Regras para os tópicos dos Classificados

Nos últimos tempos o Abre o Jogo tem sido utilizado para a colocação de anúncios de Classificados (Compra, Venda, Troca) de jogos e esses tópicos têm reflexo na barra de Novos Comentários à esquerda bem como as respostas aos mesmos.



Tem também sido prática comum ir colocando respostas para dar destaque aos anúncios.



Até aqui esta prática tem sido usada com alguma parcimónia mas, com o aumento de anúncios deste tipo, a mesma tem-se tornado mais frequente pois os tópicos iam-se "sobrepondo" uns aos outros na procura pelo destaque.



Neste momento já não será possível deixar esta prática sem regulação e, por isso, temos que estabelecer regras.



Não interessa discutir aqui quem fez ou deixou de fazer o quê. Só temos que conversar um pouco sobre o que fazer.



A meu ver temos 3 opções:



1 - Não permitir que os tópicos dos classificados afectem a barra de destaques

2 - Não permitir "bumps" sob pena de eliminação do tópico, excepto respostas de compradores/interessados

3 - Não permitir tópicos de Classificados



A solução mais simples para os administradores é a 1ª. Não obriga a qualquer tipo de "fiscalização", apenas a reconfigurar o site.

As outras obrigam a que os administradores tenham que ir verificando sempre que há posts novos.

A segunda está sujeita a potenciais abusos, como é evidente.



O que vos parece?

_

 Não por ser mais fácil mas para dar preferência a outro tipo de conteúdos.



 Eu escolhia esta sem dúvida nenhuma além do mais penso que se implementar-mos novas regras como a 2ª hipótese vamos ter muitos incumpridores e só nos vai trazer trabalho e chatices.

Proponho uma outra solução: neste momento há duas barras, Novos Comentários e Muro de Recados. A proposta é criar uma terceira barra específica para os anúncios dos classificados.
 
O Abre o Jogo não se deve limitar a ser um entreposto para compra e venda de jogos, mas não há dúvida que este é um aspecto que prende a atenção de muitos dos frequentadores do site. Uma terceira barra seria a resposta a este problema: novos classificados não impediriam outros assuntos de receber destaque, mas manteriam o atrativo que faz com que muitos de nós visitem o site com frequência, uma vez que a frequência de colocação de classificados é bastante superior à colocação de outros conteúdos. Os classificados assim acabam por funcionar como chamariz para o site, e uma vez no site as pessoas tomam conhecimento de outros conteúdos.
 
Parece-me uma solução com potencial para ser do agrado de todos.
 

o 3º parece-me muito excessivo, mas se calhar fazia sentido (até porque pode melhorar o sistema), ter um mecanismo extra para as vendas, que não seja com posts no forum. já existem tantas plataformas que podem facilitar as compras vendas… desde procurar por titulos à venda (aqui se procurarmos vamos apanhar os que já foram vendidos, etc) a poder procurar por preços, etc



o 2º também acho que não serve, para além do imenso trabalho para os admins, os topics com mais jogos há venda, ou com um sistema de leilão iam sempre "abafar" os restantes topics, incluindo vendas de menos jogos



o 1º acho que é o melhor, eventualmente aliado a um sistema extra forum alternativo; também já se falou na possibilidade de ter 2 barras rápidas, 1 para vendas e outra para o resto, mas se calhar o site começa a ficar muito cheio, e de facto não custa assim tanto abrir o topic das vendas e ter logo acesso a todas sem outros topics pelo meio (tipo encontros e coisas assim :wink:

NA zwame (devem conhecer os foruns) existe uma regra para os topicos de classificados.


  1. so se pode fazer bump de 24 em 24 horas, se isso nao for cumprido o utilizador é banido X tempo e o topico apagado!



    Penso ser uma soluçao eficaz dando destaque ao topico de vendas.



    Tb nao vejo qq problema se os classificados nao aparecerem ao lado, eu tenho bookmarked a tab de classificados e portanto sei sempre quais sao  os topicos novos.

Não sei até que ponto é viável.

Não sei se há um controlo tão "fino" sobre o que pode aparecer nessa barra. Terei que dar uma vista de olhos nas configurações…



_

parece a mais viável em termos práticos, a 3ªbarra parece uma excelente sugestão se for possível implementar.



Outra sugestão que pode resolver, apesar de não ser tão simples:


  • Apenas um tópico, em que cada pessoa cria um comentário para os seus classificados, em que vai editando a medida que vai vendendo\adicionando, proibindo os sub-comentários, resolvendo negócios e questões relacionadas em PM


  • Esse tópico seria o novo "Classificados", teria regras próprias na colocação dos anuncios (tamanho imagens, etc…), seria como um mercado gigante em que tudo estaria no mesmo local



    Aproveitando que estamos a falar de restruturação do site, volto a sugerir se for possível o regresso do Link ao BGG, que permite aceder as coleções\user BGG de cada utilizador como dava antigamente

Esta talvez seja a melhor opção, associada, se possível, a uma terceira barra de destaques. Concordo em pleno com o referido pelo Tercix (2ª opinião).

