabuleiro em Portugal.

Eu já votei. Não gosto do processo mas, se todos acham que é uma boa solução, cá estou eu, democraticamente, a aceitar aquilo que o povo ditou.

Abraços a todos.

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

[quote=soledade]

acho que já ninguém quer opiniões, essa é a verdade, porque o processo está decidido

[/quote]

Acho que é importante saber as opiniões de todos (ou isto não seria um fórum). Não sei se o Pombeiro está inclinado para mudar os moldes, mas está a ter uma atitude que considero muito portuguesa: o desenrascanço, ou como tu disseste

[quote=soledade]Fazer coisas, por vezes, é mais importante do que discutir as coisas. E que tal, para começar, fazer e depois ver como correu?![/quote]

[quote=soledade] Por muitos votos que aqui existam, a probabilidade da maioria votar num jogo como o Carcassonne (há 48 pessoas que o têm), ou o Stone Age (há 6 pessoas que o têm) é completamente diferente.[/quote]

[quote=soledade] Interessa é que ela vendeu melhor e os amiguinhos são fiéis.[/quote]

Infelizmente as pessoas não teem todas acesso aos mesmos jogos, por isso claro que como todos os prémios que existem, o resultado vai ser sempre discutivel. Dou-te o exemplo do Brainstorm que nunca experimentou o carcassonne (apesar do seu conhecimento extenso) mas o seu voto é importante na mesma (e discutivel).

Não sei se concordo a 100% com os moldes desta escolha, mas concordo com o Power to the People

[quote=soledade] O júri é que deveria decidir, independentemente de qual seria o júri e depois dos critérios decididos. [/quote]

Um júri realmente permitia contrabalançar (talvez obscuramente demais) o efeito de Maria-vai-com-todas, mas a escolha do júri iria ser mais dificil que a escolha de jogos, e talvez fatalmente fracturante para a nossa pequena comunidade.

[saiamdafrentequeestavaidoer]

Afinal temos meia-dúzia de carolas auto-proclamados de iluminados que se julgam acima dos outros, tipo criticos de cinema.

Temos assim:

• prémios tipo Spiel des Jahres (e quero lá saber se tá correctamnte escrito ou não!) em que os nomes de quem faz parte do dito júri de selecção não são conhecidos por 99% da comunidade, em que não se sabe qual a razão da escolha (diga-se sem problemas: quem besunta as mãos a quem),

• prémios tipo Geekies (os prémios do BGG) em que todos os membros da comunidade tem oportunidade de votar, barafustar, etc, ou seja em que é a comunidade como um todo que toma a decisão

Fui eu quem se decidiu a avançar com esta iniciativa no formato em que está deppois de ter perguntado às pessoas que achei serem representativas da comunidade o que achavam da idéia (mas afinal o que são o Malgur e o Johnnybegood? o raio de uns matarruanos lá cima do Porto, carago!! Que é que interessa que esse seja o maior grupo de boardgamers representado no AoJ!!), tendo estas dado o seu input e alterado as minhas idéias originais, pois sempre achei e continuarei a achar que é a comunidade e não meia-dúzia de pseudo iluminados quem deve opinar. Devia ter sido outro que não eu a lançar isto? Se calhar sim!! Alguém a gostar mais do que alguns gostariam que fosse o universo de jogos de tabuleiro? É simples, basta a maioria dizer que não me quer ver à frente disto, tenho trabalho (daquele que me põe os melões na mesa) que me chegue pra me andar a chatear com aquilo que é o meu hobby!!!

O efeito Maria-vai-com-as-outras no formato em que está é sem dúvida alguma o melhor, pois impede que se ande a reboque dos outros, mas como o Vital acha-se acima dos outros vem logo com as tangas dos ilustres pra esquerda e para a direita sem sequer se dar ao trabalho de ler que não são os elementos do dito júri que vão seleccionar seja o que for, vão simplesmente controlar o processo. Alguém cujo um dos primeiros posts noutro forum é dizer: “Eh pá tenho ali um forum bem melhor que este, venham lá para ali”!! SAFA!!! Para além do contributo negativo e altamente corrosivo que tem em todos os posts que emite! Raios!! Sinceramente!! Ninguém como eu e o Vasco anda mais às turras um com o outro por causa do tipo de jogos que gostamos, mas temos sempre mantido o respeito pelas escolhas que o outro faz!!! Agora ler coisas como: “o Pombeiro também já merecia (se não fosse o mau gosto que tem para jogos)” é de deixar qq um a pensar afinal o que é que este tipo tem que não respeita as escolhas dos outros?
Tá mais que dito quando se leêm coisas como:

