Cá está um mal que muitos DM´s e GM´s sofrem, a necessidade de levar a história a bom porto passa por cima de qualquer coisa e quer queiram quer não os jogadores sofrem aquilo que o DM/GM sonha e tem MESMO que acontecer.
Seja um PC ser raptado no meio do seu quartel general sem hipotese alguma de abortar a operação, seja um NPC que tem mesmo que ser levado pelos maus da fita enquanto está sob a protecção dos pc´s, ou o clássico há dois caminhos, qual escolhem? o da esquerda, ah, esse não porque voçês morrem, têm mesmo de ir pelo da direita...
O esquema de railroading fica muito mau quando os pcs notam e sofrem isso na pele, porque sejamos honestos todo o DM faz railroading, mas o tipo e estilo de railroading é que faz com que os pc´s sintam ou não que estão a ser usados, hints e as escolhas de livre vontade dos pcs tornarem.se aquilo que o DM queria não deixa de ser railroading, simplesmente foi bem imbutido na história e as coisas resultaram.
Numa campanha minha, eu tinha decidido que os pc´s iriam descobrir que um barão iria tentar um golpe de estado na principal cidade do Norte do reino. Para tal os pcs foram contratados para descobrirem o que se passava numa arena (onde assistiram á sua destruição, já que nem sempre as coisas correm bem...) e ai viram que alguem estava a eliminar a principal facção de gladiadores , depois descobriram o envio de tropas que o barão considerava mais leais para sitios longiquos do reino ou em missões suicidas e pouco a pouco foram descobrindo mais coisas...
Culiminou em serem contratados pelo próprio barão para irem buscar algo a uma masmorra legendária (Rappan Athhuk) onde afinal descobriram que iriam lá para morrerem e serem menos um empecilho no caminho já que estavam a atingir notariedade e influência na cidade, depois os pc´s a juntarem tropas, o cerco à cidade, a luta épica na cidade e o confronto final com o barão (que acabou por ser morto pelo wizard por detrás da plot [sim, muy tipico] que se tornou o tal recurring villain mais odiado que criei)
E isto tudo em coisas escolhidas sempre pelos pcs.... certo?
Não, muito errado, todas as pistas foram dadas por mim, mas no final quem escolheu tudo foram eles, podiam ter ignorado algo mas decidiram não o fazer e assim a plot foi bem concluida.
E vocês perguntam, e se eles não tivessem escolhido isso?
Bem, ai a plot mudava, alterava-se, caso o barão tivesse conseguido dominio do norte do reino até onde as coisas poderiam ir? guerra civil? Várias coisas apareciam e nem eu nem os pc´s iriamos ficar frustados.
Assim sendo railroading é um mal necessário, horrivel quando usado por um DM que tem MESMO de levar tudo como ele quer e bem usado quando os próprios pcs unem os fios da meada sem serem quase que obrigados a fazer algo ou mesmo obrigados.
Assim sendo evitem forçar algo, acaba sempre por se notar e ai lá se vai o livre arbítrio dos pcs pela janela...