Pois é... procuro um jogo fixe para jogar com a minha maria! Nós já temos um de eleição que é o Runebound, também jogamos muito o Agricola mas procuro outro.
O primeiro jogo que estive tentado a comprar depois do que ouvi no D6G foi o Smallworld, mas depois de vermos os videos do Scott e do Tom ficámos com a sensação que o jogo é bonito mas resume-se a isso, pois parece bastante simplista e é daqueles jogos que vai cair no esquecimento ao fim de umas quantas jogas!
Talvez seja melhor traçar perfis psicológicos... eu gosto de tudo o que tenha porrada! Daí jogar muito Warhammer! Ela não é fã de wargames, gosta bastante dos jogos que citei e também de Blood Bowl que já fizemos umas quantas ligas. No PC gostamos bastante de jogar um contra o outro, normalmente jogos como Warcraft III e Dawn of War. Eu reparo que ela curte bastante construir e desenvolver nos jogos que jogamos, por isso é que comprei o Starcraft Boardgame, jogo que não lhe interessou muito, talvez pelo tema ou por não ter uma vertente de desenvolvimento tão notória como deveria (a seguir o jogo de PC).
Alguns jogos que ando a fazer prospecção são o Age of Empires III, apesar de já ter lido más reviews sobre o jogo; e também o Stone Age que ambos estivemos a dissecar informação e chegámos à conclusão de ser um pouco parecido com o Agricola e por esse motivo talvez não fosse a melhor escolha. Também tentei levá-la para outro caminho, o do War of the Ring e BattleLore mas temo que apesar dos temas e componentes sejam convidativos, o jogo per se não o seja.
Ela também não gosta de jogos de comboios, tal como eu... o que é uma mais valia! =D
O Age of Empires é um bom jogo, mas tem o problema do Starcraft, não tem nada a ver com o jogo original ou seja não se "constrói" nada por aí além.
O Small World é um jogo curto com uma boa tensão entre jogadores, mas para quem gosta de wargames vai ficar a salivar por algo mais.
O War of the Ring acho um jogo excelente para 2 e que é bastante temático, no entanto, não tem grande desenvolvimento no sentido de "avançar" as civilizações.
Se fosse um jogo para mais que dois recomendaria o Twilight Imperium 3rd Edition, tem um desenvolvimento notório na especialização tecnológica e na criação de frotas e tem porrada q.b. Infelizmente para o teu caso é um jogo que com quantos mais melhor.
Portanto como podes reparar só te desajudei portanto não tens de agradecer a minha ajuda. :)
O Twilight Imperium foi a minha segunda escolha e acabei por comprar o Starcraft! Parece-me ser mais "jogo" que o SC, com mais desenvolvimento. O SC infelizmente soube-me a "franchise-game"!
O WotR foi a minha primeira escolha... e não me perguntes porque é que acabei por comprar o SC! :P
O Age of the Empires... eu nem espero que seja como o jogo de PC porque nunca fui muito fã do jogo de PC... mas li boas e más criticas a este jogo e acho que até tem potencial e era algo que ela ia gostar... acho eu!
O Smallworld foi mesmo a new shiny thing dos BoardGames. Estive mesmo a comprá-lo mas achei melhor não ir por aí e comprar o Runebound (e que bem fiz eu).
Estou ansioso é pelo Middle-Earth Quest, da FFG. Pelo que vi está um bocado na onda do Runebound mas Middle-Earthy! Pena ainda faltar um pouco para sair!
Experimenta dar uma vista de olhos no Warrior Knights e no Warcraft: The Boardgame (aqui a expansão é imprescindivel!!). Se gostaram do Runebound podem ainda experimentar o Dungeoneer e o Warcraft: The Adventure Game
Também fiquei com um gosto amargo do SC, até o acho um bom jogo, falta é desenvolvimento visivel (e não aquelas tecnologias ridículas) e um sistema de combate que não seja do mais previsível possivel.
Aquela possibilidade de 1 em 36 do puto da aldeia dos primitivos, armado com a fisga de dar cabo do Battlemech do principe herdeiro e assim derrubar o regime!!!
Aquela possibilidade de 1 em 36 do puto da aldeia dos primitivos, armado com a fisga de dar cabo do Battlemech do principe herdeiro e assim derrubar o regime!!!