[quote=newrev]Para isso serve o juri que deve ter jogado mais de 50 jogos de 2007 e 2008 e deve saber orientar a escolha dentro da lista, senão acontece o que se vê; um ameritrash mediano como o Last Night On Earth, a discutir um lugar em todas as categorias.[/quote]Pois é!! Os membros do portal Abre O Jogo segundo esta opinião são uma cambada de imbecis que não sabem escolher um jogo, ainda para mais porque só quem jogou pelo menos 50 jogos de 2007/2008 é que tem essa sabedoria, bem como só os jogos que ele intitula de acima de medianos é que podem ser passiveis de eleição. Curvemo-nos perante a sua grande sapiencia!! AHHH É VERDADE jogos tipo Ameritrash NUNCA MAS NUNCA poderão ser minimamente seleccionáveis ou alguém gostar de jogar jogos deste género, senão ficam logo marcados como mentecaptos!! mas básicamente no seu primeiro post nesta thread deixou automaticamente transperecer que necessita mesmo mas é de Nivea para a dor de cotovelo!!

Depois temos ainda coisas como:[quote=soledade]Aquilo que poderia ser uma base para um futuro prémio nacional está, na minha opinião, ferido à nescença. Porque vamos entregar um prémio nos mesmos moldes em que o Operação Triunfo entrega prémios[/quote]Tipo BGG diz antes assim!! Mas tb achas que só meia dúzia de iluminados é que têm o poder de clarividencia de escolher o melhor. BTW: fui eu que te perguntou se achavas o prémio do SpielPortugal era representativo do País quando foste GotW. E afinal é representativo quando? Quando o júri for mais do que os cinco caramelos o SpielPortugal? Quando forem 20, 50, 200? Afinal o Abre O Jogo não terá já um número suficiente de emembros que conhecem e gostam de jogos de tabuleiro para o poderem fazer? (esta pergunta é retórica por isso escusas de responder) Eu julgava que sim.

[/saiamdafrentequeestavaidoer]

E mais uma vez o vosso e único totalmente politicamente incorrecto:

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

BTW: tou pra ver quando é que os admins desta coisa metem mãos à obra!!!

Chegou-te a mostarda...

Calma, moço. Já decidimos avançar, avancemos... No fim se fará a avaliação e melhorará o que se tiver que melhorar.

Na realidade fiquei um pouco assustado com ter que escolher os melhores jogos de 2007/2008. Dei uma vista de olhos pela minha pequena colecção (só há pouco ultrapassei os 100 jogos, yupiii!) e só tenho aí uma meia dúzia de jogos que se enquadram nos critérios. Tenho-a construído a tentar comprar o mais variado e melhor possível, isso nem sempre é compatível com acompanhar as novidades.

Já joguei outros, mas mesmo assim não serão muitos. (50? Quem me dera!!!)

Mas claro que vou dar o meu voto. Estou à espera do Agricola e de jogar o Manoeuvre a sério. E se puder descobrir mais coisas novas entretanto, melhor...

Mas meu amigo... Tocaste a caravana para a frente (e muito bem) , agora ela tem que passar. Nada de más interpretações... não estou a querer chamar cão a ninguém, ok? Só "carroceiro" ao Pombeiro, LOL!!!

As opiniões são o que são, cada qual tem a sua e o direito de a expressar. E podemos aproveitar algo de todas. Sei como pode ser cansativo sofrer críticas em resultado do esforço, mas isso faz parte do território. Há que combater até ao fim...

Um abraço...

Tu até tens sentido de humor e tudo... :)

Esclarecendo uma coisa: eu quero que se faça isto do prémio. Eu concordo como Pombeiro em avançar com isto do prémio.

Não acho que alguém tenha ouvido os comentários ou sugestões que se fizeram antes e, portanto, a democracia será só na votação. Os iluminados agora são aqueles que decidem pelo povo. Eu sou um dos iluminados do spielportugal. Eu não represento (nem quero) a escolha do meu País. Só não sou o único iluminado aqui neste processo.

