Regras para os tópicos dos Classificados

Tb subscrevo, era algo tipo isto que já tinha pensado.



Já agora faço também uma pequena sugestão: acrescentar a funcionalidade de MARCAR COMO LIDOS, os tópicos que se quiser.

Se essa opção existe, não a encontro… :slight_smile:

Uma solução há barra extra seria, a opção 1, aliada a um topic no geral (para aparecer na barra lateral), onde toda a gente podia actualizar o seu topic pessoal, p.ex.



adicionei o jogo X a 30e e baixei o preço do jogoY para 20, mais aqui: link para o seu topic de vendas



assim havia uma forma rápida de quem anda à procura de jogos ter as actualizações num só topic (sem ter de abrir uma carrada de topics e eventualmente encontrar apenas bumps (neste topic os bumps seriam proibidos, até porque pelas suas caracteristicas estaria quase sempre no top



ps: há un tempos falou-se na possibilidade de ter uma google doc com os jogos todos, tendo a vantagem, se for actualizado, de permitir fazer pesquisas muito mais eficientes do que no site. a desvantagem deste sistema, nos moldes actuais, é que dá muito mais visibilidade colocar um topic que vai aparecer na barra lateral… mas se a opção 1 avançar, esta solução fica mais apelativa, especialmente se começar a ganhar massa critica e muita gente utilizar



fica o link para quem quiser estrear :stuck_out_tongue:



https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vf81HRMPbVN410xJcE2eNkAtiWvu-sSIgPwM-zrl_4s/edit#gid=892713653

de gostar da ideia do google doc, houve em tempos essa solução mas passado um tempo perde o seu efeito devido ao pessoal não atualizar.



Aparte: se te falta 1 mech, contacta a produtora que eles enviam-te um sem problema.

[quote=Dna_Boy] Já agora faço também uma pequena sugestão: acrescentar a funcionalidade de MARCAR COMO LIDOS, os tópicos que se quiser.

Se essa opção existe, não a encontro… :)[/quote]



Acho que não existe, mas fica mais uma dica (de como eu faço):

  • os actuais Broswers suportam múltiplos 'tabs'/janelas abertas simultâneamete;
  • com o fórum numa janela faço CTRL+Click no link do tópico (abre numa outra janela);
  • faço isto para os vários tópicos
  • se quiser dou uma olhada ou então simplemente fecho essas janelas, parece moroso, mas é bastante rápido…


Antes de tomarmos decisões, era bom termos os dados em cima da mesa. Eu diria, pela minha experiência, que 90% dos posts do abreojogo são relativos a compras e vendas. Eu próprio venho cá muitas vezes ver as novidades e depois acabo por participar noutros tópicos. Só isto devia dizer-nos que se deve excluir o cenário 3, a nao ser que se queira matar o site. E que esconder os classificados (cenário 1) também não faz grande sentido, a não ser que se queira que as pessoas entrem diretamente no forum de classificados e não vejam nada da entrada do site - o que também não nos interessa.



Quanto à solução 2, parece-me impraticável. Vou dar-vos um exemplo. Eu não faço bumps nos meus tópicos de venda, a não ser para aparecer pela 1ª vez. Mas faço uma coisa muito simples que tem um efeito equivalente: anuncio em comentário tudo o que é relativo ao tópico: reservas, vendas, ajustamentos de preços, adição de novos jogos, etc. Onde é que se traçaria a fronteira? Parece-me meio caminho andado para a administração ter um trabalhão só para assistir a um explodir de conflitos.



Excluindo um redesign do site - que não me parece viável - só vejo duas soluções:

  • Criar uma tabela de destaque só para o forum dos classificados, como sugeriu o Tercix. Isto era a solução mais simples. Pode substituir no layout o muro de recados, que é pouco utilizado. Mas não sei se é tecnicamente possível.
  • Alojar os classificados num site externo - por exemplo, no BGG market - mantendo os destaques no abreojogo através de um widget ou qualquer coisa equivalente.



    Tirando isto, só vejo o apelo ao civismo e o ocasional aviso aos utilizadores que claramente passem das marcas.

[quote=davidmleal]

Fora do topico, mas de alguma maneira relacionado, acho que era importante incentivar as pessoas a utilizarem mais o boardgamegeek, ter uma lista de jogos detidos actualizada dos quais poderia trocar e uma lista de desejos. Desse modo, haveria mais propostas de trocas entre jogadores portugueses.

[/quote]

Mantendo o off-topic, eu também acho que o futuro do abreojogo passa por uma integração maior com o BGG. Boa parte dos problemas técnicos - como este do mercado - já eles resolveram, o que nos dispensaria de estar sempre a inventar a roda. Aumentar os conteúdos em português do BGG - recensões, geeklists, videos, comentários, etc. seria excelente, por exemplo, para alertar as editoras e mostrar-lhes que há mercado para traduções em português. Por outro lado, permitiria aos utilizadores portugueses do Abreojogo aceder a muito do conteúdo que já é produzido em português pelos nossos irmãos brasileiros e do quel nem temos noção. Se o abreojogo se transformasse numa espécie de portal em português do BGG, acho que todos sairiam a ganhar.

