Aqui há cerca de uma semana atrás mais coisa ou menos coisa, estava a falar com uma jogadora minha quando veio à baila o facto de que vistas bem as coisas já jogamos juntos há quase 4 anos…
E ai tendo em conta que a maioria das campanhas seja do que for ficam-se por uma mão cheia de sessões e morrem por variadas razões, ela disse que eu deveria estar a fazer algo certo para eles continuarem a jogar comigo durante tanto tempo.
E pus-me a pensar…
Que estou a fazer de tão certo afinal?
Costumo ler ideias de como ser um melhor DM, o que fazer, o que não fazer, etc etc etc, vou apanhando conselhos aqui e ali, e afinal o que faz de mim um DM que continua a manter um grupo de jogadores fiéis?
A minha mais-valia é mesmo a regularidade, tento fazer sempre a sessão, embora actualmente já não ocorram com a cadência a que habituei a minha party, várias razões ocorrem para isso, nomeadamente o facto de para além da vida à volta de uma mesa há a vida fora dela e essa é que nos vai ocupando cada vez mais o nosso tempo.
Mas tento manter uma certa regularidade e espero voltar ao meu ritmo normal de cerca de 3 / 4 sessões mensais.
Isto faz com que uma campanha se torne isso mesmo, uma campanha, que jogadores possam investir tempo a desenvolver as personagens porque sabem que os mesmos irão aumentar de nível, desenvolver personalidade e irão se tornar depois boas recordações (espera-se) e darem azo a mais histórias de momentos passados em volta de uma mesa.
Tirando esta minha mais-valia é mais fácil para mim falar do que não faço bem…
Deixa ver, não ando a dedicar tanto tempo à campanha como sinto que devia, e o que isso faz? Desde o esquecer-me de limpar o Battlemat até ao não actualizar os meus apontamentos sobre os PCs ou os NPC´s.
Sem falar por exemplo em dei um item mágico à party e ando depois às aranhas a pensar, mas que raios, onde li eu aquilo… (e já agora já sei o que faz a tal wand, huzzah Dragon Magazine!)
Considero-me bem organizado, e convém sê-lo à medida que a party sobe de nível e cada vez há mais poderes, skills, spells, itens mágicos e etc… Sem contar com nomes de npcs, cidades, aldeias, ligações, etc etc
Mas nisso ando a falhar, tenho que arranjar mais tempo de modo a levar esta campanha onde nunca levei nenhuma minha, ao nível 20 e talvez uns mais acima.
É a minha primeira campanha feita com uma ideia de raiz e já nem tanto em cima do joelho como sempre gostei de fazer. Logo há que cuidar melhor desta minha menina, não é?
Mas voltando à questão inicial (porque tendo tendência a perder-me quando falo de coisas que gosto de fazer.), regularidade é actualmente uma das principais qualidades para ser um DM que atrai um grupo regularmente senão mesmo a mais necessária para realizar uma campanha, sem regularidade ela morre após umas sessões, um simples e infelizmente comprovado facto.
Por isso caros colegas DMs e GMs por ai, sejam regulares nas sessões, é isso que mantém a chama viva, os jogadores não querem passar mais tempo a criar personagens do que a jogá-los!