O prémio seria muito melhor prémio se tivesse, pelo menos isso, um júri que funcinasse como júri. Sim Pombeiro, uma carrada de iluminados, sim. Alguém que, pelo menos, fizesse uma escolha prévia doas jogos que deveriam chegar a votação.

Epá, tu (Pombeiro) para mim és o iluminado dos wargames em Portugal inteiro. O Vasco é o eurogamer de serviço. Pronto. Já tínhamos base para definir critérios razoáveis.

... já é tarde como o caraças. Vou dormir. Chatos da porra é o que são!

PS: continuo com a minha. :P

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Falando por mim, eu não sou chato, sou roliço!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Antes de começar, quero pedir desculpas ao auditório por andar ausente das lides lúdicas, mas a verdade é que tempo é um luxo que eu não tenho por estes dias. Entre o trabalho no trabalho, as viagens a trabalho e os preparativos para o meu casamento (sim caso-me em Outubro)... tempo é mesmo um luxo. Ainda há pouco tempo chegava a jogar 10 jogos por semana, agora jogo 2 e já vou com sorte.

........

Não vale a pena chorarem. O modelo está criado, gostem ou não, e pelo menos para este ano ele vai prevalecer. Os prémios AoJ08 serão atribuídos nesta base democrática. Claro que há sempre espaço para a discussão, e neste caso em particular essa discussão já ocupou bem o seu espaço.

Pombeiro, vamos para a frente eu protejo-te a retaguarda.

Continuo a ficar admirado com o nível de fragmentação que vai atingindo a nossa pequena comunidade. Qualquer dia, a malta só joga em casa em grupos de 3 ou 4 e assim todas as iniciativas que se foram criando e que saíram do bolso de muitos de nós deixam de fazer sentido.

Espero que isso não venha a acontecer, a sério que espero.

Quanto à polémica gerada pelo post inicial do Pombeiro, não vou comentar para não gerar aqui 150 posts a dizer isto ou aquilo. A verdade é que, apesar de todos os defeitos que este modelo pode ter, é nossa opinião que é neste momento o melhor modelo a seguir. E vai ser assim, que ele vai acontecer. Depois, no fim, conversamos todos outra vez sobre isto e aos poucos havemos de conseguir chegar a um modelo que seja mais do agrado de todos.

Mas também vos digo, enquanto houver aqui malta que não se entende com outra malta. Enquanto houver aqui o nível de fragmentação que existe hoje... esse entendimento vai ser muito difícil de alcançar.

Eu sempre tive uma postura dialogante, pacífica, de alguma forma quase pastoral, tentando acalmar aqui e ali e procurando a unidade desta comunidade. Aos poucos vou vendo que isso não vai assim tão fácil. Se calhar não vai ser possível. Se calhar terei um dia que escolher um lado.

E porque eu não sou assim tão ilustre, nem mais importante que qualquer outro aqui, eu só quero é jogar jogos e quantos mais melhor. E claro, também gosto de escrever e pensar sobre eles e porque não também pontuá-los e dar-lhes prémios?

bons jogos :)

A discussão mais ou menos acalorada que se tem desenrolado neste treat pode levar-nos a reflectir sobre vários pontos de vista sobre o assunto... senão vejamos:

Sinal de vida

Esta discussão é claramente um sintoma de que há várias vivências do hobbie e a forma acalorada como são postas em comum entre todos, se calhar por vezes acalorada de mais (!), é só um sintoma da diversidade de gostos, da determinação nas opiniões, enfim, de grande personalidade face à consciência individual que cada um tem face aos seus gostos lúdicos!

Egocentrismo opinativo

No meio de tantas opiniões mais ou menos catalogáveis entre escolher os vencedores do AoJ08 pelo "voto do povo" ou pela "selecção do voto do povo", transparence aqui e ali (e isto é só a minha sensibilidade depois de ler os posts) uma certa tendência para fazer valer a "minha" opinão, porque ela é simplesmente melhor do que a "tua". É possível que a "minha" seja melhor do que a "tua", porém um cenário em que se estremam tantos os argumentos torna-se pouco propício a gerar consensos. E consensos é algo que se torna imperativo nas consições em que se "joga" o futuro do nosso hobbie em Portugal. E isso leva-nos para um terceiro ângulo deste assunto...

