Colocas duas questões diferentes, uma sobre sistemas de jogo e a outra sobre universos de jogo. Vou responder aqui à segunda questão. Para a primeira abri uma discussão em separado que podes encontrar em ...
Quanto aos universos de jogo, eu cresci com universos que hoje podem ser considerados antiquados e fora de moda. Até aos anos 70 a dieta de ficção de um rapaz alimentava-se em Portugal fundamentalmente de autores do século XIX e início do século XX (Salgari, Verne, Haggard, Burroughs, Scott, Stevenson, Dumas, etc.). Junte-se a isto uma boa dose de westerns, aventuras militares baseadas na 2ª guerra mundial da treta e super heróis e temos a dieta mais ou menos composta. Está isto hoje ultrapassado? É fraco por haver hoje coisas bem melhores?
É verdade que a ficção com que eu cresci hoje não vende. Os westerns desapareceram, a ficção colonial também. Não, não foi por ser má em termos literários. Duvido muito que hoje se escreva melhor. Hoje escreve-se muito mais - onde um livro antes tinha duzentas páginas hoje tem 500 ou 600 - mas é muito improvável que se escreva melhor.
A ficção de hoje, à base de sci-fi, super heróis, horror, fantasia, tudo de pacotilha, parece-me bem mais fraca - pelo menos do que os clássicos que citei; está ao nível da literatural de aventuras de cordel que também li, e muito, mas de que me não lembro dos autores. Só por piada alguém coloca a Sra. que escreveu o Harry Potter ao lado de Walter Scott, por exemplo.
O que mudou foi o contexto político e social. Os westerns, a ficção colonial, as aventuras históricas tinham três características que hoje são impensáveis (ou talvez não, como veremos): não metiam maricas, não metiam mulheres e tratavam os pretos, os amarelos, os vermelhos e os castanhos abaixo de cão. Hoje isso é impensável, daí que o western, e etc. tenham ido para o galheiro.
Foram substituídos por histórias de sci-fi com ou sem extraterrestres biológicos, com ou sem terrestres mecânicos; pelas histórias de fantasia; pelas histórias de vampiros. Que... não metem maricas, não metem mulheres e tratam os pretos, os amarelos, os vermelhos e os castanhos abaixo de cão. Só que para não serem acusadas de homófobas, misóginas ou racistas incluem sempre um maricas num papel secundário, uma maria rapaz e transformam as raças inferiores em raças vindas de qualquer lado excepto da Ásia, da África, da América ou da Oceânia.
O resto é marketing. Porque é que eu li os autores que li? Porque os franceses, os ingleses, os americanos conseguiam impingi-los ao resto do mundo. Porque é que os miúdos de hoje lêm o que lêm? Porque os americanos são capazes de o impingir ao resto do mundo. Porque é que não lêm ficção de aventuras portuguesa? Porque desde o Fernão Mendes Pinto e o Camões que não há ficção de aventuras portuguesa. De jeito.
Quanto às tabelas das vendas, são fabricadas. Esquecem que o Verne, o Salgari, o Scott, o Dumas, etc. já se vendem há 150 anos. E continuam a ter edições novas. Eu li o Salgari nos livros de cordel da Romano Torres. Agora estou a dar aos meus filhos em edições novas, bem melhores. Tenho a certeza de que é mais provável que se continuem a ler estes autores daqui a 150 anos do que os nomes Stephanie Meyers ou Naomi Novik (só os nomes dão arrepios de bimbalhada). A vampirada vende. No meu tempo eram os livros de western. Eu comprava uns livros pequeninos, pouco maiores do que um selo. Devorava-os. Se procurares por eles hoje e encontrares algum és um homem de sorte. Desaparaceram.
O Peter Jackson está a fazer um filme sobre o Temeraire? Vai ver quantos filmes foram feitos dos 3 Mosqueteiros ou do Robin Hood. Daqui a 50 anos ainda se estarão a fazer filmes destes...
A propriedade intelectual vai rebentar no preço? Mas porque raio sugeri eu os autores que sugeri? Quanto é que pensas que se paga ao autor para fazer um livro baseado no Ivanhoe, no Tarzan, no Fantomas? Achas que algum designer de jogos pt tem €€€ para pagar royalties? Além de que aqueles livros não metem dragões, louvados sejam!
Até quando «um gajo vestido num spandex roxo, montado num garanhão branco e com um lobo NA SELVA AFRICANA não parece ridículo?» Porquê? A cretinada dos super heróis à americana é menos ridícula? Um bimbo de colans nas ruas de Nova Iorque é menos ridículo?
Digas o que disseres acho melhor investimento a boa ficção de aventuras clássica do que a última novidade. Aquela já mostrou que sobrevive, ao tempo, às modas, ao politicamente correcto. Esta, está para ver...
Sérgio Mascarenhas