Fica a minha posta. :)

Ainda não está finalizada a configuração, certo? pq não parece estar bem, neste momento… o que está a aparecer em ambas as áres são os posts individuais, e o que se quer é os tópicos…

Já acontece, ocasionalmente, serem colocados tópicos fora dos Classificados que deveriam lá estar.



As mais das vezes é acidental. Não me recordo de nenhum caso em que fosse evidente chico-espertice.



É algo que pode acontecer em todos os sites e que implica o trabalho dos administradores.



_

Parece-me que neste momento podemos fazer um ponto de situação.



Está feita uma tentativa para separar os classificados numa outra barra que não está a funcionar bem.

Por um lado as respostas dos outros fóruns estão a aparecer repetidas (pode ser algo já ultrapassado) por outro em casos onde haja muitos comentários nos classificados, por exemplo em leilões, o destaque que se obtém dos bumps é nulo (o que torna esta solução equivalente a remover os classificados da barra lateral).



Nesta situação creio que será melhor optar pela opção 1.

Pode-se em simultâneo procurar uma outra forma de dar acesso/destaque aos Classificados (além do link no canto superior direito), por exemplo, um link directo na barra de menu (talvez entre o Geral e o Criar Conteúdo).



Estabelcer regras de frequência dos bumps apresenta problemas logísticos de duas formas:

1- Obriga dos administradores a uma maior vigilância (no caso de bumps simples)

2- Obriga a que as alterações de preço, por exemplo, tenham que ser patentes, ou seja, que tenha que se ver qual a mudança em vez de apenas o preço actual… (porque de outra forma podem fazer-se bumps dizendo apenas que se alterou o preço mas deixando-o na mesma)



Estas duas questões são cumulativas. Fazer cumprir a segunda aumenta a primeira.



_

Penso que qualquer solução que passe por ter de haver vigilância por parte dos administradores não serve. Ninguém tem tempo para andar a policiar o site desta maneira. O layout das caixas tal como está parece-me bem (eu aumentaria apenas um pouco a caixa de Classificados), é pena que não se tenha conseguido apresentar os tópicos tal como estava na caixa Novos Comentários, com o título da thread e a referência "x novas", a vermelho, e isto em ambas as caixas (Novos Comentários e Classificados). Suponho que seja alguma limitação técnica da forma como a segregação entre as caixas foi conseguida. Mas é pena porque esta segregação resolveria automaticamente o problema dos bumps das vendas: quem quisesse fazer bumps para as vendas poderia continuar a fazê-lo como antes, isso só afectaria a caixa de Classificados, sem afectar a caixa Novos Comentários. Como não estou por dentro da limitação, não posso avaliar a dificuldade da implementação, mas na minha opinião seria óptimo se se conseguisse concluir a alteração neste sentido, penso que melhoraria bastante o site.

Sei que vou ser apedrejado, mas a minha opinião é que deviam estar quietinhos, se era para fazer uma barra de classificados onde o que aparece é o "assunto" de respostas.



A alteração actualmente está um horror, na minha opinião.



Eu só peço uma coisa, independentemente do que façam, coloquem lá em cima na barra horizontal nos diveros "folders" um link directo para a página do forum dos classificados (neste caso "por baixo" dos Jogos de tabuleiro).

Aliás, enquanto estava a fazer este post fui por outro caminho e cheguei lá, já fiz favourite e por isso, neste momento podem fazer o que quiserem, pois vou utilizar o fav que fiz para aceder directamente.

Como diziam antes, 90% dos posts são de classificados, e muito pouca gente repara nos outros, por isso não é de estranhar que haja tanta gente a passar-se quando querem mudar a "função" principal.

O que é verdade é que, tirando as organizações de mathtrades (que na verdade é troca de jogos e por isso classificados tb), as organizações das Cons e uns ou outros posts espalhados, toda a gente vem aqui ver é os classificados.

As reviews deveriam ter um lugar de destaque sim, que não prejudicasse o resto. Tirando isso, quem vem aqui à procura de trocar impressões sobre jogos vai directamente aos foruns ou procurar.



O que é verdade é que sites destes foram largamente ultrapassados por Grupos no Facebook para a troca de impressões sobre jogos e coisas semelhantes.



apesar da acidez com que começou o post (já tomei a reni…) espero que se entendam e que, caso coloquem uma solução que não seja boa para mim (a que existe agora pode não ser perfeita, mas tem o peso da "tradição" e custa mudar), boa sorte para quem venha a seguir (que infelizmente não serei eu).