E dizem que a sorte não é precisa nos jogos!!!
[/quote]
Sim, em batalhas gosto de sorte, sorte essa cujas probabilidades possam ser melhoradas através de equipamentos, tecnologias etc...
Agora no Starcraft o sistema de cartas finge que aquilo até tem sorte, mas os sistema é completamente determinístico, nunca vi a usarem os valores baixos das cartas, porque 1) É ridículo e 2) tem-se sempre cartas do tipo necessário. Mais valia terem poupado o dinheiro das cartas e ter feito uma tabela com o poder/defesa de cada unidade. Hmm... mas espera eles fizeram isso. P'ra que raios servem mesmo as cartas?
Continuando as minhas não-sugestões do post anterior devo sublinhar que adoro mesmo o War of the Ring para 2 (nunca joguei a mais mas também não acho que seja para mais que 2), o tempo de setup e de jogo é que são enormes (jogado a um bom ritmo é coisa para 4 horas). Claro que se se tiver um gostinho especial por Tolkien o jogo "sabe" melhor, porque de facto quem joga com as Free People sente o desespero destas com os seus números escassos e quem joga com a Shadow sente o enorme poderio militar que pode cair a qualquer momento por causa dum pequeno objecto.
Eu que até não sou pessoa de wargames (mais porque não costumam haver wargames com temas para mim e porque demoram tanto tempo como a guerra em que foram inspirados) gosto bastante deste jogo.
P.S.: Vá, os wargamers podem começar a vaiar e a dizer que o WotR para wargame é um fillerzito :p
Eu estou com o mesmo tipo de "problema" e nao esta facil. Ela gosta de carcassonne, catan, isto é jogos relativamente rapidos efaceis de regras. Ja jogamos algumas vezes Puerto Rico que a 2 nao é boa opçao, leader 1 que curiosamente achou piada porque temos que fazer uma boa gestao estrategica quando jogamos uma volta com mais de 3 etapas. Jogos de guerra nem pensar. E foi aqui que me passou a ideia de tentar o through the ages. Ainda nao o tenho porque espero a nova ediçao mas parece que finalmente devo acertar em grande (suspiro para ser verdade). Parece ser grande jogo! Ja agora: o agricola funciona bem a 2?
O Agricola não me parece. Para dois e rapidinho sugeria-te dois card-games com um tema mesmo colado a cuspo e uns outros bem porreiros:
Lost Cities - Rápido e com alguma interacção, um Knizia mesmo à maneira.
Battle Line - Outro Knizia, este sim excelente, não te deixes assustar com as ilustrações de guerra, é um abstracto soberbo e com uma boa variante para 3.
GIPF Project - Desta colecção joguei o Yinsh, o Zèrtz e o Dvonn, são os 3 muito bons, ultra-abstractos, muito bonitos e viciantes.
Uma última nota: Não te deixes levar por jogos multiplayer, para dois jogadores são raros os casos em que superam os jogos dedicados. Mas não há nada como experimentar!
No meu caso a coisa é pior porque a minha só teve experiência de jogos de tabuleiro/miniaturas com o Blood Bowl. Mas está a gostar à brava do Agricola e do Runebound. Eu ando a ver jogos com ela de forma a que as próximas compras sejam mais acertadas e que nos dê prazer aos dois a jogar, e não só a um de nós. Eu gostava de jogar coisas como Battlelore ou Formula D mas sei que esses jogos com ela nunca vão resultar. A aproximação de wargame que possa ver é o War of the Ring e mesmo assim acho que só "entra" por causa do tema. Também já pensei no Puerto Rico, Giants ou no Stone Age mas são jogos muito semelhantes ao Agricola em termos de mecânica por isso não compensa investir num jogo semelhante ao que já temos.
E felizmente ela não gosta de jogos de comboios! =)
Também já lhe mostrei Catan e Carcassone (jogos que normalmente são bastante jogados pela populaça feminina) mas também não achou muita piada, e ainda bem porque eu também não lhes acho piada.
O Agricola funciona bem a dois jogadores. É rápido e não é entediante... e cada vez que jogamos tornamos o jogo ainda mais rápido e com diferenças pontuais mínimas (o último que jogámos ficou 37-38).