Por outro lado, e desconhecendo que dificuldades de implementação/manutenção isso poderia trazer aos administradores do site, seria de grande utilidade a existência de uma ferramenta que permitisse verificar se determinado jogo se encontra disponível nos classificados atuais, devolvendo as ofertas existentes.

Independente das alterações que venham a ser decididas e implementadas, parece-me que se deve enaltecer a qualidade deste site, dos seus conteúdos, bem como todo trabalho desenvolvido pelos seus administradores.

Gosto da 1ª opção, mas prefiro a ideia do tercix sobre uma barra especifica para classificados. Não sei a viabilidade da implementação mas dentro do possivel, creio ser de longe a melhor.



A opção 1 também tem pontos a rever.


  • o ocasional chico-esperto que vai criar o topico fora da area de classificados para "fugir" à restrição, obrigando os moderadores a andar à caça destes tópicos, logo inviabilizando a ideia original
  • o ocasional engano de newbie que, não estando ao corrente das regras vai criar o topico em qualquer lugar, obrigando os moderadores a andar à caça destes tópicos, logo inviabilizando a ideia original.



    Por outro lado, gosto da ideia e concordo com ela, por isso, cá estarei para dar feedback sempre que necessário e ajudar no que for preciso.

Boas

Concordo com a generalidade da malta, creio que a 1a opção é a mais prática de implementar/controlar e a que também responderá melhor à “necessidade” recentemente detectada.

É notório que a principal actividade praticada no fórum é a venda de jogos, estrangula-la é estar a condenar esta plataforma mas creio que também seria importante que todos os que aqui vendem jogos contribuíssem monetariamente para a manutenção do fórum e, antes que me atirem pedras, estou a falar em cêntimos/venda, destinados como disse à manutenção e porque não ao desenvolvimento da secção de classificados com mais umas ferramentas úteis para este fim.

No passado já contactei a administração para perceber como podia contribuir e compreendi que andam uns quantos carolas, por amor à camisola, a sustentar este nosso luxo. Não é justo! A eles o meu agradecimento público e aguardo que concretizem o que me responderam no referido email.

Joao

Concordo com a ideia sugerida de ter mais uma barra só para classificados o que permitiria aos outros tópicos manterem-se visíveis.



De qualquer forma acho que deveria haver "boas práticas" nos posts de classificados e não fazerem posts para bump sem conteúdo, só para subir a visibilidade do post. Torna-se uma autêntica guerra de bumps, sendo que quando se vai avaliar se há alguma informação de interesse é desapontante (sim vejo com frequência os posts de classificados e esta é a minha sensação)

Os posts deveriam corresponder a atualizações do post original como entrada ou saída de jogos venda/procura/troca ou dos preços, ou feedback das transações.



Relativamente a contribuir para a manutenção do site que todos usufruímos a ideia já apresentada e utilizada por alguns de uma %€ é adequada e tenciono adotar doravante.

Quanto às opcões, aparentemente a opção 1 é a mais escolhida/desejada, (a mim levou-me algum tempo a reparar mas) na página inicial, no fundo tem 3 colunas de tópicos/conteúdos activos, e os classificados aparecem aqui, portanto se eliminarem os classificados da barra de destauqes o problema fica resolvido, sem aparecer outro problema…(isto claro se uma coisa não estiver ligada à outra…)




quote=AM seria de grande utilidade a existência de uma ferramenta que permitisse verificar se determinado jogo se encontra disponível nos classificados atuais, devolvendo as ofertas existentes.[/quote]



Com alguma regra (boas práticas) isto julgo que poderia ser resolvido facilmente. Tipo em vez de marcar os jogos vendidos e o texto ficar no tópico a alimentar o motor de busca, ao ser vendido um jogo o texto seria apagado de vez.






Boas,



Parece-me bem que se retirem os classificados da barra lateral.



mas sugiro que se coloque um destaque para os classificados, ou com uma outra lista de destaques ou com uma imagem na barra lateral com link para:

https://www.abreojogo.com/forum/%C3%BAncios_neg%C3%B3cios/classificados



Quanto aos up's bump's e outros que tais…

Realmente se não for para adicionar nada relevante 1 por semana é capaz de ser o ideal para o volume de posts no abreojogo…



Cumprimentos!

[quote=Priskus]Boas,

(…) ou com uma imagem na barra lateral com link para:

https://www.abreojogo.com/forum/%C3%BAncios_neg%C3%B3cios/classificados

[/quote]



Isso não é o que já existe em cima à direita? Ou eu entendi mal?


Eu já não tinha pachorra para aqui vir actualizar o meu topico de vendas devido à forma como a maioria do pessoal se andava a comportar aqui com os bumps incessantes aos seus tópicos, às vezes duas vezes no mesmo dia porque entretanto tinham havido outros bumps e o topico deles tinha desaparecido…

 

Simplesmente deixei de postar aqui no meu topico dos classificados…

 

Por isso é com bons olhos que vejo esta iniciativa para regulamentar isto…

 

A minha opinião é que, como já foi sugerido, se devia criar uma 2ª barra onde aparecem os tópicos dos Classificados que são actualizados com as respostas.