Dimensionamento reduzido vs. expansão do hobbie

... e esse ângulo é ter uma perspectiva de futuro relativamente ao que queremos (boardgamers portugueses) do hobbie para o nosso país! Na minha opinião temos uma dimensão demasiadamente reduzida, quer ao nível do número de jogadores, de clubes de jogos disponíveis, de ludotecas "a sério", de encontros nacionais e regionais, de acções de promoção do jogo junto das escolas. Bom, de quase tudo! Fragmentar-mos ainda mais só piora o que já não é muito bom, e sinceramente, pesando de um lado a vontade (penso que da maioria de todos nós) de promover o gosto pelo hobbie e a consequentemente a sua expansão, e do outro lado quais os melhores critérios para escolher os vencedores do AoJ08, não será muito complicado ver qual pesa mais!

Claro que com este argumento não se pode passar por cima da discussão, saudável, de melhorar o regulamento futuro para os prémios, pois quanto mais representativo ele for da comunidade portuguesa melhor. No entanto, como já muitos o referiram, é com os erros que se pode melhorar no futuro, logo o ponto de partida até não está nada mal. Todos, com a sua experiência pessoal, mais ou menos aprofundada, escolhem aqueles que acham serem os melhores "exemplares" de 2007 nas diferentes categorias. E há sempre a possibilidade de não opinar nesta ou naquela categoria por não ter opinião, como foi o meu caso, diga-se, em relação a uma ou outra!

Concluindo

A par deste tipo de iniciativas bastante louváveis, é essencial promover o hobbie, e a atribuição de um prémio em que todos se sintam envolvidos é um contributo para essa estratégia, penso eu...

Abraços lúdicos

https://jogoeu.blogspot.com

[quote=Firepigeon]

Agora ler coisas como: "o Pombeiro também já merecia (se não fosse o mau gosto que tem para jogos)" é de deixar qq um a pensar afinal o que é que este tipo tem que não respeita as escolhas dos outros?
[/quote]

Tenho pena que não me conheças suficiente para não perceberes quando estou a brincar contigo, pensava que sentido de humor fosse uma das tuas virtudes.

Tens de pôr de lado a cena do, se não estás comigo estás contra mim. Esta coisa não é assim tão importante. Relaxa. Não deves dar tanta importância é só um hobie. Olha a tensão arterial, já não és um gajo novo.

Ah, e sim, sou suficientemente iluminado para saber que os Zombies não deviam pertencer a nenhuma das categorias. Categorias essas que ainda sem dúvida podem gerar algum discussão. Mas agora não.Cool

from apple to earth

Não sabia que havia outros sites em Portugal que já tinham feito uma votação deste tipo. Aliás, nem sabia da sua existência, mas isso sou eu que ainda agora aqui cheguei (aos BGs).

Estará aqui a origem do problema???

Será que tudo se resume a uma luta por protagonismo???

[quote=Firepigeon][saiamdafrentequeestavaidoer]

Afinal temos meia-dúzia de carolas auto-proclamados de iluminados que se julgam acima dos outros, tipo criticos de cinema.[/quote]

[quote=soledade]

O prémio seria muito melhor prémio se tivesse, pelo menos isso, um júri que funcionasse como júri. Sim Pombeiro, uma carrada de iluminados, sim. Alguém que, pelo menos, fizesse uma escolha prévia doas jogos que deveriam chegar a votação.
[/quote]

Quem sabe um dia ligas ao que se escreve.

[quote=Firepigeon]Fui eu quem se decidiu a avançar com esta iniciativa no formato em que está [/quote]

Isso ninguém põe isso em causa. O que falta aqui é flexibilidade

[quote=Firepigeon] pois sempre achei e continuarei a achar que é a comunidade e não meia-dúzia de pseudo iluminados quem deve opinar. [/quote]
Totalmente de Acordo. Devias ouvi-los.

[quote=Firepigeon] Devia ter sido outro que não eu a lançar isto? [/quote]
Nem por sombras, afinal quem manda aqui?

[quote=Firepigeon] O efeito Maria-vai-com-as-outras no formato em que está é sem dúvida alguma o melhor, pois impede que se ande a reboque dos outros, [/quote]
Dou a mão à palmatória e confeso que escolheste o melhor . O que não acordamos é que deveria haver uma lista e um júri responsável.