Estava tentado a ir para um Puerto Rico mas como disse, é um pouco semelhante ao Agricola a nível de mecânicas e objectivos. O Small World foi a nossa primeira escolha mas depois de vermos os videos do Scott e do Tom chegámos à conclusão que o jogo ia ser muito jogado a início mas devido a ser tão simples ia saturar e acabar na prateleira.
Agora ando de olho nalguns que me disseram aqui, como o Mr. Jack ou o Warrior Knights. Também pensei num corporativo como o Shadow over Camelot ou um Arkham Horror mas como somos dois temo que esse tipo de jogos não resulte tão bem.
Por incrível que pareça o Runebound tem funcionado muito bem entre nós e ela está sempre a ir buscar a caixa quando decidimos jogar um jogo, por isso podes experimentá-lo. Depende um pouco do que elas gostam de jogar no PC/Consola, como ofereci uma DS à minha e vejo os jogos que ela joga pensei que um misto de RPG/BoardGame iria funcionar... e funcionou com o Runebound, tanto que já temos mais expansões encomendadas! =)
A minha mulher gosta muito do Carcassonne, sobretudo na versão Hunters & Gatherers. E gosta muito do Alhambra.
Ela gostou sem mais do Mr. Kack. E muito do e um jogo para crianças de cujo nome não me lembro agora que é sobre hamburguerias para galinhas a competirem para comprarem as minhocas com que fazem os hamburgueres. É um jogo muito divertido, diga-se de passagem, mesmo para adultos. Quando poder ponho aqui o nome.
O Shadows Over Camelot a 2 não me parece que irá ter muita piada. É um jogo muito bom para jogar com 6 ou mais jogadores mas a 2 penso que não irá ter muita piada. Principalmente com o traidor em jogo. Além disso, o jogo em si já é difícil com 6 jogadores quanto mais a 2...
O Pandemic é outro que, para mim, só funciona bem a 4.
O Puerto Rico é outro que é muito bom com vários jogadores (4+) penso que a 2 não irá ter muita piada.
O antike a 2 não funciona, mas aponto-te para o Conquest of Paradise que joguei ontem pela primeira vez e foi a 2 e tem não só um certo desenvolvimento como conquista =) e gostei bastante (a 4 deve funcionar melhor mas a 2 é bastante bom) e se kiseres posso levar um dia para um meet para experimentares
Não me apela muito... e se a mim não me diz muito a ela muito menos!
Por ser jogador de miniaturas sofro um bocado da componentómania... se um jogo não tiver bons componentes que resultem a nível visual, não vai ser muito apelativo... mas não faço disso regra, aliás, o Starcraft demonstrou-me exactamente o contrário... componentes engraçados mas o jogo não resultou (ou então fomos nós que não tivemos paciência para ler 50 páginas de regras do Starcraft).
Nesta onda do Antike e CoParadise também há o Through The Ages, certo?! E o Age of the Empires III também funciona um bocado assim... ou estou enganado?!
Neste momento procuro um jogo que permita gerir recursos e desenvolver mas também poder ter tropas para andar à porrada e não ser só uma corrida de pontos de desenvolvimento. O Starcraft tem ambos e por isso é que eu o comprei... não pensei é que as regras fossem tão pobres (apesar das 50 páginas do seu livro).
O shadows também não me parece que seja ideal a 2. O Puerto Rico de certeza que não é (sei porque já tentei), melhor na mesma linha é o Race for the Galaxy.
O Pandemic para mim é tão bom a 2, a 3 como a 4, acho o jogo bastante escalável, não há é tanta discussão e o jogo pode tornar-se o habitual puzzle dum jogador a jogar por todos.
O Tigris tenho jogado bastantes vezes a 2 e é bastante bom, desde que os jogadores não se metam cada um num canto...
Gosto bastante do Antike como jogo de civilização, mas no teu caso penso que não dê pois o jogo é de 3 a 6 jogadores (como eu percebo esse problema).
O through the ages não conheço, mas o age of empires é basicamente worker placement (tipo Stone Age/Agricola) com algum combate. Não deixa de ser um bom jogo.