Quartas-feiras de Lisboa - 22 de Dezembro

O que são as Quartas dos Boardgamers de Lisboa?
São encontros semanais, realizados todas as quartas-feiras, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O encontro é de carácter público, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.

Que jogos se jogam?
Existem sempre jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples, outros mais complexos, todos eles com os mais variados temas. Uma coisa é certa, a diversão é garantida pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada encontro uma oportunidade de conheceres jogos novos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente por alguns dos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no encontro... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Então e onde se come e bebe?
É habitual jantarmos no próprio local do encontro - a Passion Fruit - que disponibiliza um menu de prato do dia + bebida por 6,50 euros. Existem também alternativas como sopa, sandes, quiches, pizza ou sobremesas. Ao longo do encontro estão também disponíveis para consumo artigos de pastelaria e bebidas.

E quais as possíveis utilizações desta página de internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

Relembrem-me lá entre que horas é o encontro?
A partir das 18h00 já encontrarás pessoas a jogar, finalizando o encontro à 1h30 da manhã, hora de fecho da PassionFruit. Dentro desse horário podes aparecer quando quiseres.

Segue-nos no Facebook!

Nesta 4ª feira antes do Natal, o Rui Barata e eu propomos uma partida de jogo muito especial:

Fische Fluppen Frikadellen

Este jogo existem em 3 versões diferentes - A, B e C - tendo cada uma componentes ligeiramente diferentes, e que permitem jogar em 3 mesas distintas, mas de forma interligada, ou seja, os jogadores podem (e devem) saltar de vez em quando de mesa em mesa para poderem obter diferentes oportunidades (pois cada mesa terá "mercadorias" diferentes e em condições que flutuam ao longo do tempo.

Uma experiência por certo inesquecível que pretendemos levar a cabo depois do jantar, pelas 21h-21h30, com 9 a 12 jogadores (o jogo terá inicio com 3/4 em cada mesa). Dá-se preferência a quem se inscrever por aqui.

Contem com mais dois (comigo e com o Duarte)! Happy

Aleluia! Laughing

Desde o dia que estreamos o Passion Fruit (à mais de um ano creio eu) que ando a querer experimentar esse jogo, e já tinha "chateado" o Rui umas dezenas de vezes a perguntar-lhe quando se jogava isso de novo. Tenho muita curiosidade pois é certamente um jogo único e original. Contem comigo! Happy

Eu experimento.

Happy

Me too :)

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

Alisto-me!

[img]https://tinyurl.com/2ao6g7a[/img]

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. Leibniz]

Fische Fluppen Frikadellen

Sobre que é este jogo?
Fische Fluppen Frikadellen (traduzido como Peixe Cigarros Hamburguer) é um jogo que decorre num mundo de fantasia onde o terrível príncipe Fieso apodera-se da fascinante fada Fabula. Para a tentar libertar, os jogadores andarão pelos fjords finlandeses, à procura de realizar as melhores compras, vendas e trocas de 5 tipos de mercadorias, por forma a tentar obter os 3 artefactos há muito procurados pelo príncipe, e pelos quais o príncipe estará disposto a libertar a fada. O jogador que obtiver primeiro estes artefactos é o vencedor.

Como se joga?
O jogo é jogado num tabuleiro onde são colocados, de forma aleatória, vários outlets que podem ser de um dos seguintes tipos:

• lojas: onde mercadorias podem ser compradas ou vendidas;
  • negociantes: onde mercadorias podem ser trocadas por outras;
  • vendedores de artefactos: onde mercadorias podem ser trocadas pelos preciosos artefactos, necessários à vitória no jogo.

Cada jogador pode usar um máximo de 3 pontos de movimento por turno, que podem ser usados para andar a pé, mover de ferry ao longo do rio ou chamar um ferry. Se um jogador chegar a um outlet durante o seu movimento, poderá decidir visitar o mesmo:

• numa loja, poderá comprar as mercadorias lá disponíveis, ou vender as mercadorias que a loja aceita. Independentemente de realizar alguma acção ou não, será executada a acção especial desse outlet, que poderá ser uma subida ou descida de preços, produção de mercadorias noutros outlets, um turno extra, etc.
  • num negociante, o jogador poderá trocar 1 ou 2 mercadorias do tipo pedido pelo dobro dessa quantidade (2 ou 4) de um outro tipo. Também aqui se executará sempre a acção especial desse negociante.
  • num vendedor de artefactos, um conjunto específico de mercadorias será necessário para troca por um artefacto. Aqui não haverá lugar a nenhuma acção especial; contudo se o jogador adquirir um artefacto terá direito a tirar à sorte 2 peças de acção especial e ficar com uma delas. Estas possibilitam acções extra à semelhança das referidas anteriormente para as lojas e negociantes, que podem ser utilizadas em qualquer momento de um turno do jogador.