[quote=Firepigeon]mas como o Vital acha-se acima dos outros vem logo com as tangas dos ilustres pra esquerda e para a direita [/quote]
Julgo que mais à frente falas em respeito ou falta dele. Se as opinões dos que te contrariam te fazem sentir dessa maneira é melhor lockares os teus posts.

[quote=Firepigeon]sem sequer se dar ao trabalho de ler que não são os elementos do dito júri que vão seleccionar seja o que for, vão simplesmente controlar o processo. [/quote]
Se não percebeste ainda que é precisamente o contrário que defendo eu digo-te de novo. É o contrário que defendo.

[quote=Firepigeon]Alguém cujo um dos primeiros posts noutro forum é dizer: "Eh pá tenho ali um forum bem melhor que este, venham lá para ali"!! [/quote]

O site chama-se rededejogos.com e não tenhas medo que ele não te faz mal.

Como ele e parecendo que não gostas muito da ideia de haver vida para além do abreojogo, existem outros que tem tb trabalho e contribuem também para a comunidade portuguesa de jogos de tabuleiro. Estes chamam-se Jogos de tabuleiro, Spiel Portugal, e jogoeu. Infelizmente não existem mais com gande expressão, mas deveria haver.
Como estas coisas se complementam em vez de concorrem são todas bem vindas. E como feizmente existe um, o abreojogo, que consegue uma boa representação da comunidade, é com muita, e acredita, muita pena minha que o representante destes prémios não demonstre a minima flexibilidade para o debate de ideias e não [quote=soledade]querer ouvir (ler) a minha opinião, acho que já ninguém quer opiniões, essa é a verdade, porque o processo está decidido. Aquilo que poderia ser uma base para um futuro prémio nacional [/quote].

ah, para te relembrar é este o artigo: https://www.abreojogo.com/forum/tabuleiro_e_cartas/2007/05/e_assim_comecou_wwwrededejogoscom

O único debate que ouve foi "que já foi debatido"

[quote=Firepigeon] ... por aqueles que EU achei serem representativas da comunidade tendo estas dado o seu input e alterado AS MINHAS IDEIAS originais.[/quote]

[quote=Firepigeon]SAFA!!! Para além do contributo negativo e altamente corrosivo que tem em todos os posts que emite! Raios!! [/quote]

Aqui tens algum do meu contributo negativo
https://www.abreojogo.com/blog/vch/2008/03/como_explicar_um_jogo
https://www.abreojogo.com/2007/11/power_grid_um_jogo_muito_electrico
https://www.abreojogo.com/2007/07/age_empires_iii_pre_review

e já agora um site
https://www.rededejogos.com

[quote=Firepigeon] Tá mais que dito quando se leêm coisas como:
[quote=newrev]Para isso serve o juri que deve saber orientar a escolha dentro da lista, senão acontece o que se vê; um ameritrash mediano como o Last Night On Earth, a discutir um lugar em todas as categorias.[/quote]

Pois é!! Os membros do portal Abre O Jogo segundo esta opinião são uma cambada de imbecis que não sabem escolher um jogo, [/quote]

Nem todos, e sim alguns não sabem distinguir o trigo do joio, daí a insistência no júri, que TU já escolheste e tudo.

[quote=Firepigeon] Curvemo-nos perante a sua grande sapiencia!! [/quote]

obrigado mas não é necessário, :)

[quote=Firepigeon] mas básicamente no seu primeiro post nesta thread deixou automaticamente transperecer que necessita mesmo mas é de Nivea para a dor de cotovelo!! [/quote]
Se fosse para trabalhar com alguém que soubesse ouvir os outros em vez de impor as suas regras e fazer ouvidos moucos aos outros. Sim, eras capaz de ter razão. Não existe interesse em trabalhar contigo. Só para jogar uns quantos ameritrashes, que se fores ver à minha lista até encontras alguns, desculpe, amerigames.

Aquele abraço

[quote=Firepigeon][/saiamdafrentequeestavaidoer]

E mais uma vez o vosso e único totalmente politicamente incorrecto:[/quote]
Já foste mais, agora és do tipo "quem manda aqui sou eu."

Temos pena. Sortinhas

@Abruk

Para que haja concenso é preciso que haja vontade.

from apple to earth