É sempre interessante observar pontos de vista diferentes dos meus, e a maneira como o jogo pode crescer do confronto desses pontos de vista.
O jogo é de facto bastante ambicioso, mas não sei se lhe pegue mais do que irei fazer findo este mês de polimento; há muita coisa que tenciono acrescentar, muito mais de fluff que de crunch, mas a minha ideia é que o jogo esteja jogável no final do mês. Reconheço que se tivesse uma bateria de pessoal para lhe pegar, que ele se poderia tornar muito maior, mas sendo só eu, as minhas ambições não vão assim tão longe.
O jogo tem 2 elementos distintos: a) as ajudas de roleplay, na forma das Virtudes, dos Clãs e das Castas, que levam a b) o sistema de conflicto. Eu quero que este jogo seja assim, “roleplay to conflict”, como se houvesse duas partes distintas que se apoiam, uma dando cor à outra e estabelecendo o palco.
A tua sugestão das cartas foi algo que imaginei quando comecei a pensar no sistema, mas que depois se perdeu algures e que tem que voltar, certamente. E é mesmo assim que funciona, mostrar as Techniques e os pontos de energia gastos e ver quem tem um valor mais alto; estou a pensar numa variante roubada do Arkham Horror que introduz dados e dá às Castas bónus como se fossem abençoadas, lançando d6 por ponto e tendo sucesso em 5 ou 6.
Portanto, o jogo é muito sobre conflictos, mas estes são a resolução do roleplay. O resultado final do conflicto é também, como apontas, binário, embora o significado de uma derrota ou vitória já esteja conhecido à partida e não seja necessariamente sobre dano físico: dois combatentes podem batalhar para inflingir uma humilhação, por exemplo. A tua sugestão baseada no post do Vincent Baker, é sobre o que acontece à personagem/mundo durante o conflicto? Percebi bem o que sugeres? Se for isso, não tenho qualquer plano nesse sentido, e mesmo algo no sentido de controlo narrativo já é dado no início do conflicto, quando negoceias os stakes - não está explícito que é totalmente da parte do jogador, mas vai estar. 
Tenciono introduzir um Simple Conflict e tornar este um Extended Conflict, isto porque me lembrei de um caso de há uns anos sobre o TSoY, quando o personagem é surpreendido numa embuscada mas é o jogador que escolhe que o seu personagem seja surpreendido, lembras-te disso? Então que me parece estranho resolver esse tipo de conflicto da maneira como o sistema está agora, sendo desnecessário arrastar algo tão imediato como uma surpresa durante trocas intermináveis com técnicas a serem reveladas de ambos os lados.
Se quiseres, posso enviar-te o .doc onde estou a por as alterações.
–~~–
Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!
Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!