 

Depois acho que devia ser expressamente proibido fazer bump apenas por fazer bump… mas para não ser tão radical, no máximo uma vez por semana poderia ser feito um bump…

 

Acho que cada vez que o tópico ofsse actualizado, o utilizador criaria um novo comentário a dizer o que foi adicionado ou retirado ao tópico e mudanças de preços se as houvessem.

 

Quem desrespeitasse estas duas regras (No Bump ou 1 vez por semana + Actualização de tópico com comentário explicativo ao que foi actualizado) seria:

1ª Infração - Avisado porque apesar de termos o dever de saber as regras pode haver pessoas que não as saibam

2ª Infração - Suspenso 2 dias do forum à 2ª Infração

3ª Infração - Tópico Apagado e Utilizador suspenso 1 semana

4ª Infração - Tópico novo criado depois da 3ª infração apagado e o utilizar proibido de criar mais tópicos de vendas ou leilões

5ª Infração - Por ter criado um tópico de vendas quando estava proibido de o fazer é Banir o utilizador do site para sempre

 

Acho que desta forma o forum ficaria muito mais fluido e natural com duas partes separadas a co-existir em harmonia e o pessoal aclamava um bocadinho esta Guerra de Bumps que é pura e simplesmente ridicula!

[quote=Muse23PT]Eu já não tinha pachorra para aqui vir actualizar o meu topico de vendas devido à forma como a maioria do pessoal se andava a comportar aqui com os bumps incessantes aos seus tópicos, às vezes duas vezes no mesmo dia porque entretanto tinham havido outros bumps e o topico deles tinha desaparecido…

 

Simplesmente deixei de postar aqui no meu topico dos classificados…

 

Por isso é com bons olhos que vejo esta iniciativa para regulamentar isto…

 

A minha opinião é que, como já foi sugerido, se devia criar uma 2ª barra onde aparecem os tópicos dos Classificados que são actualizados com as respostas.

 

Depois acho que devia ser expressamente proibido fazer bump apenas por fazer bump… mas para não ser tão radical, no máximo uma vez por semana poderia ser feito um bump…

 

Acho que cada vez que o tópico ofsse actualizado, o utilizador criaria um novo comentário a dizer o que foi adicionado ou retirado ao tópico e mudanças de preços se as houvessem.

 

Quem desrespeitasse estas duas regras (No Bump ou 1 vez por semana + Actualização de tópico com comentário explicativo ao que foi actualizado) seria:

1ª Infração - Avisado porque apesar de termos o dever de saber as regras pode haver pessoas que não as saibam

2ª Infração - Suspenso 2 dias do forum à 2ª Infração

3ª Infração - Tópico Apagado e Utilizador suspenso 1 semana

4ª Infração - Tópico novo criado depois da 3ª infração apagado e o utilizar proibido de criar mais tópicos de vendas ou leilões

5ª Infração - Por ter criado um tópico de vendas quando estava proibido de o fazer é Banir o utilizador do site para sempre

 

Acho que desta forma o forum ficaria muito mais fluido e natural com duas partes separadas a co-existir em harmonia e o pessoal aclamava um bocadinho esta Guerra de Bumps que é pura e simplesmente ridicula![/quote]



What Paulo said.

And, by the way, BUMP.

Nem tinha reparado :slight_smile:

E que tal usar o metodo da LeiriaCon ou RiaCon de colocar a venda de jogos todos no Drive Excel com um periodo de vida mensal. Isso iria permitir reduzir o numero de posts, e em vez de ver 15 ou 20 topicos vendas, passava a ver todos no mesmo sitio.

Limitar o periodo da Drive, porque senão teremos os jogos à venda que podem já estar vendidos mas que o dono esqueceu de actualizar. Desse modo, os vendedores se querem utilizar essa mecanica tem de inserir os dados na nova Drive. E para os compradores facilita porque é possivel comparar preços e incentiva no inicio do mês ver os artigos em venda em vez de estar sempre à procura de alguma novidade.


Por Exemplo:


1.º Criar uma Drive de Venda de Jogos Mensal Julho/17 - ao fim do mês seria encerrada

 As folhas de calculo podiam ser divididas nas areas de entrega:
  • Area Lisboa
  • Area Porto
  • Area Leiria
  • Algarve
  • CTT

No înicio do mês seguinte criar uma nova Drive.





Fora do topico, mas de alguma maneira relacionado, acho que era importante incentivar as pessoas a utilizarem mais o boardgamegeek, ter uma lista de jogos detidos actualizada dos quais poderia trocar e uma lista de desejos. Desse modo, haveria mais propostas de trocas entre jogadores portugueses.
 


Não me parece boa ideia… Isso funciona para eventos especificos… para estar sempre activo é muito pouco prático

Na minha modesta opinião a opção 1 seria a melhor SE combinada com a opção apresentada pelo Tercix de criar uma terceira barra (abaixo do muro de recados por exemplo).

Separar os classificados dos comentarios em barras separadas e com um limite de 1 ou 2 bump por semana por exemplo.

Se puder ser feito acho que seria o ideal.

A minha opinião de ''gajo'' que tem um post nos classificados e que está sempre a ''caça'' de novos jogos nos posts do resto da malta.