O vencedor será quem conseguir obter primeiro os 3 artefactos diferentes.

Onde está o interesse deste jogo?
FFF pode parecer à primeira vista um jogo que se resume a comprar, vender e trocar 5 tipos de mercadoria, com flutuação de preços e os típicos problemas de procura e oferta. Contudo, há muito mais factores que tornam o jogo cativante:

• as regras de movimento fazem com que não seja possível parar em espaços/outlets ocupados por outros jogadores, bem como passar por estes espaços ocupados dispensa o gasto de pontos de movimento. Isto cria uma interessante interacção entre os jogadores, pois cada um estará quase sempre com falta de pontos de movimento para chegar onde pretende, mas o seu movimento poderá possibilitar a outros chegarem de imediato ao tão ambicionado outlet, que a ser o mesmo que o seu, o impedirá de utilizar enquanto esse jogador lá estiver.
  • as acções especiais das lojas e negociantes fazem com que seja possível algum planeamento táctico por forma a obter benefícios para os seus objectivos ou a dificultar os dos restantes jogadores.
  • existem 36 tipos diferentes de outlets, sendo apenas usados um conjunto de 12 num jogo, os quais são colocados no tabuleiro de forma aleatória. Isto faz com que cada jogo seja único e um desafio sempre novo.
  • mas o maior ponto de interesse é a possibilidade de jogar até 15 jogadores num máximo de 3 mesas separadas, com os jogadores a serem forçados a trocar de mesas ao longo do jogo de modo a conseguirem obter os 3 artefactos diferentes. Cada mesa poderá ter o seu conjunto específico de outlets, fazendo com que os jogadores não saibam o que irão encontrar ao trocar para as outras mesas, bem como qual o número de jogadores que estarão presentes nessa mesa. Esta acção de troca de mesa pode ser despoletada no Porto, com o jogador a levar consigo o seu dinheiro, mercadorias e peão para a nova mesa, à sua escolha. Aí colocará o peão novamente no Porto e sentar-se-á à direita do jogador que se encontra a jogar nesse momento, permitindo assim um turno a todos os jogadores presentes na mesa antes de poder voltar a jogar.

Uma experiência sem dúvida a não perder...

Inscritos:

1 Hélio
2 Rui Barata
3 Tiago
4 Duarte
5 Strilar
6 Vasco
7 David
8 Stormrover
9 Alex
10
11
12

*Edited* Happy Now?

Hélio acrescenta na lista o Miguel sff.

Obrigado

DC

Inscritos:

1 Hélio
2 Rui Barata
3 Tiago
4 Duarte
5 Strilar
6 Vasco
7 David
8 Stormrover
9 Alex
10 Ana Abrantes
11 Miguel
12

Count me in!

Não consigo ir na quarta e aproveitam logo para jogar a um dos meus jogos favoritos Fighting

Quero um marcado para outra quarta sff Innocent

Eu gostavaa de experimentar, incluam-me se a minha resposta ainda chegar a tempo.

Como é António? Vamos a isto?

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/10788][img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic573041_t.jpg[/img] Hellenes: Campaigns of the Peloponnesian War[/url]

-----

Contem comigo!! HappyLaughingCylon

Não sei se anda por aí outro post meu, mas para ter a certeza, contem comigo.

infelizmente na vou .. tem de marcar isso outra vez noutra altura =)

Lista final de inscritos - início da explicação do jogo às 21h00, quem não estiver é substituído por um dos suplentes:

1 Hélio
2 Rui Barata
3 Tiago
4 Duarte
5 Strilar
6 Vasco
7 David
8 Stormrover
9 Alex
10 Ana Abrantes
11 Miguel
12 Sérgio

Suplentes:

1 RavenSoul
2 Emanuel

Caso existam mais interessados em nº suficiente, pode-se organizar outra partida logo a seguir à primeira.