Tens um link directo para lá, desde sempre, no lado direito em cima, junto com os links para o BGG. :slight_smile:



De resto, tb já fiz referência ao facto de agora aparecerem os posts, acho que se é uma limitação dos MODs deste software, se calhar então mais vale mudar a maneira como se irá lidar com isto.

Ainda por cima aquilo repete, por algum motivo (pensei que era ao editar)…!

Realmente a caixa dos novos comentários está pior que antes. Não estou pr dentro do fórum mas posso estudar a programação se quiserem e tentar ajudar.

Outra coisa: acham o muro dos recados necessário? Vocês vêem valor nisso?

Por acaso não tinha reparado niso. Obrigado pela chamada de atenção.

E sim, esta coisa de aparecerem os assuntos dos novos comentarios ali de lado já me está a irritar…

Como é evidente, estamos a testar soluções, de acordo com as sugestões que vão sendo dadas…

Se não se conseguir afinar esta opção da nova barra, reverte-se para o que estava.



Como já disseram, e tinham dito antes, o link já existe.

As reviews são automaticamente destacadas para a primeira página do site.



Um pouco de calma, ok? Isto não é o Facebook nem o Twitter para se responder "à pressa"… Têm muito tempo para pensar no que vão escrever antes de o fazer. wink



_

Parece que a multiplicação na barra dos novos comentários só acontece em Tópicos de Discussão de Grupo. Dever ter a ver com a hierarquização das threads.



_

Tendo em conta as limitações existentes, o que estão a achar das alterações que têm estado a ser feitas à organização do AOJ?

As mesmas podem ainda não ser definitivas (na realidade, também nunca o são), sendo que será dificil (para não dizer impossível) agradar a todos.

O muro dos recados, deverá ser mantido?

O bloco dos links para BGG, RPG Geek e Classificados, ainda faz falta?



Nota/Dica: Eu costumo utilizar muito ir ao menu Geral > Tópicos Recentes. Diria mesmo que costumo quase sempre entrar no AOJ por aí…

Acho que está a ficar impecável. A colocação de todas as caixas do lado esquerdo tem a vantagem de não ter as caixas do lado direito a sobrepor-se a alguns conteúdos, o que me acontecia por vezes ao aceder ao site por tablet. Eu voltaria a colocar os links para o bgg/bggrpg e classificados no sítio dos "meus grupos", e mandava esta mais para o fim. E talvez adicionar o link para os tópicos mais recentes a essa caixa. Por vezes, no acesso por tablet, é difícil selecionar os tópicos mais recentes do menu. Quanto ao muro dos recados, nunca usei senão agora, mas pode funcionar como uma espécie de tweeter. Eu deixaria ficar cá em baixo por agora, mas depende do uso que tiver. Se fosse um pouco mais dinamizado poderia ser útil.

deixei de ter acesso tão rápido (já nem sei onde está) à barra dos classificados.



em cima, p.ex. tenho "jogos de tabuleiro"… +4 topics, e "ajuda", isto só ocupa 40% da "largura" do site, penso que se podia aproveitar para meter ai mais uns acessos rápidos



depois ao lado



a barra de pesquisar é util, mas depois tenho os dados da conta que quase não uso, bem como os dados dos grupos (anti social? :stuck_out_tongue:



continuando a arrumar as coisas, acho que o "Encontros de jogos de tabuleiro e RPG em Portugal" não é preciso lá estar, e a pic dos eventos também pode ser mais pequena. isto tudo para aceder mais facilmente, se calhar sem scroll sequer, às outras barras



qual e a diferença das 2 mesmo?



na 1ª vejo os ultimos comentários, mas os deste topics p.ex. n aparecem, mas aparecem nos topics activos.



finalmente, acho que a barra podia ser mais larga para as barras ficarem mais condensadas, para isto roubava-se um bocadinho à zona dos destaques que neste momento me parece um bocado mal aproveitado. p.ex, o topic do donkey derby e o do kickstarter tem bastante espaço branco porque a proporção não é adequada para o tipo de texto/imagens



ps: n costumo usar isto no mobile

Para já parece-me bem. Só há 2 pequenos detalhes:

  • A caixa que tinha os atalhos pode ser útil
  • Acontece algo que é um pouco confuso. Quando se entra o que aparece no lado são as boxes com NOVOS COMENTÁRIOS e TÓPICOS DO FÓRUM ATIVOS. Depois, ao abrir um tópico, isso muda, desaparece a box dos NOVOS COMENTÁRIOS e aparece uma denominada NOVOS TÓPICOS DO FÓRUM. Ao fazer responder, volta ao normal.



    Não sei se é propositado, portanto fica o alerta. Eu acho que ficaria melhor se ficasse sempre igual em todas as áreas.